SUV's: o que comprar?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por washington9, 5 Mai 2008.

  1. washington9

    washington9 Usuário

    3 0 0

    Desde 5 Mai 2008
    SC/Brasil
    Olá! Estou interessado em comprar um SUV e quanto mais procuro informações mais dúvidas aparecem. Até o momento, os modelos que mais me agradam são Mitsubishi Outlander (139.000), LR Freelander II (S ou SE - 132.000 a 145.000), Hyundai Santa Fé (7 lugares - 130.000), Honda CRV (EXL - 110.000) e Chevrolet Captiva. Assim, considerando o ótimo nível das discussões aqui apresentadas, gostaria de suas opiniões levando em conta design, custo-benefício e experiências pessoais, ou mesmo outras sugestões. Obrigado.
     
  2. Adler

    Adler In God We Trust

    1.415 15 38

    Desde 29 Out 2004
    Somewhere in Brazil
    Bom, dentro das opções mencionadas, se quer um legítimo 4X4, o Freelander 2 é o melhor preparado (apesar de não ser o melhor indicado para isso). As outras opções são bons SUVs para rodar no asfalto. Gosto muito do design do Santa Fé e do Honda CRV, mas prefiro o Hyundai por ter um motor mais potente (200 cv) contra 150 do CRV, além da garatia de 5 anos. Não gosto muito de Mitsubishi, pois diz a lenda que eles não são robustos e confiáveis mecanicamente, o único carro dessa marca que eu teria seria uma Pajero Full. Quanto ao Captiva, fuja... GM é uma bomba NMO.
     
    #2    
  3. Desotti

    Desotti Say hello to my little friend!

    6.640 8 38

    Desde 11 Ago 2002
    80's Miami...
    Washington, passei pelo mesmo dilema que você recentemente e testei CR-V (japonês), Santa Fe, Outlander e Freelander II.

    Nenhum desses modelos de SUV/Crossover (tração 4X4 "sob demanda", sem reduzida) são indicados para quem quer passar a maior parte do tempo longe do asfalto, mas todos deverão se dar bem no fora-de-estrada leve e o Outlander e Freelander II podem até se arriscar um pouco mais EMHO. Minhas impressões foram as seguintes:

    CR-V: Moderno, de acabamento muito bom e conforto idem, porém achei o motor 2.0 inadequado ao porte e peso do carro. Na cidade não compromete muito, mas na estrada é necessário pisar fundo para o motor "acordar". Acho a falta de sensor de estacionamento traseiro inaceitável num carro desse porte e preço.

    Santa Fe: Carro bonito e bem acabado, com o maior porte entre os testados. Não curti o aplique imitando madeira no painel, mas é questão de gosto. O motor V6 2.7 vai bem, mas também não é o ideal para o tamanho e peso do carro, e duvido que chegue a 200 CV como divulgado aqui pela Hyundai (nos EUA, onde há também a versão com motor 3.3 à venda, o 2.7 tem potência declarada de 185 HP). A tração permite bloqueio manual do diferencial, o que é interessante para quem quer sair do asfalto. A versão com 5 lugares não vem com bancos de couro nem teto solar e possui apenas airbags frontais, anulando a vantagem em custo-benefício, e acho a completa muito cara, principalmente considerando que os carros à venda ainda eram ano 2007/modelo 2008 até o mês passado.

    Outlander: Gostei bastante desse carro, que é confortável e muito esportivo para a categoria. O motor 3.0 V6 é forte (220 CV), o cambio permite trocas manuais no volante e, uma vez em modo manual, não faz mudanças sozinho em certas situações como outros câmbios semelhantes, muito bom mesmo! A carroceria tem o teto mais baixo entre os modelos que testei e o mesmo é de alumínio, que baixa o centro de gravidade e deixa o carro muito estável. A suspensão é algo dura, mas nada que comprometa no asfalto. A tração pode ser selecionada manualmente em 4x2, 4x4 "sob demanda" e 4x4 full time, em qualquer velocidade. O downsize é o acabamento muito simples para a categoria, a falta de controle de tração e estabilidade na versão importada para o Brasil e o preço um tanto elevado diante de tais limitações. Quase comprei esse carro antes de testar o Freelander II, só não o fiz porque os modelos à venda também ainda são 2007/2008. Também não possui sensor de estacionamento.

    Freelander II: Acabamento praticamente irrepreensível (um pouco de plásticos demais em certas partes de painel e portas, mas todos de qualidade superior), um carro de luxo "disfarçado" de SUV. A versão intermediária "SE" é muito bem equipada e tem preço muito interessante na categoria. Conjunto mecânico dos melhores, com motor 3.2 de 6 cilindros em linha montado transversalmente (inédito até então), comando variável e 233 CV, cambio de 6 marchas com modo esportivo e que permite trocas manuais (infelizmente, reduz marchas sozinho durante o "kickdown"), acelera rápido e anda muito bem. Imbatível nos itens de segurança ativa e passiva, com 9 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos do motorista), controle de tração, estabilidade, frenagem em curva e rolagem da carroceria, sendo o único SUV médio a receber 5 estrelas nos crash tests da EuroNcap. Muito estável em curvas, porém a suspensão é firme, o que pode desagradar a alguns. O sistema "Terrain Response" otimiza a tração integral às situações mais corriqueiras do fora-de-estrada através de um seletor giratório muito prático. Os modelos à venda já são 2008/2008, porém a demanda é grande frente ao número de unidades importadas e pode ser necessário aguardar entre 2 a 3 meses para a entrega.

    O Freelander II acabou sendo a minha escolha e estou satisfeitíssimo até o momento, espero ter ajudado. (y)

    [[]]'s
     
  4. F@BIO

    F@BIO Usuário Muito Ativo

    26.178 818 83

    Desde 7 Mai 2004
    MG/BRASIL
    Posso te falar da SW4 eu tenho uma e adoro o carro. Pra viajar não tem igual.(y)
     
    #4    
  5. Rodrigo.RJ

    Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

    10.968 500 83

    Desde 23 Ago 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Irmão,

    Acho que seu universo de escolhas está muito dilatado ... :D Dentre todos os citados eu ficaria com o Freelander 2. (y)

    Mas, se você pretende ir a lama, considere também a nova Cherokee Sport. :amor::amor::amor:

    Tem conjunto motor/câmbio/suspensão irrepreensíveis para este fim. :concordo:(y)

    Tive um 98/98, era outro carro, mas apesar de ser 'sport' era bastante confortável.

    Já ouvi dizer que está sendo vendido por volta de R$127.000,00. (y)

    Abraço!
     
  6. fsbisca

    fsbisca Music, Movies and Cars. But family above all.

    3.555 260 63

    Desde 7 Fev 2007
    Campinas-SP
    Agora que o Honda CRV vem do méxico através de acordo comercial (e não mais importado do Japão), acho que ficou uma opção exelente.

    Vc encontra o modelo básico por pouco mais de R$ 90.000. A poucos meses atrás, o mesmo carro custava 30% a mais.
     
  7. Almiro Lemos

    Almiro Lemos Usuário

    688 2 18

    Desde 24 Fev 2004
    Natal/RN
    Washington,

    A primeira sugestão que eu lhe dou: se pergunte o que você quer do carro. Acho que você ainda não tem essa primeira resposta, já que não há muita semelhança entre a Free Lander e a Santa-Fé 7 lugares.

    Veja se o uso será em cidade ou estrada, se você precisa dele para transportar muita gente, bagagem, se o tamanho exagerado pode lhe incomodar. Observe que, apesar de todos terem aptidão off-road, nenhum dos carros que você listou encara um off road médio, como, por exemplo, por não ter redução, de maneira que, se você pensa em off-road, deve procurar outras opções. Terás, contudo, de ter outras referências pois num carro pronto para o off-road em regra o conforto é sacrificado.

    COntudo, se for para responder entre os que você apontou, eu escolheria:
    Compra racional, CRV, versão "básica";
    Compra "com emoção", Freelander, com direito a adesivo no vidro traseiro "Drive a Legend, Drive a Land Rover".
     
  8. Adler

    Adler In God We Trust

    1.415 15 38

    Desde 29 Out 2004
    Somewhere in Brazil

    Gostei, tb sou fã dessa marca desde os velhos tempos do Camel Trophy! :D
     
    #8    
  9. washington9

    washington9 Usuário

    3 0 0

    Desde 5 Mai 2008
    SC/Brasil
    Aí, Galera,
    Muito obrigado pelas sugestões e comentários.(y)
    Realmente esqueci de especificar... os objetivos são uso on-road e segurança (exatamente por este item a opção pela Santa Fé 7 lugares e não 5, pois oferece 10 air-bags contra apenas 2 da 5 lugares).
    Não tenho muita experiência prática com SUV's, mas fiz um test drive com a Santa Fé e achei a suspensão um pouco dura... alguém tem mais informações quanto a isso, comparativamente aos outros modelos.
    A respeito da versão S da Freelander, há diferença na qualidade do acabamento interno em relação à SE, desconsiderando opcionais oferecidos, como bancos em couro e elétricos, som com MP3,...? :confuso:

    Muito obrigado,
    Washington.
     
  10. Desotti

    Desotti Say hello to my little friend!

    6.640 8 38

    Desde 11 Ago 2002
    80's Miami...
    Washington, o padrão de acabamento é o mesmo mas sem couro na versão S, sendo que todas as diferenças existentes entre as versões S, SE e HSE podem ser conferidas aqui (clique depois em "veja a tabela completa").

    Vi agora à tarde que a revista Autoesporte deste mês elegeu o Freelander II como sendo a melhor compra de 2008 na categoria "SUV's de luxo", além de trazer um teste feito com o Santa Fe, dê uma conferida. (y)

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  11. Cubas

    Cubas Usuário Muito Ativo

    11.808 415 63

    Desde 20 Jan 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    Fiz o test drive do Mitsubish Air Treck... para o meu padrão, o melhor SUV atualmente no mercado quanto ao quesito custoXbenefício.
    Confortável, ágil no trânsito, médio porte e personalíssimo.
     
    #11    
  12. tonheko

    tonheko Usuário

    657 1 18

    Desde 7 Abr 2006
    Recife/PE
    Você está em um ótimo momento para tentar garimpar um carro 2007/2008 encalhado numa concessionária brasil a fora....
    conheço uma pessoa que comprou uma range rover sport há duas semanas, nesta situação, conseguiu um bom desconto.
     
    Fabio Paiva agradeceu.
  13. gabriel

    gabriel Usuário Muito Ativo

    2.291 27 48

    Desde 1 Nov 2004
    São Paulo, SP
    Acha numa banca de jornal bacana a revista Consumer Reports, eles tem uma eduiçnao anual sobre os melhores carros, minha impressão é que a Santa Fé é o melhor, embora o design não me agrade.

    []'s gabo (y)
     
  14. Almiro Lemos

    Almiro Lemos Usuário

    688 2 18

    Desde 24 Fev 2004
    Natal/RN
    Washington, nenhum dos SUV que tive a oportunidade de dirigir tem comportamento de automóvel. Em todos ou você tem a impressão de ser "duro" como você disse ou tem a impressão de ser "mole", caso da ZJ.

    Outra coisa a se considerar, que pode perfeitamente desempatar a dúvida. Olhe o preço do seguro, que às vezes varia muito nesses carros.
     
  15. Rodrigo.RJ

    Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

    10.968 500 83

    Desde 23 Ago 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Só para esclarecer que ZJ é o código de fábrica da Grand Cherokee. (y)

    Esses 'jipeiros' ... :D (y)

    Abraços!
     
  16. Almiro Lemos

    Almiro Lemos Usuário

    688 2 18

    Desde 24 Fev 2004
    Natal/RN
    Foi mal. É o costume...
     
  17. Pedrolcr

    Pedrolcr Usuário

    58 0 0

    Desde 25 Jan 2006
    BH/MG/Brasil
    De acordo com o uso, on road, eu iria de CR-V.
     
  18. marcelogarcia01

    marcelogarcia01 Usuário

    67 0 0

    Desde 13 Abr 2008
    balneario camboriu/sc/brasil
    LR Freelander II SE sem pestanejar... (y)
     
  19. CarlosJ

    CarlosJ Usuário

    203 5 18

    Desde 12 Jun 2006
    Mossoró RN
    como o amigo ja falou.

    Já testou a Sw4? um excelente carro para tudo muito bom na cidade excelente na estrada anda bem na terra, confortavel, uma otima estabilidade para o seu porte revisões baratas e o consumo não é muito alto, todas as 6 revisões que eu fiz a mais cara foi 450,00 reais.
    ja a pajero a mais barata que eu fiz foi 1000,00 reais.
    fiz um test drive no outlander, gostei, mais prefiro a sw4.
     
  20. victornba

    victornba Usuário Ativo

    4.049 21 38

    Desde 27 Mai 2004
    Brasil
    Land Rover Freelander II SE sem nem piscar ou pestanejar. :aplauso: É disparado o melhor custo-benefício desses aí, a não ser que não faça questão de um motor decente, nesse caso o CR-V mais completo se torna interessante.

    Agora um complemento sem muito a ver com a dúvida do colega, mas que alguns vão achar interessante. Estive semana passada nos EUA e tive a oportunidade de alugar um FJ Cruiser da Toyota, que carro bacana!!! (y) Ele é um SUV quase jipe, que dá pra usar confortavelmente no asfalto mas encara trilhas mais pesadas, e com algumas modificações encara trilhas bem pesadas. Tem bloqueio de diferencial e reduzida e mais ou monte de coisas voltadas pro fora de estrada, como bancos que repelem água e piso todo emborrachado. Mas o principal do carro é o carisma, :lol:, esse carro é muito carísmatico! :lol: Ficava feliz de só vê-lo, não sei porque, talvez por remeter ao Bandeirante, por seu design muito bem resolvido, ao simpático teto branco, sei lá, é um carro legal que sempre quis dirigir. Pena que aqui chegue tão caro na mão dos importadores independentes, já ouvi falar entre 150 a 190k. É feito na base da 4Runner deles, nossa SW4 aqui, tem um motor V6 4.0 com 240hp e bastante torque. Fiquei com ele por 9 dias e rodei quase 2000km, só em estradas, pena que não deu pra testar a capacidade off-road dele, mas valeu demais! Uma foto pra quem não conhece:

    [​IMG]


    O que aluguei foi exatamente nessa cor, mas com rodas e pneus diferentes e sem o rack no teto.

    Abraço!

    Victor