Qual o melhor exaustor para cozinha?

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por bearshare, 10 Set 2007.

  1. bearshare

    bearshare Usuário Ativo

    1.201 12 38

    Desde 24 Out 2005
    Porto Alegre, RS
    Boa tarde, pessoal.

    Preciso instalar na cozinha da minha casa um exaustor. Queremos exaustor sem coifa, pois terá dupla finalidade: tirar o cheiro da cozinha e jogar para o pátio o ar quente da cozinha. A instalação não é problema: bastar abrir o buraco circular na parede e fazer a instalação elétrica. O problema é que existem várias marcas de exaustor e não sei qual é o mais silencioso e que tem o melhor desempenho.

    No buscapé descobri este aqui, que achei meio caro para um simples exaustor:

    Exaustor Master Fan Super Luxo Treviso

    Aceito sugestões...
     
  2. JGFardin

    JGFardin Usuário

    346 0 16

    Desde 30 Ago 2005
    Vila Velha ES
    Acho que falou em Exaustor de Ar apenas? Se tb quiser colocar sobre o fogao terá que usar uma coifa, e terá melhor resultado em relaçao ao cheiro, gordura, vapor, etc... Um filtro serve pra reter gordura que é muito mais pesada que o ar. A Coifa serve como um funil e pra concentrar a fumaça, a gordura, o calor...
    Pra ter boa capacidade vc deve observar a capacidade de sucção das ventulinhas. Qto maior a capacidade mais barulho fará.
    O que vc esta querendo acho que somente vai proporcionar troca de ar quente com frio e a fumaça sem gordura.
     
  3. bearshare

    bearshare Usuário Ativo

    1.201 12 38

    Desde 24 Out 2005
    Porto Alegre, RS
    É isto mesmo, JGFardin:

    O que estou querendo é apenas um exaustor de parede, sem coifa. A gordura não é muito problema, pois não fazemos muitas frituras na minha casa. A intenção mesmo é tirar o ar quente e o cheiro de comida da cozinha pelo exaustor, que ficaria logo acima do fogão. Na sala de jantar, ao lado da cozinha, tenho um split de boa potência e nos dias quentes, mantemos aberta a porta da cozinha, para que ela receba um pouco do ar frio do split. Só que com isto, o cheiro de comida acaba indo para a sala...

    Em outras residências, já tive exaustores com coifa e nunca fiquei satisfeito. Em primeiro lugar, o consumo elétrico é de cerca de 400 W, contra 100 W do exaustor apenas. Em segundo lugar, por mais que os fabricantes anunciem coifas milagrosas, fáceis de limpar, na prática isto não existe e é um saco limpá-las.