SUCATELA Telão de sucata!

Discussão em 'DIY' iniciada por angelodn, 29 Jan 2007.

1. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Depois de muito estudar e ter alguns componentes aqui em casa, num final de semana daqueles chuvosos resolvi funcionar o telão pra ver como fica a imagem material utilizado:
    1 retroprojetor
    1 tela de lcd de PSONE sony com 640x480pixels

DEsmontei a tela a alguns meses já, consegui uma com a lâmpada queimada, então foi barata apenas 20 reais na oficina, o retro consegui num ferro-velho por 80 reais, depois de desmontado o lcd retirei a anti-glaire com toalha de papel e água, aguardei alguns dias pra ligar ele me certificando que estava completamente seca, fiz uma moldura com eucatex de modo que a placa de comando naum ficasse na frente do lcd, então cortei as lentes fresnel com um tamanho um pouco maior q o lcd do play, e colei as fresnel na moldura, uma de cada lado.
    depois disso foi só descobrir as ligações do lcd pra entrada composto e colocar o lcd encima do retro, a imagem naum posso dizer que é 100% mas ficou legal com 2,5m de distancia consegui 45" de projeção diagonal em um lençol na parede, isso foi o cumulo do improviso hehehe

A qualidade da projeção é meia boca, em partes pq como é um retro velho usado as lentes estão um pouco riscadas, mas quando se regula o foco dá pra se ver os anéis da lente, dá pra se notar bem os pixels na imagem também, acho que o ideal pra um projetor caseiro seria uma fresnel com micro estrias de modo que não afetasse a projeção, o lcd tambem teria que ser o menor possivel com a maior resolução assim disfarçaria os pixels na imagem, um lcd de 15" dá uma projeção enorme com mais qualidade já fiz alguns testes, mas o problema pelo tamanho eh regular o foco nos cantos e a claridade nos cantos tb eh critica, então um lcd menos eh mto mais facil de montar mas os que tem por aí a venda tem uma resolução péssima.

Vai uma foto de projeção o proximo passo é trocar a lampada original do retro por uma hqi de 250W acho q vai ficar bem melhor.

2. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Mais fotos de projeções.
    Acho que se localizar as entradas de svideo as coisas melhorem um pouco, a luminosidade na foto está um pouco abaixo da mostrada no lençol...

3. maxcwb

maxcwb Usuário

31 Jul 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    PARABÉNS CARA! vou conferir de perto a invenção e fazer um pra mim tb!

Abs!

4. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Regulando a camera consegui umas fotos melhores:

5. supahcool

supahcool se preferir me chama de Marcio

25 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    muito bom mesmo!

agora me conta onde eu compro esta tela de ps one com 640x480. Nunca achei uma, absolutamente todas que conheço tem 1/4 disto , ous 320x240.

6. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Márcio
    Quando comprei me falaram que era 640x480 e é original sony, tanto que funciona como monitor VGA 640x480 com pequenas alterações não sei se este 640x480 seria reenquadrado pelos circuitos da tela, me lembro que tinah a foston que tinha a imagem bem pior e diziam que tinha 320x240 mesmo, nunca fiz um teste pra saber ao certo, mas veja que entrando com sinal pela entrada composta terei menos pixels de resolução no video mesmo limitados pelo sinal NTSC, não sei ao certo estou passando o que me venderam, sei que existe um quadro que projetado poderá sanar esta duvida, mas não o possuo.
    Até projetando com um de 15" dava pra notar os pixels se olhar de perto e projetando acima de 120", este com 45" fica com alguns pixels a mostra que não apareceram na foto, acho que o q mais atrapalha são os frisos da fresnel tenho que melhorar este foco.
    Abraços

Angelo

7. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    parabens pela inicativa e a qualidade esta excelente pelo custo do projetor, como voce mesmo disse utilizoau material reciclavel.

8. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Muito obrigado pelo incentivo Edson o que a gente naum faz numa tarde chuvosa com um monte de material reciclável né?

Márcio
    REalmente medindo os pixels da tela que tem em torno de 3mm deu uns 240 pixels na vertical, se tivesse realemnte 640x480 ficaria show de bola daria pra colocar 100" sem problemas.

Acho que com a hqi vai melhorar mto pq quando desligo a fonte de sinal e o lcd fica escuro a tela fica completamente preta, o contraste está perfeito, isso merece uma lampada mais forte.

9. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Como minhas lentes estavam riscadas resolvi colocar uma nova de pvc flexivel, daquelas utilizadas em telão feito com tv, descobri que esta lente causa alguma aberração cromática, que se refletem como se fossem pequenos arco-iris no meio da projeção(como todo mundo mete o pau nessas lentes isso era esperado) então coloquei esta lente comos a primeira fresnel, aquela que canaliza a luz da lâmpada e não é que ficou show a projeção, coloquei a fresnel que sobrou encima da outra q gerou um zoom na imagem(coloquei 2 fresnel entre o lcd e a focal) agora estou projetando até 70 polegadas a 2,5m de distância, a imagem está aí pra vcs conferirem:
    A ultima foto foi tirada a 30 cm da tela e mostra bem os pixels.

10. beto.piteco

beto.piteco Usuário

3 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    LEGAL!!!!

Parabéns pela iniciativa.

Considerando o custo, a imagem está muito boa.

11. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Depois das festas voltei a trabalhar no Sucatela.

Antes estava encima de um rertroprojetor agora com caixa de madeira, o sucatela se mudou pra sede própria hehehe, com lampada hqi tubular e tudo mais, mas depois de construir a caixa que fui descobrir que as HQI tubulares não podem trabalhar na vertical, são mais eficientes e duráveis na horizontal.

Então mudança de projeto, agora estou estudando inverter a tela dentro da caixa pra que a imagem fique de traz pra frente e depois com a caixa de pé colocar um vidro na saida da lente com isso ganho umas polegadas a mais no meu quarto que não tem mta distancia de projeção, e coloco a hqi deitada, tenho o espelho do retroprojetor espero que fincione bem.

DEsconbri que as tvs de coby e afins vendidas no mlivre estão padecendo precocemente de queima do transformador que gera tensão pra retroiluminação do lcd, como esta parte eh desativada nos projetores pode ser uma boa oportunidade pra quem queira montar um projetor a resolução eh meia boca mas tem algumas que saem de fábrica wide tem entrada de composto e sintonizam tv, pode ser uma boa, acho que uma dessas se sai bem pra projetar até umas 80 polegadas.

Assim que tiver mais novidades eu posto aki.

12. bobcat

bobcat Usuário

21 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    a imagem fica borrada ou escura nas bordas? se sim tem como corrigir isso?

13. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Bobcat
    A imagem fica prefeita nas bordas, este problema de ficar escura nas bordas geralmente é alinhamento da primeira fresnel com a lampada, isto eh a lampada não está no foco da primeira fresnel, tente mover a lampada afastando ou aproximando até acertar as bordas.

abraços

Angelo

14. allanleitao

allanleitao Usuário

11 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Opa, parabens pelo trabalho.

Eu tambem, ja ha algum tempo tinha pensado em montar isso, depois desisti e agora voltei a andar com o projeto para dar um fim a tela de dvd que usava no carro. Mas ainda nao li tudo que se fala nos topicos a respeito, entao gostaria de tirar uma duvida com vc.

Nos retroprojetores aparentemente existe apenas uma fresnel, que fica entre a lampada e a transparencia. Depois ja vem a objetiva. É isso mesmo? Tambem dei uma olhada num projetor de slides que tenho em casa e a configuraçao é: lampada, lente condensadora, vidro, fresnel, slide, e a objetiva distante do slide. Sendo assim, gostaria de saber se realmente é necessario o uso da segunda fresnel depois do LCD e antes da objetiva. O que aconteceria sem ela? Pergunto isso pois estou mesmo sem recursos para comprar qualquer coisa agora.

Eu tive fazendo uns testes com meu lcd, primeiro com ele fechado e uma lupa de camelo. Funciona, mas aparentemente tem deficiencia na iluminaçao. Ai desmontei o lcd e usei uma lampada fria, mesma deficiencia. Ai comprei uma HQI, liguei ela entre uns blocos de concreto e um vidro, com o lcd encostado no vidro, e usei a mesma lupa. A imagem ficou legal, porém nao conseguia projetar a tela inteira, so um pedaço pequeno. Entao imagino que seria ai que a fresnel entraria, para eu conseguir ampliar tudo com a objetiva, que no caso é a lupa.

Com relaçao a lampada, comprei uma Osram Powerstar HQI T 250W que tem caracteristicas muito boas, mas achei que ela esquenta muito. O que vc acha da sua HQI? Qual é o modelo/marca dela?

Abraços

15. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Allan

Realmente a hqi esquenta pacas, o que fiz foi fazer um compartimento isolado pra ela hermeticamente com um vidro separando o compartimento da lampada do compartimeto do lcd, no compartimento da lampada existem 2 ventiladores retirados de fonte de pc, o de baixo puxa o ar pra dentro e o de cima empurra pra fora, aproveitando a corrente ascendente natural do ar quente.

Os retroprojetors possuem 2 fresnel sim, o negócio é que uma fica colada na outra, no meu caso quando cortei as lentes pra medida do lcd as fresnels se separaram, a lente fresnel tem um funcionamento interessante, a principio foram desenvolvidas pra uso em farol de navegação maritma, a lente fresnel canaliza a luz em raios paralelos, imagine que ela tem um ponto focal, igual quano brincava com lupa no sol, essa eh a distancia focal dela, no caso da primeira fresnel (F1) este focal tem que ficar exatamente no bulbo da lampada depois da luz passar pela fresnel os lumens estarão organizados em raios paralelos do tamanho da fresnel, esta é a hora de passar pelo lcd que modula as cores e brilho da luz, depois disso vai uma segunda fresnel(F2) invertida pegando os raios paralelos e concentando em um ponto focal neste ponto focal irá a lente focal que fará a projeção da imagem.

O problema deprojetar apenas o centro do cd é devido a falta de fresnel então a focal só pega uma parte do centro do lcd porque só alí os raios luminosos estão paralelos vindos da lampada e passando até a lente focal.

Abraços

Angelo

16. allanleitao

allanleitao Usuário

11 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Opa, obrigado. Depois vou comprar uma fresnel do ML e fazer mais umas brincadeiras, ai posto aqui.

Abraços

17. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    O ideal é pegar 2 já, dá uma pechinchada que sai bem mais barato, pra testes pode ser 2 flexiveis mesmo, pra uma performance melhor 1 flex e 1 rigida, a rigida como f2, não esqueça de cortar maior que o lcd e fazer uma moldura pra elas, isso vai ajudar bastante pq risca mto fácil, as minhas estão riscadinhas, cada passada de pano risca um pouco...
    Boa Sorte

Angelo

18. besourosuco

besourosuco Usuário

15 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    tem como postar os projetos? gostaria de saber se tem algum do tipo daquelas
    tvs de projeção, que vc bota a tv atrás da tela,
    algo tipo o diagrama (tosco) abaixo

|...................TELA
    |.....................|
    |Espectador......|.....\
    |.....................|.....-|) TV
    |.....................|...../

19. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Existem vários projetos na net em tese são uma sequencia de lentes que fazem a projeção, começa com uma lampada - fresnel1 - lcd - fresnel2 - lente triplet.

A lâmpada tem que ter um arco de emissão bem pequeno e potente, arco de emissão eh o ponto onde a lampada emite a luz, quanto mais potente e menor for esse ponto melhor.

A fresnel1 faz como uma lupa ao contrário ela pega a luz vinda da lampada e transforma essa luz em raios paralelos, depois a luz passa pelo lcd sendo modulada em tons e cores por esse, a fresnel2 faz o contrário da fresnel1 ela pega os raios paralelos e concentra novamente em um ponto e esse ponto tem que coincidir com a distancia onde se encontra a lente triplet que é encarregada de focar a imagem e projetá-la a distancia.

Essa é a teoria da maioria dos projetores DIY, alguns tem peças a mais outros a menos hehehe.

Abraços

Angelo

20. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pra fazer a projeção de traz pra frente vc tem que projetar a imagem ao contrário e em uma tela que seja levemente transparente ai a luz "vaza" e vc assiste no outro lado, mas veja que sua tv vai ficar grande com essas lentes vendidas normalmente pois precisam de uma grande distancia pra imagem ficar grande.

Compartilhar esta Página