Quais equipamentos necessários para instalação do som automotivo?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por RLB, 26 Mar 2008.

1. RLB

RLB Maluco por Audio e Video

29 Dez 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Resolvi fazer eu mesmo a instalação do som no meu carro. Já sei por onde passar os cabos, onde ligar cada fio e cabo, etc.
    O que não sei é exatamente são as medidas de cabos e fios que irei utilizar e nem se estou contemplando todos os equipamentos necessários nessa instalação.
    Meu carro é um Celta e irei instalar um módulo no porta-malas e um par de auto-falantes nas portas. Também pretendo deixar os cabos preparados para um futuro subwoofer.
    Itens que listei:

-Conector para a bateria. Qual conector devo utilizar para o cabo positivo ligado na bateria?

-Caixa de fusivel. Quantos amperes?

-Cabo para positivo. Quantos mm deve ser a espessura do cabo e quantos metros deverá ter o comprimento do cabo?

-Cabos RCA. A principio dois pars. Gostaria de saber se posso usar cabos RCA para audio residencial, ou é um especifico para automóveis? Também gostaria de saber se 3,6m são suficientes?

-Fio para o remote.

-Fio para auto-falantes. Quantos metros devo usar?

-Fio para o negativo.

É preciso algum tipo de conector para ligar os fios no amplificador? Qual?
    Estou esquecendo alguma coisa?

Obrigado,
    Abraços,
    Rômulo.

2. Linconln

Linconln Usuário Ativo

26 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Conector para a bateria, um que caiba o fio e permita parafusar na bateria.
    Fusível: http://autosom.net/artigo.asp?cod=34
    Cabo de força: http://autosom.net/artigo.asp?cod=64 uns 6 metros devem ser suficientes, mas o melhor é medir...
    Cabo RCA, blindado, normalmente usam com 5 metros.
    O fio pro remote não precisa ser muito grosso, só liga e desliga o amplificador.
    Os fios para os alto-falantes têm que medir também, como os RCA padrão têm 5 m, essa medida deve ser suficiente para cada par. Isso se for ligar da forma mais usada, cortando do chicote que vai no player. O ideal é ligar direto nos falantes, ai, os comprimentos vão variar.
    O fio do negativo deve ser da mesma bitola do positivo, mas pode ser ligado na lataria, próximo do amplificador.
    Alguns amplificadores aceitam conectores tipo garfo, pelo menos, todos que vi aceitavam.

3. RLB

RLB Maluco por Audio e Video

29 Dez 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Opa, Lincon obrigado pela ajuda.
    Os auto-galantes vão das portas até o porta-malas. Irei liga-los direto no amplificador.
    Pelo que pesquisei, vou usar um cabo de força de 8mm, talvez 6mm.
    Queria saber se 3,6m de rca daria certo, pq é o comprimento que achei cabos da AR. De 5mm, só encontro o genérico mesmo... Os cabos vão sair do player, direto para o porta-malas...

abraços,
    Rômulo.

4. Papillon

Papillon Usuário Ativo

30 Jun 2004
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    -Conector para a bateria. Qual conector devo utilizar para o cabo positivo ligado na bateria?

Existem tanto conectores simples como bornes (terminais de bateria)

ex:

http://www.leosound.com.br/loja/imagens/terminal_alongador_bateria_1.jpg

http://www.leosound.com.br/loja/imagens/hurricane_terminal_bateria_xb1229_1.jpg

-Caixa de fusivel. Quantos amperes?

depende do seu sistema.

-Cabo para positivo. Quantos mm deve ser a espessura do cabo e quantos metros deverá ter o comprimento do cabo?

aproximadamente 5m, dependendo de onde for instalado.

-Cabos RCA. A principio dois pars. Gostaria de saber se posso usar cabos RCA para audio residencial, ou é um especifico para automóveis? Também gostaria de saber se 3,6m são suficientes?

provavelmente não seja suficiente por conta das curvas.

-Fio para o remote.
    #0,75mm a corrente é baixissima.

-Fio para auto-falantes. Quantos metros devo usar?

ideal é medir, mas se o divisor de frequencia estiver na mala, cerca de 6mts em cada perna aproximadamente, x4 = 24m. Se o divisor estiver sob o painel a distancia diminui.

-Fio para o negativo.

se o negativo estiver na mala, coisa de 1m com bitola proporcional ao positivo.

É preciso algum tipo de conector para ligar os fios no amplificador? Qual?
    Estou esquecendo alguma coisa?

pode ser usado terminal sim, nao é fundamental mas pode, pessoalmente nao uso.

quando instalo um som peço ao instalador:

-porta fusivel resistente a água "geral" a 30cm da bateria
    -cabo do positivo dentro de conduite por todo o percurso no cofre do motor,
    -acabamento em borracha de vedação para o furo onde o cabo positivo passa do cofre para o interior do veículo.
    -cabeamento interno encapado com espuma (evita barulhos)
    -cabos de alimentação do player saindo do porta fusível (positivo e negativo), somente o ACC vindo da caixa de fusiveis do carro.
    - passar os cabos de força por uma lateral do carro, os cabos de falante e rca pelo centro separados por 10 a 20cm.

não aceito fiação aparente.

Exemplo da instalação da bateria num carro que tive:

Exemplo da instalação de amplificadores em outro carro que tive:

O importante é manter a instalação segura, coerente, com chance menor de interferencias e limpa.

roger_2 agradeceu.

Compartilhar esta Página