Sistema de som para o clio

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Eurico, 2 Mar 2005.

1. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Terminei de comprar um clio hatch e estou pensando em colocar o som nele, com os equipamentos que já tenho para depois fazer algumas alteraçoes.

Meus equipamentos:

CD player sony 8057.
    Modulo oritron 6 canais
    2 alto falantes 6 1/2 sony 1633
    2 alto falantes 5 polegadas sony
    1 caixa selada com altofalante sony 12

Os dois altofalantes sony 6 pol eu colocarei nas portas dianteiras ou em um pezinho de fibra.
    Os dois altofalantes sony 5 pol eu colocarei nas portas traseiras.

A minha dúvida principal é vale realmente a pena colocar os alto falantes em pezinhos de fibra, pois o valor do par desse pezinho sai por 250 reais? Ou se eu utilizar os locais específicos na porta (alto falentes) e e painel (tweeter) ficaria bom.

A substituição dos altofalantes de 6 pol por um kit componente da bravox iria melhorar muito o sistema?

Reparei que muitas pessoas preferem só colocar o kit componente na frente e a caixa selada na mala, ficaria bom também?

Muito Grato pela ajuda,

Eurico

2. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Eurico, o clio só aceita falantes de cinco polegadas nas portas, para colocar falantes 6pol na dianteira sería necessário cortar o painél de plástico que fica por trás do painél da porta, só que aí temos outro problema, em torno do falante (por trás) existe um reforço que deixa este sub painél mais rígido onde o falante é fixado, fazendo esta modificação este reforço sai fora.
    O mais simples colocar um coaxial ou um kit componente de cinco polegadas nas portas dianteiras.
    Se não estou enganado o melhor kit da bravox é o cs50d, os outros são estridentes, dá vontade de chorar.
    Colocar pezinho para falantes de seis polegadas não é fácil, simplesmente fazer um pezinho de 2l ou 3l não serve, o espaço é pequeno e o falante toca muito mal, é mais fácil fazer um pezinho para falante de seis polegadas.
    Para melhorar o som do clio podes mandar colocar manta asfáltica por dentro da porta, ajuda muito, outra coisa que se pode fazer é colocar feltro betumado entre o sub painél que comentei e a lata da porta, o plástico para de vibrar quando junto com o alto falante.
    Qual o modelo do teu sub sony?
    Abraços

3. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcio,

O meu altofalante de 12, acho que é o modelo 1230.
    Nao entendi o que voce falou sobre os pezinhos, é facil fazer um pezinho para alto falantes de 6 pol, e de 5pol?

Acho que vou terminar colocando os mesmos (5pol - kit 2 vias) nas portas dianteiras e caso queira colocar algum som atras colocarei os altofalantes de 5 na porta traseira.
    Na mala manterei a caixa de 12, mas pensarei também em colocar uma de 8 ou de 10, para poupar espaço. o que voce acha?

4. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Eurico, disse que não é fácil porque o pezinho precisa ser grande para o falante de seis polegadas, este pezinho invade muito o espaço para os pés.
    Estes falantes sony não tocam bem em caixa selada, o ideal é utilizar uma caixa bass reflex.
    Se fores trocar de sub compre um NAR 10pol, o grave é muito agradável, o preço não é alto e com uma selada de 30l ele já toca muito bem.
    Abraços

5. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcio,

Vou montar o meu som da seguinte forma:

kit 2 vias 5 pol cs50d nas portas dianteiras.
    Coaxiais 5 pol nas portas traseiras
    Caixa dutada com alto falante de 12 pol.
    cd sony 8257.

Eu estou pensando em substituir meu modulo oritron 6 canais por um booster de 3 canais tipo corzus cr703 ou falcon 960, pois assim posso colocá-lo na frente embaixo do painel.
    Quais desses dois é melhor?
    Ele aguentaria esse sistema?
    Estou pensando em trocar caixa de grave por uma de 8 pol ou 10 pol para ocupar menos espaço pois não quero mais que a mala do carro fique tomada pelo som. Quero deixar só a caixa de grave na mala.

Será preciso vedar as portas dianteiras? como posso fazer isso a um custo baixo?

GRato

Eurico

6. Céliors

Céliors Usuário

23 Nov 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Eurico se o Oritron for transistorizado e de boa potência e os seis canais seria FR,FL+RR,RL+Sub estéreo ou mono chaveado, eu ficaria com ele. Só não sei se o Sony tem todas esta saídas para alimentar o amplificador?
    Eu tenho um Clio Sedam e uso o kit Selenium 5TR2, muito bons link: www.selenium.com.br, Sub RockFord Fosgate de 10" em caixa selada com 2 amplificadores Gradiente (um para os alto-falante e outro para o sub) e Sony MEX1 HD.

Já instalei um sub de 8" em um Corsa e Palio, o som ficou uma mer...a, como o problema é espaço fique com um de 10".

7. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Celio,

O meu oritron é 703 com seis canais, sendo dois para o sub.
    Estou pensando em colocar um modulo corzus cr603, um kit duas vias (cs50d)nas portas dianteiras e um sub de 10 ou 12 na mala. Este sistema ficaria bom?
    Eu nao queria mais aquela historia de modulo na mala, uma vez que as vezes preciso deitar o banco traseiro para caber mais coisas na mala.
    Seria muito importante colocar altofalantes de 5 pol nas portas traseiras?

Eurico

8. Céliors

Céliors Usuário

23 Nov 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Eurico, não há necessidade de colocar falantes nas portas trazeiras.

Você deveria fazer um teste com o Oritron, com configuração sub + falantes dianteiros. Se este amp for transistorizado a qualidade sonora deve ser bem melhor do que os amps tipo booster.

Fale com um bom instalador, talvez de para instalar os amps em baixo dos bancos da frente.

Uma alternativa mais radical, seria instalar o amp do sub no proprio gabinete deste, tomando o cuidado de usar bons conectores elétricos, o que facilitaria a retirada dos dois para ganhar espaço na mala. E o outro amp no painel como você sugeriu.

Boa Sorte

9. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Céliors,

Meu cd sony queimou o modulo de FM. O reparo desta peça sai por R$200,00 e acho que não valha a pena gastar tanto.
    Assim pensei em comprar um cd clarion 345mp ou 355 mp. Esses aparelhos são bons?

Ouvi falar que os sony xplod estão tendo problemas com o modulo de fm e leitor, os novos tem esse mesmo problema?

Grato
    Eurico

10. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Eurico, os sony xpload são assim mesmo, todos os técnicos que consertam rádios de carro que conheço não compraríam um rádio sony nem pitado de ouro.
    Pegue um destes clarion, são muito bons em todos os sentidos.
    Abraços

11. Céliors

Céliors Usuário

23 Nov 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Eurico, este é o meu primeiro Sony, até agora não me deu problemas, pois uso mais o HD do aparelho. Na verdade sou fã de Pioneer , já tive vários.

Os Clarions são bons aparelhos, se puder fique com um deles.

Abraços!!

Célio

12. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Já estou com os equipamentos para instalar, são:

1 cd mp3 clarion 345mp
    1 modulo oritron 6 canais
    1kit duas vias 5 pol cs50d
    2 triaxiais sony 5 pol (port tres)
    1 dutada com 12 pol sony.

O modulo vai ser instalado embaixo do banco do carona. Vou utilizar cabos santos angelo e rca hurricane.

Estou pensando em aplicar manta asfaltica nas portas dianteiras. Como poderia fazer isso? qual espessura da manta e onde aplicá-la?
    vou utilizar cabo de força 21mm.

Grato
    Eurico

13. Boccotte

Boccotte Usuário

21 Dez 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    3mm de espessura já tá joia, vc pode aplicar com um soprador termico, ou comprar manta adesivada

14. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu já comprei 3 metros de manta asfaltica para aplicar nas portas.
    Alguem saberia me dizer se preciso comprar o primer também?

Eurico

15. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguem poderia me ajudar em qual frequencia eu corto o sub e os kits duas vias.

Estava pensando em cortar em 100hz. Qual seria a melhor opção e qual a melhor forma de regular isso.
    Meu modulo é um oritron 6 canais com crossover individual para cada canal

Eurico

16. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Eurico, se quiseres mais pressão sonora corte nesta frequência, se quiseres mais qualidade de som e graves mais suaves corte entre 50hz e 80hz.
    Nenhum corte irá danificar os teus falantes, faça testes e veja qual corte agrada mais aos teus ouvidos.
    Abraços

17. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcio,

hoje eu desmontei uma porta do clio para concertar a trava eletrica e vi como é seu interior e entendi o que voce me explicou.
    Vou colocar manta asfaltica na chaparia da portas dianteiras e na mala traseira por causa do sub.

Só fiquei em dúvida se devo preencher com feltro betunado todo o espaço que existe entre a chapa da porta e a 1ª moldura da porta. E também preencher com o feltro o todo o espaço existente entre a 1ª moldura e a moldura externa. Ou deverei apenas colocar uma camada de feltro?

Colocarei também feltro betunado em todo assoalho do carro, nas portas e na tampa da mala, para tentar melhorar o isolamento acustico do carro, pois acho que o isolamento não é muito bom.

Ja comprei também os cabos hurricane, e cabo de força 25mm, pois não achei o 21mm aqui em salvador. A marca do cabo é pirelli sintenax. Vou utilizar os terminais hurricane para cabo de força 25mm e porta fussível RF de 80 ah.

Vou instalar o modulo (oritron opc 706) em baixo do banco do carona do clio e aterrá-lo no parafuso do cinto de segurança.

Consegui também um altofalante rubicon 12 da sound stream e vou testá-lo na caixa de 45 L e com duto de 10 cm x 26, para ver se a resposta é melhor que meu sony.

Assim, meu sistema vai ser:

clarion 345
    modulo oritron opc 706
    kit 2 vias cs50d
    5 pol sony nas portas traseiras
    1 selada 45l dutada com altofalante sony ou soundstream 12 pol

Acredito que assim ficara bom.

O corte de frequencia vou tentar utilizar corte de 80 ou 100hz. Para fazer isso basta que eu coloque os canais frontais no mesmo corte de frequencia do sub não? Pois assim o sub responderá até 100hz, enquanto que os demais falantes irão respoder a partir dai, certo?

voce poderia me tirar a duvida quanto os revestimentos das portas?
    Desculpe pela chuva de perguntas.

Abraços

Eurico

18. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Podes colocar manta o feltro onde der, pare de colocar quando não houver mais como :D
    Estes cabos hurricane são medonhos, na verdade nem são hurricane, também é possível encontrá-los como cabos genéricos, sem marca e mais baratos, a hurricane compra e nem se dá ao trabalho de colocar serigrafia no cabo ou no saquinho do cabo.
    Compre um cabo rca da santo angelo a metro e monte(mande montar), são cabos com blindagem excelente que permitem aterra a malha, eu paguei R$5/m.
    Abraço

19. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcio,

Vou procurar os cabos santo angelo aqui em salvador. Qual o modelo indicado?
    Vou ver se consigo fazer 3 cabos de 3 metros da santo angelo. Acho que serao suficientes para ligar o cd ate o modulo em baixo do banco.
    Os conectores que voce colocou também sao santo angelo?
    A manta e ao feltro eu irei colocar na quarta feira.

Eurico

20. Eurico

Eurico Usuário

21 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Esse final de semana terminei de montar o som do meu carro.

Gostei muito do cd clarion 345, entretanto, tenho a impressão que o volume de meu som ficou um pouco mais baixo, apesar de ter uma qualidade maior.

Falta ainda colocar os terminais de força no modulo e na bateria.
    Observei alguns problemas e duvidas na instalação que serao corrigidos/alterados futuramente:

1 - O cabo rca santo angelo BSS está captando um pouco de ruido que vou tentar resolver com papel aluminio, pois só aparece esse ruido quando o cd está instalado no painel. Assim, vou enrolar o inicio dos cabos rca com papel aluminio e aterrar no cd.

2 - para a instalação da tw foi necessária a emenda de 10 cm de fio 1,0mm cristal e pretendo substituí-lo por cabo tb santo angelo. Será que terá muito influencia?

3 - O cd clarion 345 nao consigo visualizar o nome da musica, apenas o nome do folder. No meu computador aparece todas os nomes. Como faço isso? Estranhei um pouco o painel ficar ligado o tempo todo.

4 - O ajuste do ganho ficou em 80% para compensar a saida baixa do clarion, mas ficou com boa qualidade.

5 - O meu amplificador, para os canais frontais possui as opções de corte de 120hz, 250hz e flat, qual seria a melhor opção. Caso seja colocada em flat, o a resposta de frequencia seria a do alto falante? ou seja 88 hz? qual seria a melhor opção? E fazendo esse corte, qual seria o corte do sub?

6 - Os altofalantes das portas traseiras eu coloquei em flat e com o ganho 3 ligados com o mesmo rca das frontais e o rca rear do cd eu liguei o sub, com ganho tb de 80% e corte de 120hz, esta correto?

7 - Coloquei feltro betunado em todo o assoalho e nas molduras das portas e porta mala. Gostei muito do resultado pois diminuiu bastante o ruido externo e as vibrações.

Em que eu poderia melhorar meu som? existe algum outro ajuste a ser feito?

Grato pelas opnioes e dicas

Eurico

Compartilhar esta Página