Qual é o melhor Câmbio automático

Discussão em 'Mecânica, Manutenção e Acessórios' iniciada por Leonard, 15 Nov 2011.

  1. Leonard

    Leonard Minha Sala

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    Estou muito a fim de comprar um carro até uns R$ 70K, hoje visitei 3 concessionárias, dos carros que mais me interessam, Hyunday I30 CW modelo TOP; Toyota Corolla GLI e XEi e Nissan Sentra SL modelo TOP com cambio CVT, acho que é isso. Quero um carro com cambio automático, porém que seja bom para ultrapassagens, ja andei com carros automáticos que não são bons de ultrapassagens, o I30 CW e o Corolla tem um cambio legal, que da para reduzir a de D= ou quarta marcha para terceira e ter um gás dobrado, o Sentra não, só que tem um botão, tipo um super. Como não conheço bem esses carros peço opinião dos colegas. Não estou cogitando somente estes carros, foram os que fui visitar, não gosto muito dos carros Franceses, tem manutenção cara. Hoje tenho um Tida Sedan, gosto do carro, mas estou querendo muito um carro automático com mais segurança e Air bags....

    Se puderem me ajudar agradeço.

    Abs

    Leonard
     
  2. hff79

    hff79 Usuário

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    Desses que você citou acho que provavelmente o CVT da Nissan.
    Os outros tem câmbio de 4 marchas.
    Não conheço pessoalmente o câmbio do Corolla, mas o do i30 sim, pois tive um. Posso dizer que era a pior parte do carro. Câmbio automático de 4 marchas é muito ruim. É obsoleto. Seu uso só se justifica por critérios de economia (não de consumo, mas na produção do carro). O i30 andava bem até ~115 Km/h. Depois entrava a 3 marcha e o carro morria, pois a queda de giro é muito grande. Isso tb ocorria na troca da 1 para 2 marcha, só que em menor escala (a 1 vai até 60, quando entra a segunda. Até o giro subir e atingir 70, o carro fica meio bobo). Como o carro só tem 4 marchas, o velocidade final fica prejudicada. O i30 demora uma eternidade para atingir 200, mesmo na descida, e não passa de 200 nem com reza. O Civic 1.8 de 136 cv, por exemplo, com câmbio manual de 5 marchas, passa de 200 com facilidade.
    Se você estiver disposto a pagar um pouco mais, na faixa de 90.000 reais há os câmbios de dupla embreagem do Volks/Audi, chamados de DSG, que são excelentes, e com certeza vão agradar mais do que qualquer um dos acima citados. As trocas são extremamente rápidas e quase imperceptíveis.
    A Audi tem o A1 (com dupla embreagem e 7 marchas) por ~90.000 reais e a Volks tem o Jetta TSI por ~93.000 reais.
    Tenho um carro com câmbio de dupla embreagem (a transmissão Powershift da Ford). Da minha experiência pessoal, além da características descritas acima, os câmbios automatizados de dupla embreagem tem mais uma vantagem em relação aos câmbios automáticos tradicionais (com conversor de torque): não há aquele barulho irritante, quando a marcha está sendo trocada, que parece uma espécie de "queima de embreagem" de um carro com câmbio manual. Nos de dupla embreagem, a marcha simplesmente muda, de uma vez.
    Uma observação: o i30 vai mudar em 2012, e virá ao que tudo indica com câmbio automático de 5 ou 6 marchas. Acho que não vale a pena comprar i30 agora.
     
    #2    
  3. Stingray

    Stingray Usuário

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    Leonard,


    Dentre os carros citados o melhor cambio é o CVT da Nissan, depois o Automático da Toyota e depois o Automático do i30.
    Agora nessa faixa de preço tem muitas outras opções.
     
  4. CarlosRoberto

    CarlosRoberto Usuário

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    Leonard, eu tenho um certo preconceito com carros 4 marchas. CVT também acho meio insosso. A Honda oferece o Civic com 5 marchas e controle de trocas manuais por alavanca no volante. Bem legal pra quem curte. Mas se vc quer mais segurança, não sei não. Hoje no brasil o padrão dessa faixa de preço é ter ABS e Air bag. Minha dúvida é se daqui a 1 ou 2 anos o padrão será ter o controle de estabilidade (ESP) nos carros desse porte. E na minha opinião essa é uma baita ferramenta de segurança para estrada e chuva. Talvez seu tiida seja bem novinho, então talvez seja válido curtir um pouco mais seu carro atual. Os câmbios automáticos também estão mudando, câmbios mais eficientes de 6 marchas estão virando um padrão. Hoje o sedan mais moderno acaba sendo o jetta turbo de 90 mil, mas pra muita gente não é fácil esticar dos 60/70 até 90.
     
  5. oldair

    oldair Usuário Ativo

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    Leonard,

    Por conta dos 142cv, o Sentra é muito bom nas ultrapassagens, principalmente quando você desliga o overdrive. Assim o motor "enche" e já fica pronto para despejar potência no momento da ultrapassagem. Também é possivel ter isto pisando fundo no acelerador, mas ele vai demorar um pouquinho mais para subir a rotação.
    Fora isto é muito confortável, pois como a "troca de marchas" é contínua, a condução se torna muito suave.
     
  6. claudio_fsantos

    claudio_fsantos Usuário

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    Recomendo fortemente a realização do teste-drive desses modelos que citou. Já dirigi bastante o civic automatico de 5 marchas e hoje tenho um sentra. O Civic é divertido, mas na estrada qualquer subida um pouco mais ingrime, para manter a velocidade, o cambio reduz (normalmente 2 marchas) e a rotação passa dos 5K, fazendo o ronco do motor incomodar um pouco. Para quem gosta de suavidade no rodar na estrada eu não recomendo. O Sentra, com o CVT, é muito suave, dificilmente passa dos 3.000 Giros na estrada, e o silencio é total, ouvindo-se somente o som dos pneus no asfalto. Alias o que deixa um pouco a desejar são esses pneus que vem no Sentra, um pouco duros. A suspensão firme tambem não ajuda, mas em contrapartida voce tem o carro na mão, estremamente preciso, mesmo em manobras mais agressivas.

    QUanto à essa história de trocar marcha em carro automático, eu não sei não... prefiro que o cambio faça esse trabalho, talvez porque o Sentra sempre trabalhe no melhor regine de rotaçãoXtorque não vejo a necessidade de "trocar" marchas em determinadas situações.

    Abraços.

    Claudio.
     
  7. brurl

    brurl Usuário

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    Já tive um sentra e estou num corolla, vou dar a minha opinião: o sentra é robusto, qdo vc reduz a marcha ele acelera forte, mas a economia e o silêncio do corolla valem a pena, até porque também desenvolve bem. Sofri um acidente com o sentra e descobri que a assistência mata o carro, me levaram 2 meses para entregar o carro com um problema entre fábrica css e seguro que me deixou muito pt. Acho engraçado as revista nacionais falam horrores do cÂmbio 4 marchas do corolla, mas os de 6 marchas lançados no mercado todos perderam em velocidade e economia vide o elantra, então realmente time que está ganhando não se mexe. Dirige o Jetta o câmbio é fantástico, o cruze simplesmente deu uma engolida que levei a mão a chave pensando que tivesse morrido, mas acordou e acordou com fome eh eh eh não sou sócio de posto de gasolina.
     
    #7    
  8. brurl

    brurl Usuário

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    #8    
  9. m21

    m21 Usuário

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    , Eu gostaria de saber como é que voce tem o powershift da ford se este cambio ainda não está disponível no Brasil ? Como este na verdade é umacaixa manual automatizada. Como são as manobras em rampas, o carro não tende a disparar para frente ou para trás qdo o pé é retirado do freio ?
     
    #9    
  10. hff79

    hff79 Usuário

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    Apesar de ser da Ford, no Brasil o Powershift, até onde sei, não está disponível nos carros das mesma, apenas nos carros da Volvo (C30 aut, S60 T4 e T5, XC60 T5) e da Land Rover (Evoque). O câmbio tem uma aceleracao basal, como os automáticos. Se você estiver na reta e soltar o pé do freio, o carro começa a se mover lentamente.
    Meu S60 tem "Hill Assist", um sistema no qual o próprio carro aciona o freio nos planos inclinados até você começar a acelerar, liberando o freio à medida que o carro se move. Dessa maneira o carro nunca desce nas rampas. Não sei como seria o comportamento do câmbio num carro sem "Hill Assist", mas acredito que se comportaria como o automático convencional (já que este também tem um aceleração basal): se a rampa for só um pouco inclinada, o carro sobe lentamente até você acelerar. Se for muito inclinada, ele desce lentamente, até você acelerar.
    Dos carros com Powershift o mais barato é o C30 automático, com preço de tabela de 88.000 reais (deve sair por 85.000 com desconto). Mas nessa faixa de preço já tem o Audi A1 (~90.000 reais), que acho mais interessante, pois tem um câmbio de 7 marchas, tb de dupla embreagem (DSG da Volks) e melhor desempenho devido ao motor turbo.
     
  11. victornba

    victornba Usuário Ativo

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    Evoque apesar de usar o mesmo motor do XC60 T5 tem câmbio automático convencional de 6 marchas, e não o Powershift do T5.
     
  12. hff79

    hff79 Usuário

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    Malandragem da Land Rover isso. Fazer esse tipo de economia num carro daquele padrão é sacanagem.
     
  13. Slaine

    Slaine Usuário Ativo

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    Não é malandragem nem economia. Questão de opção. O câmbio AT da Evoque é excelente e o carro acelera mais forte que o T5.

    ---------- Mensagem adicionada às 15:17 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 15:12 ----------

    Analisando somente o câmbio:

    3° lugar: I30. Câmbio AT convencional de 4 marchas lento e impreciso. Precisa ter paciência e mata bem o desempenho do carro.

    2° lugar: Corolla. Melhor cãmbio AT convencional de marchas do mercado, mas, ainda assim, um AT de 4 marchas. Tem um acerto consideravelmente melhro que o do I30 e casa bem com o motor.

    1° Sentra. O CVt é melhor do que estes câmbios ATs de 4 marchas. Tá certo que é um cãmbio meio "morno" e sinto falta da opção sequencial do Fluence, mas ainda assim, desenvolve o carro bem melhor do que os outros câmbios citados.

    Mesmo assim, acho que ainda escolheria o I30 pelo casamento entre custo-benefício, acabamento, design e confiabilidade.
     
  14. hff79

    hff79 Usuário

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    Questão de opção pura e simples não existe numa empresa privada numa economia capitalista. Se Land Rover não quis utilizar o câmbio de dupla embreagem deve ter uma razão. Seja por julgar que esta tecnologia ainda não está madura e os câmbios ainda não são confiáveis, seja por razões de espaço (câmbios de dupla embreagem são grandes e pesados) ou por razões econômicas (são mais caros e de manutenção mais dispendiosa). Se o AT convencional funciona bem, é confiável, os consumidores da marca estão acostumados com ele, pode ser que julgaram mais conveniente mantê-lo por enquanto. Mas o fato é que os câmbios de dupla embreagem são a próximas geração, e há uma tendência em substituir os AT convencionais pelos de dupla embreagem, pelo menos nos carros de categorias de preço mais altas.
    A BMW disse que ainda não usaria dupla embreagem nos novos série 1 e 3 por razões de peso,espaço, confiabilidade, mas no último esportivo top lançado (onde não há restrições de preço) colocou dupla embreagem.
    Nos próximos dois anos praticamente todos os carros da Audi terão câmbios de dupla embreagem. A próxima geração do A4 é um exemplo.
    De qualquer forma, como o motor 2.0 da Evoque e o Powershift foram desenvolvidos quase paralelamente e sob a tutela da Ford, esperava-se que fossem utilizados em conjunto. Seria o mais natural. Como assim não foi feito, há uma grande possibilidade de fatores econômicos (leia-se: maximização do lucro) terem influenciado. E não há nada de errado nisso, pois as montadoras são empresas privadas, que objetivam o lucro.
    Mas no caso do Evoque, como a Land Rover fabrica produtos caros e de alto nível, acho que esse tipo de concessão não poderia ser feita. Num Celta sim, num Evoque não.

    PS: A regulagem do motor da Evoque foi modificada em relação à configuração do mesmo motor da XC60. Ele gera 2,7 kgf a mais de torque (34,7 contra 32,0 kgf). É por isso que ele acelera um pouco mais rápido (0,4s no 0-100 km/h), mesmo sendo uma parte da potência dissipada no conversor de torque.
     
  15. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário Ativo

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    Não foi citado aqui, mas alguém sabe informar qual modêlo de câmbio automático equipa o Honda New Fit? E se é de 4 ou 6 marchas?

    Grato e um Feliz Natal para todos,

    Ricardo.
     
  16. rclenzi

    rclenzi Usuário

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    Ricardo, senão me engano no Fit usa o mesmo câmbio automático de 5 marchas do civic.
     

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