Roteador Wireless: Linksys ou D-Link ???

Discussão em 'Informática' iniciada por Jambock, 29 Ago 2007.

?

Qual vc prefere?

1. Linksys

71,7%
  2. D-Link

28,3%
  1. Jambock

Jambock Usuário

25 Ago 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Amigos, percebi que tem mais gente com essa dúvida em outro tópico e resolvi abrir um específico.

Pretendo utilizar um access point wireless para montar uma rede composta de um desktop (conexão cabo) e um notebook (conexão wireless) compartilhando um acesso Virtua 2Mbps (Modem Motorola SBV5120). O access point ficará num cômodo central de um ambiente de 90m2 com apenas uma parede de alvenaria separando os demais cômodos.

Qual a melhor marca/modelo de access point abaixo para este caso? Colocariam mais algum no páreo com preço até R$200,00?

1- Linksys WRT-54G
    2- D-Link DI-524
    3- D-Link DI-624

Obrigado

2. G@briel

G@briel Usuário Ativo

27 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Os Linksys são melhores, mas eu uso 2 DI-524 e cumprem bem sua função...
    O DI-624 atinge até 108mbps, mas só com alguns adaptadores D-Link.

Abraços

3. marcelo.gc

marcelo.gc Usuário

25 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    aqui eu tenho um dlink524 e comprei uma antena mais potente da propria dlink, funciona bem, sem problemas. mas o linksys por ter duas antenas o seu sinal chega mais longe.

4. Jambock

Jambock Usuário

25 Ago 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Eu já tinha ouvido falar da limitação de alcance do DI-524, outra coisa que me alertaram é sobre um super-aquecimento que pode gerar travamentos, procede?

5. G@briel

G@briel Usuário Ativo

27 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Aqui nunca travou, faz mais de 1 ano que uso praticamente 24:7

Abraços

6. thiagofs

thiagofs Viva a música!

11 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sofri esse dilema quando fui comprar o meu roteador, pois também fiquei entre essas duas marcas.
    A decisão se concretizou quando descobri o D-Link DI-524 UP, que tem uma porta USB para ligar uma impressora, ou seja, um servidor de impressão.
    Estava muito satisfeito com o roteador até então, pois consigo um sinal forte até do outro lado da rua, e hoje estou mais satisfeito ainda, pois o último firmware implementou recursos interessantes, entre eles a limitação de potência e a possibilidade de esconder o SSID.
    O meu fica ligado 24/7 e não esquenta isso o que o pessoal fala. É a temperatura normal de funcionamento, igual a do meu modem.

7. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    120
    Troféus:
    63
    Lembro-me vagamente de problemas de compatibilidade que alguns membros daqui tiveram com o Speedy quando usando o D-Link. Dá uma procurada. (y)

8. thiagofs

thiagofs Viva a música!

11 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Dennis,
    Não seria problema com o Virtua? Pelos relatos que eu leio por aí, o maior problema é com o Virtua, e o mesmo também se aplica ao Linksys. É um problema relacionado a detectar a rede mas não navegar na Internet, problema que muitas vezes está relacionado a um procedimento que consiste em clonar o MAC address.
    Na verdade, acho que o Speedy é até mais flexível. Desde que o modem esteja no modo "bridge" (permitindo autenticação externa) e o roteador esteja configurado com o login e senha do provedor, tudo beleza.

9. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0

Jambock,

Eu uso um DI-624, que comprei pelo único motivo de ser 108G. Tenho o Virtua 4 Mbps e três máquinas na rede, duas com fio e um notebook.

O problema com o meu DI-624 é que ele ficava reiniciando constantemente. A única forma de resolver o assunto foi desabilitar o modo Super-G, que é exatamente o que fornece os 108 mbps. No meu caso, isto não foi problema, pois o notebook é um HP que, como não tem o adaptador de rede 108G da D-Link, só funciona a 54 mesmo. Eu só achei enganação da fábrica, tipo propaganda enganosa. Roteador bugado de nascença. Já baixei todas as atualizações e tenho de usá-lo em 54G. Melhor seria se tivesse comprado o DI-524, que custa menos e que funcina a 54 mbps.

O alcance do DI-624 é razoavel. Na minha casa, com o notebook a cerca de 25 m do roteador, com inúmeros obstáculos pelo caminho, como paredes, portas, escada, lajes, vidros, o notebook recebe bem o sinal, exceto em dias de muita chuva. No D-Link é possível trocar a antena por outra mais potente, mas isto não é nada garantido. Não adianta aumentar a potência da antena do roteador se a antena do notebook permanece a mesma.

Na web, de modo geral, fala-se melhor dos roteadores Linksys. Atualmente, eu nem pensaria duas vezes e compraria um Linksys. Eu só comprei o D-624 porque antes eu usava um roteador cabeado D-Link que eu gostava muito.

10. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Tenho um d-link 524, não é péssimo, mas não é excelente...nunca usei linksys, mas trocaria por um pelo que ouço falar.

Quanto à potência da antena, a original só é forte se não tiver que atravessar muitas paredes ou uma laje, por exemplo, por isto, comprei uma de 5dbi da própria d-link.

(y)

11. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    E vc. notou melhoria significativa no sinal. Quer dizer, vale a pena pagar o preço da antena? Qual o modelo e onde vc. comprou?

12. Belfort_24

Belfort_24 Usuário

13 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá amigo, montei recentemente em casa uma rede wireless. Após pesquisar marcas e aparelhos (linksys, D-link, etc..), cheguei ao Edimax 7209. Confesso que no começo fiquei meio apreensivo por não conhecer a marca, mas pesquisando na net, encontrei muita gente falando bem dele e dizendo que ele é até melhor que linksys, d-link e outros. Bom, comprei esse Edimax 7209, que na verdade é um acess point, mas instalei um mod de firmware que permite muitas outras funções, como a de roteador wireless, client, etc.. Em casa o sinal sai do escritório, atravessa 3-4 paredes e chega ao meu quarto com 100% de força. Se tiver alguma dúvida escreva ai ou mande mp ok?!

Abraços

shangay agradeceu.
  13. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
  14. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Eu uso um D-Link 524 que fica ligado 24X7.

Ele já endoidou umas duas vezes perdendo as configurações, mas em 5 minutos colequei ele no ar de novo.

Pra mim dá pro gasto, como meu apartamento é pequeno não tenho problemas de sinal fraco.

As vezes o pequeno alçance pode ser até bom, pois aí ninguém vai conseguir pegar carona na sua rede tentando quebrar senha, invadir e tudo mais.

Lucius

15. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Eu vou dizer uma coisa que é fato pq já vi acontecer 2 vezes...essa pinica de roteador d-link depois que você o compra, dá pau umas 3 vezes por mês durante uns 3 a 6 meses e parece que depois disso estabiliza e se torna mais raro....

Os paus são: Quedas, o computador cliente não acha o sinal do roteador, acha a rede mas não conecta e conecta mas não tem velocidade suficiente para abrir páginas e fazer downloads.

Aconteceu comigo e aconteceu com minha namorada, no começo deu tanta raiva que quase pensamos em passar cabo pela minha casa e pela casa dela inteira, hoje já tá tudo normal. Todos os paus se resolveram em poucos minutos, mas o saco é ficar ligando e desligando roteador, dando reset, configurando de novo, trocando channel, etc.

Acho que quem tem já deve ter passado pelo mesmo...parece que o bicho precisa "amaciar" para ficar bom...

(y)

16. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Para que ninguém consiga entrar numa rede wireless, deve-se configurar a criptografia com senha de acesso.

Além disto, pode-se e deve-se digitar no roteador a lista dos MAC ADDRESS das placas de rede das máquinas autorizadas a entrar na rede. Feito isto, só estas entram na rede. Mesmo que, numa hipótese muito remota, alguém quebre a senha da rede, não vai poder entrar pois sua placa de rede não estará autorizada.

Outra proteção obrigatória é alterar a senha de administrador do roteador!

17. thiago_ca

thiago_ca Usuário

23 Nov 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tenho um D-Link DI-524 e já apresentou problemas - provavelmente por aquecimento, pois ficava sob um modem ADSL também D-Link.

Solução: atualizei o firmware para uma versão que existia para o DI-524 vendido na Austrália e não o deixei mais sob o modem, o que diminui bastante a temperatura.

Agora, funciona 24x7 belezinha! (y) Quanto ao alcance, considero razoável porém suficiente para um apartamento como o meu (75m², 2 quartos).
    Um bom motivo para a compra do D-Link foi o preço.

18. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

6 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Bloquear o SSId e filtrar por mac não impede um hacker determinado a entrar na sua rede.
    O mais importante para mim seria usar criptografia WAP ou WAP2 (e não WEP) e principalmente usar uma senha forte. (eu uso uma senha de 40 caracteres aleatórios)

Tenho um 524UP e não tenho reclamação. Tenho uma impressora compartilhada pela USB. Sei que já existem alguns com duas USB, uma para impressora e outra você pode compartilhar um HD USB. Interessante isso. Servidor de Impressão e de arquivo ao alcance das massas. Seria o que eu compraria hoje.(y)

19. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Por quê não impede? Se o intruso não tiver um MAC ADDRESS correto, não vai entrar na rede.

20. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    120
    Troféus:
    63
    Thiago,

Relendo alguns outros tópicos me parece que o problema é o roteador D-Link mesmo, você mesmo comentou de problemas pra habilitar WAP no D-Link neste tópico. Acho um pouco arriscado, hoje em dia, manter redes wireless em WEP, mesmo usando filtros MAC. Uso dois Linksys e dois Edimax sem problemas. (y)

Compartilhar esta Página