Qual a dimensão da LCD 40' ?

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por affalcao, 21 Nov 2008.

1. affalcao

affalcao Usuário

13 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal,

Gostaria de saber a altura e largura da tela das tvs LCD 37' e 40'. Queria a dimensão da tela e não da tv, que encontro em sites.

Quero comparar principalmente a altura com minha tv 29´.

Obrigado.

2. rabib

rabib Usuário

13 Out 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    É simples calcular o tamanho das TVs LCD..

Normalmente elas tem proporção de tela 16x9..

Geometricamente falando, essas dimensões são os catetos de um triangulo retangulo..

Assim, pra se achar o angulo menor (ß) deste triangulo, basta fazer o arco-tangente desses catetos:

ArcTan ß = cateto menor / cateto maior

Então

ArcTan ß = 9/16 então o angulo ß é ~29.3577º

Pegando o tamanho da tela (hipotenusa) e multiplicando pelo cosseno, vc vai ter a largura.. Multiplicando pelo Seno, vc vai ter a altura..

Resumindo:

Pegue o tamanho da tela em polegadas, multiplique por 2,54 pra converter pra cm..

Depois multiplique por 0.871575 (cosß) pra ter a largura, e multiplique por 0.49 (senß) para ter a altura..

Exemplo: 40" vezes 2.54 dá 101.6 cm..
    vezes 0.871575 dá 88.552 cm de largura
    e vezes 0.49 dá 49.81 cm de altura..

3. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário Ativo

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Uma curiosidade sobre a forma de medição das telas:

Nas telas antigas em relação de aspecto 3x4, a medida oficial é feita pela diagonal, isto é, a distância entre o canto inferior esquerdo ao canto inferior direito.

Nas modernas telas em 9x16, a medida oficial é feita pela base da tela.

Embora o critério de medição seja diferente, as alturas de uma tela antiga e modernas para uma certa especificação em polegadas são (QUASE) as mesmas.

Isso significa se uma pessoa está satisfeita com um TV de 29 polegadas em 4x3, continuará satisfeita quando comprar um TV de 29 polegadas em 9x16.

Existe um compromisso entre o tamanho da tela a distancia de assistência do telespectador. Se a tela é pequena, perdem-se detalhes da imagem. Se a tela é muito grande, o telespectador começa observar os inevitáveis defeitos da composição da imagem, por melhor que seja a definição do aparelho em questão.

"Uma regra popular é que a distância ideal para se assistir TV seria duas vezes e meia o tamanho da tela. Assim, a distância ideal para assistir a uma tela de 42 polegadas seria 2,5 x 42 = 105 polegadas, ou 2,67 metros (1 pol = 2,54 cm)."

fonte:
    http://guia.mercadolivre.com.br/tv-plasma-lcd-digital-hdtv-guia-compras-44966-VGP

4. rabib

rabib Usuário

13 Out 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    Mas só quanto a transmissão for Wide, imagino eu..

Pq se se a transmissão for 4:3 (o que hoje é normal até na TVD), uma TV de 29" Wide vai ter a imagem igual uma tv de tubo 4x3 de 23"..

Uma de LCD 32" 16x9 vai ser igual uma tv de tubo de 26" 4x3..

E uma de 40" Wide seria igual uma de 32" 4x3 :)

5. alvaros

alvaros Usuário

29 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    He..he..he.....

O rabib arrebentou na Física..........

Putz...lembrei do meu Professor João Ribeiro rasgando Física e Matemática
    no colégio......Essa foi boa mesmo.!!!

Mas essa é a resposta precisa mesmo..!!!

Em outras palavras, se vc buscar nos sites de vendas, você pode pegar
    as medidas que eles dão sem a base, e subtrair cerca de 5 cm que são as
    larguras das bordas da tv e ai então vc vai ter a medida das Tela Líquida
    em cm ( lembrando que deve subtrair 5 cm de cada lado da sua medição ).

6. rafael_netto

rafael_netto 1000 agradecimentos e contando

23 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0

Não é bem assim, cada TV tem suas próprias dimensões independentes da tela. Só pra ter uma idéia a minha Sony 46" tem praticamente a mesma largura da Philips 42" que eu tinha antes.

A conta do Rabib está certa mas existe um jeito mais fácil, sem precisar recorrer ao senos e cossenos.... basta lembrar do teorema de Pitágoras (quadrado da hipotenusa = soma dos quadrados dos catetos) e lembrar que a relação entre os catetos é 16/9.

De qualquer forma essa discussão não deveria estar neste fórum e sim no das TVs. Eu postei uma mensagem há muuuuito tempo lá sobre essa comparação entre as TVs wide e 4x3, vou procurar.

7. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Discordo, toda TV (e monitores de computador), independente do "aspect ratio", tem seu tamanho dado pela diagonal.

Pelo seu critério, minha TV teria então 44", e não 50" (y)

8. rafael_netto

23 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
  9. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    72
    Troféus:
    48
    Rafael, pq você não coloca esse seu tópico (ou o novo) na sua assinatura? É realmente um muito bom e que as pessoas sempre têm dúvida.

Meu tempo perdido no Google e na calculadora agradece! :D

10. affalcao

affalcao Usuário

13 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pensei nisso. Cada tv tem uma dimensão diferente independente da tela. Quanto ao cálcula da tela usando teorema de pitágoras realmente é bem óbvio :D, mas minha dúvida era se a medida da diagonal era real, ou seja, se 42' eram de área útil. Minha CRT 29' tem na verdade 27' de diagonal. Quem tiver tv 4:3 e quiser medir... ;)

Já tinha lido algo sobre isso há um tempo atrás.

E quanto ao post, imaginei ser o melhor lugar aqui, hardware e área técnica.

valeu. (y)

11. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Lamento, colega. Mas o critério não é meu.

No passado, a medida "polegada" consagrou-se como a mais adequada para a classificação de aparelhos de televisão.

A medida ERA feita entre o canto inferior esquerdo ao canto superior direito da tela do televisor. Essa medida diagonal é expressa em polegadas.

A medida diagonal servia para expressar tal valor, pois, independentemente do tamanho da tela, todos os televisores guardavam uma relação permanente, de altura versus largura igual a 3 x 4.

Com o advento da TV digital a coisa vem se complicando. Além do formato "standard" SDTV em 3x4, há o formato EDTV e HDTV em 9x16, além de vários formatos alternativos, como 2 x 1, por exemplo.

PARA O FORMATO 9X16, A EXPRESSSÃO "POLEGADAS" FAZ REFERÊNCIA À LARGURA DA TELA, NÃO MAIS A DIAGONAL.

Em uma TV de 30 polegadas convencional (3x4), essa medida representa uma tela retangular
    de 18 POLEGADAS DE ALTURA por 24 polegadas de largura.

Em uma TV de 30 polegadas de tela ampla (widescreen), a relação 9 x 16 implica numa tela de aproximadamente 17 POLEGADAS DE ALTURA por 30 polegadas de largura.

Logo, num "big close", a cabeça da personagem da novela é um pouco maior na TV convencional de trinta polegadas.

Só espero que este critério para medição de telas HDTV não se inflacione como o PMPO...

Quanto a área de visão, em um TV convencional (3X4) de 30 polegadas em tela plana, sua área é de 432 polegadas quadradas.

Em um TV "widescreen" de 30 polegadas, a área É MAIOR que em telas convencionais: aproximadamente 510 polegadas quadradas.

No passado, houve uma certa confusão com medidas de telas diagonais, baseadas no tamanho do tubo de imagem ou área visual.

Como pôde ser visto, houve uma pequena reforma no método de medição de telas de televisores. Mas continuamos a fazer o uso das polegadas.

De qualquer maneira, quando a TV em três dimensões entrar no ar, tenho certeza que a medida mais adequada para as "telas-aquarios" será o litro!

12. PeaceTo

PeaceTo Usuário

22 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Curioso, mas este método não condiz com a realidade que tenho em casa. Possuo uma TV de 40 polegadas e a diagnonal mede aproximadamente 101,6cm. Ora, 101,6 = 40 x 2,54. Logo, a minha TV mede as polegadas pela diagonal e não pela largura.

13. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Ah, é? Então você precisa explicar isso para os departamentos de marketing das empresas. Por exemplo:

Sony, Bravia LCD Full HD 52 polegadas KLV-52W410A
    http://www.sonystyle.com.br/br/site...&category=televisores&tabNum=1&id=KLV-52W410A
    LG, Modelo: 47LG70YD-SCARLET
    http://br.lge.com/products/model/detail/lcd_47lg70ydscarlet.jhtml#

Eles não falam que é wide-screen, mas é meio óbvio pelo tamanho, foto e resolução:
    Panasonic, TH-42PV80LB TV de Plasma 42" VIERA HIGH DEFINITION
    http://www.panasonic.com.br/descricao.asp?A3=730&A1=110&A2=1#espec

Pelo seu critério, esta TV deveria ter uma tela de 42 x 2,54cm = 106,7cm de base e 106,7 / 16 * 9 = 60,0cm de altura. Note que as dimensões dela são um pouco menores, mas que são condizentes com uma diagonal de 42":
    E por assim vai.

Mas para não aprecer ranheta, fui no link que você postou como fonte para esta informação esdrúxula (http://guia.mercadolivre.com.br/tv-plasma-lcd-digital-hdtv-guia-compras-44966-VGP), e não achei nada disso. Não que eu considere o Mercado Livre o lugar mais confiável para informações técnicas, mas...

Estou muito curioso. Você poderia mostrar exatamente onde você achou esta informação?

14. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Hélio comentou:

"
    Ah, é? Então você precisa explicar isso para os departamentos de marketing das empresas. Por exemplo:

Sony, Bravia LCD Full HD 52 polegadas KLV-52W410A

"

Marketing! Acertou na mosca...

As emissoras continuam enquadrando as tomadas de imagens para os milhões de TVs em 3x4.

Logo, num big close, a cabeça do personagem tem quase o mesmo tamanho num TV 3x4 de 29 polegadas OU num TV 9x16, CUJA BASE TENHA 29 POLEGADAS.

Pensava como você, mas a distância ideal (citada em meu post) entre o telespectador e a tela da TV deve ser a mesma, quer para antigos TVs ou novos.

Não se esqueça: o legado de aparelhos 3x4 é maior de 60 milhões.

Quanto à norma, vou procurar, depois retorno.

15. affalcao

affalcao Usuário

13 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Definitivamente minha tv 4:3 29' não tem essa medida de diagonal. Acontece que 29' é a diagonal do tubo de imagem e não da área visível da tela. Isso não acontece com as telas de LCD.

Fácil verificar. Só pegar a fitinha métrica, chegar perto do televisor e efetuar a medição. (y)

Ah...isso já foi discutido e analisado pelo Inmetro.

16. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Trabalhei numa fábrica de cinescópios nos (longíncuos) anos 70.
    Na época, a medição da "tela" era feita pela diagonal, considerando-se o contorno externo do tubo. E , até então, não havia outra relação de aspecto de TV além da do retângulo 4:3. As imagens eram geradas e recebidas assim.

A medida era adequada para as montadoras de TV pois, através dela, projetavam-se os contornos do gabinetes onde se acomodariam os tubos.

Nesses mesmos anos 70, alguns advogados espertos nos EUA, descobriram que a "area visual ativa" de um tubo de imagens era menor que o contorno do mesmo.

Como o consumidor compra a TV pelo que vê, isto é, pela área da imagem, o caso acabou parando na justiça. Desde então, nos EUA, mudou-se o conceito de medição de telas de TV.

De fato, a medida das modernas telas 16:9 continuam sendo feitas pela diagonal.

No entanto, li (em algum lugar) uma regra comum (válida para TVs 4:3 ou 16:9) sobre a distância ideal de assistência de TV, principalmente para a questão do "big close". Daí, surgiu a confusão.

Revisei meus conceitos, agora "TREVISO".

Mas, desta vez, ficaria do lado dos advogados.
    :LOL:

17. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Jonas, como o mundo seria melhor se todos nós fossemos como você, que admitimos sem pestanejar quando erramos :rever1: :rever1: :rever1:

Quanto às TVs de tubo, você está certo, o mesmo é válido para monitores de computador - as caixas de monitores de 17" tinham algo do tipo "Diagonal do tubo 17 pol., diagonal visível 15,5 pol."

Me lembro de uma licitação em que o responsável queria devolver todos os monitores de computador, pois ele tinha especificado 15" e quando ele mediu com a fita métrica nenhum tinha sequer 14"... Foi meio complicado convencer o homem a aceitar tudo :lol:

18. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

6 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Uma fórmula simples para achar a altura de uma tela 4:3 correspondente a uma tela 16:9 é multimpicar por 0,8

Uma TV de 16:9 de 40 polegadas tem a imagem da mesma altura que uma 4:3 de 32 polegadas (32=40x0,8)

Uma TV wide de 37 = 37 x 0,8 = 29,6 polegadas em 4:3

para ter uma imagem 16:9 com a mesma altura de uma TV de 34 polegadas , é preciso uma TV wide de 34/0,8= 42.5 polegadas.

Mas a mesma TV de tubo que aqui era vendida como de 34 era vendida como de 32 nos EUA. (acho que os brasileiros contavam a parte que estáva oculta pela moldura, e os gringos não)

Portanto era na verdade de 32 polegadas (eu tenho uma Sony wega 34, que é na verdade 32)

32/ 0.8= 40. (portanto uma TV de LCD de 40 polegadas no modo 4:3 dá uma imagem do mesmo tamanho de uma de tubo 4:3 de 32 polegadas (aqui vendida como de 34).

Agora essa aí de medir pela largura da tela não é o que se encontra por aí. Se por acaso houve alguma convenção para se medir assim, ela definivamente não pegou.

Uma curiosidade: Essa wega CRT de 34 polegadas que eu comprei a uns 4 ou 5 anos, paguei R$ 2.900,00. Hoje acabei de comprar uma LCD 37 da Panasonic (oferta aos membros do forum) por R$ 1780,00.

A wega 4:3 CRT pesa mais de 80 kilos, a pana LCD 37 pesa 22 kilos. Mas para assistir TV aberta, a velha Wega ainda dá uma imagem muito melhor que a lcd.

19. rafael_netto

23 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Tópico novo criado!

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=87254

Era uma boa a discussão continuar lá, pois não está ligada diretamente à HDTV.

20. lcquerido

lcquerido Usuário

29 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sei que é tópico velho, mas tive o mesmo problema e lembro nitidamente de ter lido que o critério de TVs LCDs era pela base.

Ontem fui verificar um monitor para comrar e me deparei com a dúvida novamente. PEguei um in-loco para ter referência e qual não foi a surpresa quando medi.

Compartilhar esta Página