SOLUCAO: Controle Remoto NET HD: Decoder + TV

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por Mr. Milk, 3 Fev 2008.

1. Mr. Milk

Mr. Milk Hêrro de portugez dóe

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Ola gente,

Instalaram a NET HD aqui em casa e uma das primeiras coisas que notei é que o controle remoto tem uma tecla TV/NET. Conclui que o controle deveria ser inteligente e poderia ser configurado para uso tambem na TV.

Apos algumas madrugas lendo informacoes sobre controles de varias marcas, fazendo testes com combinacoes de teclas e codigos diferentes, eu finalmente descobri como configura-lo. Acho que nem o pessoal da NET saber fazer isso (o que nao seria surpresa, ja que eles nao sabem nem o que é um cabo video componente).

Tenho uma Sony Bravia 32 e funcionou perfeitamente (codigo 177).

COMO CONFIGURAR O CONTROLE
    Pressione a tecla TV/NET e mantenha pressionada até que o led TV pisque duas vezes.
    Digite o codigo de 3 digitos correspondente a seu aparelho.
    Se o codigo for aceito, o led TV ira piscar duas vezes novamente. Se o codigo for invalido, o led ira acender por alguns segundos.

Pronto. So isso!! Para testar, pressione a tecla liga/desliga. Se sua TV for desligada entao esta funcionando. Caso contrario, tente novamente com outro codigo.

COMO USAR
    Bom, acho que qualquer um iria acabar entendendo, mas so para nao haver duvida, o controle da NET ira funcionar assim:
    Quando voce aperta o NET/TV o modo de operacao muda para aquele que o led piscar. Se piscar o led TV (vermelho), qualquer tecla que voce pressionar sera enviada para a TV, como se voce estivesse usando o controle da TV. O controle so troca o modo de operacao quando voce pressiona NET/TV novamente (no exemplo acima, piscaria o led verde - NET).

COMO SABER O CODIGO PARA SUA TV
    Pelo jeito, dependendo do controle remoto e do seu aparelho, diversos codigos diferentes podem ser encontrados na net. Nao achei exatamente o codigo da Bravia nem o manual do controle remoto da Net.

Apos muita pesquisa, os codigos que encontrei em http://www.remotecentral.com/cgi-bi...thers/scientific/at8450-manual.zip&area=other (na secao HDTV) funcionaram na minha Bravia. Neste mesmo site tem outros manuais com codigos que voce pode tentar.

Note que o codigo devera sempre ter 3 digitos. Utilize sempre os 3 ultimos digitos dos codigos que encontrar. No manual acima, as demais instrucoes nao funcionam. A unica coisa que interessa é mesma a tabela de codigos de aparelhos, no final do pdf.

Sugiro que todos aqui contribuam e postem marca e modelo da TV e o codigo que funcionou. Os codigos que voces podem testar de cara sao: JVC = 175, Panasonic = 179, Samsung = 178, Toshiba = 172 ou 173, Sony 174, 176 ou 177.

Marca: Sony
    Modelo: Bravia 32" (KLV-32S301)
    Codigo: 177

Abraco,
    Mr. Milk

2. Marcio Neves

Marcio Neves Usuário

22 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tem um led sempre aceso no controle remoto??? Gastando as pilhas?? Que absurdo :p

3. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Ja descobri como fazer o controle remoto detectar automaticamente sua TV, sem que voce precise saber o codigo. Tem tambem uma funcao que informa qual o codigo que foi detectado.

Ainda estou fazendo testes, tentando descobrir novas funcoes. Se alguem tiver interesse posso postar os resultados ate agora.

Abraco,
    Mr. Milk

P.S. nenhum led fica aceso o tempo todo, escrevi "acende" mas o led apenas pisca.

hallsfael agradeceu.
  4. cerealkiller

cerealkiller Usuário

1 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Toda informação será bem vinda.(y)

5. Stardust

Stardust Usuário

27 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tentei varios codigos, inclusive o mencionado para uma samsung tulip 40' e nao consegui fazer funcionar.

Tem alguma dica extra?

Abracos.

ricardol_ribeiro agradeceu.
  6. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Mr. Milk,

Por favor nos dê todas as dicas. Tentei os codigos da Pana 50 e não deu certo.

7. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Aqui vai o que descobri ate o momento:

A deteccao parte sempre do ponto onde parou, testando todos os codigos (de 100 a 735 pelos teste que fiz manualmente). Para iniciar a deteccao a partir do primeiro codigo, voce primeiro precisara dar o reset no contador.

RESET NO CONTADOR DA DETECCAO AUTOMATICA

1) Manter a tecla TV/NET pressionada ate o led TV piscar duas vezes
    2) Digitar 000 (o led ira piscar duas vezes)

DETECTAR TV AUTOMATICAMENTE

2) Digitar o codigo 001 (o led ira piscar duas vezes)
    3) Apontar o controle para a TV
    4) Manter a tecla POWER (liga/desliga) pressionada
    5) O controle ira enviar todos os codigos possiveis, um a um para a TV (o led ficara piscando). Este processo pode demorar bastante, tenha paciencia. Se soltar por acidente a tecla power nao tem problema. É so pressionar de novo que ele continua.
    6) Quando sua TV desligar, SOLTE a tecla power IMEDIATAMENTE. Se voce demorar o controle ja tera testado outros codigos e quando voce salvar o codigo nao sera o correto. Se o led piscar varias vezes é porque chegou no final. Se sua TV nao tiver desligado entao ela não é suportada pelo controle.
    7) Aperte OK (o led piscara duas vezes) para salvar.
    8) Pronto. O codigo foi detectado e armazenado.

Aperte o power e veja se tudo funciona. Se o power nao funcionar, voce deve nao deve ter soltado a tecla a tempo. De qualquer forma, em vez de reiniciar a deteccao, voce pode descobrir qual o codigo detectado e tentar manualmente codigos anteriores (ou posteriores, veja instrucoes a seguir).

DESCOBRIR O CODIGO DETECTADO

2) Digitar o codigo 002 (o led ira piscar duas vezes)
    3) Pressionar a tecla 1
    4) O led ira piscar o numero de vezes correspondente ao primeiro digito do codigo atualmente configurado. Se o led nao piscar o digito sera 0 (zero)
    5) Pressionar a tecla 2
    6) Idem ao item 4, porem piscando para informar o segundo digito
    7) Pressionar a tecla 3
    8) Idem ao item 4, porem piscando para informar o terceiro digito

Assim, atraves da quantidade de vezes que o led pisca voce sabe qual o codigo que esta atualmente em uso pelo controle.

Notei que mais de um codigo pode ser usado dependendo da TV. Na minha Bravia os codigos 176, 177, 178 e 509 funcionam. Porem, no 176 a tecla A/V nao funciona corretamente. So que o 176 é o que é detectado primeiro no processo automatico. O ideal é continuar a deteccao automatica ou entao configurar manualmente os codigos subsequentes, testando todas as funcoes do controle ate encontrar o "codigo ideal".

CONFIGURACAO MANUAL

2) Digitar o codigo da TV (o led ira piscar duas vezes)
    3) Pronto. Utilizar a tecla TV/NET para alternar entre aparelhos.

RESUMO DAS FUNCOES

Sendo assim, identifiquei ate o momento estas 6 funcoes especiais:
    1) codigo xxx manual = configura TV,
    2) 000 = reset,
    3) 001 = deteccao automatica
    4) 002 = informa codigo em uso
    5) 003 = deteccao tambem?
    6) 008 = versao, mes/ano fabricacao?

As funcoes 003 e 008 ainda nao identifiquei exatamente o que fazem, mas ja sei que sao codigos especiais.

CODIGO 003 - DETECCAO TAMBEM?

Pelo que analiseI o 003 tambem faz a deteccao mas nao sei qual a diferença deste processo para a deteccao com o 001. Com o 003 voce primeiro precisa digitar um codigo de 3 digitos (que vai de 100 a 239) que nao sei a que se refere. Estes sao os passos:

2) Digitar 003 (o led ira piscar duas vezes)
    3) Digitar um codigo de 3 digitos entre 100 e 239 (o led ira piscar duas vezes)
    4) Manter a tecla POWER (liga/desliga) pressionada
    5) O controle ira enviar todos os codigos possiveis, um a um para a TV (o led ficara piscando). O processo pode ser bastante rapido ou demorar dependendo do codigo digitado no passo 3.
    6) Ao chegar ao ultimo codigo o led pisca varias vezes.
    7) Se a TV desligar entao o codigo foi detectado
    8) Para salvar, pressionar OK

CODIGO 008 - VERSAO DO CONTROLE?

2) Digitar o codigo 008 (o led ira piscar duas vezes)
    3) Pressionar a tecla 1
    4) O led ira piscar um certo numero de vezes (no meu caso 7)
    5) Pressionar a tecla 2
    6) O led ira piscar um certo numero de vezes (no meu caso 11)

A unica coisa que consegui imaginar a partir dos numero 7 e 11 seria a data de fabricacao do controle: ano 2007, mes 11. O ideal seria obter este numero de outros controles para checar se tem mesmo a ver com ano/mes ou se se refere a outra informacao.

Se alguem fizer mais testes e descobrir novidades, por favor, poste os resultados.

Abraco,

Mr. Milk

pceylao, Furlan, yuriebc e 23 outros agradeceram.
  8. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    :rever1:Mr Milk,:rever1:

Como você conseguiu descobrir tudo isso?

9. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Opa, aqui deu certo.

Fiz o procedimento de detecção automática. Demorou uns 30 segundos até encontrar o código.

Mr Milk, meus parabéns.

10. cerealkiller

cerealkiller Usuário

1 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Mr Milk

Uma verdadeira aula, parabéns:aplauso:

11. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Obrigado pelos parabens Marco e Cereal. E Marco, juro a voce, descobri tudo na marra, so apertando as teclas, analisando os leds e as capacidades de controles remotos em geral. Mas é que meu forte é "lógica" mesmo, desenvolvo programas desde 1982 nas mais diversas linguagens.

Ainda estou intrigado com o 003. Ja vi que ele tambem faz uma especie de deteccao automatica, mas ainda estou analisando.

Gente, por favor, postem os codigos que funcionaram, marca e modelo de sua TV. Até pra gente entender quais modelos o controle suporta.

Abraco,
    Mr. Milk

hallsfael agradeceu.
  12. Stardust

Stardust Usuário

27 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Consegui com a detecção automatica configurar a tulip 40´.

Obrigado!

No entanto quando eu peço para ele mostrar qual o código detectado, ele fala que é o 183, porém, se eu configurar manualmente 183, ele nao funciona. Engraçado... a cada piscada que o led tv deu, nao aconteceu nada na tv por um bom tempo...depois começou a piscar um led no lcd tbm...mas foram umas 5 vezes, até que surtiu efeito de desligar a tv.

13. bkamogawa

bkamogawa Usuário

19 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal,

e o inverso? Usar o controle da Samsung para controlar a NET DIGITAL HD?

o da tv tem mais recursos, acho q seria mais interessante. E se vc reparar ele pode ser configurado para tv, vcr, dvd, cable...

Tipo, com um ontrole vc pode controlar varios aparelhos. O da net so o decoder e TV.

Mas nao consegui configurar para controlar o decoder da net. Vcs sabem???

Obrigado,
    Bruno Kamogawa

14. ricvianna

ricvianna Usuário

29 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A minha Samsung LCD 26'' é código 294.

Stardust: a primeira piscada logo que aperta o botão também conta, então 183 que você informou tb é 294 (1+1) (8+1) (3+1).
    Aqui também a TV ficou piscando a luz vermelha antes de desligar uns 5 códigos antes do correto.

Abs e obrigado ao amigo Internetwalker!

DiogoM e BetoF agradeceram.
  15. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Legal. Obrigado por postar o codigo que funcionou. Agora entao ja sabemos os codigos da Sony e Samsung.

Bom, para isso voce precisaria fazer o "trabalho" que fiz com o controle da net, ou seja, descobrir todas as funcionalidades do controle da Samsung. Mesmo assim, nao sou tao otimista ja que o decoder da NET é bem novo e nao deve constar da lista de controles suportados pela TV. De qualquer forma, recomendo a voce fazer sempre os testes utilizando o botao CABLE, porque dependendo do botao usado a lista de codigos internos muda.

Abracos,

Mr. Milk

16. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Na Pana 50 também funcionou. Ainda não fiz o procedimento para saber qual foi o código dectado.

17. salaminhox

salaminhox Usuário

1 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    cara vim aki soh pra te parabenizar mesmo
    naum tenho net HD ainda pq naum existe aki na minha cidade
    mas tu mandou muito bem com esse topico
    abraços

18. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Muito obrigado salaminhox. Eu, como um bom cara tecnico e pessimo cara comercial adoro elogios e acabo ate trabalhando de graca muitas vezes por isso. :ataque:

De qualquer forma, acredito que este tipo de incentivo é justamente o que faz a comunidade crescer estimulando os participantes a postar informacoes para o bem o comum.

Mr. Milk

Marcelo Pellegrino agradeceu.
  19. blamanna

blamanna Usuário

20 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Show de bola esse topico , Parabens mesmo !!! :aplauso:

20. ADELIOJR

ADELIOJR Usuário

11 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mr. Milk, tb tenho net hd só que não possui essa tecla no meu controle remoto (NET/TV)!!! Vc teria uma foto desse controle para postar aqui no forum? pois parece que o controle de vcs é diverente do meu. Agradeço e parabéns pelo tópico!

Compartilhar esta Página