Split ou Multi Split? Inverter ou "normal"?

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por nottlle, 22 Dez 2010.

1. nottlle

nottlle Usuário Ativo

27 Mai 2007
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Estou interessado em refrigerar pelo menos um dos ambientes de minha residência. A sala e talvez um dos quartos.
    Li algumas informações sobre a tecnologia inverter e me interessei pelo Fujitsu, mas outras marcar ou não inverters não estão descartadas.
    O ambiente da sala tem aproximadamente 17m2, mas é interligado com uma "sala de jantar" de 6m2 que também gostaria de deixar refrigerada. Considerando tudo como sala, seria algo em torno de 23m2.
    O quarto (escritório) tem 15m2.

Vale mesmo a pena comprar um aparelho com tecnologia inverter?
    Fujitsu mesmo ou outra marca? Vi que a Midea tb possui inverter.

O quarto onde durmo já possui um aparelho de janela e a princípio não pretendo mudá-lo.

O ar na sala, no dia a dia, será usado somente a partir das 18h (quando for usado). Nos fins de semana o tempo de uso pode aumentar. O mesmo vale para o escritório. Ambos pegam sol da tarde.

E ai. Inverter mesmo?
    Alguma dica de loja para comprar e instalar os equipamentos?

Sou de Icaraí/Niterói/RJ

desde já agradeço
    []'s

nottlle

2. gustavozizu

gustavozizu Usuário

11 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aqui a fórmula para calcular com precisão a capacidade do ar:
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php/96818-Calcule-seu-Ar-Condicionado.

Analise a distância entre as paredes onde serão instalados os aparelhos. Entre um aparelho grande num ambiente que não proporcione o fluxo adequado e um bi-split de menor capacidade a segunda opção (bi-split) é mais viável, caso contrário você ficará com uma parte do ambiente frio e outra parte sem refrigeração adequada.

---------- Mensagem adicionada às 20:46 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:43 ----------

A promessa dos fabricantes é que os inverter economizam até 40% de energia. Sugiro que você escolha dois modelos de aparelhos, um inverter e outro comum. Observa a potência de cada um e calcule o consumo mensal de cada um (você acha fórmulas para isso no google), baseados nos seus hábitos, usando os mesmos dados de entrada (período de funcionamento, etc) veja quanto você vai economizar com o inverter e analise em quanto tempo você vai ter o retorno do preço mais alto que pagaria pelo inverter. A partir daí é só decidir.

---------- Mensagem adicionada às 20:51 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:46 ----------

O fujitsu segundo muitos usuários é o melhor do mundo. Lógico que você para comprar um aparelho desses você vai pagar por isso. Pesquise a rede de atendimento em Niterói. Quando fui comprar o meu, fiquei na dúvida entre um Hitachi e um Springer, consultei um instalador e ele me sugeriu o Springer porque aqui em Natal a rede de atendimento da Hitachi é restrita, ao contrário da Springer. Qualquer problema que eu viesse a ter levaria mais tempo para resolver.
    Hoje em dia quase todas as marcas já tem o inverter. A York, LG, Samsung, Midea, Hitachi, Springer Carrier, etc.

---------- Mensagem adicionada às 20:54 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:51 ----------

Pesquise também os tri-split interconectáveis. São 3 evaporadoras para 1 condensador. Exemplo: 18000 btus na condensadora, 2 evaporadoras de 9000 e 1 de 12000. Se você ligar as duas de 9000 ambas funcionam na capacidade máxima, se ligar as 3, cada uma funciona com 6000 e se ligar a uma de 12000 e uma de 9000 elas ficam limitadas em 9000 cada e por aí vai. São bons para quem não usa todos os aparelhos ao mesmo tempo. O contra é que dificilmente você vai achar um aparelho desses que não seja inverter, o que encarece bem.

---------- Mensagem adicionada às 20:56 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:54 ----------

www.poloar.com.br
    www.centralar.com.br
    www.frigelar.com.br

Espero ter ajudado.
    Abraço

3. nottlle

nottlle Usuário Ativo

27 Mai 2007
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Estive dando uma olhada nos multi splits e percebi que eles possuem um preço bem salgado... Parece que é mais caro um multi que 2 splits. Considerando também que a parte civil seria mais complicada, não sei se vale a pena não...
    Valeu pelo link do cáculo... muito bom...
    Tinha pensado em fazer esse comparativo mesmo entre um "normal" e um inverter... Difício é achar os valores de potência dos aparelhos... Não há padrão na divulgação dos dados nas lojas/sites... Só a utilização da potência basta? Achei esse site para cálculo http://www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/01/simulador1.html

Dos Fujitsus não consegui descobrir..mas dando uma olhada no site da Midea, peguei a potência de um modelo normal (Elite) e um inverter (Eco) de 18000.
    O inverter tinha potência de 1690
    O normal de 1620

Achei muito pouca diferença, ou estou enganado?

Fiz um desenho BEM tosco da sala para terem uma idéia do que estou falando

Uploaded with ImageShack.us
    Valeu pelo link das lojas...
    []'s

4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    na inversão a potencia de operação nunca ou quase nunca é cheia mas fracionada ...diferentemente do condicionador convencional ou não inverter que tem sua operação chamada de ON/OFF com picos de energia ao contrario da inversão que no grafico de performace a curva de operação seria praticamante uma parábola.. na inversão ,o compressor permanece em quase 90% do tempo total da operação ligado com um controle rigoroso da carga termica pela inversão do compressor que opera em CC diminuindo e aumentando a rotação do mesmo e com um controle também do fluxo de gas refrigerante por uma valvula eletronica de controle de fluxo

tudo isso ´´e controlado por sinas de termistor´s que cruzam parametros de temperatura entre o condicionador e o meio ambiente enviando dados dessas temperaturas pro inversor que automaticamente controla a rpm do compressor e a valvula de controle de fluxo....

isso acontece por causa da tecnologia em si independentemente de marca ou modelo...um grande abraço jairo o consumo anunciado na etiqueta é o "full' ou maximo...nunca por media...

5. nottlle

nottlle Usuário Ativo

27 Mai 2007
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Valeu Jairo!

Então mesmo com a potência anunciada próxima, o consumo do modelo inverter é consideravelmente melhor. A potência anunciada é de pico ou do compressor funcionando no máximo? É isso?

Achei a potência do Inverter da Fujitsu. 1100 o de 18000 btus. Bastante considerável a diferença em relação ao Midea.

Dificil é saber se o parâmetro para divulgar a potência é o mesmo. Vai que um divulga com o compressor funcionando 100% e o outro divulga a média.

Bom. Em relação a sala, considerando o desenho tosco que fiz, é possível refrigerar os 2 ambientes com apenas um Split?

ps: a passagem de um ambbiente para outro é como se fosse uma porta, mas ela não está lá. Pé direito da sala é de 3m.

Muito obrigado pela ajuda.

[]'s
    nottlle

6. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    o ideal seria um bi de 12k e 9k ou uma por uma de 12k e 9k ...posso afirmar pra vc que uma de 18k confortaria o seu ambiente ,mas a que custo???? acho que mesmo sem muitos parametros pra te afirmar isso vc acabaria pagando pra concessionária praticamente um condicionador em mais ou menos um ano e meio a dois

sendo que se vc fizer esse investimento agora vc teria um retorno desse investimento acredito eu que em + ou - dois anos .... acho que seria de bom senso vc agendar uma visita tecnica ...um grande abraço jairo

7. nottlle

nottlle Usuário Ativo

27 Mai 2007
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Não entendi muito bem o que você quis dizer sobre o ar de 18000 em relação aos custos. Você está falando de gasto de energia?
    Considerando o valor médio dos fujitsus, um de 18000 sai na faixa de 2500 e um de 12 + um de 9 saem por 3000, sendo que esta última opção ainda iria aumentar o valor de instalação e parte civil. Não seria mais vantajoso colocar apenas um de 18000 (considerando esta quantidade de BTUs a ideal para o espaço total)?

Vou agendar sim uma visita técnica.
    Recomendaria alguém?

[]'s
    nottlle

8. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    custo no consumo de energia....ficaria mais caro instalar ou um bi split ou duas uma X por uma ... mas vc teria um pay back muito melhor do que instalando só a de 18k..isso sem conhecer realmente suas caracteristicas de carga termica total...posso estar enganado por isso a recomendação de uma visita tecnica..

9. nottlle

nottlle Usuário Ativo

27 Mai 2007
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Valeu Jairo.
    Vou agendar uma visita.

[]'s

Compartilhar esta Página