Reformando a rede eletrica da Casa..

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por guihf, 8 Jul 2008.

1. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Galera.. estou com umas duvidas grandes aqui e acho que vocês podem me ajudar ;D

Vou trocar a fiação da casa.. E preparar a sala para um HT Simples (y)
    Vou explicar aqui embaixo como vai ficar +-..

A rede eletrica aqui é Bifasica (F+F/N).. Na caixa de entrada vai ter 2 Disjuntores Bipolar um de C63A e outro C10A. O de 10 é para o portão automatico.. E ligação do Neutro (Azul) no Terra.
    Vai sair 3 fios (Vermelho, Vermelho, Azul) de 16mm² depois do disjuntor de 63a e entrar na casa, para outro disjuntor Bipolar de C63A, após esse disjuntor entrará em um DR tetrapolar de 63A 30mA ligado corretamente.. E depois do DR vem as ligações:
    B40a Bipolar - Chuveiro - 6mm²
    B25a Bipolar - Torneira Eletrica - 2.5mm²
    C25a Mono - Parte de baixo da Casa - 2.5mm²
    C25a Mono - Parte de cima da casa - 2.5mm²
    Toda fiação utilizando fios flexiveis.. Pensei em utilizar flexivel só para terra, mais mudei de ideia, lembrando que não preciso de tanta qualidade sonora(y)

Agora tenho duvidas.. hehehe

É necessario o uso de um dispositivo DPS? Se sim.. Qual devo utilizar? Penso em Siemens como os disjuntores e DR, mas existem varios modelos.. (E como é feita a instalação.. Pois não encontro sobre ele).. A fiação esta legal para os disjuntores utilizados e vice-versa?

Eu que vou fazer a instalação.. Pois gosto de um DIY ;D e também não tenho muita grana pra estar pagando um profissional :ataque: Acho que com meu conhecimento é possivel fazer a instalação (y)

Espero que consigam ajudar.. Porque eu ja procurei em tudo quanto é canto e não acho sobre ;D

Valeu :rever1:

Editando:
    Sobre o aterramento.. Segundo a norma NBR5410 existem 5 esquemas.. Qual seria o esquema que vou utilizar.. Pelo que lí na Wikipedia, pensei no TN-C.. Mas não entendi muito bem a explicação.. Alguem sabe me explicar e qual seria o melhor.. e como fazer a instalação do aterramento nesse esquema.

2. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Guihf,

Use cores diferentes para cada fase: Preto numa fase, vermelho em outra, azul para o neutro e verde para o aterramento. Mantenha isso pela casa toda. Fica mais facil vc, ao abrir uma tomada tempos depois, saber a qual fase pertence aquele ramal.

Do poste(ou caixa de entrada) ate sua caixa primaria de distribuiçao use fio de 6mm. Apos isso, nas tomadas em 220V (bifasica) de alta corrente (chuveiro, etc) vc podera usar fio de 4mm. Para os demais ramais 2,5mm é o suficiente. Para os ramais de 110V use 4mm.

Monte uma caixa de disjuntores o mais distribuido possivel. Se possivel separando ao maximo as tomadas nos comodos. Faça isso de maneira balanceada, ou seja, pelo consumo. Distribua o consumo dos aparelhos e futuras aquisiçoes de maneira balanceada.

Compre fios e equipamentos certificados. Nao economize.

Aterre o Neutro junto ao relogio. Aterramento é algo serio e deve ser feito com muito cuidado respeitando norma vigente.(se nao de nada adiantara)

Faça um aterramento só para o audio e video (separado do aterramento do neutro e demais aparelhos).

Para as demais perguntas, consulte um tecnico especializado (nao estou falando de um eletricista de plantao, ou melhor ainda, peça um projeto eletrico a um engenheiro eletrico).

Isso nao custa caro, cote antes dos gastos e se puder fazer faça. Se nao tiver dinheiro para tudo faça por partes. Se o imovel for seu, vc estara investindo e muito em segurança para vc e sua familia.

Leia tudo que puder aqui no forum, use a ferramenta de busca. Tem farto material sobre isso. (y)

Matias agradeceu.
  3. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Valeu pelas dicas.. Vou procurar utilizar fios de cores diferentes..

Penso em utilizar mais que 6mm² na entrada pois estive lendo e ví que fio de 6mm² só suporta 34a.. E o de 10mm² aé 54a se não me engano.. Então pensei em utilizar de 16mm² para não ter nenhum problema futuro..

O fio do chuveiro vou utilizar de 6mm² pois o chuveiro tem 7500W..
    É mesmo necessario para a rede 110v fio de 4mm²? Acho que de 2.5mm² que suporta +- 20 a 25A seja o sulficiente (Puxando um fio pra sala, um pra cozinha, um pro quarto, etc)
    Os disjunores e DR e fios.. vou utilizar Siemens (disjuntor, caixas de luz) e fios da Pirelli ou alguma outra marca de confiança ;D

Vou pesquisar mais no forum para saber.. Mas minha duvida mesmo esta no dispositivo DPS..

Valeu pelas dicas ;D

4. arielcs

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Eu usaria o DPS. Transiçoes atmosfericas sao causadores de muito estrago (sobretensao alta).

5. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Uma sugestão de quem tem familiares arquitetos e engenheiros elétricos e já ouviu muita estória trágica de gente que gosta de DIY. Não quero ser do contra, apenas alertar.

Ariel deixou um pouco implícito e eu vou deixar explícito: se você não possui todo o conhecimento e prática, não faça. Especialmente porque não é um projeto de rede, de áudio ou de TV, é projeto elétrico. Já ouvi estórias de um tio até de engenheiros elétricos que morreram porque esqueceram um detalhe ou outro ao trabalharem com tensão, e essas pessoas são gabaritadas para isso (pelo menos muito mais que nós).

Além disso, um projeto bem feito (p. ex., um cabeamento bem estruturado e com espaço para expansões futuras), feito por um profissional da área sempre elevará o valor do imóvel. Mas realmente, tem "profissional" por aí (especialmente os eletricistas de plantão) que faz serviço pior que você mesmo.

Não digo que você não poderá fazer bem feito. Estou apenas dizendo que nós (eu gosto tb) gostamos de DIY, mas profissionais de uma área existem por isso. Eles não servem só para homologar um projeto na prefeitura não. Segurança em primeiro lugar (tô parecendo panfleto profissional, mas tudo bem).

6. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    heheheh.. Eu até entendo..
    Vou tentar fazer a instalação.. E se faltar algo, aparecer alguma duvida importante.. Chamo um profissional de verdade, pois "profissionais desconhecidos" é oque mais tem.. E um capacitado não cobra barato para o meu orçamento..

Acho melhor eu fazer uma instalação mesmo que simples, sem proteções.. Do que deixar do modo em que esta, com a fiação distribuida com fios solidos de 2.5mm² e 4mm² pro chuveiro.. Além da pior parte.. 4mm² com disjuntor de 40A, nenhum disjuntor bipolar.. Nada de terra.. Somente no chuveiro que duvido muito que aquele fiozinho verde de 1900 e nada funcione ;D
    Pretendo fazer tudo com o maximo se segurança.. Seguindo tudo oque diz no manual ;) Valeu pelo alerta..

Vou estar contrariando muitas pessoas em 2 motivos.. 1º Por eu mesmo estar fazendo essa parte.. e 2º Pelas pessoas preferirem esquecer a parte eletrica.. Como por exemplo, se esta funcionando esta bom..
    O primeiro motivo acho que não seja nada perigoso desde que se tenha cuidado.. E atenção mega redobrada.. E o segundo porque tenho muitos equipamentos.. Não de audio/video que seria o principio do forum, mas sim de computadores e utilizo constantemente.. E as vezes bate uma preocupação quanto a segurança deles..

7. arielcs

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Guilherme, então, antes de começar, cerque-se de bastante conhecimento, peça ou baixe pela net, manuais dos fabricantes, manuais das companhias eletricas e tudo o que puder ajuda-lo. Boa sorte (y)

PS: depois coloque aqui o resultado de toda essa empreitada. É sempre bom termos os depoimentos das pessoas.

guihf agradeceu.
  8. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cara.. minha duvida agora.. Foi quando estava conversando meu cunhado.. E ele me recomendou separar por comodos a rede eletrica.. Isso é necessario? Pois creio que vá da tanto trabalho que nem seja possivel =/ E se for vou tentar fazer o maximo para conseguir..

Atualmente estou fazendo cotações de preços para saber onde esta mais barato para a compra..
    Sobre quadro de distribuição cotei tudo Siemens.. Deem uma olhada ;D
    Disjuntor Din C10a Bipolar 5SX1 Siemens (Portão Automatico)
    Disjuntor Din B25a Bipolar 5SX1 Siemens (Torneira Eletrica)
    Disjuntor Din B40a Bipolar 5SX1 Siemens (Chuveiro Eletrico 7500w)
    Disjuntor Din C63a Bipolar 5SX1 Siemens (Geral)
    Disjuntor Din C25a Mono 5SX1 Siemens (Parte de baixo, parte de cima 110v)
    Dispositivo DR 63a 30mA Tetrapolar 5SM1 346-0 MB Siemens (Geral após o Disjuntor C63a)
    Barramento PD Din 12M 5ST2 902-0B Siemens (Para o serviço ficar mais limpo)
    Borne de alimentação do barramento 5ST2 203 Siemens (Utilizado na conexão de cabos ao barramento)
    Quadro de Distribuição de Energia 18 Modulos 8GB1181-3MB21 Siemens (Quadro com 18modulos, basicamente separando pela parte de cima e parte de baixo, utilizarei 12 ;D)
    Terminal N/PE 8GB20703-MB Siemens (Terminal para Neutro, vou utilizar em conjunto com o Quadro, ele vai parafusado no quadro para distribuição do neutro ou terra)
    Terminal Isolador para Barramento 5ST2 426 Siemens (Terminal para isolar o barramento caso não utilize)

E fios estou procurando Pirelli.. Mas pelos valores.. Não sei oque vai acontecer hehehe.. ;D

Mas.. Alguem conhece sobre o DPS, se sim hehehe.. Qual eu compro?

9. José Carlos

José Carlos Usuário

13 Ago 2002
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Separar por cômodos é o ideal, pois assim você isola apenas a área que está com problema. Por exemplo: caso sua casa não esteja separada por cômodos e o seu chuveiro pifa, você terá que desligar toda a alimentação por causa do chuveiro e, fazer isso na hora da novela, não é boa idéia.(y)

Com a separaçãp, obviamente você poderá trabalhar sossegado.

Quanto ao cabo de entrada, já que possui verba para isso, não vejo o porquê de não utilizar 16mm². A instalação agradece!!!(y)

At.;

10. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Separar por comodos.. Não vai dar muito certo.. Pelos tamanhos dos conduites atuais.. E o pedreiro me disse que do modo em que a casa esta se torna quase impossivel trocar os conduites que vão de baixo para cima da casa..

Vou separar em Parte de baixo, Parte de cima, Chuveiro, Torneira, Portão.. (y)

E se possivel utilizar materiais de boa qualidade :aplauso: Conforme a verda :rofl:

Valeu ^^

11. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    hehehe.. pelas minhas contas.. colocando 600w para cada tomada de uso geral e apartir da 3ª 100w, e 35w para cada lampada, com excessão as da sala que sei o consumo.. Calculando com chuveiro e tudo mais.. Minha conta deu 21325W.. hehehe Achei beeem absurdo hehehe..
    +- 3210W para parte de cima (Tirando o chuveiro)
    e +- 4615W para a parte de baixo contando a geladeira (Que acho que não seja um hiper consumo..)
    Faltaria a torneira eletrica.. Que ficaria em torno de 5000w e a Maquina de lavar que me falaram de 1000w, mas achei um absurdo.. E o chuveiro.. 7500w

hehehe.. por alguns calculos a mais..:
    Fase 1 = 56A (Chuveiro e Torneira) + 25,2A (Parte de Cima, 127v)
    Fase 2 = 56A (Chuveiro e Torneira) + 44A (Parte de Baixo,127v)

Vou procurar saber melhor da maquina de lavar..

Agora aos mais entendidos.. Esses 25,2A e 44A são consumos simbolicos.. De um calculo mirabolante, seguido de um manual que fala sobre a norme NBR5410 (y) Vocês acham melhor eu aumentar o disjuntor de 63A? Para 80A por exemplo?

Valeu pela ajuda pessoal ;D :feliz:

12. gmc100

gmc100 Usuário

7 Mai 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Não tem como você fazer um outro quadro de distribuição em cima...???
    Desta forma levaria um ramal de 6mm específico para o outro quadro. Se você ver nas normas as distâncias também aumentam a bitola do fio.
    Use TUE (Tomadas de uso específico) usando a potência do eletro/eletrônico que vai utilizar...(ex: Máquinas de lavar louça, Maquina de lavar, galadeira, freezer, microoundas, coifa, home-theater)
    Eu se fosse você, pelo menos pediria para um profissional fazer um orçamento de projeto...Você pode passar os fios, mas ele faria a distribuição de carga que é o mais chato. Mas seria mais seguro.
    (y)

13. Aurelio Cavalcante

Aurelio Cavalcante Usuário

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cabos de 2,5 mm² não devem ser usados com disjuntores de 25 A. Olhe novamente a tabela e verá que eles comportam até 20 A de corrente com 2 condutores carregados no eletroduto. Use os de 4 mm². (y)

O mesmo para o chuveiro: São 7500 W em 220 V, o que dá uma corrente de 34 A. Um disjuntor, normalmente, deve trabalhar a 80% da sua capacidade, o que daria 34 / 0,8 = 42,5 A. Assim, reveja disjuntor e cabos de alimentação. Para esta corrente, cabos de 10 mm² devem ser utilizados, já que comportam até 50 A em eletrodutos com 2 condutores carregados. Procure pelos disjuntores de curva B para chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores. Os outros circuitos da casa são alimentados por disjuntores de curva C.

Lembre-se que a função de um disjuntor é a de proteger os cabos ligados a ele. Assim, os cabos nunca podem conduzir uma corrente inferior a que um disjuntor pode conduzir.

Não há necessidade de usar dois disjuntores bipolares de 63 A como você mencionou. Use uma de 63 A no Quadro de Entrada e somente o DR de 63 A e 30 mA no Quadro de Distribuição.

Use o sistema de aterramento TN-S, que tem o terra e neutro independentes a partir do Quadro de Distribuição.

Sugiro que coloque o disjuntor do portão automático dentro do Quadro de Distribuição também. É mais prático manter todos os controles de circuitos em um único ponto.

Use DPS sem pestanejar. Devem ser três unidades ligadas assim:

- fase1 - terra;
    - fase2 - terra;
    - neutro -terra.

Note que os DPS devem ser ligados antes do DR. Do contrário, você terá desarmes desnecessários.

Já que está reformando tudo, sugiro que refaça também os circuitos de telefonia e TV à cabo. Existem DPS para estes sistemas também e que devem ser aterrados ao Terminal de Aterramento Principal da sua casa, seguindo a NBR 5410. Este terminal é, normalmente, a barra de aterramento que está situada dentro do Quadro de Distribuição da sua casa. (y)

guihf e placard agradeceram.
  14. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Opa.. Valeu pela ajuda (y)

Cara.. Vou verificar dos cabos de 10mm² pro chuveiro.. Mas não sei =/ Pois é capaz do conduite não ser do tamanho necessario :ataque:(é melhor rir do que chorar hahahaha)

Estou pensando na ligação de aterramento TT, que seria, o neutro aterrado.. E utilizando terra de outra haste.. O DPS que acho que funciona é o Siemens 5SD7 424-0.. Esse DPS tem 5 ligações.. Diz no manual, que seria Neutro, Terra (Pode ser no modo TT ou TN-S), Fase 1, Fase 2, Fase 3) e no meu caso não utilizaria a Fase 3.. O mesmo que acontece com o DR (y)

Vou dar uma pesquisada nos preços..
    Sobre antena, vou substituir os cabos sim.. Utilizar cabos RG-6.. Antenas MMDS e VHF lá encima misturadas num mesmo cabo.. E vou dar uma pesquisada nos valores de DPS para isso ^^
    Sobre telefone.. Vou utilizar algum cabo que encontrar heheh :rofl: Pois não utilizo internet via ADSL.. E vou deixar um telefone sem fio na sala e só :aplauso: Sobre DPS para ele.. Também vou procurar..

Sobre o quadro de distribuição superior.. É quase que impossivel.. Pois na parte superior só vou mexer na area eletrica.. O principal problema seria redistribuir os conduites e subir um conduite maior para area eletrica..

Muitos problemas.. Que se fosse possivel eu construia a casa de novo fazendo tudo do meu jeito.. :p

15. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Não faça isso. O motivo de você estar tendo essa dor de cabeça é justamente porque o antigo dono/construtor fez essa lambança de ligar tudo em "daisy-chain" (n sei a expressão equivalente em pt-br).

Já que você está melhorando sua casa, faça da forma mais profissional possível: use cabos Cat 5e para o telefone. O valor de revenda do seu imóvel agradece. Acredite, isso paga depois (ainda que você tenha que iluminar a cabeça do futuro comprador, pois poucas pessoas sabem as m****s que existem por aí).

Afinal, você não USA ADSL, mas n significa que jamais usará. Faça uma vez e faça certo.

Você não é o único que pensa assim! Acho que qualquer pessoa que não constrói do seu próprio jeito pensa assim.

Infelizmente, no Brasil, quando usam cabos Cat 3 acham que estão no supra sumo da modernidade. E ainda sempre ligam em daisy-chain :aiai: Acredite, estou morando num apartamento agora assim! Vc n faz idéia dos problemas que tenho, e tb não posso quebrar e fazer do meu jeito!

Honestamente, o melhor passo-a-passo mostrando como um DIY pôde fazer um serviço mil vezes melhor que qualquer construtora pode ser econtrado nesse site:

http://www.swhowto.com/Planning1.htm

Tenho ele nos meus favoritos já faz muito tempo.

16. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Se os eletricistas (também conhecidos como Engenheiros de Campo) do nosso país mal conseguem pôr em prática os conceitos que já estão normatizados, imagine como será com o cabeamento estruturado. :aiai:

Isto requer que o profissional tenha conceitos de planejamento, execução, tendências de mercado e conceitos de integração de sistemas (áudio, video, telefonia, transmissão de dados, segurança, etc.).

E esta é a tendência de mercado. Hoje as residências de luxo contam com este recurso. Agregam valor no ato da venda e são muito mais racionais do que os sistemas instalados hoje.

17. pmarcal

pmarcal tlhIngan jIH

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0

18. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

19. guihf

guihf GuiHF

17 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    hehehe.. Percebi muitos problemas.. que me levaram a desistir da minha grande ideia de tentar fazer tudo correto..

1º Conduites que não permite o fio necessario.. tem conduite aqui de 10mm ¬¬
    2º Vou trocar a fiação da sala, trocar a caixa de luz.. e o fio de entrada.. Utilizar disjuntores corretos para os fios que estão atualmente da sala.. E trocar todas tomadas da sala.. (Cheguei nisso por facilidade, vai trocar o piso da sala.. então passar conduite vai fica mais facil.. Mas.. a parte de cima, cozinha, banheiro.. Não quero nem pensar em mexer atualmente, pois o antigo dono reformou a pouco tempo (ou foi muito bem conservada..) mas ele se esqueceu da parte eletrica.. E falta dinheiro para eu mexer no resto da casa atualmente.. e ja que os conduites não ajudam.. nem vou trocar os fios..
    3º Tinha me esquecido de que cabo CAT5 servia para telefone.. utilizo cabo CAT5 para rede aqui em casa.. Pois tenho 2PCS e um notebook.. então essa parte é mais simples.. ;D
    4º A antena.. Quando tiraram meu sofa (Ele se foi hasusahuash não é mais meu ;D) Vi que tinha uma caixa de luz cega.. Abri ela e achei um conduite.. que tecnicamente deve subir até o telhado .. se subir.. vou utilizalo.. para cabos de antena.. e ligar outro conduite nele para levar à uma caixa do outro lado da sala.. conforme meus planos..

Sobre cabeamento estruturado.. O meu cunhado trabalhava na area de redes de um banco.. Ficava numa central ali na Av. Paulista.. apesar de ter equipamentos de ultima geração o cabeamento era todo mal feito..

Aqui em casa.. estou muito preocupado com a sala.. hehehe.. Pois atualmente existe só uma Sony WEGA Trinitron de 29" nela.. Mas atualmente pretendo um Home Theather e um xBox 360 ;D então.. Ja estou preocupado em conseguir fazer com que um cabo CAT5 chegue lá com minha internet.. ;D hehehe.. Só de pensar que na minha casa anterior já tinha tudo perfeito.. Desde fio de telefone com filtros para cada ponto, cabos de rede nos 3 quartos e sala, antena nos 3 quartos e sala, fiação boa, etc.. MAAS.. hehehe

Os disjuntores ficaram desse modo:

Disjuntor STECK BIP Din Curva C 10A (Portão Eletronico FIo 2,5mm²)
    Disjuntor STECK BIP Din Curva B 32A (Chuveiro Fio 4mm² Solido Atual)
    Disjuntor STECK BIP Din Curva C 63A (Geral fio 10mm² atual Solido, futuro 16mm² Flexivel)
    Disjuntor STECK UNI Din Curva C 16A (Sala, fio 2,5mm² ;D 4 tomadas..)
    Disjuntor STECK UNI Din Curva C 20A (Cozinha e Lavanderia; 2 Quartos e Luzes da casa inteira.. Fio 2,5mm² Solido Atual)

Steck pois consegui num bom valor e consegui desconto porque conheço um mlk que trabalha na loja..

É isso galera.. Acho que a grande reforma fica pra proxima.. Pelo menos creio que tirou as duvidas de outros e as minhas.. E depois posto o resultado hehehe.. Da minha reforma da rede eletrica pela metade =/

Po.. A instalação do site é perfeita.. http://www.swhowto.com/index.htm Se fosse construir minha casa.. Com certeza iria seguir esse site ;D

Valeu galera..
    Abs

Compartilhar esta Página