RESOLUÇÃO X DEFINIÇÃO

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Vídeo' iniciada por LYRAVIX, 17 Set 2006.

1. LYRAVIX

LYRAVIX Usuário Ativo

23 Dez 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Amigos,

É muito comum o uso destes dois termos para se fazer referência a maior ou menor capacidade dos TVs,Projetores e similares oferecerem melhor imagem que outros.
    Entretanto acredito que RESOLUÇÃO e DEFINIÇÃO faze, alusão a coisas totalmente distintas e fica aqui o pedido de auxílio aos mais entendidos nesta área para que possam nos dar exclarecimentos .
    Alta definição ou alta resolução, o quê afinal define a melhor imagem?
    Se este assunto já foi exclarecido em algum momento aqui no forum, queiram por gentileza indicar o Link !
    LYRAVIX(y)

2. Powerplay

Powerplay Usuário Ativo

22 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Prá mim é a mesma coisa.

Milton

3. robsonboto

robsonboto Usuário

19 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Quando falamos em VIDEO, elas estão interligadas: quanto mais definição a imagem tiver maior sera o espaço que ela ira precisar, logo tera de ter maior resolução (para que nossos olhos perbebam a diferença).

Resolução tem relação a tamanho da imagem.
    Definição tem relação a qualidade da imagem.

Eu posso ter uma imagem em alta resolução com uma baixa definição, e uma imagem com baixa resolução e alta definição.

Essas duas fotos a seguir tem a mesma resolução, mais com diferentes definições.

Então, quanto maior a resolução, maior sera necessario a definição, para que nossos olhos percebam os detalhes que eram "ocultados".

lexlex agradeceu.
  4. LYRAVIX

LYRAVIX Usuário Ativo

23 Dez 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Muito grato pela ajuda Robson!(y)

5. Rash

Rash Proud member of the BD Club

5 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Exatamente. E no caso de HDTV (High Definition Television - Televisão de Alta Definição), o conteúdo é transmitido (ou armazenado) em alta definição, mas não necessariamente exibido em alta resolução, pois isso depende basicamente do seu equipamento.

Vídeo em alta definição simplesmente diz que mais pontos são usados para formar a imagem e, nesse caso, a imagem tem também uma maior resolução. Quando dizemos 720p e 1080p estamos nos referindo à resolução da imagem, OK? (y)

6. Álvaro Ney

Álvaro Ney Usuário

1 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mas também se a tela tiver baixa resolução, terá forçosamente menor definição de imagem, ficará portanto cerceada a qualidade de imagem ao seu nível de resolução nativa. Não é isso?
    Complementando o que o Robson disse, a resolução está estreitamente relacionada com o tamanho da tela/imagem e a definição com a qualidade de reprodução da imagem.
    Por esta razão, creio e me corrijam se estiver enganado, que é de suma importância que os displays de tamanho superior a 50 polegadas, nas condições acima mencionadas, tenham o mínimo de 720 de resolução, enquanto as inferiores, assistidas a duas vezes e meia de distância, já não apresentam tanta diferença, outrossim, nas telas acima de 50 só poderão reproduzir todo o espectro de definição disponível nas transmissões HDTV se tiverem resolução nativa de 1080p.

7. MarceloJF

MarceloJF Usuário Ativo

15 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Galera,

tenho uma opinião um pouco diferente.
    definição: é a quantidade de pontos que forma uma imagem
    resolução: está relacionada à nossa capacidade em distinguir dois pontos.
    Assim, alta definição significa mais pontos na imagem, por isso algumas pessoas dizerem que HDTV real somente 1080
    Quando estamos a certa distância da TV dependendo da distância entre os pontos iremos perceber os pixels (pontos), logo assistir uma TV com melhor resolução nativa pode ser feita mais próxima.

Um abraço
    Marcelo

8. Rash

5 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    É um pouco complicado definir isso exatamente. É como a gente dizer a mesma coisa com outras palavras.

Só de uma maneira simples, resolução é a quantidade de pixels. 1920 x 1080 é uma resolução, e eu posso pegar um DVD e fazer um upscale para essa resolução. Mas o DVD não tem essa definição. A definição dele é mais baixa, ou seja, os "blocos básicos" que formam a imagem do DVD são "aumentados" para serem exibidos em 1080. Da mesma forma, eu posso ter uma imagem cujos blocos básicos que a formam são na resolução de 1080, mas posso exibí-la em 720 ou 480.

Quem viu a apresentação do Danilo pôde perceber a diferença. Na apresentação ele mostra HDTV e SD na mesma resolução. Depois ele dá um zoom em uma placa de trânsito para mostrar os "blocos básicos" que formam cada uma das imagens. A quantidade de "blocos básicos" é a definição, a quantidade de pixels é a resolução. (y)

Chega, não consigo explicar melhor do que isso. :D

9. robsonboto

robsonboto Usuário

19 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Por falar nessa apresentação do Danilo, sera que num rolaria um youtube da vida nesse video ai não heim?! ;) Gostaria muito de ver :rever1:

10. Stefano

Stefano Moderador

28 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acho que tem mais um componente importante, tb citado na palestra do Danilo, que é a taxa de bitrate. É claro que, quando pensamos em uma imagem 720p/1080i, logo pensamos numa imagem bonita. Há uma tendência que seja mesmo, mas temos que pensar, ao meu ver, quando relacionamos resolução com definição, a taxa de bitrate do vídeo (e tb o decoder usado).

Uma boa resolução não necessariamente nos remete a uma boa definição da imagem, embora seja um pré-requisito quando falamos em alta-definição.

Simplificando, acho que definição de imagem compreende a qualidade da imagem final, no display, que pode ser independente da resolução de entrada. A definição, portanto, pode ser boa ou ruim, com resolução alta ou baixa, pois são características de certa forma independentes que interferem no resultado final.

É, Rash, é complicado tentar explicar isso...

Abraços, Stefano.

11. robsonboto

robsonboto Usuário

19 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Negocio é ter a maior resolução, maior definição e o maior bitrate com o menor espaço possivel...:LOL:

12. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

13 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Faltou mencionar a encodificação mais eficiente na relação qualidade com tamanho do arquivo gerado (vide briga mpeg2 com VC1 e Mpeg4) :D

13. Rash

5 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Hehehe, é verdade Stefano, isso porque nós nem entramos na discussão de chroma subsampling 4:2:2, 4:2:0, etc. :D

14. Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues Usuário

25 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,

Segundo o site WIKIPÉDIA definição e resolução são a mesma coisa, ou seja, o números de pontos (pixels) usados para construir a imagem.

Já outro sites concedem uma pequena diferença entre as duas terminologias:
    Definição seria o número de pixels totais de uma imagem. Já resolução seria o número de pixels (ou pontos) por unidade de tamanho.

Neste caso uma TV de 52" teria a mesma definição que uma de 37" (sendo ambas de 1080p). A segunda, porém, teria maior resolução.

Não há dúvida que quanto menor a TV maior a sensação de nitidez da imagem.

Mas como resumo temos que quanto maior o número de pontos melhor a qualidade da imagem!

Ocorre porém que as transmissões digitais tem no fluxo de bits (bit rate) um parâmetro importante para a questão do custo da transmissão.

Quanto maior o bit rate, maior a largura da banda necessária para transmitir a imagem. Por conta disto, as redes de televisão utilizam a compactação para reduzir o fluxo de bits (bit rate) necessário para transmitir a imagem, tomando menos largura de banda na transmissão.

Nos algorítmos de compactação (MP4 por exemplo) pode-se escolher o grau de compactação desejado, com compromisso na qualidade da imagem. Quanto maior a compactação menor o bit rate e, por consequência, menor a qualidade da imagem. Por conta disto imagens de mesma definição / resolução podem ter qualidades bem distintas.

Façam uma experiência:

Sintonizem a SKY na Rede Globo e depois façam o mesmo com um receptor digital em UHF, num programa que não esteja sendo transmitido em HDTV (JN por exemplo) - de preferência numa TV LCD de tela grande, onde a diferença ficará mais nítida. - Vocês verão a grande diferença de qualidade das duas transmissões. A transmissão terrestre em UHF é muito superior à da SKY.

Em ambos os casos a resolução / definição da imagem é a mesma (SD - 480 linhas), porém a SKY abusa da compactação da imagem, para caber mais canais nos transponders de seu satélite, reduzindo drasticamente, desta forma, a qualidade das mesmas.

Um abraço,

Paulo

15. corsário78

corsário78 Usuário

20 Abr 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Nas minhas antigas aulas de física, mais especificamente óptica, definição era a menor distância entre dois pontos para que eles fossem percebidos separadamente, ou seja, em distâncias menores os dois seriam mostrados como um só. Mais ou menos como a definição de "dot pitch".

16. snovaes

snovaes Usuário

27 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Rash, como posso obter essa apresentacao do Danilo??
    Conheces algum topico onde eu possa comecar a entender melhor esses conceitos, tais como upscalling, 720p, 1080i, HD, etc??

17. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

6 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Eu acho que existem duas coisas diferentes, uma seria o número de pixels totais, ou dentro de um espaço.
    E a outra seria a capacidade do olho humano de distinguir detalhes em uma imagem.

O problema é que definição e resolução são usados as vezes como sonônimos e as vezes com o significado trocado.

Mas isso é apenas uma questão semântica.
    Para mim, o importante é a resolução que é definida usando-se gráficos padronizados, como o da figura anexa abaixo. Nele, se vê a resolução (a vista pelo olho humano).

Ela é calculada tendo como base o ponto em que essas linhas convergentes já não podem ser mais distinguidas.

Dito isso, nos reviews da camcorder info, pode-se contatar muitos casos em que câmaras que oferecem uma contagem de pixels maiores (megapixels) , porém apresentam resolução (com base no gráfico) menores do que outras com contagem de pixels menores.

18. Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues Usuário

25 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    J Silva,

É mais ou menos isto que eu disse anteriormente.

Em resumo:

Definição é o número de pixel que forma a imagem;

Resolução é o número de pixels por polegada quadrada.

No frigir dos ovos o que nos dá a impressão de melhor nitidez é a resolução, mas logicamente que uma TV de maior definição trará mais resolução.

Imagine duas TV de 46", uma com 1080 linhas de definição e a outra com 720. Qual terá maior resolução?
    Claro que é a de 1080 linhas, pois haverá maior número de pontos em cada polegada quadrada. Algo como se os pixels estivessem mais próximos um do outro e fossem menores, resultando numa imagem melhor. No mesmo espaço de tela onde houvesse apenas um pixel na TV de 720 de definição, haveria 1 pixel e meio (aproximadamente) na TV de 1080 pontos de definição.

Agora imagine duas TVs, a primeira com 52" e 1080 linhas de definição e outra com 30" e 720 linhas de definição. Qual teria melhor resolução?

Não sei, teríamos que fazer umas contas para saber qual das duas configurações fornece um maior número de pixels em cada polegada quadrada.

A que tiver maior número de pixel por polegada quadrada terá maior resolução e, portanto, maior qualidade de imagem.

Paulo

19. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Na minha opinião, bem similar ao que o colega colocou com imagens:

- Resolução: é um termo técnico aonde se define quantos pontos uma dada tela (por tela entenda qualquer coisa, pode ser até o conjunto papel + impressora) tem. Pode ser tanto a medida total em pontos, como a medida de pontos em uma determinada área....

- Definição: é algo subjetivo à percepção e capacidade de cada um. Uma imagem pode ser bem definida a 320x240 se estamos falando de uma tela de 2" vista a 30cm de distância, e pode ser mal definida a 320x240 se estamos falando de uma tela de 10" nos mesmos 30cm de distância e pessimamente definidade se estamos falando de uma tela de 20" nos mesmos 30cm de distância. Ou seja, vários fatores contribuem para a percepção de definição, a resolução é um deles, mas o tamanho da tela e a distância para a tela também. (y)

20. Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues Usuário

25 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Hinotori,

Perfeita a sua explicação, a não ser por um detalhe: ela está invertida.

Pelo que eu sei, aonde se lê definição deveria ler-se resolução e vice-e-versa.

Um exemplo:

Pouco importa o tamanho da TV, se ela é considerada de alta definição terá 1080 linhas. Portanto definição é o número efetivo de pontos que preenchem a tela.

A percepção de maior qualidade se dará se os pontos são mais numerosos em cada polegada quadrada (na tela menor - as linhas estariam "espremidas"). Sendo, neste caso, maior a resolução.

Outro exemplo:

Quando se fala em TV de alta definição a nomenclatura utilizada é o número total de linhas (720 ou 1080 linhas) mostradas na tela do aparelho, não havendo menção ao espaço onde estas linhas estão (se em 30" ou 52");

Já quando se fala em resolução, como no caso das impressoras jato de tinta, a unidade utilizada é o dpi (dots per square inch - pontos por polegada quadrada).

Um abraço,

Paulo

Compartilhar esta Página