PROJETOR EPSON S5+!

Discussão em 'Projetores' iniciada por jol, 7 Nov 2007.

1. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem pessoal, primeiramente quero agradecer a este Fórum e a todos os seus participantes que de alguma forma, contribuiu para a escolha do meu primeiro Projetor. Diria que foi uma contribuição indireta, pois até então não tinha trocado mensagem com ninguém, nem postado algum tópico. Esse está sendo o primeiro.

Indireta pq desde o meu cadastro 06/11/07, apenas li bastante alguns tópicos e mensagens. Podem ter certeza, aprendi bastante! Não tudo, mas bastante.

Nem estava pensando em comprar um agora. Aliás, nunca pensei que um dia eu iria ter que comprar um, mas a necessidade falou mais alto e de certa forma me fez entrar em um mundo divertido, interessante e que foi despertado por este fórum que até então não tinha sido despertado.

Poxa, para mim um bom projetor teria que ter uma quantidade de Lumens o máximo possível para ser bom! (equívoco). Para ver filmes por exemplo não é bem assim, muito pelo contrário, muito Lumen faz com que a imagem não fique legal.

Contraste, tecnologia LCD, DST, aspecto da resolução 4:3, 16:9, heheh, eu pensava que isso tudo era batido no liquidificador e fazia parte de todo e qualquer projetor! (Equívoco). Cada projetor tem sua tecnologia e características que direcionam para determinada função.

Além de ter gostado bastante do Fórum, achei interessante a forma que cada um trata seu projetor. Até parece um filho que está para nascer ou já nasceu e precisa de um bom quarto, hehehe. Vi bastante fotos de HT, projeção de imagens, etc.

Diante disso tudo, aprendi que a escolha de um projetor deve ser feita com cautela e principalmente, é importante saber para qual uso se destinará. Vi bastante pessoas indecisas. Eu fui uma dessas pessoas! Estava indeciso entre o LG DS125, Epson S5, Sony ES4 ou Benq Mp611.

No meu caso alguns fatores foram cruciais para compra e escolha. Há alguém que possa dizer: poxa, esse cara leu tanto e ainda escolheu esse projetor!?

Repito, a escolha vai muito da necessidade, do uso e das condições de cada um. No meu caso, o uso principal que me motivou na compra de um, foi o fato de dar aula.

Sendo assim, como já falei, os fatores foram:

- urgência e necessidade (como dou aula e no meu contrato incluia além do aluguel da sala, o projetor tb, observei que estava ficando muito caro, e que na compra de um, diminuiria e muito o custo. Poxa, que diferença!!! Tirando o aluguel do projetor, ficou bem mais em conta o aluguel da sala!)

- pouco dinheiro (meu cache só estava disponível até R$ 1700 reais, então tinha que escolher um que estivesse até esse valor)

- custo/ benefício (pensei numa manuntenção pós-garantia, e lendo sobre o assunto, vi que a lâmpada do Epson é bem em conta para comprar, comparando com os valores que encontrei de outras marcas)

Aí vc pode me perguntar: E vc não vai querer ver filmes?

Com certeza, mas como esse não era o objetivo principal, então a exigência de qualidade não é tão grande, comparado a muitos colegas que compram especialmente para este fim. Então a qualidade na imagem, na projeção tem que ser das melhores possíveis, até pq as pessoam investem em uma boa sala de HT, ou pelo menos em uma tela consideravelmente grande para se sentirem como de fato em um cinema estivessem.

Bem, não sei da qualidade do Epson S5 para esse fim, mas acredito que para as minhas aulas e condições, e pelo preço que paguei, exatos R$ 1.699,85 c/ frete grátis, acho que irá me atender bem. E quando for assistir filmes, mesmo que não tenha nativa 16:9, hehe, já aprendi, nem uma quantidade de lumen menor, entre 1000 e 1300, o que projetar será lucro.

Os demais projetores fugiam das minhas condições, então optei pelo Epson S5.

Estou esperando chegar e deve estar chegando no máximo até sexta-feira! Espero que chegue nesse dia, pois sábado já terei que dar aula.

Se algum amigo tiver comentários, críticas e sugestões, serão bem vindas, até pq sou marinheiro de primeira viagem e espero trocar informações com vocês.

Valeu mais uma vez.

Quem sabe não goste da brincadeira e futuramente faça um investimento para esse fim, assistir filmes apenas!.

2. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Antes que alguém pergunte, vão aí as características do S5+:

Brilho/lúmens 2.000 Ansi lumens

Resolução nat. SVGA 800x600 Pixels

Controle remoto Seleção entrada, power, aspecto de imagem, modo de cor, volume, e-zoom, a/v mute, freeze, menu, help, auto, pg up / pg down, esc e enter.

Contraste Contraste 400:1,com uma excelente definição das cores escuras.

Nível de ruído 35 dB (alta luminosidade)
    28 dB (baixa luminosidade)

Correção de trapézio Vertical +/- 30 graus

Conjunto de controle de códigos Tecnologia LCD Epson

Método de projeção Teto, frontal e traseiro

Lentes Tipo - Foco Manual
    F-N: 1.4
    Foco: 16.6mm
    Zoom:1.0 - 1.35

Lâmpada Tipo 170 W UHE, 3000 H (alta luminosidad), 4000 (baja luminosidad)

Reprodução de cores 24bits - 16,7 milhões de cores

Cartão de som 1Watt

Distância da projeção 0,9 a 12,1 m

Características físicas Dimensões (com lente): 24.5 x 32.7 x 10,8 cm Peso: 2.6 Kg

Requerimentos elétricos 248 W, 4,1W Standby - 110V 231 W, 5,8W Standby - 220V

Condições ambientais Temperatura de funcionamento: 10° a 35°C
    Umidade de funcionamento: 15% a 85%

3. Dj-NinJa

Dj-NinJa Usuário

11 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    é um otimo projetor, em questao de custo/beneficio ...

comprei um s4, uso para fazer eventos, e claro pra ver filme... nao me arrependo nem um pouco, vendi a 3 meses atras pra pegar um s5 e to adorando... nao eh nenhum hs60 mas está me satisfazendo...

4. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Que bom Dj-NinJa. Ter uma referência de quem já tem já é uma grande coisa, pois o meu ainda nem chegou.

Onde você projeta os filmes e suas apresentações?

Usa mais para filmes ou apresentações?

Tem alguma imagem dele sendo projetado?

5. fabioing

fabioing Curtindo um som

30 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Muito interessante seu relato. Tenho um amigo que está interessado em comprar um projetor e está pensando em comprar um desses. Vou mostrar a ele o seu depoimento.

Quando estiver com ele em mãos complemente esse seu depoimento com a sua avaliação e, se possível, faça como alguns fizeram, coloque algumas fotos.

Um abraço e boa sorte.

Fabio

6. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Exatamente Fabioing, com certeza vou dar alguma contribuição a este Fórum com essa nova aquisição, postando as primeiras impressões, e posteriormente postar algumas fotos.

Digo posteriormente, pois na sala de aula ainda tenho uma tela que pode ser projetada a aula, mas em casa, realmente não tenho nenhuma preparação.

Então é aquela coisa, deixa eu tomar gosto com isso, pois vou pedir muitas dicas de como montar uma boa tela, etc e tal, até pq em termos de informações sobre eu projetor eu li bastante, mas na prática, ainda não tenho noção de como preparar uma tela para filmes, distância, tamanho, altura, principalmente para esse projetor que é nativo 800x600 (4:3).

Por enquanto é ver aqui uma parede livre para fazer os primeiros testes, heheh.

Como meu foco principal ainda não estava sendo esse, de ver filmes, agora é que comecei a ler alguns tópicos sobre esse assunto, pois quanto a esse assunto, acho que tem muita informação.

7. fbsouza1000

fbsouza1000 Usuário

21 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Você vai se divertir muito!!!:feliz:

(y)Boa Sorte!!! (y)

8. Dj-NinJa

Dj-NinJa Usuário

11 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    fico grato em ajudar em algo no forum!!!

bem vamos la...

o q chama muito a atencao eh o design do epson que eu acho muito bonito.... preto entao... e eh um projetor suuuper facil de mecher e conf.

outro ponto fortissimo no epson eh o lance de desligar e ligar suuuper rapido, sem falar que eh um projetor muiito silencioso, e vou te falar... 2000 lumens sao muita coisa... acho que pra vc que trabalha com apresentacoes, ele eh simplismente perfeito.

quando faco festas, geralmente uso uma tela de 150, ou uma de 120 translucida,e fica show de bola, passo clipes, filmes, pra fotos entao, ligado no rgb a qualidade eh maravilhosa, cores fortes e bem nitidas...

ja pra filme eh o seguinte, nao sei se sou eu que sou muito exigente ou o projetor que diferencia muito, mas quando vc puda do rgb pro video COMPOSTO a diferenca eh gritante (claro), vc consegue ver filmes e tal mas nao eh akeeeelaa coisa tb acho que estou assim pois estou mal acostumado com minha tv de plasma e comparar ao s5 seria covardia em questao de qualidade de imagem. mas assim quando vc o usa em video COMPONENTE aii a diferenca eh graaande, a imagem melhora muiito, ai vc assiste filme tranquilo mesmo nao tendo resolucao nativa 16:9, ele com a funcao de aspect widescreen e tranquila, e o bom eh que vc tb pode tando direcionar a imagem wide mais pra baixo ou pra cima. em questao de funcoes o epson tb eh otimo, ja tive oportunidade de aproveitar alguns sony, e em questao de funcao o epson eh excelente. vc pode ate colocar seu logotipo qdo liga o projetor ou mesmo bloqueado no caso de roubo a unica coisa que conseguem eh ligar, mas nao conseguem assistir nada apenas seu logotipo, e depois de 30 tentativas de desbloqueio por meio de senha(em questao de roubo) ele eh bloqueado e ai soh levando na epson pra desbloquear.

super leve, facil de guardar, manusear e etc... soh chamo questao pra uma coisa, mas creio que isso deva ser tooodos os projetores, se vc eh aquele cara perfeccionista que nem eu com projecao, tenha paciencia para ajeitar a tela uhahauhauahuahu, mas creio que vc n tera problema com isso, outra coisa otima do epson eh que vc pode diminuir ou aumentar a sua imagem indepentende da distancia de projecao (claro, que tb nao vai conseguir projetar 100p em uma distancia de 1 metro) mas ele te da a opcao de aumentar ou diminuir a projecao sem ficar levando o projetor pra frente ou pra tras.

enfim poderia passar a noite falando dele aqui, ainda mais que empolgo em falar de projetor...

agora soh uma dica, tenha muito cuidado com seu s5, o meu s4 eu soh vendi pois alugava para eventos, e depois de 3 eventos ele voltou toodooo arranhado, fiquei decepcionado com o tratamento do meu colega que eu tinha alugado e uma vez caiu no chao, e nao quebrou nada, bem resistente.... agora que comprei o s5 nunca mais aluguei e tenho o maior ciumes e cuidado ainda mais que ele tem a parte preto brilhosa que creio q seja facil pra arranhar.

questao de projecao eu uso EM CASA uma tela de 100 eletrica da CSR, mas sinceramente uma parede branca vc faz milagres hehe. ja projetei ate numa parede texturizada e ainda laranjada (por falta de espaco na festa) mas a qualidade mesmo assim ficou otima.

depois posto algumas fotos pra vc amigo pois agora estou de reforma em casa entao ja viu... espero ter ajudado em algo

xoo parar de falar huahuahuaahuahu grande abraco :LOL:

http://images.orkut.com/orkut/album...cRlS2SSAJtU9VDyEEOOTnnsLRfQgUq9IGSyP8DSAA.jpg

9. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    Alguns humildes conselhos de quem tem um S4 ! e só usa em casa como home... (mesmo não sendo o ideal)

Espero poder ajudar !

Pra vc ver filme em casa... sentado no sofá a uma distância não muito grande... nosso 800X600 mantém qualidade até no máximo 100 pol ! menos que isso fica cada vez melhor ! Mais que isso... só sentando cada vez mais longe e sendo assim mesmo, perceptível a perda de qualidade... nosso PJ tbm não faz miagre !

Lembre-se... conexão no mínimo em component vídeo... com o progressive scan ligado ! Compre um cabo bom... não precisa ser aqueles Monster caríssimos... que são excelentes... mas em 800X600 nem faz tanta diferença perto de um cabo STO. ÂNGELO rgb3 por exemplo !

Tenha muita paciência em calibrar a imagem ! ter um dvd de calibração é mais que indispensável... é vital ! Qd eu "ajeitei" a imagem do meu S4 pela minha percepção visual.... que é péssima por sinal !... tive vontade de vender meu PJ na mesma hora.... achei um lixo... uma porcaria... tava com o branco estourado... contraste destruindo a imagem... nitidez pixelando no último grau ! Em suma... Num simples DVD do star wars... que vem com as telas de calibração da imagem... resolvi todos os meus problemas !

Pra ver filme:... use o computador para a melhor imagem... ou tenha um player de DVD bom com um cabo bom... como ja disse antes.... pq se a fonte de projeção é ruim... nosso projetor e qq outro projetor do mundo... não resolve... pode melhorar .... mas não resolve ! então... player bom é essencial !

A tela faz diferença sim ! Faça um DIY se for o caso... eu tenho uma que fiz como vinil da Sansuy... se eu soubesse antes... como a minha imagem iria melhorar... não teria demorado tanto para montar minha tela ! minha parede tava suja e encardida ! faz muita diferença nos tons de projeção ! Tela é essencial para quem quer qualidade ! minha tela é fixa... e recomendo uma fixa ou tensionada... pq assistir filme com o vinil balançando ou com aquelas barrigas que o tempo causa é muito ruim !

Não use recursos digitais como zoom, e keysotone ! se vc puder... na sua casa... deixar ele retinho e nivelado com a parede... na distância certa ... é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor...
    Usar recursos digitais... no maximo na sua sala de aula... que muitas vezes não tem como deixar na posição ideal...
    Em casa.... faça malabarismos, mas não use recursos digitais que estragam a imagem...

De resto é só alegria !

Eu assito Tv e DVD's no meu PJ ! Tem gente que vem em casa... senta no meu sofá e diz: MELHOR que a minha plasma !
    Isso me deixa muito feliz ! mesmo pq... passei meses para acertar a imagem ! Sei que uma plasma nova ou uma tv de lcd são bem melhores... Mas eu consigo enganar muito bem !!!! hehehehehheheheheh

Bom divertimento... qq coisa... estamos aí !

Thiago

10. Dj-NinJa

Dj-NinJa Usuário

11 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    issu aeee thiagao.. ja tive um s4 tb... e sei como é chato pra calibrar imagem.... só nao entendi uma coisa, vc disse que calibrou a imagem com um dvd do star wars? ou eu to viajando na maionese? vc está projetando qtas º com ele e a que distancia e quais foram suas config?

usando o s5/s4 com o ps2 pelo video composto fica uma messblaa, tudo desfocado sem definicao :irado:, agora qdo é no componente ai a história muda...

11. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    Fala Renato ! tudo bem cara !(y)

Nos dvd's Star Wars e Indiana Jones (são os que eu conheço) .. nos sub-ítens da confiuguração do som, tem (geralmente fica meio "escondido) uma entrada pro THX Optimizer ! Lá vc encontra parâmetros de calibração ! Não são os melhores e os mais detalhistas... mas pra uma calibragem rápida... funciona muito.... mas muito bem mesmo !

Digamos que minha imagem mudou da água de esgoto pros bons vinhos chilenos !:D

Procura no Fórum aqui mesmo.... pela palavra THX... vc vai ver muita coisa !

Eu projeto a 100 pol em 4X3... (que dá umas 92 pol em wide - eu acho).
    Meu projetor fica na distância de mais ou menos 3 m !
    Eu sento (dependendo do sofá) a 4 m e o mais perto deve ser a uns 2,5 m (o sofá mais próximo)

Calibração é muito difícil de dizer pq eu mudei meu player de um Samsung para um Sony ! e as coisas mudaram muito... minha imagem ficou melhor ! por isso que eu não tenho como falar muito pq a calibração muda de player pra player !

Viu... o PS2 tem jogos muito baixos em definição... principalmente os piratões... que 99,9999999% dos brasileiros tem ! jogos como teken 5 ficam muito bacanas... mesmo em vídeo composto ! Apesar que vc pode comprar o adaptador video component ! deve custar uns 30 reais ! e ajuda bem !

Eu assisto TV a cabo (ainda não é NET digital) no meu PJ e te garanto que não é bom... mas é bemmmmmm melhor que TV.... mesmo pq eu deixo ligado o Progressive do PJ... que faz a tela não tremer e melhora significamente a imagem da TV ! Mesmo sendo TV analógica e com sinal "mea colher"... eu gosto de assistir viu ! fica bom sim !:D

Minha tela é uma DIY fixa com vinil Sansuy MP 25515 ! melhora o preto e os contornos ! :concordo:

Espero ter ajudado ! QQ coisa eu to aqui.... pode perguntar !

Abraços

12. Dj-NinJa

Dj-NinJa Usuário

11 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    pois eh brow andei lendo umas coisas sobre o THX antes, mas nao entendi muito bem se o optmizer era o oculos da THX que muitos usuarios compraram ou se eh um dvd de ajuster como o AVIA. ainda n tive a oportunidade de calibrar o meu PJ porque como a sala esta em reforma e tive um problema pra esconder a tela na sanca, eu ainda n tive oportunidade de ligar com o cabo tb que comprei, comprei um St angelo de 6mm componente, de 15 metros... assim que tiver a oportunidade eu ajusto ele... ja assisti em meu ex s4 programas de tv, foi tranquilo, claro que nao eh a imagem de um dvd mas realmente melhor q tv... depois vou testar tambem com minha net digital. (y)

13. PIPOC@

PIPOC@ Usuário

16 Out 2006
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    JOL!(y)

Muito legal o seu relato, passei aqui apenas para lhe dar os parabéns pela compra e que o S5 lhe traga muitas alegrias!

Siga os conselhos do amigo THIAGOVELI, muito bem expostos para um melhor aproveitamento do seu aparelho!

Se o seu objetivo era um Projetor para dar aulas, apresentações e ao mesmo tempo assistir filmes, fez a escolha certa , pois a EPSON é uma grande marca, além disso dispõe de uma ampla assistencia técnica no pais e possui a lampada mais barata dentre os projetores.

Parabéns e felicidades!

Abraços PIPOCA(y)

14. Marcus35mg

Marcus35mg Membro

13 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá amigos!!!

Ao que parece, eu tive as mesmas dúvidas que vocês, e cheguei a mesma conclusão. O melhor custo benefício pra quem quer começar nesse mundo das telonas e o Epson.
    Comprei meu Epson S5 a 15 dias atras por R$ 1550,00 aqui mesmo em Belo Horizonte e uso ele como uma TV na sala e no terraço, assisto jogos, filmes e a programação normal da TV a cabo, na sala eu projeto com 60 polegadas na parede branca e no terraço com 100 polegadas numa tela que fiz com tecido branco, uso ele conectado a um dvd r-155 da samsung por video componente, sei que tem como melhorar a imagem mas não consegui.

A única coisa que não gostei principalmente com relação a assistir filmes nele e o baixo contraste, em cenas noturnas ele embola um pouco a imagem e quando vejo filmes 16:9 as faixas pretas ficam bem claras, 400:1 realmete é muito pouco contraste e se alguem tiver uma dica pra melhorar isso eu agradeço.

abraço a todos

15. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    Olá Marcus...

Cara... dica pra melhorar o contraste de nossos PJ's é a utilização de tela high contrast (aquelas meio acinzentadas)... mas juro pra vc que oq eu sei desta tela, é oq tem aqui no fórum ! Essas telas meio cinza me parecem diminuir o brilho natural da imagem ! Enfim... a tela "te dá com uma mão e te tira com a outra"...

Eu uso um vinil "teoricamente" específico para projeção ... na loja do Brás que eu comprei (Mil Lonas)... segundo os vendedores... o MP 25515 me traria uma melhor faixa de contraste... melhor que o vinil VPalguma coisa que esquici o nome !

Fora isso colega... pra um melhor contraste... só trocando o PJ mesmo... por um LCD mto bom ou por um DLP com o "disco" rápido...

Lógico que qt mais escuro o ambiente estiver ... melhor...
    Tem tbm as bordas pretas da tela de projeção que tenho em minha DIY... que ajudam a delimitar a área de projeção e virtualmente ou até mesmo psicológicamente diminuem a sensação da imagem lavada... pelo menos foi a sensação boa que tive !

Mas tem um detalhe mto importante ! uma boa calibração melhora muito o contraste ! Eu sempre insisto nessa "tecla"... pq eu tive um impacto muito grande qd calibrei descentemente ! e olha que não deixei nem 80% do que poderia ! acredito eu !

Eu tenho um Epson S4... mas se hj eu fosse comprar... compraria o LG BN315... não é tão caro... e pra mim... na faixa de preço que ele se encontra ! é imbatível ! fora que ja é projeção de alta qualidade e wide ! só não troco o meu pq acredito que os 1080p vão caber no meu bolso um dia !

Aaaaaaaaaaa um dia vai caber ! hahahahahahhahah

Abraços cara !

Ps: Um abraço pro nosso amigo Pipoc@ tbm ! que ta sempre disposto a ajudar ! e sabe muito ! Flws

16. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem, primeiramente quero agradecer a todos que contribuiram de alguma forma com este tópico. Todos mesmo: o thiagoveli, Marcus35mg, PIPOC@, Dj-NinJa, fbsouza1000 e o fabioing.

Bem, acho que não esqueci de ninguém até o envio dessa msg.

Com certeza devo ter lido muitas, senão algumas, msgs postadas por vocês em alguns tópicos deste fórum. Fico feliz que vocês a alguns dias eram e ainda são exemplos de dicas e experiência e hoje estão dando a maior força nesse tópica.

Quero dizer que vou seguir com certeza os conselhos dos companheiros.

E não poderia deixar de avisar que meu Epson S5+ chegou sábado. Estava viajando e ainda não tive a oportunidade de testá-lo nem ligá-lo ainda, mas preciso fazer isso daqui a pouco até para saber se chegou tudo nos conformes. Realmente o design dele é bem interessante. Comprei na cor preta.

Valeu mesmo pessoal.

Agora vai a primeira pergunta e dúvida, talvez seja boba, mas vai me fazer entender melhor: minhas aulas com certeza irão ser projetadas do meu Notebook. Agora para projetar filmes, o Notebook seria a melhor opção ou projetar a partir de um aparelho de DVD doméstico com algum cabo especial seria melhor? E qual seria esse cabo?

O Thiago falou do STO. ÂNGELO rgb3 e o Monster que é caríssimo!

Poderiam explicar melhor e diferenciar o que seria um Vídeo Componente, Vídeo Composto, Progresive Scan?

Desculpem, mas como estou entrando nesse mundo agora, preciso da ajuda de vocês para poder aproveitar melhor do meu projetor e entender melhor como as coisas funcionam.

Valeu mais uma vez.

17. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    Olá Jol !

Vamos lá... suas perguntas englobam muitos conceitos que não adianta vc só ouvir de mim ! tem de ler bastante tbm ! Mesmo pq eu sei um pouco de alguma coisa... logo... não sei quase nada de nada ! :p

Vou tentar ser extremamente sucinto e até certo ponto esclarecedor ! Mesmo pq, pelo que me parece... vc esta sentindo falta de algumas informações até certo ponto simples !

Nós (a grande maioria dos brasileiros) estamos muito familiarizados com os sinais mais simples de vídeo e audio possíveis !
    Tudo começou qd a gente via aquele cabo de antena... o famoso RF, saindo de nossa antena e entrando na nossa TV... transmitindo assim, um sinal bastante simples e ruidoso de audio e vídeo... que só não era pior, pela curta distância do cabo de transmissão !

Vc está perguntando sobre sinais analógicos de vídeo, ou seja, pelo cabo que transmite a informação do seu transmissor pro seu aparelho de TV, caminham diversas, por assim dizer, "ondas", que vão se deteriorando desde a saída da origem até seu destino ! qt pior o cabo... mais essas ondas sofrem distorções e interferências externas...

Entendendo esta primeira parte de minha explicação meio simplória... da pra te explicar oq são e quais são as diferenças dos sinais de transmissão ! quais são:

1- O sinal que passa no cabo RF (aquele cabo branco que liga a antena na TV) é a mais simples das conexões... ali, os sinais se misturam... fazendo uma lambança de informações que é decodificada pela sua TV, transformando-se assim em som e imagem.

2- O sinal de Vídeo Composto é, digamos, o 2º estágio... e até certo ponto mudou e muito a qualidade comparando-se ao RF... neste ponto... o sinal de vídeo é separado do audio, mas continua passando por um cabo 75 Ohms (mesma coisa do RF), só que desta vez, sozinho... assim sendo... ele chega "limpo" ao seu Televisor... que só decodificará o sinal de vídeo, sendo o áudio decodificado em separado.

3- Depois do Vídeo Composto, temos o S-Vídeo, também conhecido por super vídeo... que de super não tem muita coisa não... mas ja é um estágio acima.
    Neste ponto... se não estou enganado... o sinal de vídeo é separado em Preto e branco em um canal e o resto das cores em outro... agora a coisa é mais elaborada... pois divide-se o sinal... que passa no mesmo cabo... mas por caminhos distintos... (eu não sei se falei certinho)

4- Temos agora um padrão mais elevado de imagem... é o Video Component ! esse sinal de vídeo é basicamente separado em três cores básicas... o verde o azul e o vermelho ! o cabo continua na mesma impedância de 75 Ohms como qq cabo de antena comum !
    Vc deve estar se perguntando o pq então da diferença de preço tão grande, se é tudo o mesmo cabinho sem vergonha de 75 Ohms ? Bem colega... oq diferencia é a qualidade do cobre condutor e a sua blindagem... para que as "ondas" do vídeo possam caminhar suavemente pelos cabos... e que não sofram influências externas que a possam distorcer !
    Oq muda tbm é o sinal e a decodificação do vídeo ! que pode ser transmitido em imagens de alta definição em até 1080 linhas de definição horizontal progressivas ! o sinal é decodificado separadamente... e posteriormente, juntado de novo ! (mais ou menos isso mesmo - explicação bem simpificada)

5- Depois desse sinal video component, temos o HDMI... que por ser digital, não manda "ondas"... mas sim números (0,1,1,0,0,0,1)... esse sinal é impossível de distorcer... número não distorce nem se perde (em tese)... assim sendo... o cabo em si nem faz tanta diferença (em tese), pois o sinal será decodificado pelo seu televisor, que transformará números em imagem ! Ou seja... outro patamar !

Entendido isto, podemos falar no progressive scan !

Nussa... isso é muito facil, mas ao mesmo tempo complicado pra te falar de forma simples... mas vamos lá !

Imagina que a sua TV de tubo CRT (raios catódicos) é um pintor ! ... só que é um pintor que desenha imagens por partes... ele desenha uma linha de cada vez... só que bem rápido ! e vc acaba enxergando a imagem como um todo.... mesmo ele desenhando em partes ! A coisa é mais ou menos assim !
    O sinal que se utiliza nos padrões PAL e NTSC... é interlaced... ou seja... entrelaçado... ! Sua TV desenha todas as linhas pares de uma vez e depois... muito rapidamente... desenha as linhas ímpares... tão rápido que seu cérebro não percebe ! sendo assim... mesmo a TV "pintando" as linhas separadamente... de tão rápido, vc enxerga uma coisa só ! isso acontece em frações de segundos !

O sinal progressive simplesmente "pinta" todas as linhas de uma vez só ! assim sendo, as linhas não se entrelaçam para formar a imagem... mas aparecem todas de uma vez só... quadro a quadro de forma completa ! Isso aumenta de forma significativa o conforto visual e os contornos da imagen... que é reproduzida quadro por quadro perfeitamente ! Sendo assim, aquela imagem que vc via tremendo na sua TV... pára de tremer, visto a imagem estar sendo transmitida em sinais progressivos e não entrelaçados !

Entendeu o pq de ter um cabo de boa qualidade (pra não perder qualidade da imagem), sendo a melhor opção, no seu caso, o sinal em vídeo component (para uma melhor trasmissão e "formação" da imagem), transmitida em progressive scan (para se obter imagens mais bem definidas) ???????????

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saindo das explicações... e dando algumas dícas...

Se vc for usar um DVD player :

Seu PJ não tem entrada video component dedicada... ou seja... o PJ compratilha o sinal video component com a entrada RGB de computador !

Vc precisa de um cabo video component que possua adaptações para ligar seu DVD player no seu PJ... na loja videosonic tem esse cabo ! Eu comprei lá ! Te recomendo o Sto Angelo RGB3... que vai ter os 3 pluges normais do video component em uma ponta, e na outra... a pinagem que encaixa na entrada computador de seu PJ ! Eles sabem fazer isso... eles fazem direto isso... é só vc falar que quer um cabo video component com o adaptador pro Epson S5... eles vão saber oq vc ta querendo ! Dica... é mais barato vc mandar montar um cabo... do que comprar o que eles ja vendem pronto ! não faz sentido.... mas é mais barato !

Se vc for usar o Laptop, vc ja vai ter o cabo que acompanha o projetor !
    Na minha opinião... se seu Laptop for bom... tiver um vídeo bom... é bem melhor projetar a imagem dele do que a de um DVD player ! A não ser que vc possua um OPPO com chipset dcdi faroudja ! Apesar que mesmo no meu Sony "simplesinho", fica muito bom... e o laptop não é tão prático como o dvd player tbm ! Tudo tem seus prós e contras... tlvz o melhor do laptop mesmo seja a fonte da imagem !!

Bem... espero que vc tenha me entendido !

(PRO PESSOAL QUE TA LENDO... POR FAVOR... SE EU ERREI ALGUMA COISA... POR FAVOR... PODEM CORRIGIR !!!! afinal de contas... eu sei pouco e tanto nosso colega como eu, podemos ser ajudados por quem sabe mais ! estamos aqui pra dividir e adiquirir mais conhecimento !!!)

DESCUlPEM MEUS ERROS DE PORTUGUÊS e concordância... que deve tê um monte... eu não sou burro nem analfabeto não.... hehehheheheheh :D é eu to com sono e escrevi rápido ! hehehehe:rofl:

E ainda disse que ia ser sucinto !!! imagina se eu fosse ser completo.... hahahahhaha

Abraços e boa sorte colega

Thiago

18. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Thiago, com certeza clareou bastante! Pode ter certeza que foi uma aula e tanto. Sempre que precisar vou dar uma olhada neste tópico como consulta.

Bem, resumindo, e pelo que entendi, preciso ter um aparelho de DVD que seja bom e tenha tb o Progressive Scan para projetar as imagens com todos os Fields ao mesmo tempo, e ter um bom Cabo Vídeo Componente é fundamental. Claro que não seria apenas isso, mas digamos, é o começo, uma base.

Meu Note é um Toshiba P105-S6114, tela de 17 Wide, placa de vídeo de 128, com 2GB de ram e um processador Core 2 Duo com HD de 160GB.

Olha só, ontem a noite eu liguei pela primeira vez meu Epson S5. Achei muito prático, menu na tela, controle de fácil acesso, manual bem didático, etc.

Umas das minhas primeiras curiosidades era saber até em qual resolução eu poderia colocar no meu Notebook. Por que isso? Pq onde dou aula, por incrível que pareça, nunca tinha me importado em ver o modelo do projetor que eu dava aula. Com essa agora de ter que comprar um, sábado bateu a curiosidade, hehe. Ri na mesma hora, pq era nada mais nada menos que um InFocus X2, tão e tanto falado aqui no Fórum, hehe.

Mas tinha um problema, eu trabalho com a resolução do meu note em 1441x900. Quando ia dar aula nele, sempre tinha que baixar para 1024x768. Na tela fica bom, mas na minha, fica muito ruim pq perdia área útil quando abria os softs.

Nesse Epson tive até um susto. Assim que liguei não apareceu nada, apenas uma tela azul. Varifiquei se ele estava selecionando a Fonte certa de projeção, e estava. O problema era exatamente isso. Quando coloquei em 1024x768 logo a tela do note foi projetada.

Ainda queria mais e coloquei numa resolução anterior ao que uso para trabalho. Coloquei 1280x800. Pois num é que ele aceitou!!! No note não ficou ruim para trabalhar e na na projeção tb não. Em relação ao que dava aula, já melhorou e muito esse ponto!

A primeira impressão foi muito boa do S5+. Liguei do Notebook e projetei na parede do meu quarto que por sinal é pequena, distância pouca, não é totalmente branca e sim um branco gelo, com alguns quadros da metade da parede para cima, hehe. Ainda tinha uma porta e uma cama para atrapalhar um pouco:D. O ambiente estava totalmente escuro pq fui testar umas 2hs da madrugada.

Gostei muito da qualidade e passei alguns vídeos do meu curso, alguns Slides, achei perfeito para as minhas aulas.

Coloquei alguns filmes de 3D (o primeiro foi Happy Feet e depois Os Sem Floresta) só para sentir como ficaria.

Olha, não sei se é pq não sou muito exigente, ou estou começando agora e entendendo e aprendendo muitas coisas ainda, mas fiquei simplesmente maravilhado com o resultado. O Brilho, a nitidez, as cores..... Acho que eu dei uns 20 congelamentos de tela para poder ver os detalhes dos personagens, hehehe.

Bem, se esse tipo de projetor ainda não é o ideal para esse fim, pq existem, digamos, projetores com características que favorecem a qualidade, então realmente eu imagino que deva ser um supra sumo de projeção nesses projetores mais específicos para filmes, mas que eu fiquei bastante satisfeito com o meu Epson e com sua qualidade, haaa fiquei sim.

Para mim, para minha necessidade e condições, pelo que testei, se encaixou como uma luva. Acho que fiz um bom investimento. No futuro talvez comece a ver a qualidade com olhos mais críticos, mas no momento estou super satisfeito.

Tentei até tirar algumas fotos na mesma hora para mostrar a vocês algumas telas dos filmes, mesmo sabendo que ainda assim, não retrata bem a realidade para ser fazer uma avaliação, mas apenas para terem uma idéia. Uma pena, quando fui ver, as pilhas da câmera estavam descarregadas.:D

Minha próxima dúvida é saber quais funções devo alterar para que a vida últil da lâmpada seja a maior possível. Vi que existe um tópico aqui específico sobre isso, se as pessoas usam em modo econômico ou normal.

Não consegui localizar em específico essa função para deixar em Normal ou Econômico, apenas algo com Pouco Brilho ou Muito Brilho. Nessa opção eu notei que com muito brilho o projetor fazia mais um pouco de barulho e com baixo, ficava mais silecioso. Será essa configuração, deixando em baixo brilho, que o deixaria em modo econômico e consequentemente, menor ruído e mais vida últil da lâmpada?

19. jol

jol Usuário

6 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal, é isso mesmo. Dei uma olhada no Manual em PDF que vem no CD, Baixo Brilho seria o Modo Econômico e Alto Brilho seria o Modo Normal.

De qualquer forma, ainda fica a pergunta se é apenas esse tipo de configuracão que torna a vida útil da lâmpada maior. Se teria alguma outra.

Valeu mais uma vez!

20. Dj-NinJa

Dj-NinJa Usuário

11 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Compartilhar esta Página