Real diferença entre ar condicionado do tipo "Reverso" ou "Inverter" e "Frio"?

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por SethyBlake, 26 Set 2010.

1. SethyBlake

SethyBlake Usuário

26 Set 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estou com uma dúvida a respeito desta questão do "Inverter" ou "Reverso" e o "frio", aqui em casa já fiz as contas e pros quartos vou precisar de 3 ar condicionados de 12.000 btus.

1. Em pesquisa no site do Procel, identifiquei o seguinte:
    A linha Fujitsu o split do tipo "reverso" realmente é mais econômica que que a tipo "frio".
    Exemplos: ASBA12JGC - Consumo*: 22,90 "Frio"
    ASBA12LCC - Consumo: 19,60 "Reverso".

* Consumo de energia (kWh/mês).

Até aí tudo bem, agora por exemplo, se pegarmos de outras marcas.

LG: ASNW122B1U0 - Consumo: 18,5 "Reverso".
    Samsung: AQV12NSBNXAZ - Consumo: 21,10 "Reverso"
    Samsung: ASV12ESLNXAZ - Consumo: 18,0 "Frio".
    Gree: GWC12KF-D3DNA5A/I - Consumo: 23,00 "Frio"
    Gree: GWH12KF-D3DNA5A/I - Consumo: 23,00 "Reverso".

ps. Todos os aparelhos são de 12.000 btu/h

Minha pergunta é:
    1. Realmente existe diferença entre o Split do tipo "reverso" para o "frio", pois em algumas marcas identificamos que não há diferença de consumo entre os dois tipos?

2. Se houver diferença de consumo, vale a pena adquirir um Split do tipo "Reverso"?

3. Com relação a custoXbenefício, como irei precisar de 3 splits de 12k cada um, compensa eu adquirir os tipos: Tri-Split 36.000 (3x12.000), ou o melhor é adquirir em separado?

Grato

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    olha o teste do inmetro é pra apenas duas horas pro inverter então esse teste se torna meio que um pouco fora da realidade ou nos induz ao erro , pois a operação do inverter é fracionada ou seja de acordo à demanda ou carga especifica ele teria uma capacidade de resfriamento especifica pra aquele momento ou hora do dia ou noite ...operando entre 30 % a 100 % da capacidade em btu´s,de acordo à carga termica requerida em um momento qualquer específico ,bem diferente de um condicionador "on / off"

tanto é que o inmetro já está preparando um teste específico pra os condicionadores inverter´s pra uma comparação mais aproximada do consumo "real" com os não inverter ou "on" off" ou que trabalham com o gas refrigerante R 22

por experiencia própria o inverter é até 40 % mais economico em consumo do que os não inverter´s e se eu fosse vc iria de 3 maquinas individuais de preferencia inverter´s isso se vc não tiver problemas com falta de espaço pra instalar as unidades externas ou fachadas proibitivas ...o mais racional seria vc instalar tres condicionadores que nós chamamos uma X uma ou seja uma unidade interna(evaporadora) pra uma externa(condensadora) acredito que a instalação ficaria mais barata e vc teria muito mais flexibilidade ...

não que a tri split não seja uma boa opção,,já instalei tri´s split´s ficaram legais ..mas só instalei porque o cliente não tinha outra alternativa....não tinha espaço pra tres condensadoras(unidades externas) as tri´s split´s foram criadas ou pensadas justamente pra quem tem problemas de espaço principalmente no japão

o reverso não tem nada a ver com inversão ou necessariamente com o frio ...o só frio é quando ele só refrigera sendo inverter ou não... e os modos quente/frio(com ciclo reverso) trabalham com o modo aquecimento ou refrigeração , inverter ou não... isso serve pra qualquer marca ou modelo,procure marcas ou modelos inverter´s só fria(sem ciclo reverso) e que tenha suporte ou assistencia na sua cidade ou região

a fujitsu ainda é a melhor opção pelo fato de ter saído na frente de seus concorrentes diretos com lançamento dos mini split´s de parede até 30 k de capacidade em nosso mercado e já estar com uma rede de representantes /assistencias/credenciados já consolidada e ainda com o preço mais baixo...mas se vc encontrar suporte e bons preços nessas outras marcas que vc citou acho que a tecnologia(inverter) é que é o diferencial independentemente dessa ou daquela marca ou modelo

poste pra nós o resultado da pre e pós instalação com preços ,negociação,nivel de satisfação,rapidez ,tempo de instalação,higiene,nome do tecnico ,empresa ,vendedor ,qual foi o melhor preço ,atendimento etc

um grande abraço e boa sorte jairo

3. JoeFlamengoRJ

JoeFlamengoRJ Usuário

27 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Aproveitando o tópico.

Onde consigo ver a classificação do Prcel ??
    Lá tem a informação se é categoria A, B, C, D ou E ??

Essa marca Gree é boa ou é uma bomba ??

Qual marcar recomendam para ar de janela de 10.000 btus ??

Muito obrigado

4. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    até onde eu sei ,pra mim nunca causou problemas ...já instalei algumas ...foi a primeira empresa da china continental fabricante de condicionadores a entrar no nosso mercado a uns 15 a 16 anos ...acho que vc deve olhar com carinho a questão do suporte ..mas isso não quer dizer que vc não teria problemas no pós venda ...pois existem suportes horríveis ,como também existem suportes da mesma marca ou modelo excelentes..seria uma questão de bom senso e pra sua própria segurança ...pesquise...os consul/brastemp/carrier/gree/midea/eletrolux /são similares ...boa sorte um grande abraço jairo

5. Lafaiete

Lafaiete Usuário

2 Set 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Joe, a classificação do Procel vc vê em http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp?TeamID={2DEB4057-D085-49A8-A66E-5D946249DC56}

No site do Inmetro vc poderá ver as tabelas de eficiência enérgetica, in http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp

Abs.

6. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sou extremamente alérgico. Esses modelos da Samsung Vivace são confiáveis em termos da limpeza do ar e são de fácil manutenção e reposição de peças?

Espero estas respostas para comprar o meu ar no final de semana.

Abraços e parabéns pelo Forum

Rodrigo Nunes

7. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    rodrigo.....depedendo do seu grau de alergia pelo que me parece seria alto e mesmo pra esse tipo de condicionador mini split de parede com todo aqueles modos de limpeza e filtragem,raiz wasabi,catequina verde ,ervas verdes da china,ions negativos,ions de prata ,serpentina revestida de titanio,robôs auto limpantes,ar com palhetas inoxidáveis etc que já é um avanço muito grande em relação aos sistemas de filtragem mais antigos pra aqueles que iguais a vc , por causa da alergia sofrem em ambientes condicionados, MAS... existem tres pontos que eu gostaria de discutir com vc:

1) esses mini split´s não renovam o ar.. ficando o ar "viciado" e seco e com concentrações altas de alguns gases principalmente de co2

2) vc teria que ter um cuidado muito grande na questão da manutenção preventiva,lavando os filtros quinzenalmente e também lavar a evaporadora(principalmente) e condensadora pelo menos uma vez por ano e dependendo do ambiente de 6 em 6 meses...

3) quando encontro esse cliente com esse perfil igual ao seu procuro alternativas de condicionamento..como tudo tem prós e contras na vida as vezes a melhor solução encontrada seria a instalação do split.. como minimizar essas situações que citei...

a) encontrar uma solução ou sistema que permita a renovoção do ar climatizado nem que seja minima e por tabela o controle da umidade

b) as organizações que controlam ou normatizam a qualidade do ar climatizado pedem uma taxa de renoção do ar climatizado em volume de ar externo( em alguns casos esse ar tem que ser lavado e tratado ,mas não vou entrar em detalhes ) entre 18 a 20 m3/h por pessoa..e que isso dificilmente é seguido à risca pelos instaladores e projetistas,sendo isso uma das principais causas de reclamação e com isso criou-se no nosso meio uma nova coqueluche de nome "SED" ou sindrome do edifício doente

segue abaixo a solução que sugeri aos clientes que tem esse problema igual ou pior e que deu uma qualidade melhor e minimizou bastante o problema

faço do lado direito da evaporadora ou por cima( nessa situaçãot a evaporadora teria que ser instalada um pouco mais baixo que o usual ,pratica que as vezes ficaria inviavel por "n" situações,tipo pé deireito baixo,sancas de gesso etc) um furo de 75 mm revestido com cano de pvc branco faceado nos dois lados da paredes (interna e externamente) pra captação de ar externo pro lado de fora sendo que pela própria exaustão do condicionador já promoveria uma renovação ou "mix" do ar externo com o interno ...

melhora bastante essa questão... e dou acabamento nesse furo com pequenas venezianas pra renovação de ar que dão um acabamento legal no lay out do quarto ,fica meio parecida com caixas de som pequenas.. e em alguns casos pra um controle mais eficaz da umidade pedi pro cliente experimentar aqueles pequenos vaporizadores de agua pra se usar em quartos de bebes com problemas respiratórios e que trabalham com uma carga de agua entre 8 a 10 horas no que também tive um retorno satisfatório do cliente

rubens ...isso estou te postando por muitos dizerem que pessoas como vc ficam com "frescura" e sei que vc´s sofrem com esse problema .. foi uma solução que encontrei pra que pessoas alergicas possam também usufruir do conforto de split..quando não existe outra solução ,quanto ao sansumg pode comprar ...

claro que essa intervenção contaria como carga termica ou calor mas tenho visto de que no resultado final a perda não foi tão significativa a ponto de ser considerada anti economica .....e os clientes me deram um feed back legal..um grande abraço jairo

8. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Jairo, mais explicado do que isso não dá! Pensei até em instalar um aquário no meu quarto com um termostato operando na mesma temperatura do split pra fazer o equilibrio termico do quarto. Gostei da alternativa de fazer o espaço para troca do ar. A alternativa do vaporizador também é boa. Mais duas dúvidas, se me permite:
    1 - Um instalador da York, me ofereceu um , classe C, 1 ano de garantia, instalado, 12 mil btus por 1.300,00. Esse modelo Samsung é tão melhor assim do que os outros pra compensar pagar 1.800 por ele , mais a instalação, ou dá pra ser feliz com o York mantendo a limpeza periódica?
    2 - Pelo mesmo preço , vc ficaria com um York ou um Comfee ?

Agradecidissimo pela ajuda

Abraços

9. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    selo C é menos economico do que selo A ou B o york dependendo do modelo é a mesma maquina que o comfee com nomes diferentes sendo os dois montados pela midea

nunca instalei samsung ....já instalei "N" york´s e comfee´s são maquinas que se nivelam e funcionam bem. se vc quer um diferencial ? vá de fujitsu inverter ou qualquer modelo com essa tecnologia... um condicionador de 12k ficou bem dimensionado pro seu quarto? cuidado com essa parte...(dimensionamento correto) esse samsung seria com a tecnologia inverter? um grande abraço jairo

10. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O samsung possue tecnologia inverter.
    Eu iria colocar 9 mil btus, mas o tecnico disse que pedia 8,5 mas que era pra colocar 12 mil pra ter uma satisfação maior, garantida e , imagino eu, que seria melhor para a vida útil do equipamento.
    Acabei de ver nos sites de busca o Fujitsu, Ar Condicionado Fujitsu Inverter Split Hi-Wall 12000 BTU/s Frio ASBA12JGC.
    Gostei muito das especificaçoes tecnicas. Não conhecia a marca. Sabe me dizer se tem boa assistencia tecnica para o interior do RJ, reposição de peças?
    A instação do split comum para o split inverter tem alguma diferença? Pra saber se o valor da instalação pode ser maior.

E outra pergunta, o preço está , á vista, 1.560,00 - está no preço de mercado? Você me indicaria algum lugar que eu conseguiria mais barato? Moro em Campos dos GOytacazes(RJ) ?
    abraços

11. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    o preço tá legal ,bem legal..é esse mesmo ...ligue pro nosso amigo forista marcello 021 2580 9979 e vc pode também pesquisar nos sites da www.frigelar.com.br e www.centralar.com.br ache os fones deles aí no rio ..mas acho que o marcello te dará todas as dicas ...poste pra gente o resultado ..um grande abraço jairo

12. jfolopes

jfolopes Usuário

5 Dez 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito bem, estou estreiando esse canal, por isso me perdoe alguma coisa.
    Comprei no início deste ano um AC Fujtisu Inverter 24000 btus, a instalação foi muito bem feita, ele é muito silencioso e tem muita potencia. Só que notei que a parte externa dele, acho que é o condensador, que fica do outro lado da parede esta pingando, notem bem que existe a mangueira de agua onde é normal, mas o condensador esta pingando, pergunto qual é o motivo? e qual a solução, espero ter explicado bem.

13. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    ele pinga mesmo ..resultado da condensação dos tubos de cobre dentro da condensadora (unidade externa) ou de uma isolação mal feita ..como vc disse que a instalação foi bem feita ..seria a primeira opção jairo

14. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    OBS.: E aproveito para dar uma dica ao pessoal que compra pela internet e não mora em SP. Me indicaram e eu já estou fazendo.
    Quem compra qualquer coisa pelos sites e esses emitem notas fiscais de SP, você pode estar se cadastrando (antes de fazer a compra, claro) no site http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/ e solicitar na hora da compra a NOTINHA PAULISTA.
    Esse sistema do governo de SP lhe devolve 30% do ICMS cobrado nas notas fiscais emitidas em SP.
    Vale a pena, já que grana nunca é demais. Fica aí a dica pra galera reaver uma parte do ICMS , que não é pouco.

15. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    ela pinga mesmo ...pela condensação dos tubos de cobre ...internamente na condensadora...ou por falta de isolação dos tubos perto das valvulas de serviço...ou condensação pura e simplesmente jairo

---------- Mensagem adicionada às 12:01 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 11:58 ----------

a garantia do fujitsu é de 02 anos na unidade interna e externa e 05 anos no compressor qualquer condicionador se for montado por quem entende dificilmente dá problemas ....se o instalador for de confiança instale o inverter...seja qual marca for...jairo

16. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Segundo informações da fujitsu, só tem a garantia se for autorizada. Como não consigo aqui na minha cidade, fiquei com duas opções:
    1 - MIDEA INVERTER
    2 - GREE INVERTER

qual das marcas escolher?

Outra: segundo me informou a atendente a autorizada, o governo agora exige somente instalação com o gás ecologiamente correto. Então esse papo de que a marca X ou Y tem gás ecológico é conversa, já que todas agora terão o gás R410A? Então o diferencial ficou apenas para o sistema inverter, que posso lhe garantir NA MINHA CIDADE QUASE NENHUM VENDEDOR SABE DESSA TECNOLOGIA. Só nesses bate papos aqui do fórum já me sinto mais conhecedor do que muita gente que trabalha no ramo ... kkkkkkk

abraços

17. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    os dois são lançamentos ...eu iria pela empresa que está a mais tempo no mercado que seria a gree(mas isso é muito relativo)...mas vc teria suporte assistencia ?jairo

18. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Por sinal,Jairo, a mesma firma é autorizada das duas aqui na cidade. Tanto para instalação como para manutenção.

19. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    102
    Troféus:
    63
    acho que se o instalador souber o que está fazendo ..sem problema ...apesar de não conhecer ou nunca ter instalado inverter´s dessas duas marcas acredito que vc ficará satisfeito um grande abraço boa sorte jairo

20. roducam

roducam Usuário

30 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Jairo, a instalação do frio para o quente/frio tem alguma diferença? Porque conversando com a autorizada da Samsung, me informaram que a linha Vivace, além de Inverter, ainda controla a temperatura e a umidade, fazendo aquele jogo que você me indicou para fazer com os buracos na parede. Ele usa o ar condensado para umidificar o ar. E a samsung , por não fornecer a instalação, me disseram que a garantia é independente de quem faça a instalação. Só que ele é quente/frio , aí gostaria de saber se tem diferença.

Abraços

Compartilhar esta Página