Split - condensadora pingando

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Hilmar Filho, 15 Mai 2009.

1. Hilmar Filho

Hilmar Filho Usuário

13 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá a todos,
    Instalei em meu apartamento um tri-split LG (1 condensadora com saída para três evaporadoras) e, por limitações do condomínio, tive, assim como todos os meus vizinhos, que posicionar a condensadora em minha área de serviço. Ocorre que, fora o barulho, que eu considerei alto, a condensadora pinga muita água. Verifiquei que os dutos que saem da condensadora congelam e a água vem daí.
    Por isto, gostaria de saber da experiência de vcs. É normal a condensadora pingar? Se não for, o que pode estar acontecendo? Se for, o que eu posso fazer?
    Obrigado,
    Hilmar.

2. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    A condensadora não deve pingar nunca, a menos que água de chuva ou de outra fonte caia sobre ela.

Se você notou congelamento nos tubos de cobre que estão na condensadora, existem duas coisas erradas aí:

1) isolamento térmico dos tubos de cobre não estão perfeitos;
    2) possivelmente seu sistema frigorífico está desbalanceado (falta de gás, provavelmente), pois não pode haver congelamento em torno dos tubos.

Aconselho você chamar quem instalou seu aparelho para corrigir esses supostos problemas.

Saudações

3. Alex R.

Alex R. Usuário Ativo

10 Abr 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    A condensadora pinga por baixo numa intensidade menor que a saída do dreno. Das suas evaporadoras sai o dreno, que imagino eu, está instalado e não deve estar pingando.

Porém, repare que no meio da condensadora tem um buraco por onde pinga água em menor intensidade. A firma que instalou deve por uma flange e uma mangueira neste ponto até a saída do dreno. Assim foi comigo.

Desconsidere o que disse caso a água não venha da parte de baixo, bem no meio da condensadora.

4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    144
    Troféus:
    63
    hilmar a condensadora pinga por causa da condensação das flanges nas valvulas de serviço e liquido da condensadora que não são isoladas ,tendo para isso um pequeno recipiente ou bandeja que direciona por queda natural a agua condensada para o meio da condensadora na parte de baixo, ficando nesse ciclo"condensa e pinga". A condensadora vem um item de fabrica que é um adaptador de bico para instalar uma mangueira(1/2 pol de expessura externa e 3 mm de expessura interna) como disse o amigo alex,seria a unica alternativa que resolveria seu problema.

um abraço jairo

5. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Grande Jairo! Ele disse que a condensadora está congelando, e daí que vem a água que se acumula por lá.

Tem certeza que apenas a válvula de serviço geraria água para causar tanto problema?

Lembre-se que o amigo que reclamou é daqui de Brasília, onde a baixa umidade na maior parte do ano, impede que exista condensação com facilidade.

6. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    144
    Troféus:
    63
    Delanão e aí ??? e os dólares estão no banco ou na cueca?

amigão ,acho que os tubos foram mal isolados ,principalmente os tubos de retorno ou gas nas flanges das valvulas tanto na de serviço como na linha de liquido pois geralmente a expansão hoje em dia é também na condensadora o que agravaria o problema,

mas ....pode ser tambem falta
    de gas refrigerante por vazamento geralmente nas flanges da interligação frigorífica na unidade externa ou na interna.mas acho que é o primeiro problema O nosso amigo teria que acionar os instaladores e verificar a carga de gas com o manometro e a isolação o certo era ele nos postar com a resposta ,

mas geralmente problema resolvido rei esquecido

um abraço jairo

7. iassim

iassim Usuário

20 Jun 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    caros amigos , tendo por base que a informoção deste senhor e que a um congelamento das tubulações (dutos) vamos levar em consideração todos os aspectos:(01) pode-se levar em consideracão a falta de expansão do liquido refrigerante na evaporadora porque o filtro ou a serrpentina estão muito sujo inpedindo a passagem do ar ,(02) baixa pressão do liquido refrigerante( falta de gas)nessecitando de complemento e reparo do possivel vazamento (03)exçesso de gas que mesmo apos passar pelo evaporador continua a se expandir e retirar o calor das linhas frigorigenase ate mesmo ate o compresor.entretanto o pinga- pinga nos tubos e valvulas proximoao condensador e normal . e resalvo ainda aos amigos que a baixa umidade do ar de brasilia não representa a ausencia dela ,pois para haver o comgelamento externo e preciso que haja o acumulo de parlicula de agua em estado de vapor que irão se solidificarfazendo esistindo gelo.(y)

8. ferretto

ferretto Usuário

20 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Senhores, alguém poderia me dar alguma dica quanto ao que fazer quando o split pinga/escorre água na evaporadora?

9. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Se a sua instalação é nova, provavelmente o evaporador está desnivelado.

Se é antiga, e começou a vazar recentemente, provavelmente o dreno está entupido devido à sujeira.(y)

10. mano do sul

mano do sul Usuário

17 Out 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    gostaria de saber por qual motivo não estou conseguindo colocar mais gaz no ar split brastemp 9.000 coloquei 2 lado a lado nem um eu consegui colocar gáz sufiçientequal a provavel causa pois coloquei ão lado deles um comsul sem problema algum. alguem pode ma ajudar.

11. Serena2020

Serena2020 Usuário

24 Jan 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Desculpem se estou no tópico errado...mas tenho um problema com meu split carrier 12000 BTUs. É que acabei de ver meu chão molhado e de um lado está úmido...notei que a parede tem marcas de água escorrida. Acho que somente agora começou esse problema. Meu split é novo...embora tenha instalado ano passado, usei rarissimas vezes , fui usar mais agora que começou o verão. É normal escorrer água assim da unidade interna? Também não vejo água pingando da unidade externa....isso tb é normal? Geralmente os de parede pingam não? Agradeço a atenção de todos!

12. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    144
    Troféus:
    63
    não ....chame o tecnico ..o problema é no dreno ou sua tubulação seja por sujeira ou entupimento,ou outra coisa mas que tem a ver com o dreno ok?jairo

Compartilhar esta Página