SOLUÇÕES PARA TV DIGITAL NO CARRO

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por danilosodre, 9 Out 2008.

1. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    São Bernardo do Campo / São Paulo / Brasil
    (y)Olá pessoal estou criando este tópico com o intuito de reunir e compartilhar aqui soluções encontradas para uso da TV digital em automóveis.

2. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Seguem algumas fotos de um projeto que estou iniciando. Quero usar um conversor proview XPS-1000 no carro. Até que comecei bem. Já conseguí assistir alguns canais com o carro em movimento. Agora vou tentar melhorar a recepção.

Abraços,

Danilo.
    (y)

3. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Legal sua iniciativa, mas acredito que essa solução não seja das melhores por causa da anteninha do XPS, que me parece não ser adequada para tal função, ele deve funcionar bem melhor de maneira estática do que em movimento. Pesquise sobre antenas de TV automotivas e veja o que acha para UHF.

danilosodre agradeceu.
  4. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

É exatamente isso que pretendo fazer. A partir da semana que vem devo começar a pegar alguns dias das minhas férias e vou aproveitar para ir pesquisando isso.

Aqui mesmo no fórum tem umas idéias de antenas UHF que funcionaram bem usando em casa, inclusive algumas feitas com fios velhos ou arames e que ficaram melhores que as compradas em lojas.

Eu tenho alguns projetos como este do link abaixo:

http://www.tonieletronica.xpg.com.br/amplificador_tv_fm_vhf_uhf.htm

vou ver se monto e se vou obter algum resultado positivo. Todas as novidades que eu tiver vou tentar ir postando aqui.

A intenção deste tópico é que todos que o visitarem possam trocar idéias entre sí para juntos conseguirmos atingir nossos objetivos.

Conto com a sua ajuda e com a ajuda de todos.

Abraços,

Danilo.(y)

5. clearline

clearline Usuário

20 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    hehehehehehhe o mais legal é o Uno ( ou elba, não sei) com o botão de gabinete At de computador no painel. hehehehehehe

Pelo visto o colega é chegado nas engenhocas hein?!?!:lol::rofl::feliz:

abraços

danilosodre agradeceu.
  6. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O carro é um UNO.

É verdade, realmente adoro engenhocas. Antes de colocar o DVD portátil no carro eu tinha um DVD CyberHome doméstico e uma TV de 5" preto e branco no mesmo lugar onde hoje está o conversor e o DVD. Funcionava legal, pena que era preto e branco.

Isso porque você não viu a porta USB que está embutida no painel também. Uso para alimentar equipamentos, carregador de bateriais, carregar celular, etc...

Esta chave de gabinete AT como você notou serve para ligar/desligar a fontezinha embutida no painel que alimenta o conversor digital, ou a TV preto e branco se eu quiser conectar. O conector é o mesmo e a polaridade também.

Foi preciso montar uma fontezinha pois o XPS trabalha com 12V e o carro embora use bateria de 12V quando está ligado e carregando a bateria gera uma tensão de cerca de 13,8V. Esta fontezinha nada mais faz do que regular a tensão para os 12V que o XPS precisa.

Eu tinha também uma câmera de vídeo instalada no tampão do porta-malas mas tirei pois um dia a polícia me encheu as paciências por causa dela.

Minha intenção no futuro é comprar mais duas telinhas coloridas pequenas, duas câmeras coloridas mini e usar como retrovisor.

Quero deixar o carro bem engenhoso hehehe....

Se tudo der certo vou ter

1 - DVD automotivo com entrada USB + SD + AUX - já tenho da Napoli
    1 - TELA de 7" colorida - uso o DVD portátil Coby 7107
    1 - Conversor de TV Digital - é o mais novo - XPS-1000 proview
    1 - Navegador GPS - ainda não tenho
    2 - telas de 3, 4 ou 5" coloridas para retrovisão - ainda não tenho
    2 - câmeras coloridas como retrovisores - ainda não tenho
    1 - câmera colorida traseira - vou recolocar
    1 - sensor de estacionamento traseiro e frontal - ainda não tenho
    1 - CAR-PC - este não tenho mas TALVEZ eu monte também

Vou ir montando aos poucos pois é bastante grana para investir. Além disso também tenho que dar uma reformada no carro por fora. Eu fiz funilaria mas ainda falta pintar e para piorar um filho da mãe bateu na minha porta do motorista ontém à noite.

Voltando ao assunto principal do tópico, vou procurar melhorar a recepção do sinal montando o amplificador de sinal e testando algumas antenas. Depois que eu conseguir melhorar a recepção vou pensar em um lugar melhor para acomodar o XPS-1000.

Por enquanto ele fica no painel mesmo pois à noite eu tiro ele para usar em casa e no trabalho quando fico depois do horário pego ele no carro e ligo aqui também hehehe....

Abraços...
    (y)

7. dedraks

dedraks Usuário Ativo

27 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Parabéns mano. Tá ficando legal.
    Eu tb tava pensando em montar um Car-PC mas não achei uma tela com touchscreen num preço decente.
    Quando achar uma tela de 7'' com Touchscreen, eu monto o pc e coloco um receptor 1seg. Na tela de 7 a imagem não deve ficar ruim.

danilosodre agradeceu.
  8. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Valeu pelo elogio.

Quanto à tela a minha também não é touchscreen. Eu também queria uma dessas mas não sei onde vende e sei que é cara.

Já com relação ao receptor 1seg realmente a imagem fica boa na tela de 7" mas em telas maiores não fica tão legal.
    Além disso como BUG o meu conversor pega o canal BAND 1seg que não devia pegar. Comparando com o canal BAND HD dá para ver grande diferença na qualidade da imagem, mesmo na tela de 7". Foi por isso que eu escolhi adaptar o conversor residencial no carro ao invés de comprar um automotivo. Agora vou ver se consigo melhorar a recepção do sinal.
    Se ficar bom deixo ele mesmo, se não ficar acho que vou ter que juntar mais uma grana e comprar o conversor automotivo.

Abraços,

Danilo.:ataque:

9. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bom dia a todos,

Ontém à noite fiz outra experiência. Com o meu conversor ligado dentro de casa peguei um pedaço de fio, destarrachei a anteninha do conversor e fiz uma argolinha com o fio no terminal-parafuso da antena, depois atarrachei ela de novo. O pedaço de fio eu apenas estiquei pro alto perto da janela e a recepção melhorou.

Daí resolví tentar isso no carro. Coloquei a anteninha do conversor para fora e fiz a mesma coisa, só que o fio eu coloquei no teto do carro como na figura que vou anexar. Resultado: melhorou em uns 35 a 40% a recepção do sinal. Saí com o carro aqui do centro de SP em direção à São Bernardo do Campo onde moro e percebí que em locais que o sinal era bom ele melhorou, e onde era muito ruim e o conversor nem sequer achava os canais agora pelo menos ele já encontrou.

Vou tirar umas fotos da "até agora" "gambiarra" que fiz e depois posto aqui. A figura que eu desenhei para ilustrar ficou horrível mas já dá para ter uma idéia.

Pelo menos já deu uma melhorada mas ainda não é o que eu estava querendo. Vou tentar melhorar ainda mais a recepção do sinal. Agora o próximo passo provavelmente será montar o circuito postado nas mensagens anteriores.

Eu gostaria de saber se alguém aí tem aquele conversor 1seg veicular e se já está utilizando ele. O sinal é bom? Tem os mesmos problemas da recepção fullseg em locais onde o sinal é fraco?
    Por favor me digam isso pois isso vai me ajudar a direcionar melhor minhas "pesquisas"

Espero que as minhas experiências possam ajudar outros também.

Abraços,

Danilo.(y)

10. GekoBR

GekoBR Usuário

2 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O ISDB-T tem uma vantagem que, se a imagem HD começar a deteriorar, entra a imagem 1Seg para garantir, nestes momentos, a não interrupção do programa.

Para se garantir uma recepção mais contínua nos grandes centros, é comum o uso da DIVERSIDADE de sinais através de dois ou quatro conjuntos de tuner+antena, comparadores e então o decodificador.

Em um tópico anterior sobre tv digital no carro, na época, levantei produtos e o mais versátil, com padrões para DVB na Europa, ISDB-T no Japão e ATSC-MPH nos EUA era da Kenwood.

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1006244&postcount=16

O princípio é este:

Uma implementação de três antenas no vidro traseiro e a quarta fora:

danilosodre agradeceu.
  11. dener

dener Usuário

18 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  12. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá amigo em primeiro lugar obrigado pela resposta. Em segundo lugar desculpe, não sou tão conhecedor do assunto quanto você parece ser então tenho algumas perguntas sobre o que você respondeu.

Isto acontece com todos os decodificadores, mesmo os set-top-box residenciais ou só com os conversores específicos para automóveis? O conversor que eu estou tentando usar no meu carro é um daqueles residênciais, o XPS-1000 da proview. Eu usei ele por dois motivos: /
    1 - porque ele é mais barato
    2 - porque me disseram que o sinal 1seg não tem a mesma qualidade do sinal full-seg, então achei que a imagem do 1seg não ficaria tão boa quanto a imagem do fullseg, mesmo em uma tela de 7" ou 8".

Esta antena que você está citando parece aquelas antenas para TV no carro que vende lá na Santa Efigênia.
    É esta mesmo ou só é parecida?
    Eu quase comprei uma anteninha daquelas amplificadas lá na Santa Efigênia mas a mais baratinha custava R$ 50,00 e as outras de R$ 90,00 pra cima.

Eu estava procurando uma solução mais econômica.

Em todo caso agradeço por sua cooperação.

Semana que vem devo sair de férias e vou começar a tentar implementar soluções mais víaveis para uso do conversor digital no carro.

Vou ver se estudo um pouco mais a respeito das suas explicações para tentar aprender e entender melhor o sinal digital e a sua recepção.

Abraços,

Danilo.(y)

13. danilosodre

danilosodre Usuário

29 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal, para quem está visitando este tópico pode perceber que estou sem postar a alguns dias. Não abandonei o tópico nem esquecí do assunto mas estou na correria no trabalho e não está dando tempo de fazer as coisas que eu queria.

Eu tinha férias programadas quando comecei este tópico e foram canceladas. Legal né!!!

Abraços,

Danilo.
    (y)

14. rafael_netto

rafael_netto 1000 agradecimentos e contando

23 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Eu já soube dessa história, mas acho que nenhum conversor à venda no mercado atual implementa este recurso.

Na verdade seria mais sofisticado ainda, as emissoras transmitiriam HD, SD e 1-seg e o sinal iria "caindo de nível" de acordo com a qualidade da recepção. Hoje em dia as emissoras desperdiçam banda e qualidade da recepção transmitindo programação SD usando todos os 12 segmentos, que são mais difíceis de sintonizar.

15. GekoBR

GekoBR Usuário

2 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Neste vídeo em espanhol, de promoção das vantagens do ISDB-T, aparece uma van com receptor fullseg que, segundo é dito em espanhol, o sinal 1seg entra quando o fullseg fica fraco.

http://br.youtube.com/watch?v=wlxTFz-Luno

16. Maza

Maza Maza

19 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  17. r_i_garcia

r_i_garcia Usuário

1 Jun 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos, comprei um receptor automotivo naveg ntv-518 e instalei a antena atrás do acabamento plástico da coluna A do carro, no lado do motorista. O sinal cai com uma certa frequência. Existe outra antena melhor, ou uma posição melhor, desde que a antena fique dentro do carro? Obrigado.

Compartilhar esta Página