Saida digital vs analogica no pc

Discussão em 'Informática' iniciada por voaf, 28 Nov 2009.

1. voaf

voaf Usuário

12 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Opa galéra, quero tentar discutir com vocês sobre qual é a melhor escolha de saída de audio do pc a ser ligada em um receiver 5.1 para filmes, musica e jogos.
    Como a maioria das pessoas aqui no brasil ainda tem receivers que somente contam com entradas de audio digital via conexão ótica ou coaxial, vamos nos ater a esta limitação(y)

Analogico:
    O proprio pc pode decodificar varios formatos de som, e às vezes até melhorar a qualidade de audio de outros, ficando à criterio do usuário inumeras configurações de som, que podem ser feitas atraves de codecs, equalizadores, efeitos etc... configurando o som da forma que escolher e da forma que melhor atenda ao seu gosto, escolhas estas muito mais vastas que qualquer receiver pode oferecer.

Fico na duvida em afirmar com 100% de certeza, mas a grande maioria destas mudanças só podem ser feitas se o pc estiver ligado atraves da conexão analogica ao receiver, pois varios codecs não funcionam com conexões digitais ou o receiver simplesmente irá descartar as mudanças feitas por limitações de banda.

Digital:
    Bom, não tenho muito a falar a respeito do formato digital, pois as unicas vantagens que encontrei sobre este formato de envio é que dizem que o cabo ótico sofre menos interferência que cabos rca comuns, e que a ultilização é feita atraves de um cabo somente ao inves de 6 ou 3 usados na analogica.
    O maior problema é a largura de banda aceita pela conexão digital, ela simplesmente é muito limitada, e o audio 5.1 é enviado compactado para o receiver, e por isso a necessidade do receiver ter dts, dolby etc, pois ele vai ter que pegar um sinal de som compactado e descompactar e transformar em 5.1.

Não sou expert no assunto, longe disse, sequer estou 100% certo de toda informação postada, e é por isso mesmo que postei aqui, para que me digam no que errei ao expor o que peguei pela net, e se estou certo e a conexão analogica pelo pc é realmente melhor que a digital.

Muito obrigado desde já à todos que se disponham a ajudar.

2. voaf

voaf Usuário

12 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E ai, ninguem tem opinião sobre o assunto?

Pelo que vi nos sites gringos o assunto fica dividido, tem gente que prefere analogico e tem gente que prefere digital, e alguns indicam até usar os dois.

Meu setup estará completo em pouco tempo e testarei pessoalmente para postar aqui(y).

3. Hinotori

Hinotori Usuário Muito Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    48
    Tudo depende da capacidade da sua placa... Se ela tiver Dolby Digital Live ou DTS Connect, você pode ligar ela digitalmente ao seu receiver E ter como se fosse uma saída do PC. Quando faz a opção pelo bit-stream ou pass-trough, simplesmente o PC não processa nada, envia a stream diretamente pela saída. Se não me engano, com o ACFilter dá para fazer a saída SPDIF atuar como se fosse DDL, mas não me pergunte como, pois nunca usei e nem faço idéia, só li algumas pessoas comentando a respeito.

Particularmente eu acho que o aúdio é para ser curtido, assim como o vídeo, como foi produzido... Essa história de coloca filtro aqui, ali, blá blá blá nunca me agradou... Um bom conjunto de caixas/amplificador ou receiver bem equalizados é tudo que basta para mim. Mas, é questão pessoal, tem gente que gosta de "deixar o som ao seu gosto"...;)

4. voaf

voaf Usuário

12 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tambem concordo com voce que o som tanto em musicas como em filmes tem que ser ouvido como ele foi feito pelo artista, mas no caso de receivers antigos que não tem todos os dsp's mais novos a unica maneira de ter alguns efeitos que estão nos filmes não seria atraves da saida analogica?
    E no caso tambem a conexão digital(otica e coaxial) só suporta um sampling de 44khz, e um depth de 20bits, e minha humilde audigy se muito barata suporta 96khz e 24bits que no caso só seriam passados atraves da conexão analogica.

Eheheh, me corrijam nas asneiras que falei.

5. ofumeta

ofumeta Usuário

26 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O spdif apesar de originalmente ser limitado a 44khz e 16 bits, pois foi projetado para uso em CD, suporta 20 e eté 24 bits, e também suporta até 96kz. Muitos receivers suportam 20 bits e 96khz.

Usar a saida spdif é bem mais prática e melhor que saidas analógicas, entre outra coisas porque a imunidade ao ruído é muito maior, além de que voce vai usar os conversores do receiver e não o do teu PC, lembrando que em alguns PCs os conversores DAC são um pouco ruidosos...

Álém disto tudo, tem que lembrar que não é qualquer placa de PC que suporta Dolby e menos ainda DTS, que vc vai ter em alguns filmes.

Usar PC para ver filmes não libera de ter um receiver bom, se quiser som em 5 canais.

6. Ângelo Duarte

Ângelo Duarte Usuário

30 Dez 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Eu uso a saída SPDIF do PC direto no Receiver.
    Antes, deixava o PC processar tudo e mandava o sinal já processado pro Receiver.
    Depois de ler os tutoriais que cito mais abaixo, comecei a mandar o sinal "puro" pro Receiver (uso um Philips FR996) e deixar que o Receiver processe o sinal.
    A mudança foi ótima. O som melhorou muito.
    Claro que existem muita variávies neste caso: uso a placa de som onboard (então a qualidade da minha placa de som pode ser suspeita); este Receiver que uso já é meio antigo, mas tem um ótimo som; os cabos; a alimentação; as fontes; etc.
    Este tutorial também é muito bom: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=117665 , a partir do post 3 (configurando o PC).
    Este outro tutorial também tem algumas dicas de como fazer: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=117155

Ângelo.

7. voaf

voaf Usuário

12 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pois é, no seu caso em que a qualidade do processamento da placa de som é pior que o processamento do receiver, concerteza é melhor o uso do receiver, mas e nos casos em que a placa de som é melhor?
    Continua ai a duvida se uma placa de som boa manda um sinal analogico melhor que um sinal digital processado pelo receiver.

Obrigado pelos links dos tutoriais, já havia visto ambos, mas infelizmente minha tv,receiver e caixas não chegaram ainda, estou à procura de uma transportadora que envie sem nota.

8. Linconln

Linconln Usuário Ativo

26 Jan 2006
    Obrigados:
    21
    Troféus:
    38
    A conexão analógica exige cabos melhores.
    Se colocar o PC prá decodificar e mandar pelas analógicas, precisará de 6 cabos analógicos para ter o multicanal no receiver, ou 8 se for 7.1.
    A maioria das placas de som que vi só tem conectores p2, usa um cabo Y prá cada 2 canais.
    Eu uso HDMI prá multicanal no receiver e tenho um conjuntinho estéreo analógico, cujo ponto fraco é justamente o cabinho Y e a placa de som onboard.
    A qualidade da placa dá diferença, a ATI HD4850 é melhor que a Intel G45 onboard do notebook, assim como a Realtek da placa-mãe do PC é melhor que a Conexant do notebook.

9. voaf

voaf Usuário

12 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bacana, meu plano inicial seria ligar uma hd4850 em um receiver pela hdmi tambem, mas não estou com verba suficiente para gastar 2k no conjunto receiver + caixas, e por isso acabei comprando um receiver mais antigo com 3 entradas oticas.
    Vou ligar xbox 360, pc e receptor de satelite no mesmo pelas conexões oticas, mas ai me surgiu esta duvida de qual seria melhor, e após pesquisar bastante postei o topico, porque pelo que vi na internet não há um consenso sobre o assunto.
    Espero que as pessoas que já tenham testado e as que saibam mais sobre o assunto esclareçam esta duvida.

Compartilhar esta Página