Sala sem laje: teto de telha. O que fazer?

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Edugurjao, 18 Mai 2007.

  1. Edugurjao

    Edugurjao Usuário

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    Olá colegas,

    Bem, às vezes forças alheias e mais fortes que nossas vontades nos conduzem por caminhos não tão desejados...por força de admissão em emprego a ser assumido em cidade do interior, acabei vindo morar numa casa onde não há teto de laje...é direto no telhado. Menos mal, ficou acertado com o dono do imóvel que eu poderei forrar o teto ao meu critério.
    Então, gostaria de saber dos senhores, neste caso, para efeitos de acústica, qual o melhor material a ser utilizado no forro. A princípio já cogitei o gesso, a madeira e o PVC, levando-se em consideração que o forro poderá/deverá receber tratamento acústico.
    O que os senhores me sugerem?


    Abraços a todos e boa sorte,

    Eduardo.
     
  2. pferato

    pferato Usuário

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    Olá Eduardo, com certeza Gesso!
     
  3. Chechinsky

    Chechinsky Chechinsky

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    Creio que o gesso é o material que vai oferecer o melhor custo x benefício.
     
  4. Leonard

    Leonard Minha Sala

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    Colocas gesso acartonado, é muito melhor para o som, é mais caro e segundo o tecnico que colocou na minha casa vc pode retirar e usar em outro lugar se quiser. Só é necessário ver se o madeiramento aguenta, pois em muitas casas terrreas o madeiramento é fraco e pode estar ja podre.

    Abs e boa sorte

    Leonard
     
  5. sergiomuller

    sergiomuller Usuário

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    Edu,

    sugiro, de forma enfática, que voce utilize lambri, ou outra madeira!!

    Mas vá de madeira!

    Tive este mesmo problema na minha sala e a IMPOSIÇÃO do Eng. Acústico foi de ser na madeira o forro!!!

    Assim foi feito e o resultado é maravilhoso!!!

    Fica aí a sugestão e qualquer dúvida é só perguntar!!!!

    Abraço,


    Sérgio
     
  6. Vinicius Lima

    Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

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    Concordo com o amigo Sérgio.
    Lambris de madeira são a melhor opção para o caso. Minha antiga sala em São Paulo era exatamente assim, e o desempenho acústico da danada era simplesmente exemplar. Que falta que sinto dela.
    Esqueça o gesso, utilize madeira e seja feliz.(y)

    Grande e forte abraço.

    Vinicius
     
  7. Marcanova

    Marcanova Usuário

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    Evite o lambri, ele traz vibração na junção das placas, ruídos indesejados principalmente nos graves. Evite o lambri também se desejar algum isolamento acústico.

    Se quiser madeira que tenha, no mínimo, 15mm de espessura e uma fixação bem feita.

    Qual tipo de telhado, duas águas?
     
  8. BugX

    BugX Usuário

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    Põe gesso cartonado com lã de vidro de 7,5 cmm por cima. O resultado acustico é surpreendente.
     
  9. galvs

    galvs suficiente

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    Todo e qualquer forro, composto por partes justapostas, pode ser fonte de vibrações indesejadas. Basta ser mal feito. Isto serve para gesso, madeira, pvc, etc.
    Isto posto, se as fixações forem feitas adequadamente, a madeira é muito superior para espaços de audição. Basta verificar como são feitas as grandes salas sinfônicas, no mundo todo.
    Sempre revestimentos em madeira.
    SDS
     
  10. Marcanova

    Marcanova Usuário

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    São feitas com forro em gesso ou laje e o acabamento pode ser em madeira ou outro material que até pode ser absorvente. Não se consegue isolamento acústico adequado com forro de madeira. O forro de PVC e o de lambri de madeira vibram mesmo se a fixação for bem feita.
     
  11. sergiomuller

    sergiomuller Usuário

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    Galvs amigo,

    é isso mesmo!!!! Viver é muito simples, basta querer que seja simples!!!

    TODO ambiente acústico PERFEITO é, e SEMPRE SERÁ, em MADEIRA!!!!!

    Vou mais além do seu comentário, é só buscar as capelas, igrejas, teatros e salas mundo à fora e teremos a madeira presente em TODAS elas!!!!
    Aliás, se existisse outro material melhor em acústica, os instrumentos musicais e caixas acústicas não iriam utilizar madeira, né???!!!!

    Gesso é, na verdade, um dos materiais mais reflexivos que existe, e quando usado demandará um investimento a mais para "matar" essa sua característica!!!!

    Quanto ao lambri vibrar, realmete isso existe em algumas instalaçãoes, mas no CASO ESPECÍFICO, onde os lambris ficaram fixados no madeiramento do telhado, entenda-se espaços de fixação de + - 50 cm, isso não trará vibração alguma!!!!!!!!

    Bem isso é MHO, porém fundamentada em minhas experiências!!!!


    Abraços,


    Sérgio
     
  12. galvs

    galvs suficiente

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    Estavamos discutindo apenas o material de revestimento. Quanto à salas sinfônicas, não sei feitas com forro gesso ou laje; a maioria delas tem estrutura em concreto armado ou em aço, o que é mais comum, e os revestimentos de forro são feitos com madeira ou, eventualmente, em gesso. Após, são posicionados painéis defletores, usualmente revestidos de madeira, de acordo com o projeto acústico específico.
    E é claro que se o colega Eduardo utilizar isolante acústico sobre o forro, sempre o resultado será melhor.
    Consultes um bom arquiteto, Eduardo.
    E só o que é mal executado (onde vão existir graves, as fixações devem ser mais reforçadas) vibra.
    SDS
     
  13. Marcanova

    Marcanova Usuário

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    É uma afirmação cheia de certezas, mas não está certa. A madeira é ótima para instrumentos de corda e voz, mas tem que vir acompanhada de outros materiais para ter equilibrio. Para isolamento acústico a madeira não é boa, principalmente esse forro de lambri.

    Outra certeza errada, pois só nesse ano já fizemos o forro de 3 igrejas e 2 teatros e não tinha nenhuma madeira presente, apenas os difusores que indicamos e ainda não foram colocados por falta de verba. A prioridade era não incomodar vizinhos e o problema era a falta de um forro isolante. Se colocassem madeira para acabamento não seria lambri o indicado.

    Não tem nada a ver uma coisa com outra. Duas coisas distintas são isolamento acústico e tratamento acústico de ambientes. Primeiro pensamos em isolamento acústico, para depois colocar um material de acabamento para equilibrar a sala, e nem sempre é madeira.

    O gesso é reflexivo, mas nem tanto. Piso frio e vidro são piores. Mas o gesso ainda é o melhor custo benefício para isolamento acústico, que é prioridade para quem tem telhas aparentes, como o caso do colega que abriu o tópico em questão.

    Vou copiar o trecho em que ele próprio já sabe disso:

    Em acústica, cada caso é diferente do outro. Não existe no mercado um forro em madeira com boa performance em isolamento acústico. Para tratamento acústico eu indicaria difusores em madeira bem travados e fixados, alternados com materiais absorventes para adequar o tempo de reverberação.

    Mas por experiência, posso dar dicas de materiais para a finalidade específica de isolamento, com a certeza do resultado. Se isso for melindrar alguém, aproveite só o melhor do que pude passar, pois não foi com o intuito de desmerecer seu forro. Se está bom para você, seja feliz. (y)
     
  14. sergiomuller

    sergiomuller Usuário

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    Marcelo amigo,


    Gostaria de saber quais outros materias, para ter equilíbrio, são utilizados em Violinos, Pianos, Violões, etc que não sejam madeira??!!!
    Lembre-se, pergundo na CONSTRUÇÃO dos instrumentos!!!!


    Mas o resto deixa prá lá, já entendi e peço desculpas se atrapalhei!!!!


    Só lembramdo, telhas espostas com gesso à baixo é um espetáculo quando tem goteira!!!(y)

    E não sei o lambri vendido em SP, mas o daqui, pelo visto, é diferente!! Não vibra nada e tem até encaixes de uma peça em outra!!!!


    Ratifico minha opinião, a madeira é melhor!!!!

    Quem achar que estou errado, por favor entre em contato com o Fred Ribeiro. Ele é o melhor engenheiro acústico em salas de áudio do Brasil. Tem projetos em vários países e foi quem fez meu projeto!!!
    Assim, acredito que Martin Ferrari ( Wilson Audio), Lucinei ( Gramophone ) não iriam contratar um incapaz para fazer suas salas de demonstração!!!!
    Aliás, o Fred mora hoje em SP, tamanha a demanda!!!!!!!


    Abraços,


    Sérgio(y)
     
  15. elainefvs

    elainefvs Usuário

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    tenho problemas com um forro de lambri que o carpinteiro instalou para mim, pois está empenando, qual a distancia que se deve bater as ripas que segura o lambri, 30 em 30cm ou 70 em 70cm.
     
  16. Batuta

    Batuta Sou Todo Ouvidos

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    "Viva a diversidade!" Mas as vezes ela atrapalha um bocado.:D

    O Eduardo deve sair daqui mais confuso do que quando entrou...;):D

    (y)
    Robson
     
  17. Ricardo Pontes

    Ricardo Pontes Usuário Ativo

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    Poe p v c. É barato e depois voce coloca placas acusticas de 110 por 60.

    Sae bem mais em conta ,fica bonito e funciona .

    Ricardo.
    ps. Se fosse um salao a sugestao seria outra ,mas sei que é uma saleta .
    Conheço as casas de C GRANDE .(y)
     
  18. halvaro

    halvaro Usuário

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    Exatamente o que eu ia comentar, impressionante como muito topicos terminam assim, o cara vem pedindo ajuda, e o topico vira um bate boca entre defensores de 2 correntes
    aqui metade defendeu ferrenhamente o gesso e metade defendeu ferrenhamente a madeira, o cara quer forrar uma simples sala de estar
    de uma casa que nem dele deve ser, e os caras vem falar de salas sinfônicas, catedrais, etc, a megalomania de sempre.
    Como que o cara vai decidir agora se coloca gesso ou madeira, por certo ele vai ter que procurar uma terceira solução, pra não desagradar ninguem aqui
    :rofl::rofl::rofl:
     
  19. sepacheco

    sepacheco Usuário

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    Deixe me meter na cruzada do Marcanova

    Quem disse que os instrumentos musicais são de madeira por terem melhor acustica ? Os instrumentos musicais se vale das interações de madeiras com as vibrações das fontes geradoras ou seja a madeira é o instrumento musical ! A madeira está lá pela caracteristica de vibrar e não por ser um bom material de tratamento acustico ...

    Quem disse que as melhores caixas acusticas são de madeira ? A melhor caixa acustica é a que não adiciona coloração ao drive, as fazem de madeira por ser mais facil de trabalhar e a madeira ter um coeficiente de resistecia x peso invejavel. Ninguem ia querer ficar carregando caixas de concreto armado por ai... Alguns lançam mão de maeriais como madeira para CORRIGIR deficiencias dos drivers, ou seja o gabinete adiciona algo ao que sai do driver para complementá-lo. assim como acontece nos instrumentos musicais. um excelente exemplo são as bose, quem ouve um driver da bose fora de uma caixa da bose... se decepciona.

    Quando falamos de salas de audição, nada deve vibrar ! Ponto final! Logo as paredes (e teto) devem ter massa e integridade suficiente para isso não ocorrer. Feito isso vamos lidar com as reflexões da sala e a resposta da mesma. Materiais de grande massa (gesso, concreto) costumam trabalhar na atenuação de baixas frequencias, e quanto os de pequena massa (espuma, tapetes) com altas frequencias. ou seja a madeira pode até entrar como um desses materiais, mas não é o melhor deles.

    Sobre o topico do amigo, EU faria um sobreforro de gesso cartonado com uma camada de manta asfaltica aluminizada por cima, isso porque o gesso tem massa e não vibra tanto, e a manta aluminizada ajudaria a previnir infiltrações no gesso e melhorar o conforto termico. Forros de encaixe sejam de PVC, madeira , Adamantium, costumam se soltar com o tempo e gerar ruidos.
    Se achar que a resposta da sala não ficou a contento, pode utilizar tinta polivinílica no teto para evidenciar agudos ou revestimento macio de poliestireno ou uretano para atenuar as frequencias altas dando a impressão de aumento das frequancias graves.

    Cada sala é uma sala, dimensões e materiais mudam muito a historia, mas tirem da cabeça que madeira pé o santo graal da acústica...

    []

    Sandro
     
    Marcanova agradeceu.
  20. Pamuju

    Pamuju Usuário Ativo

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    Caramba !

    Cada polêmica ...

    Minha experiência é com madeira ...
    Gosto de madeira, da aparência, do cheiro, do tato e da acustica ...
    Não conheço gesso ...
    Mas acho que direto em baixo de telhas é incomodação certa ...
    Goteiras aparecem e o gesso mancha de forma horrível ...

    No Meu caso, paredes e teto revestidos com ipê mais precisamente ...
    Quem escuta elogia ...

    Não noto vibrações mas também não escuto assim tão alto ...
     

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