[OPINIÃO] Problema c/ Split Consul 12000btus

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por al3xpoa, 14 Mai 2008.

1. al3xpoa

al3xpoa Usuário

14 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,

INFELIZMENTE adquiri um split da consul quente/frio 12000btus modelo Ambience... E ele está apresentado um ruído cada vez maior na parte externa, a assistência verificou e me passou que era problema na instalação, que deveria ter no mínimo 2m de tubulação entre a parte interna e a externa e que por não ter esta metragem o condensador estava vibrando... Isso é possivel?

Obrigado:concordo:

2. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Bom, quando instalaram meus Fujitsu, cujo condensador fica exatamente atrás do evaporador, do outro lado da parede, portanto com menos de 1 metro de tubulação, o instalador retirou um pouco de gás até atingir uma determinada pressão num manômetro.

Ele disse que era para evitar congelamento no sistema, devido ao pequeno comprimento dos tubos.

Talvez esse congelamento parcial na tubulação gere os ruídos. Se for isso, descarregar um pouco do gás pode ser a solução, leve essa possibilidade ao seu instalador...

Boa sorte

3. ademirrodriguesjunio

ademirrodriguesjunio juninstal

19 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    caro amigo sou instalador e posso falar com propriedade nao tem nada a ver com tamanho de linha da unidade interna para a unidade externa eu ja cheguei instalar uma maquina com 20cm de tubulaçao à 3 anos e nunca deu problema, com certeza o instalador nao colocou nos pes da condençadora 4 cochins que diminuem a vibraçao ou a helice esta desbalanceada neste caso voce precisara de mao de obra especializada nao podem te cobrar mais que $50.00 para realizar o serviço se passar desse valor ja é assalto a mao armada

4. ademirrodriguesjunio

19 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    qual que duvida stamos ai(y)

5. actainstala

actainstala Usuário

29 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bom, tenho que discordar ou levantar discussão sobre algumas das informações postadas aqui. A propósito, é por essas e outras que consideramos que a "barra" do mercado de serviços de instalação está tão baixa.

1) Uma rápida lida no manual de serviço - instalação - que acompanha o produto, informa claramente que instalações realizadas com menos de 02 metros de tubulação frigorígena NÂO ESTÃO COBERTAS POR GARANTIA. Isto têm valido para produtos tanto da Consul como Electrolux; Fujitsu, LG, Gree, etc, não mencionam nada do gênero;

2) A explicação dada pelo service das empresas é que se deve respeitar a carga mínima de fluido refrigerante (gás) em cirulação no sistema/compressor;

3) Outra coisa lamentável é o fato da grande maioria dos "atiradores de split na parede", no intuito de economizar tubulação, não respeitam a lei e muito menos a natureza e simplesmente "soltam" um pouco do gás para "no manômetro" equalizar a pressão. Vamos aos fatos:

3.1) Liberar fluido (gás) na atmosfera é praticamente um crime ambiental, pois o R22 utilizado é um HCFC, altamente prejudicial à camada de ozônio. Quem faz isso certamente não possui o Cadastro Técnico Federal, registro no IBAMA para compra e manipulação destes fluidos, muito menos uma recolhedora de gas, equipamento adequado para esse tipo de operação.

Antesque tente justificar dizendo que é caro comprar uma, as Nações Unidas e o IBAMA, através do PNUD - Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento- estão distribuindo gratuitamente centenas de recolhedoras pelo país, aos refrigeristas e instaladores que se regularizarem e registrarem no órgão, e assumirem o compromisso ambiental de reciclar o gás.

3.2) Cada fabrica compra o compressor de um determinado fabricante. Pode ser Tecumseh, Hitachi, Carrier, LG, etc.... E cada uma vende o produto com uma determinada carga de fluido. A LG, por exemplo, vende o split com gás já inserido no sistema para até 7 metros de tubulação. A Hitachi vende os produtos sem fluido algum. Mas atirador não sabe disso e usa manômetro. Que tb é errado;

3.3) Manometro para verificar a carga de gás: ok, é mais prático. Mas não é preciso. Gás se mede por peso, então deve-se usar balanca. Leia o manual e verá que para cada metro adicional de linha o fabricante sigere uma determinada carga de gás por peso (30~70 gramas, conforme a capacidade). Esse gás trabalha com a pressão, ou seja, quando está 39ºC na sombra, ele expande. Mais temperatura = mais pressão. Mais pressão = mais volume; Se a carga for feita apenas no manômetro - que mede a pressão do sistema - o risco de se colocar menos ou mais gás é enorme. Daí quando atiram seu split na parede no verão, ele funciona que é uma beleza. E no inverno vc liga o ciclo quente e não esquenta, vc chama o técnico. Ele avalia e diz, faceiro: falta gás! Te cobra pela incompetência técnica dele quando instalou no verão. E faz o quê? Carga de gás no manômetro no inverno. Temperatura baixa, menos pressão. Menos pressão = menos volume. E ele atola o ar de gás. e por aí vai....

4) Sempre vão haver clientes que vão querer o menor preço. Mas na maioria das vezes, por falta de conhecimento técnico, compram o pior serviço. Um aprendiz que só conhece a prática, não vivenciou técnicamente o produto, não tem ferramental adequado como bomba de vácuo decente, vacuômetro, balança, recolhedora de gás, registro técnico no Ibama pra manipular esse agente CFC.
    Daí o serviço técnico autorizado cobra 450,00 e acham caro. O picareta cobra 280, e acham que fizeram baita negócio.

Alguém já viu cobrar por falta de gás? É o que tem de mais comum no meio. MAs eles não avisam que gás NÃO ACABA! Se faltou é pq tem vazamento! E se tem vazamento, o problema é 99% das vezes da instalação, uma conexão mal feita, uma solda errada (não vou nem falar de solda com nitrogênio passante, pq isso é grego pra maioria). Daí aquela economia, foi pro espaço. Sem falar na responsabilidade ambiental, mas isso é uma questão de educação do consumidor até antes do prestador de serviço.

Mas sinceramente, não desisto de querer fazer a coisa certa, do jeito certo.

Desculpe o desabafo, mas é sacanagem o que fazem no ramo.

Marcelo.

6. ademirrodriguesjunio

19 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É claro que o manômetro não e o unico meio de equalizar uma maquina,existem tambem a artimanha de medir a amparagem da maquina e fezer o calculo de super aquecimento ou sub resfriamento entre outros, quanto a vasamentos e cobrar pelo serviço mal feito isso e coisa de picareta :nao:

instalaçao responsavel garante a maquina gelando ou aquecendo mesmo que ja tenha se passado algum tempo depois de feita a instalaçao, isso são coisas que minimisam os problemas citados em seu comentario
    a proposito só trabalho com springer,fujitsu,lg e elgim.

abraços

7. techmanaus

techmanaus Usuário

20 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    prezado amigo, vc conhece a linha shivaki??? se conhece me informe a respeito, esse tipo de equipamento vem com gas??? agradeco as informaçoes

OLiveria agradeceu.
  8. ademirrodriguesjunio

19 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

particularmente não conheco mas vou pesquisar
    valeu

OLiveria agradeceu.
  9. actainstala

actainstala Usuário

29 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Techmanaus,

Shivaki é uma marca de eletro de Dubai, mas todos produtos são OEM de companhias chinesas. Será que não vale mais a pena contar com uma marca, mesmo que importada, que tenha algum suporte local (peças, por exemplo?)?

Marcelo

OLiveria agradeceu.
  10. rafa_one2006

rafa_one2006 Usuário

5 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá meus amigos! Estou com um problema no meu Split Gree 9.000 Btu's.
    Há uns dias atrás ele não gelava, e não saia nenhuma "água" pelo dreno externo e aparentava o total congelamento de uma conexão externa.
    Aí chamei o "instalador" e ele disse que era falta de gás e colocou mais gás.
    Passados quase um mês, não é que o problema está acontecendo mais uma vez!!! Idêntico a antes. Ele não gela, parece que só ventila, e a conexão de cobre externa congela e não sai água pelo dreno??
    O que eu faço? Corto as bolas desse "instalador" ou mato de vez??? To p da vida com isso e com a falta de capacidade desse homem!!!
    Alguém pode me ajudar??
    Obrigado, abraços.

OLiveria agradeceu.
  11. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    144
    Troféus:
    63
    Rafa 99% do seu problema pode ser vazamento nas flanges ou conexões frigorificas.

Essas caracteristicas que vc especificou tá dando toda pinta que é isso.

peça pra ele (tecnico) verificar as conexões frigorificas.

12. ks500

ks500 Usuário

22 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não sei se vou postar no tópico certo... Mas estou com uma duvida... Comprei recentemente um ar Split da cônsul 9.000 BTUs modelo CBV09AB e o mesmo foi instalado pela autorizada cônsul no dia 01/11. O problema é que esta tendo muita vibração esta me incomodando muito a noite achega a fazer o mesmo barulho que o de parede que eu tinha. E ai instalação foi feita com menos de 3 metros praticamente com alguns centímetros da unidade interna e no manual fala que no mínimo de 3 metros entre a externa e a interna. Isso pode ocasionar algum problema com o ar ( devo parar de usar até mudar a metragem??)e pode ser isso o motivo das vibrações??

13. OLiveria

OLiveria Usuário

23 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ademir

Estou com um ar , com o seguinte problema . após eu desligar e religar novamente o disjuntor a luz verde AUTO e a luz verde POWER acende, e a luz do grau aparece também normal o motor ventilador liga normal da maquina interna, após + ou - 30 segundos, o motor ventillador para. E a luz POWER apaga e a luz AUTO fica piscando continuadamente.

---------- Mensagem adicionada às 17:39 ---------- Mensagem anterior foi às 17:35 ----------

Ademir

Estou com um ar , com o seguinte problema . após eu desligar e religar novamente o disjuntor a luz verde AUTO e a luz verde POWER acende, e a luz do grau aparece também normal o motor ventilador liga normal da maquina interna, após + ou - 30 segundos, o motor ventillador para. E a luz POWER apaga e a luz AUTO fica piscando continuadamente.

14. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    144
    Troféus:
    63

15. OLiveria

OLiveria Usuário

23 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    este ar é um 18.000 btus só frio, e eu levei a placa eletronica interna a externa o transformador , os componemtes em geral e todos funcionaram em outro ar, igual . estamos a 3 anos instalando ar e nunca vimos nada desse tipo .

16. Lauren

Lauren Usuário

30 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    estou com um problema com o meu split, ele é modelo quente/frio; só que ultimamente ele não está mais resfriando. na primeira vez em que liguei ele demorou quase a noite toda para resfriar, no entanto a temperatura no quarto ficou agradável.. só que agora ele não resfria nada, fica aparecendo na unidade interna a temperatura ambiente, ultimamente 32°, eu programo para que fique a 18° mas não adianta.. se facilitar fica mais quente no meu quarto do que na rua..

se alguém puder me ajudar, dar uma sugestão para o problema fico grata!

17. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    90% de chances de ser falta de gás.

Chame um técnico para vistoriar seu aparelho e evite ligar no modo refrigeração enquanto o problema não for sanado!(y)

18. user2011

user2011 Usuário

30 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    caro amigo esta questao do comprimento da linha se fosse tao seria as redes autorizadas seguiriam a risca por tanto nao va dando ouvidos a autorizadas pois eles as vezes sao mais despreparados que muitos tecnicos no mercado e a consul nao leva muito a serio o serviço deles caso contrario daria cursos e exigiria mais qualidade nos serviços prestados

---------- Mensagem adicionada às 17:51 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:48 ----------

se vc perceber tem um outro cliente que instalou um ar com a autorizada e eles nao levaram a serio esta questao de distancia com certeza seu problema nao é este provavelmente sao peças soltas na condensadora que no funcionamento do compressor tripidam gerando o ruido que incomoda

19. simioni

simioni Usuário

26 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tenho um split de 7000 BTU da consul que foi instalado no verão. Durante o verão funcionou perfeitamente mas agora no ele não esquenta! Chamei um técnico e ele disse que o problema é que foi usado canos de alumínio, e que aqui no sul canos de alumínio não são indicados por ser uma região muito fria no inverno, que o indicado é o cano de cobre. Isso procede?

20. py2kfb

py2kfb Usuário

26 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estou com uma dificuldade e gostaria de ouvir a experiência.

Tenho um York Frio 24 Kbtus instalado na sala de casa.

Minha linha de gás deu 9 metros. No manual consta que ele vem com gás para 5 metros.

QUando foi instalar, o instalador liberou o gás e apareceu um vazamento em uma conexáo da evaporadora. Ele completou o gás (sem balança) e disse que estaria bom, apenas monitorou com o manômeto a pressão de baixa, que estava em 58Kg.

Acontece que o compressor está desarmando pelo sensor anti-congelante da evaporadora. QUando estou com fluxo de ar alto, demora mais para desarmar, mas no fluxo de ar baixo desarma bem rápido.

Fiquei curioso, tirei a carenagem da evaporadora e saquei o sensor de anti-congelamento. Aí o compressor trabalha diretão.

Com o sensor de anti-congelamento instalado, quando a temperatura de insuflamento atinge 5 graus C, a condensadora desarma. Retirando o sensor de anti-congelamento do radiador, a temperatura de insuflamento atinge 2 graus. Aí começa a formar gelo lá na condensadora, no retorno. Porém não há formação de gelo na evaporadora, nem fica branco.

Sem contar que ficar na frente do fluxo de saída de ar a 2 graus dói!

O que pode ser? Carga de gás baixa?

É recomendável acrescentar gás monitorando apenas pelo manômetro ou é melhor mandar recolher todo o gás e pesar a entrada e colocar de acordo com o que está no manual?

Obrigado.

Compartilhar esta Página