Puxar alimentação dedicada para sala própria p/ audição. Qual a forma correta?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Emmet L Brown, 23 Jun 2006.

  1. Emmet L Brown

    Emmet L Brown Usuário

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    Tópico antigo (y)
     
  2. mario fernandes

    mario fernandes siervo del Dios Altísimo

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    De posse de um lay out dos equipamentos na sala voce pode visualizar onde estarao a maioría das tomadas, preferentemente onde estará o rack. Nao esquecer da tomada do sub, da tv, do projetor...

    Para dimensionar cabos e disjuntores, voce precisa saber qual será a sua *carga* elétrica: consumo em Watt do receiver, projetor, tv, player, iluminaçao, etc...

    Há vários colegas *experientes* aí na sua cidade que, se voce os convidar para um *almoço*, muita coisa poderá ser solucionada (y)
     
  3. arielcs

    arielcs Musica de Qualidade

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    Lucas, a dica do Mario é perfeita.

    Como vc ainda nao tem certeza do total em consumo dos equipamentos, monte a rede interna do comodo com esse mesmo cabo (6mm). Faça uma caixa de entrada com disjuntores ( Siemens) e a partir dela a distribuiçao para as demais tomadas.
    Monte tomadas com fases diferentes.
    Use uma fase para os amplificadores e outra fase para os players por exemplo.
    Alem das fases e do neutro, um terra dedicado tb é indicado.;)
     
  4. ÉdisonCh

    ÉdisonCh Usuário Muito Ativo

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    Lucas,

    Com alguns anos em função de auditoria e de O&M, e uma boa janela em áudio, aprendi que nenhum leiaute deve ser feito de uma forma "fechada", em caráter definitivo, pois tudo sempre muda. Uma graninha nova, e inesperada, uma boa oferta de caixas, novas tecnologias e novas idéias em termos de setup, tudo pode acontecer quando a gente menos espera.

    Então, sobre a parte elétrica, ela deve ser conservadora, para um bom consumo. Com duas fases vindo em fios de seção de 6 mm2, você estará bem lastreado. É necessário também um neutro dedicado, de preferência provindo desde a entrada, ou no mínimo que seja a primeira emenda no cabo que "conduz" o neutro. A bitola pode ser a mesma.

    Seria apropriado um terra dedicado, também, independente do terra que serve o neutro e daquele que se liga aos demais aparelhos de grande consumo do casa, em especial os que têm motor elétrico (máquinas de lavar, de secar, hidromassagem, bombas, chuveiros, etc.).

    Seguindo essa filosofia, você deve colocar tantas tomadas quantas forem possíveis, tomando o cuidado de observar a mesma "geometria" (desenho?) das fases, dentro do padrão brasileiro. Por exemplo, quatro tomadas na parede principal e duas na parede oposta. Isso te possibilitará refazer o "leiaute" sempre que achar conveniente.

    Eu uso três tomadas dentro da estante/rack e uma fora. Duas ligadas a um disjuntor dedicado no quadro de distribuição e duas ligadas em um disjuntor Siemens especial, alimentado por cabos saídos diretamente da caixa de entrada. Esse disjuntor é o que alimenta o AcOrganizer LC-311.

    São exemplos. As variantes e opções são bem mais numerosas.

    Édison
     
  5. mario fernandes

    mario fernandes siervo del Dios Altísimo

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    O correto dimensionamento do cabo é feito para a maior conduçao de corrente, que é calculado por curto circuito, ampacidade (capacidade de conduçao da corrente) e queda de tensao (em funçao da distancia). :)
     
  6. ferperes

    ferperes Fernando Peres

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    (y) Vou dar o meu pitaco. Qual é a tensão de alimentação na sua cidade? Se for de 220V, a bitola do cabo que vai para as tomadas pode ser de 2,5 mm², até pelo fato que su tu usares cabo de 6,0 mm² tu terás dificuldade em ligar estes cabos nas tomada, e vai faltar espaço na caixa que fica na parede, deixando o eletricista louco da vida. Tu podes considerar que o cabo de bitola 2,5 mm² pode transportar sem problemas até 20 A, tendo assim algo como 4.400 wats de potência disponível. Portanto, sendo bastante conservador, eu diria que dois circuitos derivando do quadro de disjuntores com cabos de 2,5 mm² está muito bom. É só dividir os aparelhos entre estas duas.
    Espero ter ajudado.
    Não esquecer do aterramento. É aconselhavel.(y)
     
  7. ÉdisonCh

    ÉdisonCh Usuário Muito Ativo

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    Lucas,

    Não se preocupe. Com os cabos que você projeta já está superdimensionado. Não confundir correntes de baixa voltagem, ainda mais contínua e com alta amperagem, com corrente alternada normal. Você vai notar que a diferença entre avoltagem medida na caixa e vinte, 30 metros depois é muito pequena, 1 ou 2 Watts conforme a tomada, e que não interfere no funcionamento dos aparelhos.

    Para a parte de áudio e do DVD player basta um disjuntor, se for apenas uma fase, ou 2 se for bifásico (ou um disjuntor bifásico). Todas as tomadas da parte de áudio podem ser ligadas nesse mesmo disjuntor. Acho adequado não deixar tela, projetor, TV e iluminação no mesmo disjuntor, para não "sujar" a corrente. O consumo efetivo da parte de áudio não é grande. Um grande sistema talvez uns 1.200 a 1.500 watts, no máximo uns 2.000 (um disjuntor de 25/30A ou 2 de 15 A). Porque ninguém usa, continuamente, todos os aparelhos no máximo. Um pequeno sistema de áudio consome no uso normal 1/10 disso.

    Assim, a parte relativa a TV, tela, projetor, etc., você pode ligar em outro disjuntor. Esses dois conjuntos devem ser aterrados, pois há intercomunicação entre eles através dos cabos de interligação de áudio e vídeo.

    As outras tomadas, fora do sistema, e os pontos de uso normal (aspirador, ar-condicionado, lustres, etc.) você pode deixar dentro do esquema normal da casa, à cargo do próprio eletricista.

    Eu uso cabos de 6mm2 e não tive problemas com as tomadas nem com os conduítes. Coloquei conduítes grandes, de 1.1/2". Uso tomadas Hospital Grade, que permitem o uso de cabos ou fios de bitola maior. Em todo caso, ao comprar as tomadas você precisa verificar se os contatos permitem o uso de fios mais grossos, para não ter que fazer terminais ou emendas.

    A CESP e a Elektro disponibilizam um manual para instalações elétricas que pode sanar todas suas dúvidas.

    Édison
     
  8. Fontes

    Fontes Usuário

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    Caro Lucas

    Pelo que entendi suas dúvidas não são apenas em relação a alimentação dos equipos da sala de audio e video, mas também sobre como distribuir alimentação eletrica por todo o apartamento, já que voce pretende fazer uma reforma geral na parte eletrica do ap. Certo ?

    Quanto a distribuição no resto no apartamento acho conveniente usar os serviços de um bom eletricista e verificar as normas adotadas pela concessionaria de energia aí de Recife. Voce fala em usar cabos de 6mm para levar a energia desde o quadro geral do edificio até o seu ap. certo ? Se assim for voce terá que consultar a concessionária sobre o uso deste cabo. Algumas concessionarias não permitem uso de cabos flexíveis (tipo Pirelli PP) para esta finalidade. É bom então fazer uma consulta. Quando aos condutores a serem usados em todo o apartamento acho desnecessário qualquer coisa que seja superior a um bom fio rígido Pirelli de 2,5mm para todas as tomadas de uso comum. Apenas para as tomadas da área de serviço e cozinha eu colocaria fio rígido de 4mm. Para os chuveiros e aquecedores de pias e lavatorios colocaria fios rigidos de 6mm e com disjuntores individualizados. Lógico que voce encontrará no mercano alguns aquecedores centrais, usados para aquecer toda a agua de um banheiro (o Cardal é um exemplo) que exige fio de 10mm, neste caso voce terá que obedecer a isso para sua propria segurança.

    Quanto a alimentação dos equipos da sala de audio e vídeo voce pode usar fio rígido pirelli de 4mm, desde o quadro interno do ap até as tomadas dos equipos. Em nehuma hipótese use aqui cabos flexiveis tipo Pirelli Cordplast PP, este cabo resulta em agudos velados, pouca dinâmica e um som meio abafado. Experiência propria.

    Um único fio de 4mm será suficiente para alimentar um sistema mediano, destes que 80% de nós possuímos.Use neste ramal dedicado um disjuntor Siemens de 16A. Use aterramento dedicado. O fio do aterramento é obrigatorio que seja flexivel. Agora, caso voce tenha ou pretenda ter amplificadores de alta potência/corrente, tv de plasma, projetor, etc, etc aí então lhe aconselho a trazer desde o quadro interno duas fases, dividindo as tomadas (fase 1) em tomadas para as fontes (cd, dvd, toca-discos, etc) e pré's em geral (pre-amplificadores, dac's, etc) e outro conjunto de tomadas (fase 2) para os amplificadores, receivers, etc .

    Entretanto, se voce utiliza algum tipo de condicionador (Powerline, Savage, ACO, etc) não se faz necessário fazer esta divisão por fases já que voce vai pendurar tudo no condicionador. A não ser que voce vá ter dois condicionadores, um para cada fase. Entendeu ?

    É muito importante que as tomadas para os equipos sejam de qualidade superior. Aconselho tomadas importadas tipo Hubbell, Steck, etc. A melhor tomada nacional que eu achei no mercado fica a anos luz atrás da Hubbell que eu instalei agora. Caso voce puxe apenas uma fase para os equipos e tenha condicionador não necessita mais que 4 tomadas numa caixa 4x4. Caso resolva trazer duas fazes então seria um conjunto de 4 tomadas para cada fase, também levando em consideração que havera outro condicionador na outra fase. É certo que o condicionador precisa apenas de uma tomada, mas as 3 que restam ficam para uma emergência (testes de aparelhos, aparelhos extras, etc)

    Não sei se ajudei ou compliquei ainda mais. Pode continuar questionando aqui ou por MP.(y)

    um abraço

    Fontes
     
  9. arielcs

    arielcs Musica de Qualidade

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    Lucas nao existe confusao. Vc esta certo.

    Se vc pretende ligar um aparelho que necessita de muita corrente e em suas especificaçoes seja necessario um fio ou cabo de bitola de 10mm, TODO o sistema deve estar projetado e montado para esse consumo.

    Leia-se aí, cabos, relogio, fornecimento, plugues etc. ;)
     
  10. Fontes

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    Como lá no relogio voce tem apenas 3 fases, voce ao puxar duas fases para cada sala, uma delas será compartilhada com as duas salas.

    Não resta dúvida que as fases dedicadas dão um ótimo ganho sonoro, mas não substituem os beneficios adicionais de um BOM condicionador (Powerline ou ACO). Aliás, o bom funcionamento e eficiencia destes dependem muito da qualidade de seu ramal eletrico. Muitas vezes a pessoa liga um condicionador numa instalação eletrica ruim e fica falando mal, achando que o beneficio não foi tão grande, que capou a dinamica, etc. Tive experiência disso agora. Instalei um Powerline e não obtive o resultado no grau que eu esperava. Substitui meu ramal dedicado o qual era feito com cabo Pirelli Cordplast, por fio pirelli rígido de mesma bitola (4mm) e instalei umas baitas tomadas Hubbell. A melhora foi absurda. Foi como tivesse feito upgrade de fonte ou de amplificação. Mas ao retirar o condicionador do caminho a qualidade sonora cai em grau bem maior do que quando estava com o cabeamento anterior. Um outro ponto importante é que o condicionador também proteje os seus equipamentos dos surtos de corrente.

    abraços

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  11. arielcs

    arielcs Musica de Qualidade

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    Excelente post Fontes ;) (y)
     
  12. mario fernandes

    mario fernandes siervo del Dios Altísimo

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    No meu conceito, deixaría uma fase em cada quarto para iluminaçao e outra (ou mais em funçao da carga) para alimentaçao dos eletrónicos. :)
     
  13. Fontes

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    Caro Lucas

    Uma pergunta: a demanda de energia em seu ap dá para ser suprida por apenas uma fase e com cabo de 6mm ?

    Outra: qual a distãncia aproximada do quadro de disjuntores até o quarto e até a sala ?

    No mais acho que tá muito bom da maneira que voce quer fazer.(y)

    abraços

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  14. arielcs

    arielcs Musica de Qualidade

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    Olha a gambiarra na chave de fusiveis :choque:!!!! Esta ligada DIRETO !!!!:eek:loko:

    O cara que fez isso é um ASSASSINO !!!! :xingo: :xingo2:


    Chame um "excelente" eletricista ou um engenheiro, refaça tudo de acordo com as normas vigentes, especifique a carga de tudo o que vc tem em casa, distribua isso no projeto e viva tranquilo.
    Gaste o que for necessario, pois as fotos indicam que a coisa pode estar muito "errada".

    Me desculpe por colocar a coisa assim, mas energia é algo bem perigoso e a segurança com ela nunca é demais. ;)
     
  15. Fontes

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    Arielcs

    Isto que parece uma gambiarra é o neutro. O neutro não pode passar por nenhum tipo de chave. Então eles ligaram no borne inferior e fizeram a "ligação direta" para o borne de saída. Não precisava fazer assim era só passar o neutro direto sem "entrar" na chave. (y)

    Lucas

    Agora a dúvida é a seguinte: existe neste quadro do relógio uma outra fase fora esta que está subindo via chave e fuzível ? Se não tiver, nada feito. Resta a você somente trocar este fio velho (neutro e fase) por um novo de bitola 6mm ou a maior que couber no conduite.

    abraços

    Fontes
     
  16. arielcs

    arielcs Musica de Qualidade

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    Fontes, pelo que entendi la é BIFASICO!
     
  17. Fontes

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    Arielcs

    Pior. É monofásico. Naquela chave passa o fase e o neutro ( o que está by pass)

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  18. ÉdisonCh

    ÉdisonCh Usuário Muito Ativo

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    Lucas,

    Pelo jeito, não sou profissional, é 220V monofásico. Se for esse o caso, as bitolas sugeridas são mais do que suficientes, com sobras.

    Eu te aconselharia a, antes de mais nada, procurar um bom eletricista.

    É que há o problema de distribuição da carga pelos disjuntores.

    Édison
     
  19. Fontes

    Fontes Usuário

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    Lucas

    Beleza! Pelas fotos parece que na realidade é bifasica ou trifasica. Não dá pra ver bem uma vez que usaram fios de cor única. A chave é trifásica. Mas não dá para afirmar só por aí. Só que a sua ainda é monofásica. Neste caso voce tem que contratar um bom eletricista para fazer isso. Não tente fazer com qualquer eletricista. Geralmente na própria concessionaria de energia alguns se oferecem para fazer estes trabalhos nos dias de folga. Veja pela conversa do cara se realmente é confiável.(y)

    abraços

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  20. ferperes

    ferperes Fernando Peres

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    Nossa! Este seu medidor é de matar. Minha sugestão é que você contrate um bom profissional para analisar in loco seu caso.(y)
     

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