SUV's: o que comprar?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por washington9, 5 Mai 2008.

1. washington9

washington9 Usuário

5 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá! Estou interessado em comprar um SUV e quanto mais procuro informações mais dúvidas aparecem. Até o momento, os modelos que mais me agradam são Mitsubishi Outlander (139.000), LR Freelander II (S ou SE - 132.000 a 145.000), Hyundai Santa Fé (7 lugares - 130.000), Honda CRV (EXL - 110.000) e Chevrolet Captiva. Assim, considerando o ótimo nível das discussões aqui apresentadas, gostaria de suas opiniões levando em conta design, custo-benefício e experiências pessoais, ou mesmo outras sugestões. Obrigado.

2. Adler

Adler In God We Trust

29 Out 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Bom, dentro das opções mencionadas, se quer um legítimo 4X4, o Freelander 2 é o melhor preparado (apesar de não ser o melhor indicado para isso). As outras opções são bons SUVs para rodar no asfalto. Gosto muito do design do Santa Fé e do Honda CRV, mas prefiro o Hyundai por ter um motor mais potente (200 cv) contra 150 do CRV, além da garatia de 5 anos. Não gosto muito de Mitsubishi, pois diz a lenda que eles não são robustos e confiáveis mecanicamente, o único carro dessa marca que eu teria seria uma Pajero Full. Quanto ao Captiva, fuja... GM é uma bomba NMO.

3. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

11 Ago 2002
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Washington, passei pelo mesmo dilema que você recentemente e testei CR-V (japonês), Santa Fe, Outlander e Freelander II.

Nenhum desses modelos de SUV/Crossover (tração 4X4 "sob demanda", sem reduzida) são indicados para quem quer passar a maior parte do tempo longe do asfalto, mas todos deverão se dar bem no fora-de-estrada leve e o Outlander e Freelander II podem até se arriscar um pouco mais EMHO. Minhas impressões foram as seguintes:

CR-V: Moderno, de acabamento muito bom e conforto idem, porém achei o motor 2.0 inadequado ao porte e peso do carro. Na cidade não compromete muito, mas na estrada é necessário pisar fundo para o motor "acordar". Acho a falta de sensor de estacionamento traseiro inaceitável num carro desse porte e preço.

Santa Fe: Carro bonito e bem acabado, com o maior porte entre os testados. Não curti o aplique imitando madeira no painel, mas é questão de gosto. O motor V6 2.7 vai bem, mas também não é o ideal para o tamanho e peso do carro, e duvido que chegue a 200 CV como divulgado aqui pela Hyundai (nos EUA, onde há também a versão com motor 3.3 à venda, o 2.7 tem potência declarada de 185 HP). A tração permite bloqueio manual do diferencial, o que é interessante para quem quer sair do asfalto. A versão com 5 lugares não vem com bancos de couro nem teto solar e possui apenas airbags frontais, anulando a vantagem em custo-benefício, e acho a completa muito cara, principalmente considerando que os carros à venda ainda eram ano 2007/modelo 2008 até o mês passado.

Outlander: Gostei bastante desse carro, que é confortável e muito esportivo para a categoria. O motor 3.0 V6 é forte (220 CV), o cambio permite trocas manuais no volante e, uma vez em modo manual, não faz mudanças sozinho em certas situações como outros câmbios semelhantes, muito bom mesmo! A carroceria tem o teto mais baixo entre os modelos que testei e o mesmo é de alumínio, que baixa o centro de gravidade e deixa o carro muito estável. A suspensão é algo dura, mas nada que comprometa no asfalto. A tração pode ser selecionada manualmente em 4x2, 4x4 "sob demanda" e 4x4 full time, em qualquer velocidade. O downsize é o acabamento muito simples para a categoria, a falta de controle de tração e estabilidade na versão importada para o Brasil e o preço um tanto elevado diante de tais limitações. Quase comprei esse carro antes de testar o Freelander II, só não o fiz porque os modelos à venda também ainda são 2007/2008. Também não possui sensor de estacionamento.

Freelander II: Acabamento praticamente irrepreensível (um pouco de plásticos demais em certas partes de painel e portas, mas todos de qualidade superior), um carro de luxo "disfarçado" de SUV. A versão intermediária "SE" é muito bem equipada e tem preço muito interessante na categoria. Conjunto mecânico dos melhores, com motor 3.2 de 6 cilindros em linha montado transversalmente (inédito até então), comando variável e 233 CV, cambio de 6 marchas com modo esportivo e que permite trocas manuais (infelizmente, reduz marchas sozinho durante o "kickdown"), acelera rápido e anda muito bem. Imbatível nos itens de segurança ativa e passiva, com 9 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos do motorista), controle de tração, estabilidade, frenagem em curva e rolagem da carroceria, sendo o único SUV médio a receber 5 estrelas nos crash tests da EuroNcap. Muito estável em curvas, porém a suspensão é firme, o que pode desagradar a alguns. O sistema "Terrain Response" otimiza a tração integral às situações mais corriqueiras do fora-de-estrada através de um seletor giratório muito prático. Os modelos à venda já são 2008/2008, porém a demanda é grande frente ao número de unidades importadas e pode ser necessário aguardar entre 2 a 3 meses para a entrega.

O Freelander II acabou sendo a minha escolha e estou satisfeitíssimo até o momento, espero ter ajudado. (y)

[[]]'s

4. F@BIO

F@BIO Usuário Ativo

7 Mai 2004
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Posso te falar da SW4 eu tenho uma e adoro o carro. Pra viajar não tem igual.(y)

5. Rodrigo.RJ

Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

23 Ago 2007
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    Irmão,

Acho que seu universo de escolhas está muito dilatado ... :D Dentre todos os citados eu ficaria com o Freelander 2. (y)

Mas, se você pretende ir a lama, considere também a nova Cherokee Sport. :love::love::love:

Tem conjunto motor/câmbio/suspensão irrepreensíveis para este fim. :concordo:(y)

Tive um 98/98, era outro carro, mas apesar de ser 'sport' era bastante confortável.

Já ouvi dizer que está sendo vendido por volta de R$127.000,00. (y)

Abraço!

6. fsbisca

fsbisca Quebrado graças ao HTForum!

7 Fev 2007
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Agora que o Honda CRV vem do méxico através de acordo comercial (e não mais importado do Japão), acho que ficou uma opção exelente.

Vc encontra o modelo básico por pouco mais de R$ 90.000. A poucos meses atrás, o mesmo carro custava 30% a mais.

7. Almiro Lemos

Almiro Lemos Usuário

24 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Washington,

A primeira sugestão que eu lhe dou: se pergunte o que você quer do carro. Acho que você ainda não tem essa primeira resposta, já que não há muita semelhança entre a Free Lander e a Santa-Fé 7 lugares.

Veja se o uso será em cidade ou estrada, se você precisa dele para transportar muita gente, bagagem, se o tamanho exagerado pode lhe incomodar. Observe que, apesar de todos terem aptidão off-road, nenhum dos carros que você listou encara um off road médio, como, por exemplo, por não ter redução, de maneira que, se você pensa em off-road, deve procurar outras opções. Terás, contudo, de ter outras referências pois num carro pronto para o off-road em regra o conforto é sacrificado.

COntudo, se for para responder entre os que você apontou, eu escolheria:
    Compra racional, CRV, versão "básica";
    Compra "com emoção", Freelander, com direito a adesivo no vidro traseiro "Drive a Legend, Drive a Land Rover".

8. Adler

Adler In God We Trust

29 Out 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38

Gostei, tb sou fã dessa marca desde os velhos tempos do Camel Trophy! :D

9. washington9

washington9 Usuário

5 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aí, Galera,
    Muito obrigado pelas sugestões e comentários.(y)
    Realmente esqueci de especificar... os objetivos são uso on-road e segurança (exatamente por este item a opção pela Santa Fé 7 lugares e não 5, pois oferece 10 air-bags contra apenas 2 da 5 lugares).
    Não tenho muita experiência prática com SUV's, mas fiz um test drive com a Santa Fé e achei a suspensão um pouco dura... alguém tem mais informações quanto a isso, comparativamente aos outros modelos.
    A respeito da versão S da Freelander, há diferença na qualidade do acabamento interno em relação à SE, desconsiderando opcionais oferecidos, como bancos em couro e elétricos, som com MP3,...? :confused:

Muito obrigado,
    Washington.

10. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

11 Ago 2002
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Washington, o padrão de acabamento é o mesmo mas sem couro na versão S, sendo que todas as diferenças existentes entre as versões S, SE e HSE podem ser conferidas aqui (clique depois em "veja a tabela completa").

Vi agora à tarde que a revista Autoesporte deste mês elegeu o Freelander II como sendo a melhor compra de 2008 na categoria "SUV's de luxo", além de trazer um teste feito com o Santa Fe, dê uma conferida. (y)

[[]]'s

11. Cubas

Cubas Usuário Ativo

20 Jan 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Fiz o test drive do Mitsubish Air Treck... para o meu padrão, o melhor SUV atualmente no mercado quanto ao quesito custoXbenefício.
    Confortável, ágil no trânsito, médio porte e personalíssimo.

12. tonheko

tonheko Usuário

7 Abr 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Você está em um ótimo momento para tentar garimpar um carro 2007/2008 encalhado numa concessionária brasil a fora....
    conheço uma pessoa que comprou uma range rover sport há duas semanas, nesta situação, conseguiu um bom desconto.

Fabio Paiva agradeceu.
  13. gabriel

gabriel Usuário Ativo

1 Nov 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Acha numa banca de jornal bacana a revista Consumer Reports, eles tem uma eduiçnao anual sobre os melhores carros, minha impressão é que a Santa Fé é o melhor, embora o design não me agrade.

[]'s gabo (y)

14. Almiro Lemos

Almiro Lemos Usuário

24 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Washington, nenhum dos SUV que tive a oportunidade de dirigir tem comportamento de automóvel. Em todos ou você tem a impressão de ser "duro" como você disse ou tem a impressão de ser "mole", caso da ZJ.

Outra coisa a se considerar, que pode perfeitamente desempatar a dúvida. Olhe o preço do seguro, que às vezes varia muito nesses carros.

15. Rodrigo.RJ

Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

23 Ago 2007
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    Só para esclarecer que ZJ é o código de fábrica da Grand Cherokee. (y)

Esses 'jipeiros' ... :D (y)

Abraços!

16. Almiro Lemos

Almiro Lemos Usuário

24 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Foi mal. É o costume...

17. Pedrolcr

Pedrolcr Usuário

25 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    De acordo com o uso, on road, eu iria de CR-V.

18. marcelogarcia01

marcelogarcia01 Usuário

13 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    LR Freelander II SE sem pestanejar... (y)

19. CarlosJ

CarlosJ Usuário

12 Jun 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    16
    como o amigo ja falou.

Já testou a Sw4? um excelente carro para tudo muito bom na cidade excelente na estrada anda bem na terra, confortavel, uma otima estabilidade para o seu porte revisões baratas e o consumo não é muito alto, todas as 6 revisões que eu fiz a mais cara foi 450,00 reais.
    ja a pajero a mais barata que eu fiz foi 1000,00 reais.
    fiz um test drive no outlander, gostei, mais prefiro a sw4.

20. victornba

victornba Usuário

27 Mai 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Land Rover Freelander II SE sem nem piscar ou pestanejar. :rever1: É disparado o melhor custo-benefício desses aí, a não ser que não faça questão de um motor decente, nesse caso o CR-V mais completo se torna interessante.

Agora um complemento sem muito a ver com a dúvida do colega, mas que alguns vão achar interessante. Estive semana passada nos EUA e tive a oportunidade de alugar um FJ Cruiser da Toyota, que carro bacana!!! (y) Ele é um SUV quase jipe, que dá pra usar confortavelmente no asfalto mas encara trilhas mais pesadas, e com algumas modificações encara trilhas bem pesadas. Tem bloqueio de diferencial e reduzida e mais ou monte de coisas voltadas pro fora de estrada, como bancos que repelem água e piso todo emborrachado. Mas o principal do carro é o carisma, :LOL:, esse carro é muito carísmatico! :lol: Ficava feliz de só vê-lo, não sei porque, talvez por remeter ao Bandeirante, por seu design muito bem resolvido, ao simpático teto branco, sei lá, é um carro legal que sempre quis dirigir. Pena que aqui chegue tão caro na mão dos importadores independentes, já ouvi falar entre 150 a 190k. É feito na base da 4Runner deles, nossa SW4 aqui, tem um motor V6 4.0 com 240hp e bastante torque. Fiquei com ele por 9 dias e rodei quase 2000km, só em estradas, pena que não deu pra testar a capacidade off-road dele, mas valeu demais! Uma foto pra quem não conhece:

O que aluguei foi exatamente nessa cor, mas com rodas e pneus diferentes e sem o rack no teto.

Abraço!

Victor

Compartilhar esta Página