Rack do m.fernandes

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por m.fernandes, 19 Jun 2006.

1. m.fernandes

m.fernandes Usuário Ativo

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Prezados colegas,

Gostaria de compartilhar com vcs as fotos e detalhes de meu novo rack que veio substituir uma estante onde estava meu sistema. As duas principais premissas para este meu projeto foram:
    • dificultar o acesso para menores de 2 anos e empregadas domésticas /faxineiras :D
    • visual clean, sem equipamentos á mostra
    Ao desenvolver o projeto, além das premissas citadas busquei também simetria no desenho, motivo pelo qual existem "4 módulos" cujo comprimento total resultou em 2,32 m. A altura ficou com 0,70m e 0,55m de profundidade.

Bem, a descrição do rack:
    Existem duas portas laterais que abrem e recolhem para dentro do rack. O sistema de trava destas portas é aquele em que vc pressiona a porta para destravá-la. Após destravá-la vc abre normalmente e as recolhe perpendicularmente ao rack, dentro de nichos de 5 cm de largura. A porta da esquerda esconde os equipamentos e a da direita o sub.
    Na parte central abaixo da caixa central existem duas portas de correr. Do lado esquerdo a porta de correr esconde um nicho para equipamentos e uma gaveta para DVDs (a medida da gaveta foi dimensionada para caber duas fileiras de DVD- a gaveta comporta cerca de 60 DVDs).A porta de correr do lado direito esconde outras duas gavetas para DVDs. Ao lado da caixa central existem duas pequenas gavetas. Notem que optei pela inexistência de puxadores. As gavetas têm sulcos na parte superior que permitem puxá-las.As portas laterais maiores ao serem destravadas se afastam cerca de 1 cm e podem ser abertas. As portas de correr centrais são leves e também não necessitam puxadores. Num primeiro momento também pensei em colocar pequenas fechaduras pretas para evitar totalmente o acesso, mas não achei nada esteticamente razoável e desisti da idéia.
    Optei por colocar o sub dentro do rack, levando-se em conta que meu sub é configurado com volume moderado. Não recomendo sub dentro do rack para quem gosta de sub com volume alto. Detalhe fundamental é que o sub fica sobre o piso, aliás sobre pezinhos de borracha que por sua vez ficam sobre uma base de granito de 2cm de espessura.
    O nicho onde ficam os equipamentos foi divido por prateleiras de vidro comum, lapidado na borda, de 1 cm de espessura. Estas prateleiras são apoiadas sobre pitons de plástico preto bastante pequenos e ficam " invisíveis", ao contrário daquele tipo de fixação denominado "boca de jacaré", que normalmente são cromados e ficam bem visíveis.As prateleiras de vidro não encostam no fundo do rack, ficam afastadas 3 cm, permitindo melhor ventilação. O fundo do rack fica recuado 3cm, espaço este suficiente (ou quase :D ) para que se encoste o rack na parede e se acomode todos os cabos entre o rack e a parede.
    O acabamento é em imbuia tingida nesta cor mais escura que é a minha preferência, e o acabamento superficial é acetinado, absolutamente liso.
    O rack não tem rodízios aparentes ( pois não gosto) e nem embutidos ( pois são a alegria das faxineiras).Mas colei um carpete no fundo dele o que me permite afastar pra lá e prá cá com facilidade, sobre o assoalho de madeira.(y)

Para acessar as fotos:
    http://sweetliz.fotos.uol.com.br/ht
    senha: htforum

sabujo2000 e brizzo agradeceram.
  2. Luiz Henrique

Luiz Henrique 10 anos de htforum

30 Jun 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Mário

Parabéns! :aplauso:

Além de lindo ficou super prático! (y)

As portas, quando recolhidas, não vibram com o sub em filmes?

A propósito, belíssima sala. Parabéns!

3. Roosevelt

Roosevelt Usuário Ativo

16 Jul 2002
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Muito bonito e prático. (y)
    Parabéns. :aplauso:

Roosevelt

4. gabriel

gabriel Usuário Ativo

1 Nov 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Mário,

Também gostei muito. Quem fez?

[]'s gabo

(y)

5. m.fernandes

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Valeu Luiz e Roosevelt(y)

Felizmente as portas não vibram por conta do sub. Quando estão recolhidas existem roldanas na frente e atrás dessas portas, de maneira que elas ficam justas no nicho.

6. m.fernandes

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Gabriel,

Fiz com uma loja chamada Rei do Rack, aqui de São Paulo

7. Roosevelt

Roosevelt Usuário Ativo

16 Jul 2002
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Nossa! Essa loja ainda existe? :D
    Lembro que ficava na Teodoro Sampaio e o dono, um sujeito de bigodinho esquisito, era um figura.

Abraços,
    Roosevelt

8. Robinson

Robinson Sauron: The Dark Contour

20 Out 2004
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Mario,

Parabéns! A rack está show de bola! :aplauso:

Abc,

Robinson

9. m.fernandes

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pois é Roosevelt, a loja existe.Claro que a loja vende peças que são feitas por uma empresa terceira (uma marcenaria).Aliás eles blindam a qualquer custo esse contato direto entre cliente e marcenaria.

Valeu Robinson(y) Confesso que pessoalmente gostei bastante do resultado final (o que nem sempre acontece).Quantas e quantas coisas já idealizei e no final não deu certo!:( .Bem, essa deu!

10. mario fernandes

mario fernandes siervo del Dios Altísimo

20 Jan 2003
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Muito prático e bonito. Parabéns pela escolha. (y)

11. m.fernandes

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Obrigado Mário(y)

12. Lotter

Lotter Usuário

17 Nov 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Mário,

meus parabéns. Ficou muito bom(y)

A sua sala é de muito bom gosto.

Um abraço

Adriano

13. Matioli

Matioli Usuário

8 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Nota 10 !! Parabens!! Ficou show de bola !! (y) (y)

Emilsom

14. aledj

aledj Clube HC-3800/Marantz5005/Jamo

9 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito bonito o rack.Parabéns.:aplauso: :aplauso:
    É realmente à prova de vandalismo.:rofl:
    A sua sala tb é de muito bom gosto,a decoração.!!Muito fina!!
    Abraços(y)

15. Brunoribeiro

Brunoribeiro Meu HT: um sonho realizado.

13 Out 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Mário,

Parabens, um dia eu chego lá. Gostaria de perguntar se os aparelhos dentro do console (os meus tb ficam assim, e ainda por cima os meus ficam empilhados) não compromete a ventilação, e se isto não contribui para um desgaste precoce do receiver, como já ouvi falar...

A madeira é toda em MDF?

Saudações,

Bruno.

16. m.fernandes

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Adriano, Matioli e Alex,

Obrigado pelos elogios(y)
    Na seção " Zona Livre" tem um tópico com o título de "Clube do Vinho". Lá estávamos comentando que o vinho pede para ser servido numa boa taça, e mais, que a taça confere ao sabor do vinho uma outra sensação.

Fazendo uma analogia com isso, eu acho que um ambiente bem decorado, com um projetinho de iluminação (luz é 75% do ambiente!) tem enorme participação na sensação que temos ao usar nossos sistemas.Bons equipamentos não falam a mesma língua de uma sala esculachada.As duas coisas se complementam. E é isso que sempre busquei (busco).Assim fica aqui minha dica para investirem também no ambiente (aliás fiz isso antes dos equipamentos :) ).

17. marcospb

marcospb Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Ficou muito bom. Parabéns. Bela sala.

18. aledj

aledj Clube HC-3800/Marantz5005/Jamo

9 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Realmente,iluminação é tudo!Acho q vc usou lampadas dicróicas na sala?Elas mudam a cara ddo ambiente.Eu tb as tenho na sala.
    Depois postarei fotos de minha sala.Meu rack chega amanha.
    Hoje nem durmo!!

19. m.fernandes

15 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Bruno,

Quando o sistema está sendo usado a porta da esquerda, que esconde os equipamentos, fica sempre aberta. Com a porta aberta a ventilação é adequada. Note que deixei o receiver no ponto mais alto. Isso ocorreu pois atrás do receiver existe uma grande abertura , não só para a passagem dos cabos, como também para ventilar ( sabendo-se que o ar quente sobe). As prateleiras de vidro também não encostam no fundo do rack, elas ficam distantes 3 cm do fundo, por onde o ar pode subir até essa abertura atrás do receiver. Existem recursos como a instalação de ventoinhas de computador ou para ventilar, ou para succionar o ar.No meu caso não foi necessário.

Durante o projeto cheguei a considerar uma porta de vidro na frente dos equipamentos, ou mesmo a de madeira, de maneira que elas ficassem fechadas qdo estivesse usando o sistema. Neste caso eu iria fazer aberturas na lateral do rack e instalar as tais ventoinhas, mas no final abortei essa idéia.

Valeu marcos pb(y)

Aledj,
    São simples dicróicas criando o efeito conhecido como "wall washing". Lâmpada incandescente geral na sala não dá...fica deprê.

20. Daka Larara

Daka Larara Usuário Ativo

29 Mai 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Mario,

parabéns pelo rack e pela tua sala(y) Parece ser muito aconchegante:concordo:

Forte Abraço!!

Compartilhar esta Página