Sensibilidade entrada amplificador

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por JonasDutra, 6 Abr 2009.

  1. JonasDutra

    JonasDutra Usuário

    Desde:
    23 Fev 2006
    Mensagens:
    89
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Gramado/RS
    Pessoal,

    Minha dúvida gira em torno do quesito sensibilidade na entrada do amplificador. Tomamos como exemplo o PM5000. Conforme consta, ele possui 775mv para 150W a 8ohms. Se eu ligar a saída do computador na entrada do CM5000, que posteriormente enviará o sinal para o PM5000. Conforme o volume que estiver o som no computador, Xmv serão enviados na entrada do PM5000 isso? E se eu enviar mais do que os 775mv para o PM? O que pode ocorrer? Essa é minha dúvida, sei que cada amplificador possui uma sensibilidade diferente na entrada. E se a fonte enviar mais mV que a entrada suporta...o que pode ocorrer? Eu acredito que o amplificador atingirá sua potência máxima em um volume menor no seu potenciômetro, e acima disso poderá clipar. Isso é o que eu acho, mas gostaria de confirmar. Se for isso, vou medir quando mV tem na saída da placa de som do computador ou da fonte usada para ter uma idéia.

    Att.

    Jonas
     
  2. lsalvatore

    lsalvatore Usuário

    Desde:
    2 Jun 2005
    Mensagens:
    227
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Localização:
    Itapecerica da Serra / SP / Brasil
    ola Jonas,

    Ja que estamos engrenados em 5ª vamos lá: Se vc enviar mais do que os 775 mV para o pm 5000 ele vai saturar. E o som que sair, alem de judiar de seus ouvidos poderá destruir os tweeters e médios de suas caixas pois amplificadores estado sólido ( e valvulados ) quando saturam enviam quantidades brutais de energia de alta frequencia acima da faixa audivel: Isto torra os altofalantes dos agudos e pode mesmo queimar componentes do divisor de frequencia. Os valvulados tem comportamento semelhante, mas com energias bem menores. Assim mesmo quando eu mexia exclusivamente com valvulados ( eu era jovem e curtia um sonzinho que fosse ouvido no quarteirão ) cheguei a torrar varios tweeters, as bobinas viravam um carvãozinho, he,he.
    O computador pode enviar um nivel de sinal mais elevado que a sensibilidade de entrada dos prés, pois via de regra a entrada de linha manda o sinal diretamente para o atenuador de volume e este pode aguentar até uns 20 V ( se for de boa qualidade ). Mas cuidado: Alguns prés e os aparelhos que tem controle remoto com controle de volume eletronico tem processamento de sinal antes do atenuador. Neste caso alguns destes aparelhos não admitem mais do que 1,5 ou 2 volts nas entradas de linha. Uma regrinha simples é: ajuste o nivel de saida da fonte de sinal ( PC, CD player ou o que for ) de forma que o volume do pré fique um pouquinho mais avançado que a posição do 1/2 dia.

    Erotavlas
     
    JonasDutra agradeceu.
  3. niko

    niko Um eterno aprendiz

    Desde:
    18 Jul 2005
    Mensagens:
    6.441
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo/SP
    Acho que existe a possibilidade de clipar mas se puder diminuir o volume da fonte (PC), não vejo problema.

    Agora vi que o Eng. Salvatore respondeu. Fique com a opinião dele (apesar da minha não ser muito diferente dele), pois foi o projetista dos meninos citados.:D
     
    #3    

Compartilhar esta Página