Receiver Gradiente DS-40 com defeito

Discussão em 'Vintage' iniciada por James Antonio, 20 Out 2009.

1. James Antonio

James Antonio Usuário Ativo

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Pessoal é infelizmente que venho pedir ajuda aqui novamente

Meu receiver deu prbolema na saida L, o defeito é o seguinte: quando eu ligo o aparelho o cone da caixa de som fica com o cone puxado para dentro, mais só no canal L se eu usar as duas caixas no canal R com as chave posicionados em A+B funciona , mais se eu quiser usar L+R nao da o L fica com esse defeito tanto no A como B.

o que pode ser?????

2. Volcane

Volcane Usuário

14 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá amigo, infelizmente só trocando o integrado STK. Quando o som é transistorizado e apenas um dos dois transistores queima, costuma fazer isto com a caixa de som. No seu caso que usa saida integrada, o defeito deve ser no STK. Sou hobbista e não tecnico, posso estar errado, mas deve ser isso mesmo !!
    Mas veja pelo lado bom, se seu receiver tivesse uns 80w RMS por canal era bem capaz de ter colocado fogo no seu alto falante ... :D
    Este puxado para dentro (ou empurrado para fora, depente do transistor queimado) seria tão forte que a bobina do falante sairia do campo magnetico e se transformaria em uma resistencia e automaticamente pegaria fogo no cone do auto falante.:LOL:

Abraço ....

3. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    sera o STK mesmo se for ele é mais trinta mangos pro saco, pois foi para um técnico e ele troco o STK mais alguns capacitores perto do STK agora o alto falante nao fica tanto puxado para dentro reduzio um pouco só que ainda se ve pela espuma do alto-falante que ele está puxado. agora o aparelho ter queimado as caixas acho díficil pois ele só tem 25 watts rms por canal a 8 ohms.(fraco né :D)

sera que nao é nehum capacitor da fonte?

ah e o som fica ok, só o alto-falante que fica com o cone puxado.

PESSOAL O QUE PODE SER ISSO?

4. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    CUIDADO !! Isso ai é DC na saída !!

Não use mais ele assim, vai acabar danificando o falante da caixa. Pelo receiver ter 25 Wrms por canal não quer dizer que ele não queima o alto falante. Queima sim, e muito fácil, falante com DC queima rápido e não precisa de muito.

É defeito no STK. Provavelmente falsificado, para já ter vindo com problema.
    O stk esta com algum transistor interno com fuga. Não adianta comprar outro STK fake, procure um STK antigo, pois se não vai ser dor de cabeça sempre.
    Talvez tenha algum outro modelo de STK que de para colocar nesse receiver, sem ser do modelo original, mas não sei os modelos.

Se caso os transistores dele entrarem em curto mesmo, a tensão da fonte vai direto no falante, ai se foi o falante, a não ser que consiga desligar o receiver rápido.

Só por curiosidade, quantos STK já trocou ?

(y)

---------- Mensagem adicionada às 17:09 ---------- Mensagem anterior foi às 17:05 ----------

Capacitor da fonte é difícil, e se tem um canal que ta beleza, não é fonte.

Lembrei agora, que pode ser também algum problema no pré amplificador desse canal. É difícil, mas não esta descartado. Talvez algum transistor pequeno do pré dele com fuga. Nunca vi, mas vai que é.

E se com mais de um STK fez isso, pode ser no pré sim, ou em algum componente auxiliar externo do STK.

5. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    e ai Vintageiro blz?

Bom pelo que eu saiba já é o terceiro STK pois quando eu comprei o aparelho deu pau no primeiro dia de uso levei de volta no tecnico ele disse que quando pois outro no lugar do original o som fico ragando, depois ele pois mais um e troco mais alguns capacitroes eltroliticos e um resistor, mais nao adinato nada voltei la e ele ta falandeo que é a caixa de som, mais é nao pois testei ela no canal que ta bom e ta ok.
    Capacitor da fonte nao é mesmo troquei hoje de tarde e fico a mesma coisa.
    Nao pode usa o aparelho do jeito que tá?, eu to usando assim sitema A+B com balanço no canal R assim pode?
    E se o defeito for no pré o STK ta ok?

Abraço (y)

6. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
  7. Volcane

Volcane Usuário

14 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá James .... o Vintagero pode ter se enganado quando falou do pré antes do STK, pois normalmente estes STK integram TODA a parte de pré-amplificação e eu olhei o esquema meio por cima e realmente não encontrei nenhum. Quanto a parte dos capacitores da fonte, quando eles dão problemas, os dois canais ficam com o problema e não apenas um, pois a mesma energia vai para os dois. O problema de usar apenas um canal e abilitar o A+B é que os 25w por canal vai se dividir pelas duas caixas, ou seja, vai ficar 12,5w para cada, porem como os transformadores dos gradientes costumam deixar uma corrente de sobra, cada caixa sua vai opera com uns 15w ao invez de 12,5w. Esta diferença vc vai sentir nos graves. Se voce usar caixas com impedancia de 4ohms, ira queimar este canal, as caixas tem que ser de 8ohms. O cone do auto falante esta puxando muito ou pouco ? Parece que vc mencionou que mesmo assim ainda sai som, é isto mesmo ?
    Recomendo vc tentar colocar no lugar do STK4141-II o STK-4151-II ou até o STK-4161-II que são mais potentes que este seu ai e normalmente não precisam de nenhuma adaptação (o que pode ocorrer é que estes outros podem ser milimetros maiores que o original, mas a furação bate).
    Estes mais potentes, mesmo se voce comprar falsificado poderam não queimar mais no seu aparelho já que voce não conseguira utiliza-lo na potencia máxima.
    STK-4141-II --> 25W por canal
    STK-4151-II --> 30W por canal
    STK-4161-II --> 35W por canal
    (se não me engano, é isso ai)

Abraço .... (y)

8. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Volcano blz?

Entao eu também achei meio estranho a questao do pré, pois olhei o esquema e nao achei nada.

A questão dos capacitores é isto mesmo que voçê falou, eu troquei hoja a tarde e nao funcionou o mesmo defeito ainda continua.

O STK eu pretendo por o original mesmo, pois se eu colocar outro é bem posivel que eu tenha que mexer na fonte.(ou nao???)

Sim ele fica com o cone do alto-falante fica puxado para dentro quase no maximo voçê ve ate a borda de espuma amaçando mais mesmo assim ainda sai som (estranho né).

Eu estava usando no A+B com caixas de 8ohms, só que agora eu nao estou usando nao to em um radio provisorio.

O que eu to achando estranho é ter dado o mesmo prolmema mesmo trocando o STK sera que tem algo a mais queimado porque isso é estranho nao é???

abraço (y)

9. josecarlos366

josecarlos366 Usuário

24 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá James, é quase certeza mesmo que o STK queimou, o original é o 4141II, qto a usar mais fortes tipo 4151, 4161, etc, se for falso não adianta, pq eles são todos iguais por dentro, geralmente usam um circuitinho e 4 transistores TIP dentro do invólucro.

Como o colega citou um problema na fonte ou até mesmo no mute poderia causar algum problema, porém como um canal está bom e vc diz q foram trocados os capacitores próximos a ele, só restou ele mesmo.

O mais dificil é encontrar estes STKs de forma original, se for para o R343 piorou....

Se precisar devo ter este STK original, já usei e nunca tive problemas.

Abçs JC
    josecarlos366@gmail.com

10. Toscanob

Toscanob Louco por Vintages

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    Quando comprar STK, ou qualquer componente, deve-se exigir do vendedor a NOTA FISCAL. De posse desse documento, dentro do prazo de três meses vc pode exigir a troca do produto ou simplesmente a sua devolução, se for comprovadamente um "fake". O negócio é complicado, pois como provar que o componente é "fake"? Mas de um modo geral, as lojas costumam trocar os componentes que apresentem problemas dentro do período de garantia, mesmo sem Nota Fiscal. Exerça o seu direito!(y)

Abraço,

Nilo.

11. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Ola pessoal

Jose entao só me resta o STK mesmo, vou lhe enviar uma MP

o mais estranho é que já foi colocado outro e apresentou o mesmo defeito, nao pode ter mais algo errado ou é só o STK mesmo? pois nao adianta eu por outro e queimar.

obrigado a colaboraçao de todos (y)

12. josecarlos366

josecarlos366 Usuário

24 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nilo

Nenhuma loja que eu conheço troca componente eletrônico com solda nos terminais, com ou sem nota.... e tb fornecer nota não significa que não é um fake, já vi componente falso ser vendido com nota....

É igual 2N3055 Toshiba, tá cheio deles por aí, e todos são falsos pois a toshiba não fabrica 2N rsrs...

Qto a queimar o STK o ítem a ser examinado são as caixas, ainda mais q a bobina já levou DC, muitas vezes elas funcionam, mas ficam pretas, aí qdo vc aumenta o volume elas tendem a entrar em curto fazendo o STK superaquecer até queimar..... Qdo trocar o STK vc tem q ir aumentando gradativamente o volume e ir acompanhando o aquecimento do dissipador se não é excessivo.

Qquer coisa me mande email, como sou novo por aqui não sei se vou saber responder a mensagens rsrs...

Abçs JC
    josecarlos366@gmail.com

13. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    eu lhe enviei uma MP

olha voçê disse aqueçer, bom ele esquentava bastante quando a tava levando DC, masi por sorte nao queimo a caixa de som pois eu uso ela em outro aparelho e ta ok. voi mandar um e-maill (y)

14. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    O DS-40 possui pré amplificador sim. Olhe bem o esquema. O STK é só a etapa de potencia, não tem pré dentro.

Ali onde diz "tone control PCI294B" está o pré e controles tonais.
    Os transistores T601/701 e T602/702 são do pré.

Esse problema dificilmente da no pré, mas... Na fonte não é o problema.

Se esse STK é falso não adianta, pode comprar 50 deles e colocar, vai queimando um atrás do outro. E junto as caixas.

E claro que NÃO da para usar assim ! Se usou ele assim por um tempo, pode ter que trocar o falante da caixa... Mesmo o falante não tendo queimado, ele pode ter danificado, e nesse caso como o José Carlos falou, pode vir a queimar o STK novamente. Tem que fazer uma análise nesse falante.

Nilo, não dão garantia, pois você pode ter ligado o componente errado e queimado ele. Por exemplo se comprar um STK e depois você fecha um curto na saída, a culpa foi sua, e não do componente.

Se o José Carlos tiver um STK original, coloque o original, mas antes se certifique que não tem problema na caixa e nem em outras partes do aparelho, para não queimar um STK original. Se colocar fake de novo, queima de novo...

(y)

15. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    e ai galera blz?

Ok vou verificar o pré, caso for ele vou tentar arrumar e depois eu vejo o STK com voçê jose.
    Putz entao perdi minha caixa, era o unico par que eu tenho a sorte que tenho outros falantes que servem nelas.
    esse negoçio de loja da garantina eu nao sei nao como eles vao trocar algo com marca de solda? ou depois de um mes de uso severo queima ai eles vao trocar? acho que nao.....

obrigado a todos(y)

16. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Vintageiro eu abri o aparelho e vi ali os transistores do pré, só que eu to sem multimetro vo ve se até sabado compro um e comfirmo se é o pré ou nao(y)

17. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Ainda sim eu trocaria o STK. Se for falsificado, quanto menos esperar ele vai queimar. Coloque um original e não se incomode mais.

Esse negócio de DC forte na saída é 99 % de chances de ser o STK ou algum de seus componentes auxiliares.

Faça uma análise no falante para saber se tem que trocar ele também ou não.
    (y)

18. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    o STK eu vou trocar de qualque jeito pois ele não esta qeuimado?, eu só to meio com um pé atras de ter algo mais queimado, pois ai é por o stk e queimar, pra nao ter duvida eu vou trocar o alto falante da caixa pois tenho outros similares.(y)
    como se faz analise em alto-falante? só pra ter certeza.(y)

19. Toscanob

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    José Carlos,

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, vc tem o direito de trocar o componente, se ele apresentar defeito no prazo legal de garantia, ou seja, três meses; mas para exercer esse direito, vc tem que ter a Nota Fiscal (Não aqueles ORÇAMENTOS, ou outros papéis que somente se parecem com NF, mas não têm CNPJ nem IE da loja). Nas lojas que compro, os vendedores colocam um selo de garantia no componente, e EU JÁ TROQUEI STK QUEIMADO COM RESÍDUOS DE SOLDA NOS TERMINAIS! A Nota Fiscal não garante que o produto seja original, mas se vc a exige do vendedor, ele pensará duas vezes antes de vender componentes falsificados, ou se negar a trocar um produto defeituoso, pois sabe que podera ter uma grande dor de cabeça, pois o PROCON atende até pela internet! Mas se o consumidor não reage, o vendedor faz o que bem entende...

Abç, Nilo.

20. Toscanob

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    Vintagero,

Se o STK for original, ele tem um circuito de proteção, e não deveria queimar com um curto na saída.

Ainda assim, se eu fizesse alguma besteira, eu nunca iria acionar a loja para trocar o componente; somente o faria se tivesse certeza de que me venderam gato por lebre, e o vendedor, ciente de que me vendeu um produto falsificado, dificilmente irá se negar a trocá-lo se eu tiver uma NOTA FISCAL, pois sabe que poderá ter uma grande dor de cabeça.

Abç,

Nilo.

Compartilhar esta Página