SKY: Antena elíptica para HDTV

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por Paulo Rodrigues, 2 Set 2008.

1. Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues Usuário

25 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vejam o texto abaixo retirado do site "How Stuffs Work". Eles afirmam que as antenas SKY para transmissão de sinais em HDTV são elípticas e não as redondas que usamos atualmente.

Será que para aderir ao HDTV da SKY teremos que trocar as antenas?

"Noções básicas
    Ao comprar um receptor de TV via satélite, lembre-se de que você está comprando um sistema inteiro. Um sistema via satélite consiste em um receptor que se conecta a sua TV, uma antena externa e um controle remoto. É necessário fazer a assinatura de um provedor via satélite para se ter acesso ao sinal, e sua opção no Brasil está limitada à Sky/DirecTV.

A programação padrão via satélite utiliza uma antena mini parabólica redonda de 45cm, enquanto a recepção de alta definição requer uma antena oval de 45x51cm. A antena mini parabólica geralmente faz parte do pacote quando você assina o serviço. Para receber um sinal, a antena deve ser instalada apontando para o satélite, sem obstrução por árvores ou construções.
    Tenha em mente de que, em virtude de a TV via satélite ser transmitida por meio digital (atualmente MPEG2), não há recepção com chuvisco. Em outras palavras, ou você recebe um sinal limpo do satélite ou não recebe nada. Ventos e chuvas fortes, e especialmente raios, podem fazer o sinal se perder temporariamente, mas os problemas de recepção não são tão comuns quanto os críticos (como os provedores de TV a cabo) querem que você acredite.
    Os receptores via satélite possuem sintonizadores HD e padrão. Um receptor padrão decodifica o sinal de transmissão digital e o apresenta a sua TV em formato analógico, junto com um EPG (guia eletrônico de programação), que lista os canais e a programação disponíveis. Um receptor HD foi criado para sinais via satélite de alta definição, e ele apresenta-os à HDTV ou a sua TV pronta para alta definição em seu formato digital widescreen original em 720 ou 1.080i. Entretanto, nem todos os canais são transmitidos em alta definição, de modo que um receptor HD também suportará a programação não-HD.
    Os recursos adicionais incluem receptores capazes de gravar a programação, controles através de senha para bloquear a programação adulta, listas favoritas, visualização picture-in-picture e recursos interativos. Os sistemas via satélite requerem um link via telefone para fazer o download de atualizações periódicas, e você pode ajustar seu receptor para exibir o identificador de chamadas na tela da sua TV. Alguns receptores foram criados para funcionarem com vários televisores, de modo que você somente precisará de um receptor para fornecer a programação para as TVs dos diversos cômodos.

Como comprar
    Os pacotes de TV via satélite está disponível no site do provedor de TV, que geralmente oferece promoções que incluem instalação e programação gratuitas, de modo que você pode economizar bastante dinheiro se estiver contratando o serviço no momento certo. O fornecedor possui guias de programação. Dependendo do que você quer assistir, visite o site para determinar o pacote de programação que deseja.
    Os controles remotos que acompanham os sistemas via satélite variam um pouco, então, teste-os para ver como funcionam. Se preferir assistir a TV no escuro, opte por um controle remoto iluminado. A maioria dos controles do sistema via satélite é universal, podendo controlar outros componentes. Os controles remotos que funcionam usando sinais RF podem ser utilizados a vários cômodos de distância, um recurso que é prático em uma casa grande."

Paulo

2. P3dR0

P3dR0 Usuário Ativo

19 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Paulo, posta aqui o link do texto original. Mas respondendo a sua pergunta, você não vai ter que comprar antena nova pra ver a Sky HD quando esta estiver disponível.

Pelo o que eu li desse texto, ele conta bem o que acontece com a DirecTV dos EUA, lá tem sim que comprar uma antena nova, já que eles utilizam mais de um satelite e em mais de uma posição e trabalhando, se eu não me engano, em bandas diferentes e pra ter os canais hd, teria que instalar uma nova antena.

Esse texto, aparentemente, foi simplesmente traduzido do inglês para o português, já que ele traz muitas situações comuns nos EUA e que não ocorrem no Brasil, pelo menos eu nunca vi, por exemplo, utilizar um só decodificador pra mais de uma televisão, ponto, utilizando um segundo controle remoto (usando sinais RF).

Paulo Rodrigues agradeceu.
  3. Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues Usuário

25 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pedro,

Não sabia que a parabólica elíptica era para receber sinais simultâneos de dois satélites próximos. Por que usam este sistema duplo?

Segue o link original:

http://compras.hsw.uol.com.br/receptor-de-tv-satelite-guia.htm

Sds,

Paulo

4. P3dR0

P3dR0 Usuário Ativo

19 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Paulo, sobre isso eu já não sei, acredito eu que seja por causa da banda necessária para os canais em hd (um só satélite não daria conta), só sei que se for sair da DirecTV SD pra DirecTV HD, nos EUA, tem sim que trocar antena por causa da posição dos satélites e da banda (se eu não me engano eles também utilizam banda Ka pra transmitir os canais HD).

5. rodHD

rodHD Usuário

23 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    SKY Brasil
    No final de 2007, a Sky Brasil começou a usar a banda Ku do Intelsat 11 (que substituiu o Intelsat 3R). Ambos satélites estão a 43,1 graus.

Para receber HD pela Sky, com certeza será necessário um novo decoder para receber mpeg2/mpeg4.

As donas da Sky Brasil são a Directv (74%) e Globo (26%)

DIRECTV EUA

Instalações antigas:
    Antena elíptica 18x24"

Intalações atuais
    Antena de 18x20 que recebe de 5 satélites de posições diferentes para programação SD e HD.

Intalações futuras
    Desde Julho de 2008 com novo Satélite D11. Nova Antena Slimline3. Migração para full mpeg4

Há mais de 100 canais HD já disponíveis

Compartilhar esta Página