Sugestão para ouvir rádio no celular

Discussão em 'Informática' iniciada por jcb, 23 Nov 2009.

1. jcb

jcb Usuário Ativo

30 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Olá

Uma ajuda! Eu moro em Florianópolis e gosto muito de ouvir a programação das rádios de SP (JP e Band) pela internet.
    Meu laptop fica ligado direto. Gostaria de uma certa mobilidade, por exemplo, ouvi-las no carro ou caminhando.
    Assim estive pensando em comprar um celular com Wifi e G3 tipo iphone, smartphone, etc. Só uso atualmente um celular basicão.
    A dúvida é qual seria aparelho mais indicado para fazer streaming e ficar conectado nessas rádios? Que software e plano usar?
    Gostaria de um que tivesse boa autonomia de baterias!. Obrigado pela ajuda.

2. marcelo242

marcelo242 Usuário

3 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Maioria das radios de SP tem softwares para iPhone que fazem streaming da programação, a qualidade do som é muito boa
    Algumas mostram até o nome da musica que esta sendo tocada, capa do CD, e até mesmo a letra da musica (o da 89fm é assim)

3. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    A Rádio Bandeirantes tem um APP gratuito na APPSTORE do iPhone, para escutar o streaming deles. Não tenho certeza se para outros celulares eles fizeram, acredito que não, o mais indicado mesmo é o iPhone. Só não esqueça de adquirir um plano de dados ilimitados, pois streaming passa dado pra caramba, e pela taxa de internet que as operadoras cobram se você não contratar pacote, tu vai a falência na primeira conta... :p

4. PARKERsp

PARKERsp www.transparencia.org.br

20 Dez 2006
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Sem dúvida!
    Imagina o precinho desses planos ilimitados!:p

5. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38

A TIM tem um legal, ilimitado para celular, até 300Kbps de velocidade, 50 reais por mês.

6. PARKERsp

20 Dez 2006
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Por esse preço até que vale a pena, dependendo do caso de cada um, lógico!
    Eu gasto apenas 10 reais por mês no meu Oi!
    Mas meu uso é limitado a notícias, nada de streaming!(y)

7. jcb

jcb Usuário Ativo

30 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Mas e o aparelho? Qual o melhor custo benefício?

8. PARKERsp

20 Dez 2006
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Não posso te falar sobre isso porque nunca tive um smartphone!
    O colunista Ricardo Anderaos da Band News está falando sobre estes aparelhos esta semana!
    Pode ser que te ajude http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.asp?ID=75

9. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Por curiosidade, esse mês eu estou usando o pacote internet ilimitada para celular da TIM, pretendo usar o celular como modem em uma viagem no começo de janeiro, e o bom é que na TIM os pacotes de internet são válidos em qualquer lugar desde que você esteja na cobertura TIM... Não sei como é nas outras, mas isso é algo que gosto muito da TIM (além de não pagar roaming dentro do estado do DDD do celular se estiver na rede da TIM, mas claro, paga o DDD se for ligar para um telefone da cidade de origem fora dela).

Aí dei uma pesquisada, e estou conseguindo ouvir a BAND AM de São Paulo em celular Symbian (uso um E51, parantes próximos são os E73, E72, E50, E51, N81, N82, N95, N97, e outros Symbians da vida) no CorePlayer (apesar do telefone ter radio FM, e a BAND AM também estar na frequência FM aqui, o sinal deles é fraco e é um saco para ouvir no ônibus, vou testar hoje para ver se pelo stream fica melhor, em teoria deve dar, a stream deles é de 20kbps, vamos ver). Basta abrir o CorePlayer, pedir para abrir URL, e então digitar:

http://servidor25.crossdigital.com.br:8000/bandeirantesam

Tem que ser no CorePlayer, pois o aplicativo Internet Radio da Nokia não abre streams Windows Media Audio. Mas no Internet Radio da Nokia tem a Eldorado Notícias...

Já a Jovem Pan, igual a Band, é no formato Windows Audio Media, e a URL é essa:

mms://p.mm.uol.com.br/ampan

Também testei no CorePlayer e tocou também. (y) No caso da Pan o bir rate é mais alto, 32kbps

P.s.: uma coisa impressionante é o quanto "bebe" de energia essa piaba... Para ouvir o rádio FM quietinho, o celular consome 0,2W (medido pelo Nokia Energy Profiler)... Para ouvir o rádio via 3G com o CorePlayer, a bagatela de 1,4W, 7x mais.... Quase certeza que boa parte é do rádio 3G, já que o CorePlayer tocando uma MP3 consome 0,3W pelo profiler... Resumão: prepare-se para carregar a bateria toda noite se for usar radio pelo 3G, dependendo do uso, até ter o carregador ligado durante o dia... :p

10. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Fiz alguns testes, pelo menos em SP com a Rede da TIM, fui duas vezes ouvindo a BAND pelo CorePlayer no trajeto que faço do trabalho pra casa, de ônibus, são uns 20Km e 50 a 70 minutos, e foi uma experiência excelente. Por duas vezes o som parou por alguns segundos e depois foi retomado, essas duas vezes foi quando a conexão 3G caiu e o celular foi para Edge... Então vai depender muito da cobertura 3G e da qualidade de conexão para a experiência ser satisfatória em movimento... Se a cobertura cair de 3G pra Edge, vai parar, mas depois volta a tocar... Quando volta do Edge pra 3G idem... (o bitrate é bem baixo, e pelo menos na rede da TIM, mesmo em Edge tocou bem)

Agora, o maior problema mesmo é o consumo de energia... Fiz alguns testes e o rádio 3G do telefone come energia da bateria com vontade, mais até do que usando WiFi (quase o dobro)... Pelo aplicativo Energy Profiler, não dá mais que 5 horas de uso contínuo com stream de rádio com a bateria carregada (mais ou menos o tempo de bateria que o telefone tem para falar com a bateria carregada em 3G)... E o celular fica morninho. :p

11. jcb

jcb Usuário Ativo

30 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Caro Hinotori

Obrigado por compartilhar suas experiências, era isso mesmo que queria saber. Vc teria alguma sugestão de celular?

12. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Então,

iPod é o melhor, mas se achar muito caro, qualquer Nokia com Symbian (série E e série N em geral) você consegue usar se comprar o Coreplayer, pelo menos a jovem pan e a bandeirantes é certeza... (y)

Compartilhar esta Página