Problema com a entrada HDMI do monitor Samsung P2270HN

Discussão em 'Informática' iniciada por Manauense, 21 Ago 2010.

1. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Adquiri recentemente a placa-mãe Intel (padrão mini-ITX) modelo DH57JG e estranhei o fato da saída de vídeo HDMI apresentar imagens piores do que as da saída DVI num monitor Samsung P2270HN.

Não deveria ser o contrário? Será algum problema com o cabo HDMI ou essa saída somente deve ser utilizada com tvs de alta definição (lcd/plasma)?

2. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
  3. ccaks

ccaks Usuário Ativo

28 Abr 2009
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Manauense,

Montei um HTPC com uma ASUS P7H55D-M EVO / i5 650 rodando Win 7 Ultimate e quando fui conectar à minha TV Samsung '26, deu encrenca com o HDMI. Não dava handshake, não aparecia nada em HDMI. Troquei para outro tipo de conexão e funcionou perfeitamente. Detalhe: eu tinha no outro PC uma placa com HDMI que funcionava perfeitamente com esta mesma TV e cabo HDMI.

Tentei várias coisas, atualizei drivers e tudo mais, e quando já estava desistindo, troquei o cabo HDMI por um novo que eu havia acabado de receber da Blue Jeans Cables. Funcionou imediatamente e funciona perfeitamente até hoje.

Acho incrível que um monitor novo como o seu tenha este tipo de problema.

4. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    ccaks:

Minha configuração está muito parecida com a sua: placa-mãe intel DH57JG, Pentium i5 650, Windows 7 Home Premium 64 bits, 4gb de ram DDR3 1333. Eu tentarei usar outros cabos. Por enquanto usei somente o cabo que veio junto com o meu player blu-ray da panasonic, mas o suspeito número 1 continua sendo o monitor da samsung mesmo, até em razão dos relatos coincidentes que eu encontrei no google. Um dos adquirentes do monitor, inclusive, usava um cabo Monster.

5. ccaks

ccaks Usuário Ativo

28 Abr 2009
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    É de deixar qualquer um doido...Eu utilizava um cabo que veio junto com meu dvd samsung e os da BJC são de melhor qualidade. Achei que era algo com a nova placa mãe Asus e o HDMI onboard já que utilizava anteriormente uma P5B wifi deluxe com placa de vídeo independente sem problema algum.

Torço para que descubra o culprit.

PS. Dei uma rápida pesquisada em inglês e o problema existe mesmo. Num deles, sugerem atualizar o driver do monitor mas o problema continua. Acabam desistindo e plugando DVI-D mesmo e esquecendo o HDMI...o fim da picada, não é?

6. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Pesquisei sim e os gringos que adquiriram o monitor samsung enfrentaram os mesmos problemas.

7. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Essa samsung ...

Eu tenho um pequeno home-office aqui e minha família usa 3 pcs, sendo dois com o monitor Samsung P2270HN e um com o monitor Samsung T220M. Resolvi ligar o pc mini-ITX na entrada HDMI do monitor T220M e, para a minha surpresa, funcionou perfeitamente sem a necessidade de qualquer espécie de ajuste.

A única ressalva é que esse monitor T220M não é 1080p e atinge a resolução máxima de 1680 x 1050. Apesar de não ser 1080p, a resolução é perfeita pela entrada HDMI.

Quem usa esse monitor é a minha esposa. Acho que ela irá ganhar um monitor novo :) (Samsung P2270HN) ...

Mas que mancada essa da Samsung, não? Isso daria um ótimo processo civil na justiça. Estou considerando essa possibilidade, até porque sou advogado.

8. WackJack

WackJack Usuário

24 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Negativo. Mania do pessoal de achar que HDMI por ser mais "nova" é superior a qualquer outra conexão. A transmissão de video por DVI-D e HDMI é muito similar. HDMI é mais conveniente por conduzir audio pelo mesmo cabo. E existe DVI-A (sinal analógico por conector DVI), que apresentaria os mesmos incovenientes de conexão D-SUB (VGA), que pode apresentar uma qualidade de imagem muito boa, mas pode ser chato de ajustar corretamente. Se a comparação é entre DVI-D e HDMI, a qualidade de imagem deve ser a mesma. E DVI também pode (mas não obrigatoriamente) suportar HDCP. Em equipamentos atuais (tanto placas de video, separadas ou integradas à placa-mãe, quanto monitores) suporte a HDCP por DVI é muito comum.

Resumindo tudo, se o monitor que você usa (não tenho experiência com esse modelo, por isso não entro no mérito) não tem alto-falantes, ou se você não pretende usá-los, não há necessidade de usar HDMI, DVI-D dá conta do recado tranquilamente sem perder nada, inclusive na reprodução de blu-ray. Só para esclarecer, não estou dizendo que você não deve correr atrás dos seus direitos. Se o monitor foi vendido como tendo uma característica, e a mesma não funciona corretamente quando você tenta utiliza-la, você tem todo direito de solicitar a troca ou o reparo.

Boa sorte.

9. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Entendo o seu ponto de vista. Entretanto, apesar de não haver diferença na qualidade de imagem (hdmi x dvi), não é razoável que um monitor tenha entrada HDMI e ela funcione ruim quando a fonte é um computador. Fica o alerta para quem pretende comprar os modelos P2270HN e P2470HN da Samsung: a entrada HDMI não funciona de modo satisfatório.

10. WackJack

WackJack Usuário

24 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Manauense, eu estava apenas respondendo ao seu questionamento quanto a qualidade de imagem ser melhor ou não por HDMI em comparação com DVI.
    Sem dúvida que não é razoável esse problema que você citou. Principalmente se for um defeito de projeto, o que impossibilita a substituição do monitor por outra unidade do mesmo modelo. Cada um tem uma forma de agir. No meu caso, se tivesse certeza que todas as unidades do modelo apresentam o mesmo problema, solicitaria meu dinheiro de volta. Caso não resolvessem do jeito fácil... bom, você é advogado, deve saber muito bem como se resolve essa situação. Eu já tive que utilizar os serviços do PROCON contra um grande canal de vendas, e um grande fabricante de telefone celular, e em ambos os casos a justiça demorou, mas foi feita, e eles tiveram que me devolver cada centavo mais correção. Eu até incentivo meus amigos a agirem da mesma forma nesse tipo de situação, pois se tivesse gente suficiente pressionando essas empresas, eles levariam mais a sério coisas como controle de qualidade e assistência técnica.

Agradeço o aviso. E fico triste de ler esse tipo de coisa. Eu considero a Samsung (pela experiência que já tive com 4 monitores da marca) o melhor fabricante de monitores LCD. Seria de se esperar que o controle de qualidade deles não deixasse passar um problema desses.

11. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Entendi (y) e agradeço por você esclarecer minha dúvida sobre a diferença (inexistente) de imagem HDMI x DVI. Só espero que o meu relato sirva para que outros consumidores pensem bem antes de adquirir esse modelo de monitor.

12. Hinotori

Hinotori Usuário Muito Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    48
    Na verdade, há de se entender algo, todo dispositivo para consumidor trata de forma diferente um equipamento de aúdio e vídeo de um PC. Apesar de eletricamente o HDMI ser o DVI em um formato diferente mais alguns sinais para transmissão extra de dados e aúdio, compreendam que HDMI não é uma porta projetada para uso por parte de computadores, e por isso, os aparelhos tratam essa entrada de forma diferente, aplicando processamentos que normalmente não são aplicados em uma saída digital de um computador.

Como exemplo vou citar a TV que uso na sala, uma 26LH20R da LG (sim, a sala é um ovo, 26" fica um tamanho bacana eheheh)... Ela tem 2 HDMI, uma Componente e uma RGB (VGA)... No manual explica que para uso com PC é recomendado ou o uso da porta RGB, ou então que se use a porta HDMI 1 e configure ela para PC. Uma vez feito isso, por exemplo, a porta HDMI 1 da minha TV LG passou a oferecer espaço de cor 0-255 (normalmente é, para dispositivos de aúdio e vídeo, 16-235), não aplica alguns tratamentos que ficam até desabilitados no menu da TV (notadamente nitidez e anti-ruído), enquanto outros como overscan e contraste dinâmico, eu tive que desligar por conta....

Agora, sem configurar, ou o PC ou a TV, fica uma nhaca... Pois o PC envia imagens em 0-255 e a TV trabalha em 16-235... Isso acaba gerando o que muita gente reclama, de imagem "lavada" quando liga o PC na HDMI de uma TV... Sem falar que o processamento de nitidez e ruído é danoso a uma imagem detalhada, ponto a ponto, como a de um PC, apesar que em vídeos não se nota uma degradação de imagem, em fontes pequenas, como as que um PC normalmente usa, se nota... O pior de tudo, é o overscan, que na verdade "enlarga" a imagem, para que ela seja maior que 1920x1080 e fique com bordas fora da tela, simulando o efeito de uma TV analógica... Esse "enlargar" a imagem é extremamente prejudicial a qualidade de imagem....

Não estou defendendo a Samsung, apenas dizendo que as portas HDMI são feitas para dar a melhor imagem possível a equipamentos de aúdio e vídeo de consumidor, não PCs... A razão do overscan, é que se você pegar um DVD player ou um STB, nem todos canais ou toda programação irá cobrir toda tela, é normal se ver riscos brancos de closed caption na parte superior da imagem ou até mesmo a imagem ser um pouco menor que a resolução da tela, e daí o overscan, que é simplesmente uma maneira de não ter consumidores reclamando que tá com umas linhazinhas brancas no topo da imagem... Existe toda uma explicação da razão disso, que fica junto do legado analógico, aonde inicialmente as TVs de tubos nunca podem ter uma geometria perfeita, então por isso a imagem sempre vinha de fábrica alargada um pouco maior para evitar que o consumidor notasse algum canto da tela sem imagem... Com isso, geradores de conteúdo começaram a considerar uma área morta da resolução da transmissão, e, mais pra frente, começaram a usar parte dessa área morta para outras coisas, como closed caption, ou, até a não usar aquela parte da imagem às vezes... O mesmo vale para o espaço de cor, não sei a explicação histórica para os dispositivos de consumidor trabalharem com 16-235, mas, é um fato que é assim...

Então, não vejo como defeito ou um problema inerente ao produto ele oferecer um overscan e outras configurações para otimizar uma entrada HDMI para esse tipo de dispositivo, um STB, um DVD, etc... Porém, eu acho extremamente limitante e irritante você ser forçado a aceitar isso e o fabricante não te dar opções de configurar a entrada para um outro uso, e esse foi um dos pontos importantes para mim na escolha da TV que comprei, que pudesse desligar o overscan na TV mesmo, bem como os demais processamentos, que pudesse usar a resolução nativa do painel pela HDMI... Mas aí é uma coisa que infelizmente nunca está claramente informado, as limitações ou não de tais entradas, e isso sim considero falho da parte de muitos fabricantes... Como já dito pelo manauense, um produto que é monitor/TV se imagina que será usado junto a um computador, então se há qualquer limitação de uma das portas em relação a computadores, deveria estar bem explícito ao consumidor...

13. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Outro aspecto intrigante é o seguinte: se no monitor T220M (que também tenho em casa), da mesma Samsung, a entrada HDMI funciona perfeitamente, por qual motivo o mesmo não acontece com o P2270HN? Por isso eu acho que é falha de projeto.

14. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Não consegui resolver o problema com a entrada HDMI do monitor.

15. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário Ativo

12 Out 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    A qualidade de imagem por DVI e HDMI deveria ser igual, pois ambas as interfaces são equivalentes em qualidade. Com certeza é um defeito. Se fosse você, pediria o dinheiro de volta e compraria outro monitor.

Tenho um AOC 2230FH e a imagem tanto em DVI como em HDMI é excelente para um monitor LCD. Pus lado a lado, Samsung e AOC e, por incrível que pareça, o referido modelo foi superior ao Samsung em contraste e naturalidade das cores, apesar das especificações técnicas declaradas da última serem superiores (contraste de 50.000 x 20.000).

Compartilhar esta Página