Projeto de Caixa

Discussão em 'DIY' iniciada por gardoni, 16 Jun 2003.

1. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  2. Nilton Costa

Nilton Costa Usuário Ativo

31 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Gardoni,

O problema é onde encontrar os componentes aqui no Brasil. Sou fan do DIY, mas moro em Belém do Pará, e por aqui não existe nenhum fornecedor. Só para vc ter uma idéia, até conectores tipo banana, tenho que mandar buscar em São Paulo. memso assim, já adicionei o site à minha lista de favoritos. Outro site bacana é: www.tnt-audio. com.
    Nilton Costa(y)

3. marcelo

marcelo Usuário

4 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  4. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Já vi que montar uma caixa artesanal no Brasil não fica tão bom quanto uma JBL devido a falta de componentes, mas por acaso alguém não tem um projeto feito com equipamentos que se possam adquirir no Brasil que pelo menos chegue perto a qualidade de uma JBL, se sim por favor me envie se possivel com detalhamento sobre os componentes e fotos.
    Obrigado. nelson@fco.eng.ufmg.br

5. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Nelson, isso é quase impossível, além dos problemas para conseguir um bom falante os capacitores não prestam.
    Se por um milagre conseguires os capacitores terás problemas para conseguir os indutores, eles podem ser feitos por ti mas o único fio que existe no comércio é este esmaltado de quinta categoría.
    Se trocares os indutores da S26 por outros de idêntico valor, mas feitos por ti, e também trocares os capacitores, as jbl vão ficar uma m... enorme.
    Se quiseres fazer um par de caixas de som por diversão ou pelo prazer de possuir um par de caixas feitas por ti, faça, mas não espere muita coisa delas, eu fiz um par e me quebra o galho no quarto.
    Abraços

6. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Como tenho parentes na Florida-Miame.
    Há como conceguir lá estes capacitores e indutores e alto falantes, se sim quais modelos são melhores e +ou- quanto custa, por favor.

7. marcelo

marcelo Usuário

4 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    De uma olhada nestes sites:
    www.speakercity.com
    www.zalytron.com
    www.parts-express.com

Boas marcas sao: Focal, Audax, Morel, Seas, Vifa, Scan-Speak, Dynaudio.

Nestes sites voce encontra tudo para fazer uma caixa que custaria U$ 30.000,00. Agora o projeto eh seu!

Sds,

Marcelo

8. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Como é isso para montar uma caixa boa eu presciso de
    Exemplo:
    1 Alto falante grave 8 ohms vifa
    1 Alto falante medio 8 ohms vifa
    1 Alto Tweeter vifa 8 ohms fs abaixo de 1200 vifa
    1 crossover(Qual marca modelo?)
    Quantos capacitores importado(Qual marca modelo?)
    Quantidade fio de cobre importado(Qual marca modelo?)
    Tubo

9. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Gardoni,

O Crossover é que é GRANDE problema. Não existe marca/modelo, ele deve ser projetado levando em conta cada um dos falantes que você escolheu e suas características individuais e coletivas.

10. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Gardoni, nos links que te passei incluí os indutores pefect layer e capacitores solen, eles tem um custo benefíco excelente, só precisarías pesquisar na internet e aprender muito sobre o assunto, não faça caixas se não souberes com o que estás ligando, pode ser uma decepção terrível.
    Ao menos no início evite caixas com três vias, pegue o dinheiro dos dois médios, dois tweeters e dois woofers para comprar apenas um tweeter e um médio/woofer, é muito mais difícil acertar o som de uma caixa de três vias, até mesmo com os desvios de fase entre os drivers.
    Como disse o Maurício, o crossower deve ser projetado, daí o que te disse sobre entrar no google e pesquisar DIY+SPEAKERS, irás encontrar centenas de páginas sobre o assunto e dá para aprender muito em algumas destas páginas, estude muito sobre o assunto e se precisar faça perguntas, ajudaremos no que pudermos.
    Utilizar woofer e tweeter da fiva é complicado, somente os tweeters mais baratos tem impedância de oito ohms, os outros todos são de seis ohms enquanto os médios são de oito ohms, isso dificulta muito a construção do crossower, não é recomendável para quem está começando.
    O tweeter morel que te recomendei é excelente, custa U$25 e tem fs de 650gz, a morel é considerada uma marca de excelente nível, este tweeter tem impedância de 8ohms, casa perfeitamente com os woofers da vifa.
    Abraços

11. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Márcio,
    Eu estou para decidir a compra de uma caixa da Cygnus usada porem em bom estado, conforme discutido neste site no topico: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&postid=22322#post22322
    Por acaso se eu comprar está caixa e no futuro quando eu estiver mais por dentro do assunto eu quiser melhora-la trocando seus componentes(Crossover, falantes e tweeter, mais antigos) por novos importados, ela podera ficar otima pois está caixa acredito já ser boa, exemplo disto um membro do ht forun, passou um par de B&W DM303 para surround e tem as caixas da Cygnus como frontais, oque acha?

12. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Não conheço a caixa, mas em termos de fidelidade sonora não posso acredita que seja superior a uma DM303, os falantes evoluíram muito nestes anos, acredito que ela possa ter graves mais forte.
    Se já estás pensando em trocar os falantes então acho que não vale a pena comprar a cygnus, se mandares fazer um gabinete em mdf e com vários reforços internos ele será superior ao da cygnus, o crossower da cygnus talvez não seja adequado aos novos falantes e se trocares o tweeter sería recomendável trocar os médios, já que é importante um casamento perfeito entre estes falantes.
    Se já estás pensando em modificar a caixa então compre os componentes e monte uma caixa.
    Abraços

13. bira

bira Usuário

16 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  14. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguém conhece algum livro ou Site que ensine sobre impendância, frequencia de ressonância, cortes em frequencia, ligaçoes em serie e paralela, etc...

15. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Qual são os falantes de uma JBL S26II, seria 1 Woofer de 12" 4 ohms e um Tweeter de 8 ohms?
    Vi um Woofer de 12" 4 Ohms da selenium, por acaso estes não serviriam para montar uma caixa não?

16. Flat

Flat Usuário

29 Jan 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Márcio,

sabe se a Som Maior vende os falantes B&W separadamente?

17. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Somente para reposição, e mesmo assim sería necessário copiar o projeto de algum caixa, mas o pior sería o crossower, só importanto.
    Gardoni, é possível fazer uma caixa com subwoofers nacionais, o problema é o médio grave e o tweeter, não existe nada com qualidade razoável.
    Um subwoofer automotivo deve obrigatóriamente ser utilizado com um médio grave, médio não serve já que os subwoofers não respondem com qualidade razoável frequências médias, o ideal é cortar no máximo até 200hz.
    Abraços

18. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Márcio,
    Eu entendo, acontece que este selenium 12PW3 4ohms não me pareceu um subwoofer ele não tem suspensão como os meus subs da pionner ele parece um médio.

19. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Márcio,
    Outra coisa, não entendo porquê todos estes capacitores, Woofers, e Tweeters tem que ser importados, porquê as lojas do ramo no Brasil não trabalham com as linhas de importação? E por acaso não há como conceguirmos estas peças no Paraguai não?

20. gardoni

gardoni Usuário

11 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Compartilhar esta Página