Para quem mora em apartamento: como fazer o isolamento acústico?

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Emmet L Brown, 28 Jun 2006.

1. Emmet L Brown

Emmet L Brown Usuário

21 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Tópico antigo (y)

ricarlush, Paulo Artur e vromano agradeceram.
  2. JCoelho

JCoelho Aprendendo a ser Videofilo

26 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ta ai... tb moro em ap, e gostaria mto de saber como proceder. Hj moro em um prédio, com 4 ap por andar. Com os 2 mais distantes, nao tenho problemas pq o som nao chega lá, com o ap do meu lado, Graças a Deus, mora uma velhinha que é meio surdinha.... huehue. Mas me preocupo principalmente com os graves da sub, que podem percorrer as paredes para cima ou para baixo, e incomodar os vizinhos de cima ou de baixo... se alguem souber como evitar essa ressonancia dos som (principalmente o grave), pela paredes do prédio....

Abraços

3. André Bilha

André Bilha Usuário Muito Ativo

24 Jan 2006
    Obrigados:
    55
    Troféus:
    48
    Sou mais um que tem interesse no assunto!

André

4. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Eu acho que um bom começo, pelo menos com o vizinho de cima, seria o rebaixamento do teto em gesso com o vão preenchido por algum material absorvedor.

Esta é uma solução que funciona dos dois lados :D , tenho uma vizinha de cima que tem o péssimo hábito de desfilar pela casa com salto alto (ou tamancos :xingo: ) em horários malucos e na sala do HT não ouço nenhum plec plec.

Lucius

5. victornba

victornba Usuário Ativo

27 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Pelo que sei, não existe solução prática para esse problema. Também moro em apartamento, e o único jeito é escutar baixo, sonhando com o dia em que me mudarei pra uma casa ou uma cobertura de 2 andares, pro sistema ficar no andar de cima. Mesmo assim os graves se propagam facilmente pela estrutura do prédio.

Se quiser gastar bem e tiver espaço, dá pra fazer o sugerido com paredes duplas, portas e janelas acústicas, teto isolado e piso suspenso isolado. Mesmo assim, ainda terá problema com graves, e o custo dessa obra vai ser tão alto que você não vai querer ;) .

Abraço,

Victor

6. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    52
    Troféus:
    48
    Desacoplar o sub do chão já traz um bom alívio.

Há um outro tópico enorme sobre esse mesmo tema, com muitas ideias e sugestões. Dêem uma procurada (y)

7. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    38
    Isolamento mesmo só como os de estudios. Inviavel. ;)

8. victornba

victornba Usuário Ativo

27 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Uma forma de se desacoplar o sub é usar uma base Y da Airon com Shindos abaixo dele, e spikes na base. Mesmo assim falta todo o resto e acredito que esse desacoplamento não seja tão eficiente, além de prejudicar o desempenho do sub.

Como o Maumau disse, tem muita coisa à respeito disso aqui no fórum.

Abraço,

Victor

9. mario fernandes

mario fernandes siervo del Dios Altísimo

20 Jan 2003
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Morar em uma casa é assim mesmo. Eu me dou ao *luxo* de ter dois SUB's na minha sala:choque:

10. Golo

Golo Usuário

19 Set 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Lucas, talvez vale a pena fazer paredes duplas com ar no meio. Veja o porque:

A sala que está pensando em usar para áudio tem 4,6 por 4,6 não é isso? Total: 21,16 m2
    Se fizer paredes dúplas com 2 cm de ar + parede (tijolinho é + fino) vai dar uns 20 cm + ou - (dá para fazer menos).
    A parede não vai precisar de uma estutura para aguentar o teto, pois isto é trabalho da outra parede. Esta nova somente servirá para isolamento acúsitco, então vai sair barato. Como já está fazendo uma reforma no apartamento, então vai sair mais barato ainda fazer novas paredes.
    Se fizer todas paredes de 20 cm o tamanho final da sala vai ser:
    4,4x 4,4 = 19,36 m2. Vai perder espaço sim, mas poderá ouvir o som em um volume bem mais alto.

11. Golo

Golo Usuário

19 Set 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu também moro em apartamento. O problema aqui não são os vizinhos e sim quem mora dentro da casa. Ainda bem que estou mudando para uma casa e nesta terá uma sala só para som. È muito bom quando ninguém está aqui no apartamento e eu aumento muito o volume:feliz:

12. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Antes de mais nada verifique a especificação de sobrecarga da sua laje.

A melhor solução sempre sera o drywall (junto da alvenaria existente, no caso de parede dupla) com lã de rocha, em detrimento de uma outra alvenaria (muito peso sobre a laje).
    Se isolar a parede tem que isolar o forro e desacoplar o piso (geralmente com uma determinada manta que suporte o novo contra piso, este em torno de 5cm) de concreto (não esquecendo de verificar a sobrecarga).

Apartamento que não foram executados com contra piso acustico (manta isolante, mais contra piso de concreto 5cm), geralmente não suportam esta sobrecarga.

WILSON.

13. Golo

Golo Usuário

19 Set 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    wilson está certo. Use gesso acartonado que será a melhor solução para seu caso (apartamento).

E em uma casa, é melhor usar gesso ou parede mesmo?

14. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Gesso (voce quer dizer gesso acartonado, vulgo Drywall?)
    Parede voce quer dizer, tijolo (de barro), bloco de concreto, bloco ceramico (cada um tem um coeficiente de peso diferente para calculo estrutural).

Golo, vai depender da tua fundação, do tipo do solo.
    O contra piso no térreo esta apoiado na fundação ou diretamente no solo? tem umidade em parede?

Um bom empreiteiro (e de confiança) será capaz de dar estas respostas com certeza (y).

WILSON.

15. working man

working man Usuário

22 Dez 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
  16. Golo

Golo Usuário

19 Set 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    wilkson:
    Drywall vs. tijolinho. A estrutura aguenta.

17. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Golo, tudo depende, que tipo de estrutura?
    Explica melhor o que voce quer, se quiser envie uma MP (y).

De uma olhada neste site http://www.drywall.org.br/ , há algumas informações uteis, é o site da associação dos fabricantes de gesso acartonado (Drywall), eles se juntaram para poder divulgar melhor o sistema/produto.

WILSON.

18. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

12 Mar 2003
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    0
    Lucas;
    soluções à regra são realmente complicadas em apartamentos, seja pela implicação de novos cálculos estruturais, seja pela inviabilidade financeira do trabalho. Em apartamentos nunca serão atingidas as condições ideais. E não se esqueça que novas paredes implicam em novas instalações elétricas (força e iluminação), nova saída do ar-condicionado, portas especiais, batentes, etc, etc, etc.
    Recomendo bater um papo com o pessoal da Artesana; eles possuem inúmeras soluções para condicionamento e isolamento acústico. Já utilizei várias vezes os serviços deles, inclusive para isolamento acústico de um ambiente médico/hospitalar em um prédio comercial, e o resultado ficou muito bom, e não foi muito caro.(y)

Grande e forte abraço e boa sorte.

Vinicius

19. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16

20. Marcanova

Marcanova Usuário Ativo

6 Mai 2005
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    O menor perfil tem 4,8cm e cada placa tem 1,25cm. Vai ficar no final com 7,5cm para placa dupla. Fica pronto para pintura, e o acabamento final fica igual a uma parede de alvenaria.

Esse revestimento não deve ser perfurado para tomadas e quadros. Instalações de qualquer objeto a ser pendurado deve ser avisado com antecedência para preparação de estrutura.

No local onde irá se instalar esse revestimento normalmente se perde rodapés, acabamento do canto do teto, e deve-se mudar interruptores e tomadas ou adaptar tomadas externas.

Não acho caro já que é rápido, limpo e seco.

Esse revestimento não trata ruídos estruturais, somente aéreos.

Compartilhar esta Página