POLO SEDAN CONFORTLINE... 1.6 ou 2.0 ?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por MMC, 8 Abr 2011.

1. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Pessoal, blz (y)

Estou pensando em trocar meu Polo Hatch 1.6 2009 por um Sedan Confortline. Este Polo vem bem completo, com airbag duplo, abs, ar condicionado digital, coluna de direção com ajustes, cd player mp3, usb, sd-card e bluetooth (compativo com iPod).
    Vendo o catálogo, percebi que além do 1.6, tem-se tbém a opção do nosso conhecido 2.0. Achei interessante essa opção por mais 3mil reais, pois além do motor mais potente, vem com freio a disco nas 4 rodas e direção eletro-hidráulica, coisa que no 1.6 não tem. É o segundo Polo que tenho e considero esse 1.6 bem econômico e potênte. Alguém que tenha o 2.0 poderia informar o que está achando do carro?

Saudações !

Mauro.

2. crbs21

crbs21 Usuário

23 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mauro,

Já tive 2 Polos 2.0. Um sedã 2.0 Comfortline 2009 top de linha e agora um GT 2.0 flex hatch. Eles são muito mais ágeis e tão econômicos quanto um 1.6. O sedã era inquebrável, foi para a minha mãe, usávamos sem dó nem piedade. O carro era excelente e fazia médias incríveis de consumo, e andava MUITO. Ele acelerava de 0-100 em cerca de 10 segundos para menos. O GT 2011 tem uma característica que deve ser comum ao Comfortline. A caixa mais longa. Isso deixou ele bem mais econômico em viagens, porém menos esperto. Na prática tem que reduzir uma marcha quando vai ultrapassar. O antigo não necessitava disso. Porém, gastava mais combustível.

Sempre gostei MUITO do Polo, é gostoso de dirigir, o 2.0 é um motor na medida para ele.

Mas fique atento, em breve o Polo vai trocar de modelo. Na realidade vão fazer um facelift leve, com mudança nos parachoques. Se você pretende ficar bastante tempo com ele, não digo que terás muito problema mais adiante. Mas é provável que o modelo novo chegue já como 2012.

Mas quanto ao carro, vá firme no 2.0. Ele não é gastador e, apesar de todas as críticas que fazem a esse motor, ele é robusto, tem manutenção barata, é espaçoso e eu acho ele bem bonito.

Gustavo

3. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    MMC, quais os preços do modelo 1.6 e 2.0.

4. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Gustavo, blz (y)

Agradeço suas informações, creio tb que o carro deva ficar muito bom com esse 2.0, pois o 1.6 já é bem honesto em seu desempenho, e considero esse 8 válvulas um dos melhores do mercado. Sobre esse 2.0, fiquei curioso, pois tb já tive ele em outro carro e o achei bem econômico e forte.
    Gosto também muito do Polo, é um carro bem ágil na cidade e andador na estrada, vendi o meu outro bem rodado e praticamente não fiz nada de manutenção. Esse que estou 2009 está bem novo, mas um amigo ficou interessado em comprá-lo e estou vendo se aproveito e compro o Confortline.
    Esse seu GT é muito bonito e se não fosse a minha questão de ter um maior porta malas, seria minha outra opção de compra. Acho tb que ele deva mudar alguma coisa no visual, será que ainda esse ano?
    Bom , de qualquer forma, se caso pegar esse carro, ficarei com ele 4 anos.

Márcio,
    O valor de tabela do sedan Confortline 2.0 é 56 K e o 1.6 é 53 K. Logicamente existem as negociações nas concessionárias. Já vem com todos os acessórios de fábrica (parece que o único opcional é o revestimento interno em couro).

Abraço,

Mauro

5. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    tens alguma limitação em relação ao tamanho do carro?

6. LioZ

LioZ Str1030+Pure Acoustics+Led LG+WDTV+Harmony+OITV

19 Abr 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Antes de começar a procurar por um carro novo no final do ano passado, o Polo era a minha principal opção. Pois gosto bastante do design e pegada dele.
    O problema todo é q qdo voce começa a olhar para o lado (para a concorrencia), percebe-se que por um pouco mais de dinheiro dá para pegar carro de categoria notavelmente superior (espaço, acabamento, mimos, e até motor).
    O Polo sofre o mesmo mal que o Punto e o City/Fit, é caro para a sua categoria. Eles são compactos (premium) que batem em preço com médios de verdade (307, Cerato, C4, Focus, etc..) e sempre oferecendo menos.

A não ser q seja muito fã do Polo, recomendo ao menos testar outros carros...

7. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Mácio e LioZ
    Sobre pagar 56 k em um Polo, respeito muito a opinião de vc's, pois existem muitas ótimas opções em nosso mercado , ainda bem! (y)
    Mas a minha preferência é para carros compactos, pois já tive carros médios, porém hoje os meus filhos já cresceram e não tenho mais necessidade de tanto espaço. Sem falar que uso muito na cidade. Mas não abro mão de conforto, e no caso o Confortline tem todos os opcionais de luxo e segurança que preciso e para mim, existem carros médios com acabamento inferior ao Polo. Ainda não vou comprar um automático, pelo menos ainda... E considero o cambio VW um dos melhores do mercado.

A minha preocupação é ele mudar a linha em alguns meses...

Mauro.

8. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Este é o meu ponto, se não tiveres limitação de espaço um carro médio é muito melhor negócio, o polo custa ao menos 8k a mais do que deveria custar.

9. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    É isso aí Marcio, vc tem razão, conheço bem os modelos do mercado e seu valores, pois já pesquisei bastante.. (y) Mas comprar carro tem sempre o lado pessoal, as vezes uma certa caracteristica o leva a comprar aquele e não o outro, mesmo sabendo que está levando um mais caro. E modelo médio não quer dizer que o acabamento é melhor. O meu propósito não é comparar modelos e sim as caracteristicas de cada motor oferecido pela VW na linha Polo Sedan Confortline.
    Só posso falar de meu gosto pessoal, pois dos compactos prefiro mais o Polo do que os similares diretos do mercado brasileiro. E na linha Confortline o acabamento não fica devendo nada aos "médios", muito pelo contrário.

Saudações,
    Mauro

10. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    MMC, chegaste a dirigir estes carros médios ou só pesquisaste?
    Por exemplo, não sou muito chegado no linea mas já dirigi os dois e considero o linea mais carro e definitivamente melhor acabado do que o polo, e nem colocando no assunto carros com sentra, C4 e focus hatch.
    Já vi pessos comprando um c4 hatch exclusive sport por R$58k, entre outras coisas o carro possui controle de estabilidade e tração, ar digital dual zone com saidas traseiras, faróis bi xenon direcionais, e também definitivamente possui melhor acabamento.
    Um c4 hatch básico com motor 1.6 também possui acabamento bem superior.
    Ficando nos compactos caros, que considero um negócio duvidoso, pelo preço deste 2.0 compras o novo fiesta, um carro moderno, muito mais seguro, motorização superior, MELHOR ACABAMENTO e SETE AIRBAGS.
    Caso realmente não consideres nenhum outro carro porque gostas da marca então retiro tudo o que escrevi, é algo pessoal, mas se não tens esta fidelidade pela marca volkswagen existe muito negócios melhores no mercado.
    O que poderia te recomendar seria independente desta fidelidade pela marca faça test drive em todos estes carros, no sentra, no tiida (que por R$54.9k oferece bancos de couro, ar digital, motor 1.8 de 126cv com cãmbio de seis marchas, teto solar e outras mordomias), focus, new fiesta, linea.
    Abraço

11. Fabbio-RN

Fabbio-RN Blues Man

5 Ago 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16

Caro Márcio, vou discordar de vc nesse ponto. Tenho um Polo 2008 com quase 65.000km rodados, o carro parece uma escola de samba de tantos grilos; além do problema clássico da suspensão que parecer que vai desmontar. Mas em relação ao Linea versão de entrada (LX se não me engano) o acabamento do Polo é no mínimo de igual. Nas portas por exemplo o Linea usa somente plásticos duros enqt que o Polo ainda tem alguma acabamento em tecido.

Dos carros citados aqui, fiz o test drive em alguns deles recentemente e tive as seguintes impressões: o Focus 1.6 (hatch) achei mais "manco" que o Polo; O Sentra achei o câmbio +duro que o VW; o PUG 307 somente razoável (nd além disso); o Linea não me empolguei nem pra fazer o TD; o Cerato achei mt duro (para as ruas daqui) e o motor pouco ágil; o i30 gostei bastante e msm com rodas 17" e pneu 225/4,5 o carro ainda manteve um certo conforto ao passar por pisos irregulares. Não fechei com o i30 pq estavam cobrando por aqui R$58k e cm vi aqui no fórum que em alguns lugares o msm carro saiu a R$49,9k desisti do negócio. Acabei fechando com o Fluence através da venda direta com desconto de 13%, q apesar de ter o msm câmbio do Sentra, achei os engates +precisos.

12. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Fábio, realmente o focus 1.6 é mais manco, não há duvidas, mas tem mais espaço, a suspensão é impecável, o acabamento das portas não é grande coisa mas o painel é muito bonito e dirigindo é nitidamente mais carro.
    O linea possui um painel mais bonito, mais espaço e nunca vi um modelo que não possuísse tecido nas portas, na minha opinião basta entrar dentro do carro para perceber que o interior é superior.
    Realmente o sentra tem um cãmbio pouca coisa mais pesado do que o volks, mas e o resto? Em todos os outros itens que puderes comparar ele é superior e pelo jeito custa menos do que um polo 2.0.
    Não podemos definir se um carro é melhor ou pior por apenas um item, é preciso considerar o conjunto.
    Eu nunca tive um polo e fico surpreso com este comentário sobre o carro ser uma escola de samba com 65k, dois amigos possuem clios com mais de 100k e os carros não batem, tem um grilinho ou outro que se eles quisem eliminar seria fácil.

13. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Vc's estão de prova que em nenhum momento comentei de marcas e modelos :lol:. Somente falei do Polo pois é o carro que quero comprar, ponto para ele , pois conheço bem a concorrência e os seus preços.
    Polo é um carro honesto, bom acabamento, nunca me deixou na mão, sinto um prazer muito grande em dirigir um.. Direção, suspenção, motor e cambio estão em sintonia e é um dos grandes motivos de minha opção.
    Já tive carro que em pouco tempo, o câmbio começou a teimar em entrar a primeira... Já tive carro macio de suspenção que me fez passar apuros em curvas mais fechadas... Já tive carro manco, mesmo com motor moderno... E o mais importante, para onde viajo de vez em quando, não existem concesionárias das marcas mais novas no Brasil. Já fiquei em apuros por falta de peças...
    Não estou falando que é o melhor, somente que gosto da maquininha. (y)

Saudações!

14. LioZ

LioZ Str1030+Pure Acoustics+Led LG+WDTV+Harmony+OITV

19 Abr 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    MMC, considero o Polo um bom carro, o problema dele é o preço. Pois julgo q pelo mesmo valor dá para pegar carros melhores. E foi o q fiz.

Uma coisa q gostaria de ter no meu carro e q tem no polo é o retrovisor tilt-down :D

---------- Mensagem adicionada às 18:57 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:54 ----------

Tbem acho o interior do Linea mais bonito e acabado do q o do Polo. O C4 e o Sentra tbem possuem interiores melhores. A do focus é q peca muito com o acabamento das portas.

15. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    MMC, por este motivo perguntei se o caso seria mesmo fidelidade à volks, ou até mesmo ao polo, se fosse o caso nem argumentaria.
    Aceito que é um bom carro e que tens os teus motivos para comprá-lo, agora não está no mesmo nivel dos médios seja em dirigibilidade ou acabamento, ao menos considerando a maior parte dos médios.

16. daniel1cwb

daniel1cwb Usuário Ativo

22 Fev 2011
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    MMC, será que não chegou o momento de pegar um automático? É outro mundo, posso te afirmar... à não ser que vc seja aficcionado por pilotagem, eu não abriria mão desse dispositivo.

Penso que um carro que seria bem adequado à vc é o Sentra CVT (automático). Fui ver um num desses feirões um dia desses, e o carro me surpreendeu: é como se fôsse um Polo um pouquinho maior. Acabamento muito bom, carro bem montado, e não dá nenhuma impressão de que seja uma barca. Um ponto negativo, são as peças caras (o acôrdo com o México não prevê impostos similares aos nacionais para as peças), mas com o advento do Fluence, que adota o mesmo conjunto motor-cãmbio, esse "detalhe" tenderá a ter menos importância daqui prá frente.

Em suma, o Sentra me deu a impressão de ser um Polo melhorado, e por praticamente o mesmo preço, conforme a versão. Fica a sugestão...

17. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Quando comprei esse meu Polo 2009, não conhecia esse dispositivo e muito menos o vendedor passou a informação. Fui descobrir depois lendo o manual. É um dos detalhes do carro que aprecio muito, bem prático e funcional. Minha esposa adorou , e eu tb..:lol:
    O meu hatch é completo, apesar de não ser o Sportline. Veio tb com sensor de estacionamento, computador de bordo, ar, direção, conjunto elétrico completo com alarme. 4 alto-falantes e 4 tweters, rodas de liga 15'..
    Veja, mesmo o meu tendo alguns bons opcionais, este Sedan Confortline é bem superior em acabamento e em acessórios. Os principais são;
    - freio a disco nas 4 rodas com ABS
    - ar bag duplo
    - ar digital
    - cd-player MP3, USB, SD-Card e Bluetooth / compatível com ipod
    - direção eletro-hidráulica
    - coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

Somente gostaria de informações mais técnicas sobre a utilização do motor 2.0 neste carro. Gosto do 1.6 , mas como falou o Gustavo lá no início do tópico , o 2.0 é muito bom e na medida para ele. Fiquei contente com essa informação :D

Daniel,
    Agradeço a sugestão, o Sentra é muito bom mesmo. A sua impressão foi a mesma q a minha, apesar de ser um sedan, o Sentra não parece uma barca. Sobre o automático, sem dúvida nenhuma é uma comodidade dirigir um carro com esse cambio. Mas ainda gosto muito do cambio mec. da VW, bem preciso e suave na utilização normal e quando vc quer andar um pouquinho mais forte, ele é uma beleza.

Saudações!(y)

18. geraaraujo

geraaraujo Usuário

19 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Eu não compraria o Polo Sedan neste momento. Ele nunca vendeu bem e agora vende menos ainda. Os câmbios VW são imbatíveis no mercado tanto os manuais quanto os automáticos. A motorização é boa especialmente o 1.6 que casa muito bem com a câmbio.
    Eu fui numa concessionária VW conhecer o Jetta e fiquei um bom tempo conversando com o vendedor que fez muitos cursos na VW e tinha bom conhecimento sobre a estratégia da empresa. Acredito que a VW vem forte para brigar em todos os segmentos. O Jetta vai vender bem sim, mas acredito que vão reposicionar o preço logo.
    Quanto ao Polo e o Golf sofrerão mudanças. O Polo deverá ser reposicionado para baixo, pois não tem cacife para brigar na faixa de preço a que se propõe para garantir uma sobrevida no mercado. Ao meu ver pior custo-benefício que o Polo somente o Punto que consegue a proeza de ser ainda mais caro e pelado.
    Quanto ao Golf deverá sair de linha e receber uma nova versão oriunda do México.

19. Anvil

Anvil Usuário Ativo

17 Dez 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
  20. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Acredito tbém que o Polo mude em breve, como aconteceu com o Fox recentemente, porém deva permanecer em um patamar acima do Voyage e abaixo, logicamente, do Jetta que é outro porte e categoria. Ou seja, o Polo vende pouco realmente, devido ao preço que cobram. Se o cliente quiser um sedan compacto da VW com um preço mais em conta, leva um Voyage para casa, que é certa de 10 mil mais barato. E com certeza o Voyage é um senhor carro, pois vendeu no mês passado em torno de 6000 unidades, e muitos são vendidos com mesma mecânica 1.6 e cambio. O Polo é uma categoria acima do Voyage, sem sombra de dúvidas e com fatia de mercado distintas.

A sua frase acima, referente ao cambio da VW, é reflexo de uma competente engenharia, de uma qualidade impar, pois se fosse fácil desenvolver cambios excelentes, todos os outros carros o tinham. Sou testemunha tbém que esse motor 1.6 (8V) é muito bom, robusto, econômico e sempre disposto. Logicamente com suas limitações de potência, pelos não exorbitantes valores de cilindrada cúbica. As pessoas que compram Polo tem suas razões (como no meu caso que estou comprando meu terceiro), como tbém as que compram outros carros no mercado que vende pouco, mas que possuem as qualidades que conquistam clientes.

Avil,
    Se o Polo completo estiver sendo vendido ao preço da matéria, vou entrar na fila..(y)
    Na realidade, nunca saberemos ao certo os segredos de cada montadora. O que sei realmente, é que o carro vai desvalorizando a cada ano, e quando vc vai vende-lo, pagam menos que vc está esperando devido ao numero excessivo de semi novos encalhados nas concessionárias. E isso é regra geral..

Mauro.

Compartilhar esta Página