PS3 YLOD FIX LUZ AMARELA DA MORTE REPARO

Discussão em 'PlayStation' iniciada por tocadoguaxinim, 14 Jun 2009.

  1. tocadoguaxinim

    tocadoguaxinim Usuário

    Desde:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    15
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Fortaleza
    Foi bem, criei este tópico para compartilhar com todos minha solução para o problema que está assombrando a comunidade mundial de usuários do PS3. São aqueles famosos 3 bips, depois de ligar o bicho. A luz verde acende, muda para amarela/alaranjada, e depois fica piscando na vermelha, sem que o aparelho ligue. Não tenho encontrado muitas soluções para o caso, mas perseverei na pesquisa e quero compartilhar o que fiz, bem como saber quantos aqui já tiveram o mesmo problema e como o resolveram. Também gostaria de saber a umidade relativa do ar da cidade em que moram as pessoas que já tiveram o problema.

    Não me considero técnico, apesar de já ter feito curso de eletrônica. Mas a internet foi criada para resolver problemas, principalmente os que não existiam antes dela. E percebi que a umidade é a grande responsável por esse problema. Peço a quem tiver conclusão diversa que poste aqui. Nunca vi um computador ou qualquer outro aparelho eletrônico tão sensível à umidade como o PS3.

    O procedimento é esse, em resumo: abrir o bicho e retirar a umidade dele com o uso de um soprador térmico, não esquecendo a reaplicação da pasta térmica. Os resíduos da aplicação de pasta antiga devem ser devidamente retirados/limpos.

    Não tenho como detalhar os procedimentos de abertura e fechamento do PS3, pois estas são as etapas mais complicadas. Há vídeos no youtube que ensinam isso.

    Depois de aberto, é preciso "dar um banho de calor" na placa-mãe com um soprador térmico por mais ou menos 5 minutos, a uma temperatura de aproximadamente 500º Celsius, e deixá-la IMÓVEL por uns 50 minutos, para só então fechar o aparelho. Mais uma vez lembro: o revestimento térmico com uma pasta apropriada deve ser renovado, tanto na GPU quanto na CPU. Já vi inclusive quem limpe toda a placa com álcool isopropílico antes de usar o soprador térmico. Acho interessante, pois a umidade muitas vezes deixa uma crosta invisível sobre os componentes. E secar a quente pode deixar resíduos sólidos minúsculos sobre a placa. Quem mora em cidade praiana sabe do que estou falando.

    Da primeira vez que aconteceu comigo, entrei em profunda depressão, chegando a tomar remédios controlados e a ficar internado em hospital psiquiátrico. Queria morrer. Nada mais fazia sentido para mim. Vi uma luz no fim do túnel que era diferente da vermelha que fica piscando no ps3. Era uma loja que disse que consertava. Paguei R$280,00 para consertar, com 3 meses de garantia e o defeito voltou 4 vezes, até que pedi meu dinheiro de volta e arregacei as mangas. Comprei o soprador da marca Skil por R$160,00. Para quem não sabe, é um aparelho usado para aplicação de insulfilm e também em serigrafia.

    Eu mesmo segui o procedimento. De quebra, enchi os espaços vagos do aparelho de silicagel/retentores de umidade. Outra opção é colocar próximo ao console um Steriler (não sei se é assim que escreve), aparelho que tira a umidade do ambiente e que é usado em arquivos, bibliotecas, etc. Se alguém usa o console numa sala com ar condicionado (que por si só já resseca o ambiente), melhor ainda. Falta uma vez para ser a primeira que ele torne a dar o mesmo defeito. Se acontecer novamente, posto aqui para vocês.

    Bem, era isso, galera. Peço a quem ler e que já tenha passado pelo problema que confirme se sua cidade tem umidade elevada. Há pessoas de BSB, por exemplo, com esse problema? Lá é seco de rachar o nariz. Tirando meus exageros/brincadeiras, espero ter contribuído para trazer esperança a algum coração aflito pelo mesmo problema. Grande abraço a todos.
     
  2. scodino

    scodino Usuário

    Desde:
    28 Dez 2005
    Mensagens:
    338
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Muito bom seu post. Eu tenho o meu PS3 desde Dez/08 e ainda não tive problemas, até pq eu uso muito pouco. Porém eu moro no Rio em frente à praia. A umidade aqui é altíssima e isso até me preocupa um pouco depois do seu relato.
     
  3. tocadoguaxinim

    tocadoguaxinim Usuário

    Desde:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    15
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Fortaleza
    amigo, sem brincadeira, aparelho eletrônico que é pouco usado é o que mais dá problema. o teu caso é parecido com o meu, pois somos atingidos pela maresia. o calor interior gerado pelo aparelho em uso contínuo diminui a incidência da umidade. até mesmo um de meus micros que fica ligado direto, quando eventualmente passa 2 dias desligado já dá problema para ligar. nunca mais deu porque coloquei colado nele um sterilair, e vi que fez diferença, pois a umidade é umas das principais inimigas dos eletrônicos. antes eu pensava só na sobretensão, na alta temperatura, mas depois dessa do ps3, aprendi a ter mais cuidado com a umidade também. basta observar os computadores de empresas/repartições públicas que passam 24 horas em ambiente fechado, e no momento do expediente ficam sob refrigeração. não há praticamente problemas causados por umidade.

    tem cuidado com o teu aparelho, pois é ruim prá caramba um investimento pesado como um ps3 ir por água a baixo. mas em se tratando desse defeito, que é mais comum do que eu pensava, ainda há esperança. o meu deu problema depois de uns 10 meses de comprado. um colega meu que comprou um pouco depois viu meu drama, e depois de alguns meses me ligou dizendo que a YLOD bateu na porta dele. lógico que não tô aqui para "agourar" ninguém. pelo contrário, minha intenção é ajudar. fiquei embasbacado quando cheguei na assistência e vi um monte de ps3 com o mesmo problema. até hoje não sei se é questão de lote, mas creio que talvez não tenham pensado em regiões mais úmidas quando fabricaram o aparelho. quando voltou da assistência e depois de 2 ou 3 semanas apresentou o mesmo problema, senti que era coisa renitente. dito e feito. geralmente o reparo durava umas duas ou três semanas. até que eu cansei e fiz o que descrevi acima.
     
  4. Mauricio_Fernando

    Mauricio_Fernando Usuário

    Desde:
    28 Nov 2005
    Mensagens:
    457
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Mafra/SC/Brasil
    Putz......fiquei com medo agora

    Minha casa fica fechado o dia inteiro, pois não fica nionguem nela, e aqui em Santa Catarina, da geada direto, o ar é tmb bem úmido.

    Pergunto: Sempre colocar um Pano sobre o PS3 quando não tiver usando o mesmo, isso ajudaria?

    Valeu, abraços.
     
  5. hunkmorte

    hunkmorte C4 na cabeça

    Desde:
    12 Set 2008
    Mensagens:
    4.788
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    arraial do cabo / rj / brasil
    muito bom post, qd falou em soprador termico pensei logo no secador de cabelo da minha esposa, porem 500 graus hehehe fica dificil até pro fogao daqui de casa,

    moro tambem bem proximo a praia a casa é moderadamente fria e umidade tambem moderada o ps 3 fica em uma area estrategica que é quente e ao mesmo tempo ventilada, pois o calor excessivo tambem é um inimigo, pois eu tive problemas de legs e pequenos travamentos a epoca que tinha meu velho rack e o ps3 ficava enfurnado num espaço que sobrava uns 10cm pra cada lado, bem mudei a posição agora ele fica em pé e em um local sem paredes assim pega uma boa refrigeração ao mesmo tempo que pega o calor da tv e do receiver que fica embaixo aquecendo o ambiente, bem pelo menos parou de dar os probleminhas, bem o meu completou 1 ano dia 10 agora, e tá show , o modelo é o famoso mexicano.
     
  6. tocadoguaxinim

    tocadoguaxinim Usuário

    Desde:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    15
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Fortaleza
    uma das coisas que os especialistas mais falam é que "hair dry" (secador de cabelo) não se presta a esse serviço. tem de ser o 'hot gun" mesmo. e olha que nem todos têm potência para atingir essa temperatura. Uns 350º ou 400º já ajudam, caso se aumente o tempo de retirada de umidade e se diminua a distância entre o soprador e a placa.

    ---------- Mensagem adicionada às 21:32 ---------- Mensagem anterior foi às 21:29 ----------

    cara, eu colocaria algo plástico, tipo aquelas capas que o povo usa para micro e monitor, só se for com alguns saquinhos de slicagel dentro. acho que é suficiente para quando ele não estiver sendo usado. podem falar o que for, pode até não ficar bonito, escondendo a beleza do PS3 (o bicho é bonito mesmo!), mas diminui de fato o risco de problemas com umidade.
     
  7. Bond

    Bond Usuário

    Desde:
    28 Dez 2006
    Mensagens:
    340
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    SP
    Fiz esse mesmo procedimento com meu Xbox 360...

    Funcionou 3 vezes depois morreu de vez...
    (a primeira vez durou 1 mês e meio, depois 3 semanas, depois 4 dias...)
    Morreu jogando o (na época) recém lançado Guitar Hero 3 ! rs

    "Dizem" que o soprador térmico refaz as ligações (soldas) dos chips, no caso a GPU, CPU e a memória..., que se interrompem devido ao super aquecimento (o aquecimento derrete a solda original e a ligação se rompe)

    Porém, no caso do 360, diziam que a placa tinha um erro de projeto aonde ela era "forçada" fisicamente pelos encaixes dos dissipadores em formado de "X" a ficar torta..., e quando havia superaquecimento a solda ficava fraca e "quebrava" devido a essa "força" física. (até substitui esse "x"no 360, mas "tarde demais")
    Na época algumas pessoas diziam "resolver" o problema enrolando o Xbox em uma toalha, deixando ligado alguns minutos com as 3 luzes vermelhas até que o aquecimento refizesse as soldas.

    Acho que no PS3 pode ocorrer algo semelhante com as soldas...
     
  8. pedrosiggia

    pedrosiggia Usuário

    Desde:
    2 Dez 2005
    Mensagens:
    98
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    rio de janeiro
    o meu deu ylod e nao tentei consertar, e to vendendo ele assim emsmo!
     
  9. bjrjo

    bjrjo Usuário

    Desde:
    22 Dez 2008
    Mensagens:
    3
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Luís
    Blz amigo! Por quanto vc vederia seu PS3?

    ---------- Mensagem adicionada às 14:30 ---------- Mensagem anterior foi às 14:27 ----------

    $$$$ Pode mandar msg particular!
     
  10. pedrosiggia

    pedrosiggia Usuário

    Desde:
    2 Dez 2005
    Mensagens:
    98
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    rio de janeiro
    mp enviada
     
  11. Mauricio_Fernando

    Mauricio_Fernando Usuário

    Desde:
    28 Nov 2005
    Mensagens:
    457
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Mafra/SC/Brasil
    Nossa
    Se realmente foi isso...to morto, hoje as paredes da minha casa ( serio ) chegaram a escorrer de umida que estava
    Depois de uma bela chuva.
     
  12. De_Best

    De_Best Usuário Ativo

    Desde:
    18 Jul 2006
    Mensagens:
    1.314
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Localização:
    Campinas - SP
    Chapas , uma boa dica para quem usa o ps3 na horizontal , é colocar 4 pezinhos 2 cm no lugar dos originais , aumenta a distância do PS3 da base onde ele está e melhora a passagem de ar por baixo , região onde se encontra os dissipadores .

    Sobre a humidade , ela pode dar problema sim ...o chapa aí tem razão !
     
  13. guiamaand

    guiamaand Usuário

    Desde:
    3 Jul 2009
    Mensagens:
    2
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Ananindeua/Pará/Brasil
    Valeu amigo! Consegui consertar meu PS3 com YLOD com um soprador térmico a 250 °C segui o procedimento do vídeo de duas partes do youtube e fiquei encorajado após ler seu caso. Concordo que além do fato do superaquecimento do PS3 este problema pode estar realmente relacionado com a umidade do local, pois moro em Ananindeua - Pará e aqui temos o clima quente é MUITO úmido. Fazem 10 dias que consertei e até agora tudo (y) ! Só acho que ele tá ativando o nível dois do cooler muito rápido agora. Não sei se foi a marca da pasta térmica ou se fiquei traumatizado com o YLOD!!! AGORA FICO ATENTO COM TUDO.

    VALEU AMIGÃO :aplauso:!!! FIQUEI MUITO FELIZ :rever1:!!!!

    fiquem com DEUS!!!

    meu ID na PSN é guiamaand_brasil
     
  14. tocadoguaxinim

    tocadoguaxinim Usuário

    Desde:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    15
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Fortaleza
    No início o cooler do meu se enfurecia com facilidade. havia usado uma pasta térmica tabajara. troquei por uma pasta prateada da marca akasa (aquelas em tubinho de injeção) e agora o cooler se acalmou. a diferença foi notória. não comprei a boa antes porque não encontrei. mas a branca genérica é uma economia que não vale a pena, caso você ache a boa logo.
     
  15. EABORGES

    EABORGES Usuário

    Desde:
    31 Mar 2008
    Mensagens:
    129
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Brasília
    O meu PS3 acabou de dar a YLOD. Moro em Brasília e o meu console "era" o de 40GB. Na minha opinião o problema não tem nada com humidade, pois é uma falha de projeto da sony mesmo. Observem a quantidade de aparelhos que estão apresentando problemas depois de 18 meses de uso (meu caso por exemplo). Alguns estão dizendo que esse problema é tão grave como o que ocorreu com o XBOX. Acho que é uma bomba que só está começando a explodir agora.
     
  16. De_Best

    De_Best Usuário Ativo

    Desde:
    18 Jul 2006
    Mensagens:
    1.314
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Localização:
    Campinas - SP
    e o pior é que concordo com vc amigo ..., PS3 e 360 antigos , estão dando muito problemas mesmo ..., eu tentei fazer as prevençoes no meu , por enquanto está firme e forte ...espero que fique assim .
     
  17. guiamaand

    guiamaand Usuário

    Desde:
    3 Jul 2009
    Mensagens:
    2
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Ananindeua/Pará/Brasil
    Após 2 semanas deu YLOD novamente, fiz o procedimento com o soprador térmico e dessa vez limpei partes da placa mão com alcool isopropílico para remover algumas crostas resultantes do superaquecimento. Desta vez vou usar a pasta térmica Cooler Master NanoFusion. Vamos ver quanto tempo aguenta!

    Obs: Sempre uso o soprador à 250°C com vento mais baixo possível, a uma distância aproximada de 1cm da placa. Tenho medo de fritar o ps3 de vez!
     
  18. EDDU

    EDDU Usuário

    Desde:
    21 Dez 2005
    Mensagens:
    37
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    GUARULHOS/SP
    O meu ps3 eh a versao de 40gb CECHG, deu ylod em maio mais ou menos e já refiz esses passos do soprador térmico emprestado 2x e com secador de cabelo também umas outras 3x usando essa mesma pasta termica da akasa em ambos os casos.

    Usando o soprador termico, ele durou um pouco mais, cerca de 2 semanas e meia, 3 semanas enquanto q usando o secador de cabelo q tem em casa nao passou de uma semana de uso.

    No meu caso, quando deu o ylod, alem dele parar de funcionar, pifou tambem meu leitor, entao soh dava pra jogar as coisas que eu tinha comprado da psn.

    Agora estou querendo pegar um ps3 slim, mas agora alem de ter o ylod (yellow led of death), surgiu o RSod (red screen of death), que até agora embora nao tenha encontrado nada que confirme, creio que seja algum problema dos firmwares 3.0 e 3.1 instalados. Até agora não achei ninguem que fale com certeza "é isso" sobre qual a origem desse novo problema, mas com tanto problema rondando o ps3 da medo se arriscar a comprar um novo...
     
  19. De_Best

    De_Best Usuário Ativo

    Desde:
    18 Jul 2006
    Mensagens:
    1.314
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Localização:
    Campinas - SP
    Edu , este erro RSOD é menos grave e praticamente facil de resolver ..., é um erro no HD , arquivos corrompidos , restaurando o PS3 resolve ...

    No seu ps3 antigo com YLOD , tente fazer o seguinte : compe 3 ventoinhas pequenas , tipo usadas em cpus ou placa de video , coloque duas na lateral direita , mas cuidado não na parte de cima , um pouco mas para baixo , para o ar entrar direto no dissipador da GPU de CPU do play3 , a 3 ventoinha vc coloca ao lado da saída de ar traseira do ps3 , só que puxando o ar , não soprando ar para dentro , manja ..., ah tbm é bom colocar 4 pés mais alto no ps3 e do lado esquerdo , bem do lado da fonte , faça varios furinhos de ventilação na carcaça do play , é plastico qualquer furadeira pequena dá para fazer , eu usei broca de 3,5 mm fiz 20 furos , isto ajuda a refrigerar a fonte do PS3 . Fazendo isto depois do procedimento da pistola de ar quente , vai ajudar a manter seu play3 vivo por mais tempo .

    Qualquer dúvida entre em contato que te passo fotos do meu play3 3 com estas modificaçoes ! hoje meu play 3 roda liso , ventoinha não passa do segundo estagio !
     
  20. lfalcao

    lfalcao Usuário

    Desde:
    24 Jul 2007
    Mensagens:
    177
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    rio de janeiro, rj
    Comigo o PS3 sem fazer absolutamente nada (na dashboard) já liga o cooler nervoso. O ar que sai do aparelho nem quente está, mas deve estar uns 35-38 graus aqui no RJ. E ultimamente o ele anda travando no battlefield 1943. Só da pra jogar com Ar condicionado :ataque:

    Trocar a pasta é a unica solução mesmo ? Tô com receio de abrir e perder a garantia extendida (ainda tem 2 anos)
     

Compartilhar esta Página