Power AMP com fonte chaveada

Discussão em 'DIY' iniciada por agressiva, 27 Ago 2005.

1. Jhonery

Jhonery Usuário

4 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa noite Sandro tudo bem amigo?
    Amigo, invadiram meu pc perdi meu msn, vai ai meu novo msn acrecentando apenas um "o" no antigo ok?
    antigo jv_cordeiro@hot... novo jv_cordeiroo@hot..., me add por favor precisamos conversar...
    Abraço, feliz 2009 pra vc e familiares!!!

2. Jhonery

Jhonery Usuário

4 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    preciso redimencionar a placa estive vendo os gabinetes de fontes chaveadas pra pc se vc conseguir redimencionar uma nas medidas que eu passar pra vc, quando tiver pedidos já ganho o gabinete, é só parafusar e mentá-la no mesmo.
    Abraço conversamos pelo msn, jv_cordeiroo@hotmail.com, me add novamente por favor, afinal perdi meu msn, este é novinho em folha.
    T+ amigo!!!

3. mrtesla

mrtesla Usuário

19 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Murilo,

Eu ainda não a terminei, estou aguardando chegar o SG3525 e o LM393 e tenho que enrolar os trafos ainda. Eu já fiz um teste com um trafo menor onde eu usei uma fonte AT como cobaia. Primeiro eu medi a freqüência do PWM e depois enrolei um trafo maior que o EI28 original e o substitui na fonte at. Consegui uma melhora na corrente da fonte que antes era de 7A no máximo na linha de 12v (a fonte estava modificada para pegar a referencia de correção no 12v) consegui uma corrente de 14A e não teve problema de aquecimento dos transistores quando em repouso. Estou animado em terminar esta fonte que a muito tempo venho tentando montá-la mais nunca tirava o projeto do papel rs.

Abraços,(y)

Júnior

4. Muriloo

Muriloo Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Estou com um projeto que tenho que tirar do papel tambem, mas por uns problemas decidi que vou ter que mudar algumas coisas, vou fazer 3 fontes de 1A de corrente cada, (tensão vai variar de 100 a 130v) (sim é bem chato!), estava fazendo apenas um buck anteriormente mas vou mudar a topologia pelo fator espaço e peso.

[​IMG][​IMG][​IMG]

Funcionou de forma interessante mas nao perfeita mesmo depois de tanto tempo pensando, mas vou abandonar essa topologia e passar pro uso de trafos de ferrite mesmo, provavelmente desmontar de 3 fontes at que tenho jogadas aqui (sendo que cada linha vai ter de 120 a 150w no maximo) e aproveitar os EI e ferver para descolalos e reenrolar.
    Estou para encomentar o meu osciloscópiozinho, vamos ver quem sabe da certo :D

Boa sorte em sua montagem.
    Grande abraço.

Murilo Sonegatti

5. mrtesla

mrtesla Usuário

19 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Murilo,

Segue algumas fotos da placa PWM que fiz para testes:

Foto 1 - Placa PWM conectada a fonte de alimentação e no scope a forma de onda:
    http://i549.photobucket.com/albums/ii377/mrteslap/SDC10037.jpg

Foto 2 - Detalhe da Frequencia no canto superior direito do scope:
    http://i549.photobucket.com/albums/ii377/mrteslap/SDC10038.jpg

Foto 3 - Fonte Chaveada de um Retransmissor de TV muito bem desenhada em que estou me baseando no circuito de proteção e timer:
    http://i549.photobucket.com/albums/ii377/mrteslap/SDC10048.jpg

Abraços e sucesso nos seus projetos!

Júnior

6. Muriloo

Muriloo Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Ah... vocês vem com esses equipamentos agilent... pelamor. (me matando de inveja aqui!!!!!)

Voce teria o esquema dessa fonte do retransmissor? muito bem montada :) oq seria aquela parte preta queimada ali??? :p

Estou para adquirir um scope usb o qual o custo gira em torno de uns 500 reais :(, infelizmente nao tenho condições de comprar um digital como esse seu. :p

Esta fabricando como as plaquinhos? fotografico, silk, cnc, etc??

Tens msn? se tiver me add murilo.sonegatti@gmail.com

Abraços :)
    t+

7. mrtesla

mrtesla Usuário

19 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aquela parte queimada foi uma visita que um raio fez a esta fonte rsrs. Como este retransmissor trabalha no alto de um morro, fica meio vulnerável a estes acontecimentos mas, os varistores de proteção da entrada ac fizeram bem a sua parte pois não queimou nada na fonte, somente a proteção de entrada mesmo. Já os substitui, limpei a placa e está funcionando a todo vapor!!

As placas eu estou usando o método de imprimir em uma impressora laser e depois transferir para a placa usando um ferro de passar roupa. Estou satisfeito com o resultado e não dá muito trabalho. Uso o programa ExpressPCB para desenhar o layout, a única decepção é que o lado do desenho dos componentes não dá para imprimir como espelho senão eu colocaria os desenhos das peças com suas posições na placa tb para dar um acabamento melhor. Acho que vou ter que migrar para outro soft.

Abraços,

Júnior

8. mrtesla

mrtesla Usuário

19 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aproveitando o tópico, eu não consigo identificar como devo escolher os Mosfets para aplicar na fonte pela potência que ela vai ter. Por exemplo, esta fonte de 13,8v x 40a (552W) que estou montando, eu vou usar a topologia Half-Bridge com 4 IRFP460 porém não sei se o que devo seguir nas características do mosfet para determinar quantos serão utilizados, se é a corrente de dreno ou a potência dissipada. Preciso da ajuda de vcs!!! :D:D

Abraços,

Júnior

9. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá a todos os colegas.

Parabéns ao mrtesla e seu esmero com o design das placas.
    Sobre mosfets necessários à potência final da fonte, tenho feito experiências com 02 un. dos IRFP460 em fontes que ultrapassam 585 Watts, contudo, utilizo um dissipador daqueles que usaste para cada mosfet e a coisa fica bem quente em torno de 22 amperes em 13,6V, no seu caso, está usando um dissipador apenas para 04 un. , o que acho meio complicado de arriscar. É claro que a fonte passa fácil dos 35 amperes mas em funcionamento contínuo sob tal carga os ventiladores precisam trabalhar bem para resfriar o conjunto. Apenas esta é a minha perspectiva da questão.

Abraço e boas montagens

Sandro

10. zequim

zequim Usuário

10 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mrtesla escreveu

As placas eu estou usando o método de imprimir em uma impressora laser e depois transferir para a placa usando um ferro de passar roupa. Estou satisfeito com o resultado e não dá muito trabalho. Uso o programa ExpressPCB para desenhar o layout, a única decepção é que o lado do desenho dos componentes não dá para imprimir como espelho senão eu colocaria os desenhos das peças com suas posições na placa tb para dar um acabamento melhor. Acho que vou ter que migrar para outro soft.

Abraços,

Júnior

Prezado senhores, já faz algum tempo que acompanho esse forum e estou fascinado pela qualidade e quantidade de informação. Sou hobista em eletronica e louco em amp mosfet potentes e suas fontes ( de preferencia chaveada ).
    Colega Mrtesla tambem uso o ExpressPCB e tambem não consigo visualizar o lado cobreado. Uma alternativa para esse problema é copiar a placa pronta para o corel draw e atraves desse programa dar o " tombo " na placa. Eu faço desse jeito e obtenho bons resultados. Apenas tem que verificar o tamanho da placa apos transferir de um programa para outro, as vezes é necessario alguma correção mas é coisa pouca.
    Agora uma duvida aos colegas. O calculo do numero de espiras de um trafo em uma fonte half-bridge onde a tensão da rede de 220V (+/- 310Vcc ) e saida 50V simetricos ficaria como? EX: primario 30 espiras e secundario 5 espiras. É nessa proporção a calculo de espiras ou é de outra maneira? Sendo a tensão do primario maior ele necessita ter mais espiras?
    2º duvida Não consegui entender as formulas para o calculo de trafos. 1º como eu acho a indutancia necessaria para tal fonte ( trafo )? 2º como converto a indutancia achada em numero de espiras.

Desculpe por tantas perguntas

Um abraço a todos
    Valeu

11. mrtesla

mrtesla Usuário

19 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Sandro,

Vou retirar 2 unid. dos mosfets então e deixar esta fonte com capacidade de até uns 30A. Dei um up nela, "soldei mais alguns componentes", tenho tão pouco tempo que estou fazendo ela a prestações :D. no proximo projeto eu vou tentar utilizar o IR2110 no lugar do trafo para ver o resultado.

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas.(y)(y)

Abraços,

Júnior

12. mrtesla

mrtesla Usuário

19 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Zequim,

Obrigado pela dica, fiz o teste bem rápido só por curiosidade e parece que vai dar certo!!!.
    Quanto ao trafo, vou ver se consigo reunir o que consegui aprender e te passo, não estou tendo tendo tempo para me dedicar a fonte pois estou muito atarefado na empresa mais não escondo a ansiedade de terminar logo ela.

Abraços,

Júnior

13. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

24 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Amigos,

Parabéns pelo tópico, uma aula de civilidade, companheirismo e doação... sempre falo, comprar e vender é muito fácil, já doar é algo complexo e para muitos, impossível e nesse tópico, tem tudo isso... (y)

Pena que nao entendo "lufas" do que falam.. :) :D

Abração,

Renato

Muriloo agradeceu.
  14. CARSOM

CARSOM Usuário

16 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Salve moçada!Sobre este tópico, gostaria de dizer que possuo um mini system vintage da Technics, linha Micro,fabricado entre 1979 e 1981, que possui fonte chaveada no power,opção de bridge, com 2 canais de 50W/8 RMS ou 1x150W/8ohms,e funciona muito bem.Existem muitos aparelhos com fonte chaveada, e algumas características delas são a menor necessidade de filtragem, devido a frequencia em que trabalha, em torno de 50K-90k hz, diminuindo as dimensões e capacidade dos grandes cap's que tinham que filtrar 60Hz,por ex:em fontes lineares, geralmente utiliza-se em torno de 5000uf, e em fontes chaveadas esta necessidade diminui para algo entre 680 e 2200uf, de acordo com seu projeto, capacidade instantanea de fornecimento de energia(o que ajuda nos graves,clareza nos destalhes), proteção contra transientes,rejeição de espurios, sobre carga e curtos também são inerentes ao sistema.Enfim , tem muito mais vantagens em relação aos sistemas lineares.Contra mesmo, só os preços, que ainda é muito alto.Vejam um anuncio de uma boa fonte chaveada configuravel no Mercado Livre : http://www.quebarato.com.br/classif...atts-de-25-25volts-a-90-90volts__1272152.html .

15. CARSOM

CARSOM Usuário

16 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  16. Muriloo

Muriloo Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Não leve a mal por favor, mas acho que se o pessoal que entrar aqui e se interessar em fontes chaveadas (comprar e não fazer) seria interessante os mesmos conversarem com o Sandro, pois alem de ajudar o topico o mesmo comercializa as fontes, então nada mais justo do que dar preferencia a uma pessoa que nos ajuda. (y)

:rever1:

http://www.quebarato.com.br/classificados/fontes-estabilizadas-multi-__447981.html

17. CARSOM

CARSOM Usuário

16 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Murilo, me desculpe e não me leva a mal(parece que já levou :LOL:).Adoro o assunto, e prestigio o trabalho do Sandro, que tem paciencia em passar os seus conhecimentos com tanto carinho e respeito, digno de quem realmente ama o que faz.É louvável a sua intenção em defende-lo, mas como aqui é um espaço aberto, só deixei aqui uma fonte de curiosidade pra quem tem interesse no assunto.Nem conheço a fabrica, não comercializo estes produtos,o anúncio apenas foi "fonte :concordo:" a minha curiosidade, assim como já deve ter sido a sua.Nós temos que ser imparciais em nossa vida, sem atacar as pessoas.A minha intenção foi colaborar, não desmerecer nem criticar ninguém.Sandro, me desculpe se se sentiu prejudicado, espero que você tenha entendido o meu ponto de vista.
    Assunto encerrado? Vamos bota fogo então....ha ha ha ha

18. Muriloo

Muriloo Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0

Pelo que sei, o Sandro não esta aqui para vender as fontes, e acho que o mesmo nunca se sentiria prejudicado por isso e seu ponto de vista foi bem claro apenas nos fornecendo mais uma fonte, com a minha mensagem apenas quis enfatizar o fornecimento de fontes pelo Sandro pela possibilidade de que algum oriundo passando pelo tópico fique interessado em um produto enquanto pode ter o mesmo proveniente de uma fonte colaboradora.

Quanto as fontes do jonasbairros, ja vi alguns tópicos no diyaudio eu acho o qual o mesmo participa, ótimas montagens e um visual magnifico. :) (e cai entre nós que belo trafo ele utiliza)

Sobre o seu vintage, tem como tirar uma foto dele e da fonte do mesmo e postar aqui?

Grande abraço
    Murilo

19. CARSOM

CARSOM Usuário

16 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Quanto as fontes do jonasbairros, ja vi alguns tópicos no audiolist eu acho o qual o mesmo participa, ótimas montagens e um visual magnifico. :) (e cai entre nós que belo trafo ele utiliza)

Realmente ficou muito bem montado o seu produto_O trafo é bem montado mesmo.Quando também vou montar algum projeto, tento ser o mais simetrico possivel na placa.Agrada aos olhos e ao ego , não é?:concordo:

Sobre o seu vintage, tem como tirar uma foto dele e da fonte do mesmo e postar aqui?
    Claro que sim! O aparelhinho é lindo.Principalmente peladinho...hua hua hua.
    Tenho um hábito meio louco:todos os aparelhos que compro, novos ou não, assim que chego em casa tenho que abrir e fotografar, salvando em uma pasta. E tenho em casa fotos que posso postar aquiAguarde.

Grande abraço
    Murilo[/quote]

P.S.Tenho um esquema de um amplificador ótimo Mosfet de 600Wrms tocado por uma fonte chaveada, para na rede 110/220v, que pode servir de base para um projeto de fonte chaveada, embora exista o problema de se encontrar os trafos.Talvez alguém tenha esta revista também, é antiga, ameericana,e conheça o produto, mas se alguém tiver interesse, posso scanear e postar aqui tb o esquema.

20. Muriloo

Muriloo Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Fiz uma correção na ultima msg :D esqueci de um não na primeira frase aehuheauhae, circuitos eu tenho bastante aqui (não junto com o amp) os problemas para mim são, tempo, e equipamentos para melhorar a montagem (tanto que ja estou encomendando um multimetro decente e um osciloscópio :D)

Logo logo espero começar a montar a minha para meus leds, 3 saidas com corrente de 1A (tensão variavel de 80 a 130v) tenho que pensar bem como vai ser o pwm dessa fonte, provavelmente utilizar uma frequencia baixa 1 a 10khz, uma tensão de riple da casa de 1 ou 2v nao será problema, mas quero ter uma amplitude na variação da corrente que espero variar de 200mA a 1300mA aproximadamente, oq na tensão vai de uns 80 a 130v no maximo.
    (apenas para explicar, terei 3 séries de leds de alto brilho 1A em 3,7v +-, e irei controlar o fluxo luminoso pela corrente e fazer a realimentação com um resistor(1r 3w ou 0,33Ohms 1w) em série com os leds)

Estou no aguardo das fotos ^^

Abraço

Compartilhar esta Página