Qual das emissoras de TV aberta tem a melhor imagem em HD?

Discussão em 'Programação HDTV' iniciada por isaacmartinss, 25 Fev 2010.

?

Qual das emissoras tem a melhor imagem quando transmite em HD?

1. Globo

41,7%
  2. SBT

9,5%
  3. RedeTV!

23,4%
  4. Band

10,9%
  5. TV Cultura

3,3%
  6. Record

11,2%
  1. isaacmartinss

isaacmartinss Isaac Martins

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Então gente, criei esse tópico para debater-mos sobre qual emissora de TV aberta tem a melhor imagem quando transmite em HD.

As minhas impressões sobre as imagens das emissoras ao qual tenho acesso, e algumas analisadas por screen caps postadas aqui pelos outros membros:

Globo
    Excelentes equipamentos, mas estraga toda a imagem colocando filtros, como o Skin Detail, que disfarça desde rugas dos atores até imperfeições no cenário, mas esse filtro só faz mesmo é diminuir muito a nitidez da imagem, mas de uma forma que não se perda resolução na imagem.

SBT
    Imagem muito boa em HD, não coloca filtros na imagem, só nas novelas

RedeTV!
    Dizem que a imagem tem muito Edge Enhancement, mas ainda não tenho acesso às imagens em ''movimento''. A única com o estúdio de todos os programas produzidos por ela em HD, e algumas matérias externas em HD, principalmente nos telejornais e no TV Fama.

Band
    Exibe programas em SD Wide dizendo que é HD, exibe filme em SD Zoom, mas quando quer transmitir em HD de verdade, a imagem tem uma qualidade bem legal. Mas não tem matérias externas em HD, só em SD.

TV Cultura
    Dizem que é uma das que tem a melhor imagem, mas parece que a qualidade da imagem vem caindo.

Record
    A que tem menos programas HD de todas. Quando transmite algo em HD, geralmente a imagem é gerada por empresas terceirizadas, mas todas as câmeras do RecNov são em HD. Em compensação de ter quase nenhum programa em HD, é a que tem a melhor imagem SD, mas acho que isso é causado por um excessivo EE colocado na imagem, mesmo em SD. Quando transmite em HD, a imagem tem uma linha preta horizontal na parte superior da imagem.

Então, são essas as emissoras, qualquer alguma outra informação, podem falar que eu coloco aqui.

2. LeoPE

LeoPE Usuário

24 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Em relação as emissoras com o sinal digital em Pernambuco:

Globo NE:
    As imagens dos programas locais em HD são boas, algumas dessas são melhores em comparação com os programas gerados pela Globo RJ-SP. Imagino que ausência de filtros nas imagens em HD nos programas locais possa justificar a diferença na imagem em relação aos programas da rede em HD.

Os programas exibidos em HD até hoje (25/02/2010) foram:
    *Nordeste: Viver e Preservar;
    *Estação Nordeste;
    *Globo Verão (ao vivo) + Flashs do NETV 1a. Edição (jornal local);
    *Especial musical: Teatro Instrumental com Antúlio Madureira (exibido em 20/12/2009);
    *Frevança + Flashs do Baile Municipal (ao vivo).

TV Jornal (SBT-PE):
    Até agora, só um programa local em HD com 10 minutos de duração todos os Sábados. O resto dos programas locais são em SD 16:9 de qualidade razoável (exceto o jornalismo e links ao vivo que são exibidos em SD 4:3).

O programa exibido em HD até hoje (25/02/2010):
    *Pernambuco em Alta.

Em relação as emissoras nacionais:
    Só conheço as imagens em HD da Globo e do SBT, logo não tenho como descrever as imagens das outras emissoras.

Juntando tudo isso...o meu voto vai para a Globo.

3. ap_alm

ap_alm Alberto Almeida

16 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Tenho reparado nas capturas da Globo em outros estados, e frequentemente vejo uma qualidade de imagem inferior da que vemos nas capturas de Rio de São Paulo; o que me faz ter dúvidade se sería a transmissão para as afiliadas, pelo satélite que estaría com uma qualidade inferior; se sería a transmissão dessas afiliadas que está degradando a imagem (vide Band Rio, que temos uma perda de qualidade absurda em relação ao sinal da rede); ou se seria configuração errada, no equipamento de quem está fazendo a captura.
    No primeiro caso, justificaria o fato de voces terem uma imagem superior, em programas locais, pois não estariam perdendo qualidade no link de satélite, (Se esse for o caso). Mas se não for isso, então são os filtros, que estão atrapalhando.

4. isaacmartinss

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Com toda certeza é na hora da passagem do sinal HD para o satélite, porque é praticamente impossível a Globo conseguir repassar a imagem para o satélite com a mesmo qualidade, a mesma resolução, o mesmo nível de compressão com o qual a imagem é exibida em São Paulo, até mesmo pela conversão que a imagem recebe para passar de HDTV Terrestre (ISDB-TB) para HDTV parabólica (DVB-S20, e as afiliadas também não conseguem receber o sinal com 100% de intensidade e qualidade.

5. ap_alm

ap_alm Alberto Almeida

16 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Isaac, voce quer um arquivo .TRP extraído do BAK, com a gravação de algum programa da RedeTV, pra voce analizar a qualidade da imagem?
    Lembrando que 1 hora de gravação HD, gera mais de 4 aquivos de 2 Gb cada, totalizando mais de 8 Gb.

6. isaacmartinss

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Claro, isso seria ótimo. Mas como eu faria para reproduzir esse arquivo? Ele roda no KM Player?
    Se você puder me mandar esse arquivo, poderia analizar com toda clareza possível a qualidade da imagem em HD da RedeTV!.:aplauso:

7. ap_alm

ap_alm Alberto Almeida

16 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Beleza, qual programa, e quanto tempo?
    Tem um programa chamado DGAVCIndex, onde voce consegue agrir esse arquivo para analizar, e tambem consegue fazer o Demux do arquivo, criando um arquivo só de vídeo, e outro só de audio.

8. isaacmartinss

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Já baixei o programa. Pode gravar qualquer programa, qualquer tempo, você que escolhe, mas uns 3 minutos já tá de bom tamanho.(y)

9. ap_alm

ap_alm Alberto Almeida

16 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Como hoje não tem o Superpop, eu vou gravar uns 5 minutos do Pânico, pois eu já tenho uns 2 minutos do Superpop de ante-ontem, que tambem posso te mandar, e eu sei que vc tá querendo ver como ficou o novo cenário.

10. rodrigoagra.nit

rodrigoagra.nit Usuário

3 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    No horário da novela e do filme a globo dá um banho, mas a rede tv tem uma imagem super limpa também. Depende mto do equipamento usado em cada programa.

11. isaacmartinss

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Verdade, a RedeTV! é bem experiente em HD, mas odeio admitir que ela usa muitas câmeras semi-profissionais, principalmente nas matérias de dia e no estúdio, mas no Superpop e nos telejornais ela usa as mesmas câmeras HD da Globo, aquelas próprias pra estúdio.

---------- Mensagem adicionada às 14:28 ---------- Mensagem anterior foi às 14:28 ----------

Pronto, só juntar aí os dois e mandar, vou ficar no aguardo.(y)

12. fcmts

fcmts Usuário

18 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Será mesmo? Na TV analógica essas perdas eram esperadas, mas na TV digital não creio. Se o stream em MPEG4 da TV Globo tem, digamos, 13Mb/s, esse stream pode ser transmitido pelo satélite, encapsulado no DVB-S2 ou o que for, sem perdas. Ainda mais se tratando de uma transmissão profissional -> profissional. Não?

13. isaacmartinss

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Sim, teoricamente seria assim. Mas vamos pensar como é realmente, primeiro que a Globo com certeza economiza ''espaço/dados" no satélite, então já é uma perda de qualidade. A afiliada não consegue receber o sinal com 100% de intensidade e qualidade, já é outra perda, aí ainda vem a perda de transformar o sinal DVB-S2 que ela recebe pelo satélite em ISDB-TB, aí lá vai outra perda de qualidade. Assim não a sinal digital que aguente. Concorda comigo?

14. LeoPE

LeoPE Usuário

24 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alberto

Se puder, tens como colocar um trecho de até 1 minuto de alguma gravação da Rede TV, BAND ou Record, realizada pelo BAK?

No caso, gostaria que fossem os arquivos completos que o BAK gera na gravação (.trp, .ifo, .dat, ou seja tudo que é gerado na pasta PVR0001).

A idéia é testar esses arquivos no VS-802 que tenho instalado em casa.

15. P3dR0

P3dR0 Usuário Ativo

19 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Isaac, você fez muita confusão aí.

Pra começar a Globo não economiza no sinal para as afiliadas (não tem o porque de fazer isso e eles não fazem).

Segundo receber ou não o sinal com 100% de intensidade e qualidade não gera nenhum tipo de perda na imagem para as afiliadas (é aquela história ou pega ou não pega, mas a qualidade sempre é a mesma).

E a perda pra reencodar a imagem é muito pequena graças aos equipamentos que as emissoras usam (procure a comparação entre a Globo HD no digital terrestre e a Globo HD na NET que você vai ver que quase não há, quando há, perda).

E por último a imagem que vai pro satélite é exatamente igual ao que vai para o digital terrestre, não há perda por comprimir o arquivo de novo, porque esse passo não existe, o vídeo é comprimido apenas uma vez pra ir pro satélite.

16. isaacmartinss

13 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Então, se não existe essa perda, porque a imagem da Globo nas outras praças tem menos qualidade que em São Paulo?
    E isso só acontece na Globo, porque nas outras emissoras a imagem tem exatamente a mesma qualidade, seja em São Paulo ou não.

17. victorprosa

victorprosa Proto-engenheiro

1 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Isso inclui a BAND?

:ataque::ataque::ataque::ataque::ataque::ataque::ataque:

18. P3dR0

P3dR0 Usuário Ativo

19 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pergunte para as afiliadas, a Globo Brasília recebe o mesmo sinal pelo satélite e a imagem daqui é igual ao da Globo SP.

E fica aqui uma sugestão, duas pessoas, de cidades diferentes, capturarem o mesmo vídeo em HD da Globo e colocar uma screen do mesmo frame aqui pra comparar a qualidade (só não realizem nenhum tipo de tratamento na imagem como o deinterlace, capturem o frame puro, como veio da emissora).

19. fcmts

fcmts Usuário

18 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Ou sendo ainda mais objetivo, com esses sintonizadores de DTV USB, verificar com um programa tipo o TSREADER a taxa de bps.

20. michelmvp

michelmvp Usuário

4 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não seria melhor alguém que já viu de perto???

Semana passada eu estava em SP... sou de porto alegre e vi a mesmissima qualidade nas duas cidades, ou seja: quase uma ***** se comparada a imagem HD da RECORD por exemplo.

Outra coisa: toma la da cá(sei que não tem mais) e domingão do faustão tem imagens excepcionais... mesmo que eu não tivesse visto a imagem nas duas capitais eu concluiria isso apenas pela imagem dos dois programas, pois, eles chegam (chegava no caso do toma...) com uma qualidade excepcional.

Ahhhhhhh outra exemplo: As minisséries!!!! Dalva e Herivelto foi a melhor imagem HD que eu já vi... assim como a da mãe do diretor! heheheh

Então é papo essa história aí que SP e RJ tem imagem superior.

A globo que tem uma imagem HD ruim mesmo.

A melhor é a RECORD sem sombra de dúvida.

Compartilhar esta Página