Podemos escolher qualquer cor desde que seja preta

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por nfranco, 15 Abr 2007.

  1. nfranco

    nfranco Usuário

    Desde:
    20 Abr 2006
    Mensagens:
    1.288
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Localização:
    Brasil
    Nós brasileiros não sabemos o que é desenvolvimento. Digo essa frase baseado nos padrões absurdos que deixamos a indústria colocar no mercado. Ao invés de nós, consumidores, ditarmos as regras, como seria esperado em um mercado globalizado, deixamos alegremente nossos fornecedores fazerem o que é melhor para eles.

    "The customer can have any color he wants so long as it's black". Nunca foi realmente provado que Henry Ford disse essa frase, mas não há dúvidas que a padronização de seus carros foi o segredo de seu sucesso no início do século passado. Quem já leu o livro The Machine That Changed The World sabe a importância desse período na História da indústria não apenas automobilística. E mais, sabe que esse período foi uma passagem para os padrões de qualidade e exigência que o mercado mundial vem impondo.

    Hoje, o mundo vive um período que chamamos de "customização em massa". Isso significa que cada mercado, o qual pode ser representado pelos desejos de um único consumidor, deve ser atendido de maneira exclusiva. Para a indústria, isso significa correr atrás e se virar para atender a cada um da melhor maneira possível.

    No entanto, na semana passada reparei algo estranho nas concessionárias de automóveis aqui da minha cidade, a qual conta com mais de 1 milhão de habitantes e uma loja em cada esquina. O mercado de automóveis está aquecido, batendo recordes de vendas, mas só encontrei carros de duas cores: prata ou preto. Qualquer outra, só sob encomenda e com uma espera de mais de um mês.

    Dizem que isso é questão de preferência nacional, ou seja, o brasileiro gosta mesmo dessas duas cores. Mas vejo de uma maneira diferente: a indústria está explorando essa preferência e fazendo com que vire um padrão. Resultado disso? Custos menores e uma acomodação para a indústria não ter que seguir os indicadores de competência mundiais, dentre estes os de flexibilidade e customização.

    Quem conhece a verdadeira história por trás do sucesso da Dell Computers sabe o que essa padronização significa. Ou você acha que aquela infinidade de opções apresentadas em seu site durante a compra de computadores é real?

    O ponto que destaco neste tópico é nossa aceitação passiva a esse tipo de coisa, pois, ao invés de obrigarmos uma marca a disponibilizar mais opções, acabamos ficando com o preto ou o prata. E ainda fingimos que são as cores de nossa preferência. Será que logo teremos apenas a opção do Modelo T?


    [​IMG]

     
  2. arielcs

    arielcs Musica de Qualidade

    Desde:
    19 Jul 2004
    Mensagens:
    16.463
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Localização:
    Santos - Costa da Mata Atlantica
    Franco, até concordo que a rua ficou mais "triste" com as cores sendo reduzidas cada vez mais.
    Mas caimos naquela velha do : É fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho ?
    Até os computadores fugiram do tradicional branco(bege) para os preto e prata.
     
  3. MSR

    MSR Usuário Ativo

    Desde:
    11 Ago 2005
    Mensagens:
    1.144
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Campina Grande, PB
    No mundo do HT tem também a ditadura do preto! Quantas opções de caixas existem em outras cores? Alguns fabricantes tem até uma linha em cor diferente do preto mas os distribuidores não trazem para cá. No ano passado quis comprar um par de caixas brancas e suei para encontrar!

    Quais as opções em receiver prata? Pouquissímas!

    Marcelo
     
    #3    
  4. will

    will Usuário Ativo

    Desde:
    20 Out 2003
    Mensagens:
    1.978
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Paranaguá - PR
    Se está virando padrão, é porque os consumidores estão deixando.

    Isso é uma infeliz característica do nosso povo e vale pra outras áreas além do consumo.
     
    #4    
  5. Nascimento

    Nascimento Usuário

    Desde:
    11 Mar 2004
    Mensagens:
    2.135
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Quem conhece a verdadeira história por trás do sucesso da Dell Computers sabe o que essa padronização significa. Ou você acha que aquela infinidade de opções apresentadas em seu site durante a compra de computadores é real?

    Eu nao conheco, qual eh?(y)
     
  6. Vincent Price

    Vincent Price Usuário

    Desde:
    29 Jan 2006
    Mensagens:
    730
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Pindamonhangaba
    Existe um certo "modismo" relacionado ao tema. Quem não se lembra dos computadores iMac coloridos? vendeu que nem água.
     
  7. Luke

    Luke STAND-BY

    Desde:
    10 Abr 2006
    Mensagens:
    11.074
    Obrigados:
    20
    Troféus:
    38
    Localização:
    Brasil
    Preto ou Prata ?

    Meu Exaudi, só tem prata, o Pioneer 578, também. Eu prefiro os equipos pretos, mas não deixo de comprar devido à cor, o que torna difícil de unificar o padrão. Como consumidores não acho que temos chances de mudar a industria automobilística.
     
    #7    
  8. TomD

    TomD Denver Broncos

    Desde:
    16 Jul 2005
    Mensagens:
    1.674
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    sao josé dos campos/sao paulo/brasil
    Também quero saber, fiquei curioso.

    O Fusion, carro de 80 mil reais, foi lançado prata ou preto. Agora ouvi dizer que tem cinza também. Mesmo assim pelo preço, se eu quisesse um carro verdão deveria ter :D
     
    #8    
  9. will

    will Usuário Ativo

    Desde:
    20 Out 2003
    Mensagens:
    1.978
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Paranaguá - PR
    O fusion é importado. Tem que ver quais opções de cores existem no méxico, onde é fabricado. Mas suponhamos que não haja ''aquela cor''. O fabricante pode ser ver obrigado a providenciá-la, se os consumidores fizerem questão. Vide caso do renaut scenic (apesar de ser nacional, mas só pra ilustrar). Por força do mercado, tiveram que fazer uma cor preta. Na França, a marca usa o preto em carros funerários.

    Ou seja, quem não chora....
     
    #9    
  10. Pamuju

    Pamuju Usuário Ativo

    Desde:
    3 Abr 2005
    Mensagens:
    3.221
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Rio Grande / RS / Brasil
    Mas convenhamos que um Receiver azul calcinha seria esquisito ...
    Ou uma caixa verde ...

    A anos atrás aqueles Marantz dourados me pareceram fantásticos ...
    Hoje acho aquela cor muito "cheguei" ...

    Tive um Chevelho daquela cor ...
    Depois de passar por carro vermelho estou de branco desde 1997 e devo continuar ...
     
  11. Marcos V.

    Marcos V. Powered by DENON

    Desde:
    6 Jun 2003
    Mensagens:
    2.304
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Localização:
    Londrina
    E o duro que se faz sua vontade valer e compra um carro da cor que você quer corre o risco de sofrer para vendê-lo depois, é mole?

    Marcos V.
     
  12. Dennis

    Dennis Administrador Moderador

    Desde:
    21 Mai 2002
    Mensagens:
    24.054
    Obrigados:
    113
    Troféus:
    63
    Colegas,

    A conta nas grandes corporações é muito simples:

    Se padronizarmos o preto e o prata, que já são há tempo as cores preferidas da grande maioria, inclusive pelo valor de revenda, qual será o resultado de:

    [corte de custos devido à fabricação de somente duas cores] MENOS
    [perdas com consumidores de outras cores que efetivamente vão comprar outro modelo/marca por causa da cor]?

    Se a empresa optou por produzir apenas preto e prata é porque obviamente essa conta é significativamente positiva, indicando mais lucro. :)

    Quem realmente ouve o consumidor é empresa pequena, as empresas grandes ouvem os acionistas. ;)
     
  13. Tunafish

    Tunafish Cabeça, tronco e membro

    Desde:
    26 Set 2005
    Mensagens:
    2.762
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo/SP/Brasil
    As pessoas muitas vezes têm pressa. Cores especiais muitas vezes só por encomenda. E para ajudar nesta padronização o preto por ser uma cor sólida é mais barato, o que faz diferença na conta do consumidor que depende do financiamento.


    Falou tudo, Dennis.

    (y)
     
  14. F@BIO

    F@BIO Usuário Ativo

    Desde:
    7 Mai 2004
    Mensagens:
    19.063
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Localização:
    MG/BRASIL
    Eu adoro Preto e prata, sempre gostei, acho que a maioria acaba impondo.
     
  15. gmc100

    gmc100 Usuário

    Desde:
    7 Mai 2006
    Mensagens:
    3.394
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo/SP/Brasil
  16. Alex Sound

    Alex Sound Usuário Ativo

    Desde:
    23 Jul 2003
    Mensagens:
    7.881
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Localização:
    Londrina - PR
    Preto ou prata é a moda atual. O ser humano enjoa com facilidade.
    Daqui há uns cinco anos começam de novo a lançar carros com algumas cores diferentes. e outra cor entra na moda.
     

Compartilhar esta Página