Problema Full HD ao ligar no PC - não preenche toda a tela

Discussão em 'Informática' iniciada por marciorschneider, 17 Set 2008.

1. marciorschneider

marciorschneider Usuário

28 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Olá a todos, essa a minha primeira mensagem.

Seguinte, comprei uma TV Samsung LN40A550, 40 polegas, full HD.

Ao ligar em meu PC e Notebook, ambos através da saída VGA (o cabo DVI -> HDMI está a caminho), quando eu coloco na resolução de 1920x1080 (nativa), surgem barras pretas nas laterais, de cerca de 8 cm, não preenchendo toda a tela. Se eu usar uma resolução de 1360x768 a tela fica toda preenchida, porém a imagem fica borrada pq não é a resolução nativa.

Alguém sabe dizer se existe alguma configuração, ou é defeito mesmo?

Obrigado a todos!

2. fferraz

fferraz Pink FloyHD Freak!

24 Ago 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Hmmm pode ser uma tentativa besta, mas tente mudar a taxa de atualização da tela... normalmente é 60 Hz, tente colocar 75 ou algum a outra... quando comprei minha Toshiba 720p, se eu botava 1360x768 a 60Hz dava um pau parecido, se eu botava 75Hz ficava perfeito.

Outra coisa, os softwares de placa de vídeo geralmente tem um lugar onde vc pode esticar a tela pros lados que vc quer...

3. carlosverri

carlosverri Usuário

13 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    um amigo meu tinha um problema parecido, consegui a solução pra ele indo no painel da Nvidia e mudando o sinal para 1080p, antes estava em 720p, se for o mesmo caso pode ser que resolva ae.

4. Borisfa

Borisfa Boris

22 Dez 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Apareceu mais um felizardo com o mesmo problema meu. No meu caso acontece exatamente a mesma coisa. Minha configuração é um HTPC em uma Asus M2A-VM com ATI Radeon X1250 (on-board) ligada em uma Samsung 52A610. Quando ligo com o cabo convencional (analógico) o problema desaparece, porém, cao conexão digital (DVI/HDMI) o problema aparece novamente.

Já fiz de tudo. Atualizei driver do chipset, da placa de vídeo e até atualização da Bios, mas nada. Já mexi em tudo no Catalyst Center da ATI, mas não obtive sucesso. Estou também precisando de ajuda iluminada.

Atenciosamente,

Boris

5. mhcosta

mhcosta Usuário

17 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pelo que entendi, vcs já mexeram na resolução da placa de video.

Agora, vcs já chegaram a ajustar o zoom da TV?

Eu tive que ajustar o zoom da TV para conseguir preencher a tela toda.

Na minha sony, dei um zoom para tela cheia e ajustei as margens para ocupar toda a area.

abs,
    marcelo

6. marciorschneider

marciorschneider Usuário

28 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Verifiquei o manual, lá diz que é suportado a resolução 1920x1080, 60hz, em modo CVT. Até criei uma resolução customizada no painel de controle da nvidia, mas não teve nenhuma diferença.

Já contatei o suporte local da Samsung. Ele vai fazer alguns testes com uma que ele tem lá e depois vai retornar.

Tentei usar os controles da nvidia para ajustar, mas não tem como, é bem grande o espaço que fica.

Anexei uma foto para mostrar melhor.

Amigo Boris, acho que fomos premiados. Achei um review na cnet que eles dizem que funcionou adequadamente com saída vga e DVI (http://reviews.cnet.com/flat-panel-tvs/samsung-ln46a550/4505-6482_7-32815315.html?tag=mncol;txt).

Assim que tiver uma resposta da Samsung posto aqui.

Obrigado a todos,

Márcio

7. sbritez

sbritez Usuário

13 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcio,

Eu tenho uma TV igual a sua só que de 32" e minha placa onboard é da NVIDIA, uso a conexão HDMI e funciona perfeitamente (preenchendo a tela inteira com qualidade) na resolução nativa 1920 x 1080 a 60 Hertz.

Já o meu filho está com placa de vídeo ATI RADEON e TV LG sem ser fullHD e ele não consegue conectar via DVI-HDMI com qualidade na resolução nativa 1360 x 768, só funciona usando a VGA.

8. marciorschneider

marciorschneider Usuário

28 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Pelo que andei vendo, algumas placas suportam uma resolução menor na saída DVI do que na VGA, talvez seja esse o problema.

Abri um protocolo na Samsung e mandei fotos mostrando o problema, agora me resta esperar a resposta.

9. EBUDAE

EBUDAE Usuário

11 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tive esse problema no projetor Z5.

Foi resolvido trocando o cabo vga por hdmi.

A causa era que usando o modo vga, o projetor não era bem "plug and play" e não mandava as especificações completas para a vga.

Não me recordo bem o nome correto usado para designar essas informações do display, mas nem 720p em 60hz dava certo.

Trocando o cabo tudo foi resolvido.

10. Powerplay

Powerplay Usuário Ativo

22 Out 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Se a TV é 1920x1080, tem que configurar no micro para mandar nessa resolução e na TV (entrada HDMI onde está ligado o cabo DVI-HDMI) tem que configurar a opção JUST SCAN.

Milton

11. dgrazini

dgrazini ZYW

26 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho a mesma TV e aconteceu isso mesmo comigo tambem.

O que aconteceu no meu caso, é que eu tive de setar o notebook em uma configuração, mas ao passar o sinal pra TV, ela mesmo mudou a definição para uma menor, tendo que novamente fazer o ajuste manual pra 1080, e só ai, ficar com o encaixe quase perfeito, mas por alguns poucos pixels de erro, que depois a própria TV com o ajuste automático centralizou direitinho. Ficou perfeito.

Veja na propriedades a definição que está marcando, visualizando pela TV mesmo.

Usei o cabo VGA mesmo. Placa NVIDIA 6400 128mb.

Abraço!

12. marciorschneider

marciorschneider Usuário

28 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Bom pessoal, depois de acionar a garantia e a TV ser recolhida para a assistência, não é que o técnico testou e no pc dele funcionou corretamente?

Fiquei surpreso, já que tinha testado em DOIS PCs aqui em casa. Levei meu notebook até eles, e testei com o cabo que ele estava utilizando, mesma coisa. Tentei até mesmo utilizar o mesmo driver de vídeo que o micro deles, e mesmo resultado.

A conclusão é que a TV está Ok, o problema são as duas placas de vídeo (nvdia 7400 e 5200) que tem esse defeito, aparentemente. :(

13. Spidey

Spidey Usuário

25 Ago 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Usando conexão VGA, as TVs brasileiras (principalmente as HDReady) são bem porquinhas. Eu tenho uma Philips de 26" e o EDID dela é totalmente bizarro, a tv aceita oficialmente só até 1024x768. Eu consigo usar 1280x768 perfeitamente, mas não consigo 1:1 pixel mapping. Aliás, o sinal sai 4:3 na tv, o que eu consigo é "esticar" a imagem usando o controle de zoom.

Já usando o cabo DVI/HDMI a coisa muda. Na minha outra tv, uma Sony W300 FullHD, com placas nVidia ficou perfeito, 1:1 pixel mapping perfeito, testei com um papel de parede xadrez (2x2 pixels preto e branco, repetindo-se indefinidamente) e a tela não apresentou flickering nem nada. Já com a minha atual HD4850, usando a mesmo conexão HDMI, a tv apresenta uma imagem MENOR que a tela, por causa do underscan que a própria placa de video gera. No Catalyst eu consigo zerar o underscan e a imagem fica certinha, usando 100% da tela, mas não consegui 1:1 pixel mapping, o mesmo papel de parede apresente flickering e dithering.

14. dgrazini

dgrazini ZYW

26 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ele mostra a resolução de 1920 x 1080 e está com barras nas laterais? É isso que ocorre?

15. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    72
    Troféus:
    48
    Tenho uma Samsung 40" das antigas, 1366x768 ainda.

Ela é um verdadeiro terror. Já testei em vários notebooks e vários PCs. Todos funcionaram bem em vários monitores e tudo mais, mas com essa TV só uns funcionam e outros não. Tanto VGA quanto HDMI. Meu notebook, que é mais antigo e só tem VGA (Radeon 9700), apenas mostra a TV corretamente reconhecida nas propriedades de vídeo ("Samsung 1360x768" ou algo assim mostrado), mas na TV a imagem não aparece nem reconhece que tem cabo conectado.

Resultado: nunca pude usar meu computador na TV. :td:

16. Spidey

Spidey Usuário

25 Ago 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Exatamente.

17. Zerotex

Zerotex Usuário

1 Jul 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho esse mesmo modelo de TV e finalmente consegui configurar o Mac Mini pela HDMI. Nao sei se vai lhe ajudar, mas no meu caso o Mac Mini setou na resolucao certa (full hd), porem ficavam as malditas bordas pretas.
    Coloquei para ampliar a tela que seria como um Overscan nas opcoes do Mac e e em seguida apertei a tecla P.Size da tv para opcao de Apenas varrer...
    A TV corrigiu o tamanho da tela automaticamente.

18. marciorschneider

marciorschneider Usuário

28 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Sim, exatamente isso. A imagem fica encolhida, com barras nas laterais.

19. marciorschneider

marciorschneider Usuário

28 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Pessoal, Resolvido! (y)

Para quem tiver problemas parecidos, vou deixar a dica aqui.

Utilizei um programa chamado Powerstrip. Com ele é possível mexer em configurações avançadas da placa de vídeo (que não existem como opções no driver da NVIDIA). Ajustei alguns parâmetros, e consegui que a imagem ficasse correta na resolução 1920x1080.

Valeu a todos pela força!

20. Powerplay

Powerplay Usuário Ativo

22 Out 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Foi o que eu disse, basta usar a opção Just Scan ou Apenas Varrer (em Português), que preenche a tela toda.

Milton

Compartilhar esta Página