Power AMP com fonte chaveada

Discussão em 'DIY' iniciada por agressiva, 27 Ago 2005.

1. sergiosvaz

sergiosvaz Usuário

16 Jul 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  2. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá a todos

Finalmente reanimou-se esta valorosa page.
    Ao Diogo Silva: os CIs PWM que fazem leitura da saída da fonte via opto-acoplador e associação de zener corrigem a largura do pulso rsultando em tensão ALTAMENTE ESTABILIZADA na saída da fonte, ok?

Ao Sr. angelodn: exaustivos testes já foram feitos com nossos protótipos montados em amplificadores profissionais e, apenas aqueles em que houve total omissão de filtros de Rf na entrada AC é que ocasionaram interferência em receptores de AM próximos, mas mesmo assim sem atingir os circuitos de pré do power e sem mesmo utilizarmos qualquer forma de blindagem.
    Resultado: graves espetaculares, médios e agudos de uma clareza esplendorosa, incomparável à mesma potência ligada ao trafo instável.
    Acreditamos que a pureza sonora se deva ao circuito estabilizado, o qual permite uma corrente de base correta dos trans. da potência sob as mais severas exigências de corrente.

Ao sr. Dudainc: Grato pela procura dos "poderosos" mas acho melhor esquecer desses porque são bastante caros e não posso prover o custo dos mesmos por ora, ok?

Grande abraço a todoS

CHACALPOWERS

3. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  4. rgsbarcellos

rgsbarcellos Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Prezado chacalpowers,

entendo pouco de eletrônica mas não ao ponto de desenvolver. Sou radio amador e com dificuldade achei este forum sobre fontes chaveadas. Gostaria de uma orientação sobre uma fonte chaveada a partir de uma atx com saída 13,8v e 20A (que trabalhe com folga nestes 20A). As fontes de pcs são muito parecidas mas os esquemas são dificeis de se achar. Para quem não entende muito (estou estudando) fica dificil a substituição de peças somente. Agora pergunto é melhor aproiveitar a própria placa da fonte e adaptar ou é melhor desenhar outra placa e remontar tudo.

atenciosamente

5. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Barcellos

As fontes de PC são péssimas para modificar além de fracas, com exceção daquelas de 300 Watts Reais que começam a melhorar com a inserção de transistores mais potentes e trafos maiores. O melhor é partir de um projeto novo, no www.diyaudio.com existem centenas deles e a moçada dá boas dicas por lá. Abraço.

CHACALPOWERS

vdldj agradeceu.
  6. michael.wmartins

michael.wmartins Usuário

10 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    ola

alguem poderia me ajudar a construir uma fonte chaveada
    com tensao de 75+/-com 10 amperes

7. dudaindc

dudaindc Acoustics 'R' us

12 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  8. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá amigos

Vamos reinaugurar esse tópico.

Sandro

9. amcstudioa

amcstudioa Usuário

15 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa noite Sandro, como lhe disse em mensagem pessoal, chegou hoje meus IRFP460 e os MUR1640, vou ver se consigo terminar até domingo e coloco aqui, fotos, esquemas etc...
    Tenho mais alguns bons projetos para o futuro, fonte junto com ampli de 1000wRMS 4R para duas unidades rack, vou fazendo e postando na medida do possivel pois como lhe disse a loja me toma quase todo meu tempo. Até breve.

Alexandre, Eletrônica studio A.(y)

10. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Duda

Meu prezado, é uma satisfação reencontrá-lo por aqui, interessante a SMPS que postou pelo link, parabéns por continuar postando materia relevante neste fórum.
    Na semana que passou resolvi construir rapidamente uma pequena fonte de 13,6V-20A que há tempos eu sonhava em realizar mas sempre surgia algo para me ocupar. A fonte é hal-bridge, totalmente chaveada, sem o pequeno trafo que cuidava da alimentação do setor PWM no passado, isso através de um enrolamento à parte para o STARTUP da fonte.
    De tamanho bastante compacto, quase nas mesmas dimensões da fonte de seu link, medindo apenas 9xm X 14cm, cabe em qualquer lugar
    De resto, tudo igual, SG3525, IR2119, 2 X IRFP264, opto-regulação por zener, etc. Aqui estão algumas fotos dela.

http://i186.photobucket.com/albums/x186/chacalpowers/smpsok3.jpg
    http://i186.photobucket.com/albums/x186/chacalpowers/smpsok.jpg
    http://i186.photobucket.com/albums/x186/chacalpowers/smpsok4.jpg
    http://i186.photobucket.com/albums/x186/chacalpowers/smpsok2.jpg
    http://i186.photobucket.com/albums/x186/chacalpowers/smpsok1.jpg

Não sei se ainda está nos EUA, mas de qualquer modo, gostaria de saber qual o valor dos famigerados IRFPS40N60K por aí na terra do Tio Sam, para, possivelmente, eu poder arcar com o valor de pelo menos 04 unidades.
    Caso queira me contatar no e-mail é o seguinte:
    chacalpowers@gmail.com

Sempre grato pela atenção dispensada.

Sandro/CHACALPOWERS

11. dudaindc

12 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Oi Sandro

Esta fonte ficou uma belezinha! (y)

A eliminação da parte "linear" é algo em que eu estou trabalhando no meu projeto atual. O design (em anexo) não é meu e foi obtido no www.diyaudio.com - não lembro em qual thread mas sei que pelo menos seis participantes montaram com sucesso.

Eu continuo aqui em DC onde resido a quase 17 anos... fora do Brasil desde 87... putz estou ficando velho (i.e. mais "experiente") mesmo... :ataque:

Eu tenho ido a SP e RS a cada 2-3 meses pois tenho projetos por lá. Não seria problema algum levar os transistores e te mandar via SedEx do aeroporto. Minha próxima ida deverá ser em Outubro.

Umap pesquisada rápido no meu fornecedor favorito mostra o "brecinha" na volta de 18 dólares a unidade (mais taxas e envio).
    http://www.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?qs=cvaI6ThkwxtWaLqdNrd5og==
    Vou pesquisar os preços de outras fontes te passo direto via e-mail.

Abraços,

12. dudaindc

12 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  13. dudaindc

12 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Sandro

Que tal o IXFK44N50F (datasheet em anexo) da IXYS ao invés do IRFPS40N60K? :pens:

Os transistores da IXYS são sempre mais caros e mais "dificeis" de encontrar, mas tenho um contato (fabricante) que poderia conseguir estes pelo mesmo preço (ou talvez até um pouco menos) que os da IRF.
    Se outros membros deste tópico tiverem interesse, por favor avisem.

Só para deixar bem claro aos moderadores, não estou "vendendo coisa alguma", apenas "transportando de graça". :sacana:

Abs,

14. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Duda

Apesar da corrente de dreno ser acima do IR a dissipação do IXYS é menor (500W contra 570W), contudo, não sei até que ponto isso influenciará.
    Por favor, quando puder verificar o valor e me informar eu decido.
    Por outro lado, há um vendedor no mercado livre dedicado apenas aos componentes IR e ele está tentando me convencer a pegar um modelo IGBT no lugar desse IRFPS porque ele diz que tá com dificuldades para importar dos EUA, mas o IGBT nem chega aos 400W e eu fico temeroso de investir em quatro unidades para minha full-bridge e depois ficar "xoxa".

Abraço

Sandro

15. dudaindc

12 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Que tal o IXFK48N60P ou IXFX48N60P então? :confused:
    http://ixdev.ixys.com/DataSheet/99375.pdf

Te passo os valores destes dois IXYS assim que receber deste meu conhecido. Pedi o preço de ambos para uma quantidade de 4 - se ele fizer um "brecinha" amigável, vou comprar uns para mim também. (y)

Abs,

16. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Alô D:eek:loko:uda!!

Dá prá acreditar que um encapsulamento desses empurra 830Watts? Fantástico! :aplauso: Mas esses serão bem caros, de qualquer forma, aguardemos.:rofl:

Grande abraço

Sandro

17. hugofal

hugofal Usuário

19 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

18. hugofal

hugofal Usuário

19 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

19. hugofal

hugofal Usuário

19 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

20. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá HUGOFAL

Sobre a fonte, você quer adquirir ou montar uma ? Não entendi porque colocou as fotos de minhas antigas fontes aqui..?

Sandro/CHACALPOWERS

Compartilhar esta Página