Receiver Sansui 8080 DB

Discussão em 'Vintage' iniciada por ANTUNES CARLOS, 26 Abr 2010.

1. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário Muito Ativo

11 Mar 2006
    Obrigados:
    83
    Troféus:
    48
    Oi pessoal, estou precisando de ajuda. Peguei para reformar, um receiver Sansui 8080 DB, e apesar de estar em perfeito funcionamento os transistores de saída são todos diferentes. Alguém sabe o modelo/marca dos transistores originais do Sansui 8080 DB?. NO momento ele está cmo um Motorolla MJ 15003, um Motorolla MJ 15004, um Samken 25C1116 79Y, e um Samken 25A747 7NY. Por favor, se alguém puder me ajudar, muito obrigado.

2. ANTUNES CARLOS

11 Mar 2006
    Obrigados:
    83
    Troféus:
    48
    Pessoal, não está dando para ver direito se os Sanken são 25C1116 79Y ou 2SC1116 79Y e ao invés de 25A747 7NY seja 2SA747 7NY. Por favor, me ajudem em mais essa "empreitada". Quanto aos Motorola, os números estão certinhos. Obrigado a todos.

3. MendelRS

MendelRS Usuário

15 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
  4. viper-accobra

viper-accobra Usuário

12 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Antunes, conforme service manual indicado acima pelo colega Paulo Mendel os transistores de saída são os 2SC1116, todos iguais, pg 21 do manual "schematic diagram". Esses transistores são originais Sanken entretanto foram descontinuados conforme site da Sanken http://www.sanken-ele.co.jp/en/prod/semicon/pdf/discon_e.pdf talvez ainda possam ser encontrados originais mas é difícil o mais comum é encontrar fabricados por outras empresas, provavelmente chinesas, acho mais garantido utilizar os equivalentes indicados pela Sanken desde que originais.

5. ANTUNES CARLOS

11 Mar 2006
    Obrigados:
    83
    Troféus:
    48
    Vou seguir o conselho do colega Vintagero, e colocar os Motorola MJ 15003 e 15004, são faceís de encontrar e menos complicados na manutenção. Encontrei os Sanken 2SC1116A, na Sansui parts shop, mas são caros, (vendidos em euros), e ainda tem o frete, e ainda corro o risco de serem Made In China.

6. c.luizz

c.luizz Usuário

21 Mai 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Saudações á todos! Estou com um Sansui 8080, que estava funcionando normalmente. Porém, de uma hora para outra, os dois canais ficaram com som rouco e distorcido, sendo que um deles ainda apresentou variação de volume. Alguma dica do que possa ser esse problema? Ele está usando transistores de saída OM MJ 15003. Já estou caçando o manual de serviço dele. Qualquer dica será muito bem vinda!

---------- Mensagem adicionada às 15:00 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 14:57 ----------

Tenho um 8080, e estava funcionando bem, só que de repente, nos dois canais o som ficou rouco e distorcido. Além em um dos canais está havendo variação de volume. Alguma dica do que possa ser a causa do problema. Ele está usando transistores de saída OM MJ15003. Qualquer ajuda será bem vinda! Grato!

7. Rubem Melo

Rubem Melo Usuário

7 Jul 2010
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    18
    Puxa...

Este receiver Sansui é Super x Hiper x maravilhoso³!

É difícil diagnosticar assim.

Antes de recomendar a trocar dos capacitores eletrolíticos...

O que deve priorizar é a manutenção de todas as chaves e potenciômetros com Limpa Contatos...

E conferir a alimentação das placas do amplificador e principalmente do pré-amplificador.

Pode ser que esteja faltando alguma alimentação...

Eu não vi o manual de serviço e nem o esquema dele. Mas sei que as tensões são simétricas. Se faltar uma, ele pode fazer isso.

O motivo pode ser mal-contato de solda ou mesmo um fusível aberto.

Se tiver fusível aberto, tem que observar se há algum curto ou algum transistor com fuga.

(...)

Uma observação sobre os transistores da Onsemi...

A Onsemi, que é a atual Motorola, fabrica componentes de excelente qualidade.

Mas esses transistores e a maioria com encapsulado TO-3 são alvos número 1 de falsificações.

Portanto, além da inspeção visual, desconfiança de preço baixo, teste com um multímetro, pelo menos, eu ainda faço o teste com uma lâmpada em série...

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=173

Todo cuidado é pouco...

Principalmente com este aparelho.

C.Luizz, caso não entenda de eletrônica, é recomendável levá-lo para um profissional!

Este aparelho não é tão trivial para conserto.

---------- Mensagem adicionada às 20:36 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:31 ----------

No site eserviceinfo tem o manual de serviço.

É composto por duas partes.

http://www.eserviceinfo.com/downloadsm/23181/Sansui_8080DB.html

---------- Mensagem adicionada às 20:41 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:36 ----------

Esqueci de citar...

Deverá conferir, após o culpado do defeito, a tensão off-set e a corrente de repouso (bias).

8. ANTUNES CARLOS

11 Mar 2006
    Obrigados:
    83
    Troféus:
    48
    O André restaurou o meu receiver Sansuí 8080 DB:aplauso:, e ficou simplesmente fantástico:aplauso:.

9. Grecchi

Grecchi Delirium Tremens...

21 Ago 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aliás, sábado na Som alternativo fiquei ouvindo um Sansui QRX6001 tocando caixas B&W...

Covardia!!!

Compartilhar esta Página