Software para simulação acústica e posicionamento de caixas acústicas

Discussão em 'Acessórios, Ajustes & Tweaks' iniciada por VPN, 24 Set 2011.

  1. VPN

    VPN Usuário

    Desde:
    4 Mar 2008
    Mensagens:
    113
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    Sao Paulo SP
    Prezados,

    Já faz muitos anos que uso o software de simulação acústica CARA (link abaixo) para simular a sala de som (dá um pouco de trabalho para fazer com detalhe), mas o software mostra como otimizar o posicionamento das caixas de som e mostra o efeito esperado de qualquer modificação na posiçao de audicao e modificacoes de tratamento acustico. Nao é caro (uns 60 euros).

    Alguem utiliza outro software que considere melhor que este?

    http://www.cara.de/ENU/index.html

    http://www.rhintek.com/cara/cara21desc.php

    Grato,

    Vicente
     
  2. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário

    Desde:
    12 Jun 2003
    Mensagens:
    5.752
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Localização:
    Maceió/AL/Brasil
    Vicente,

    Se não estou enganado isso deve ser um baita quebra-cabeças. Corrija-me, se estiver.

    Abraço,

    Ricardo.
     
  3. VPN

    VPN Usuário

    Desde:
    4 Mar 2008
    Mensagens:
    113
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    Sao Paulo SP
    Ricardo,

    Dá trabalho, diria que umas 5 a 10 horas, pelo menos, para montar um modelo da sua sala e caixas de som. Depende de quão fanático, perfeccionista e persistente cada um é como audiófilo.

    Precisa ter uma boa trena para sair medindo as dimensões da sala (que não precisa ser retangular), inclusive portas, janelas, etc. Tem algums exemplos para modificar se não quizer fazer do zero. Tem que colocar os materiais de tudo, inclusive tipo de piso, etc.

    Depois tem que sair medindo as dimensões dos móveis e o posicionamento atual deles. Tem um modelos para modificar, para cada tipo de móvel, se não quizer fazer do zero. Tem que colocar os materias de tudo, inclusive tapetes.

    Depois tem que ver se as caixas de som estão na biblioteca de caixas de som que eles disponibilizam ou se outra pessoa já fez um modelo adequado das suas caixas. Se não (foi o meu caso), tem que usar o editor de caixas de som para fazer o modelo das suas.

    O programa simula a resposta de frequencia, decaimento, etc da sua sala com a posição de audição que você utiliza e posição atual (inclusive toe-in horizontal e vertical) das caixas, mas faz também uma otimização de posicionamento e toe-in das caixas e otimização da posição de audição, usando as limitações que voce determinar. Se a sua sala tiver algum problema sério, o programa inclusive dá recomendações como por exemplo colocar mais absorção em determinada frequencia (um tapete, cortina na frente da janela, etc) ou painel para ficar melhor, dai voce simula com a mudança e ve se resolve.

    Dá trabalho, mas é um processo bem legal. Você pode depois checar a realidade e fazer ajustes finos usando seus ouvidos e também algum software e equipamento de medição (como o Audiotools/iAudiointerface por exemplo). Já contratei duas vezes um engenheiro de acústica que usa um programa ainda mais sofisticado, que utilizou para projetar o tratamento acústico da minha sala, se quizer PM que eu passo o contato, mas é legal poder simular e ter uma idéia do impacto das mudanças você mesmo na hora que quizer.

    Abraço,

    Vicente
     

Compartilhar esta Página