Tape Deck Gradiente C-484 - Ajuste de Azimuth e Calibragem

Discussão em 'Vintage' iniciada por fjir8, 23 Dez 2010.

1. fjir8

fjir8 Usuário

5 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá colegas, gostaria de saber sobre o ajuste de azimuth desse deck, pois estou encontrando dificuldade no ajuste,

levei pro tecnico fazer uma revisão há algum tempo e como agora voltei a usar esse deck notei que com certeza ficou fora do ponto, boa parte das fitas que tenho gravadas não estão tocando com qualidade e os agudos parecem distorcidos

olhando fisicamente a cabeça está perfeita e não há sinal de desgaste.

antes de levar pro técnico pel oque me recordo ele tocava bem as fitas, porém o que acontecia antes era que quando eu gravava uma fita inteira, o lado que eu gravava por último ficava com som melhor do que o primeiro.

agora o que acontece é que a gravação que faço nele toca com os agudos distorcidos em outros decks e é preciso inclinar levemente a fita para os agudos saírem perfeitos.

decidi arriscar por conta propria a mexer no parafuso onde tem a mola, estava totalmente virada para a esquerda e o cabeçote estava para tras e girando para a direita o cabeçote veio para frente e a reprodução das fitas teve uma leve melhorada, porém a gravação ainda não fica boa para reproduzir em outros decks, porém se eu reproduzir a fita que acabei de gravar nele mesmo toca perfeitamente.

fiz o ajuste utilizando uma fita original de gravadora japonesa, os agudos melhoraram porém o som fica baixo as vezes e se eu inclino a fita o som aumenta, e seguindo o raciocinio o correto é o som sair mais alto com os agudos e graves equilibrados e não somente os agudos.

o que me deixa confuso é que já tive um outro c-484 e o ajuste do parafuso era do contrario, quando eu girava para a direita o cabeçote ia para tras e quando eu girava para esquerda ia para frente.

gostaria de saber se alguém por aqui já teve a experiência em ajustar algum deck desse modelo?

2. Galpic

Galpic Usuário

16 Dez 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Olá. Se não me engano o Gradiente C- 484 é um cassete-deck de 3 cabeças, estou certo?

Daria pra colocar a foto das mesmas em panorama para avaliação?

3. fjir8

fjir8 Usuário

5 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá, é sim de 3 cabeças, Ver anexo 39685 Ver anexo 39686 Ver anexo 39687

seguem algumas fotos dele. Vou tentar ver se capturo um trecho de audio uma fita reproduzida nele em comparação aos outros decks de 2 cabeças.

4. MarceloM

MarceloM Usuário

18 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    A correta calibração de decks exige o uso de fitas-padrão, osciloscópio e gerador de sinais. Usualmente, a maioria dos técnicos que realiza este serviço não dispõem destes materiais, especialmente as fitas-padrão que se tornaram moscas brancas de olhos violeta.
    Para a reprodução correta de uma fita, seria necessário vc realizar a calibração de todos so seus decks com o mesmo técnico, obedecendo o preceito do primeiro parágrafo. Desta forma eles estariam ajsutados de forma uniforme, e não apresentariam diferenças na reprodução (respeitnado as características de cada unidade).
    Pelo seu relato, o ajuste de azimuth não foi realizado de forma correta, pois o deck melhorou com o ajuste.
    Procure um técnico que tenha os materiais descritos acima para realizar corretamente o serviço.

Abraços.

5. fjir8

fjir8 Usuário

5 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Olá, concordo com tudo o que disse, realmente o ideal seria todos os decks ajustados no mesmo padrão, o problema é que por aqui já está dificil encontrar algum técnico que mexa com decks, e quando consigo o sujeito tem tanta "boa vontade" e deixa o deck "tão bem regulado" que fica pior do que estava antes.....

Mas seguindo o ajuste que fiz com a fita original de gravadora o som melhorou e a gravação da fita consegue ser reproduzido melhor em outros decks, está próximo do ponto mas ainda não está ideal, da até pra quebrar o galho e usar desse jeito até conseguir algum técnico competente.

6. Galpic

Galpic Usuário

16 Dez 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Na realidade não existe ajuste padrão para todos os cassete-decks. O que existe é a regulagem com tolerância para mais e para menos, daí a diferença entre os mesmos. Se assim não fosse, não haveria motivo para alguns fabricantes colocarem em seus decks, como recurso extra, a regulagem manual ou automática de azimuth (ex: sony tc-177sd, nakamichi dragon etc).

No caso desse modelo da Gradiente, se vc. observar bem, o bloco das cabeças reprodutora/gravadora se apóiam em um suporte de metal, logo abaixo dela. Pela foto, esse suporte é preso por parafusos, o da esquerda (o mais afastado) possui uma mola, tal qual o de ajuste do azimuth. A regulagem desse suporte para mais ou para menos (fora de nível) pode alterar a regulagem de azimuth sim, pois a trilha fica fora de prumo. Por isso, vc. tem que dar uma enclinada na fita para reproduzir melhor....compreendeu. A melhor maneira de solucionar isso é pegar uma fita gravada por um deck similar e regulado, e antes de regular o azimuth, colocar a mesa onde a cabeça se apóia, no prumo. Ok?
    Repare que a cabeça apagadora tem apoio fixo, significando que o bloco das cabeças reprodutora/gravadora devem ficar no mesmo prumo, porque se não, o apagamento da fita não será total em ambos os canais (direito e esquerdo) Ok?

7. fjir8

fjir8 Usuário

5 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Bom eu deixei no ponto da fita original de gravadora e por enquanto boa parte das fitas estão reproduzindo num nivel padrão aceitável para ouvir em qualquer deck mesmo tendo que inclinar levemente, porque o que antes acontecia e creio que o tecnico com certeza deve ter pego uma fita qualquer e colocado fora do ponto dai todas as fitas ficavam com som abafado e nem mesmo as originais de gravadoras, e notei que o parafuso daquel com mola estava frouxo, tem mais 2 parafusos em cada ponta, mas não arrisco a mexer nesses outros por medo que soltar o cabeçote do lugar e nem mesmo na cabeça apagadora pois está apagando normal as fitas e não vi necessidade de mexer.

Por enquanto está reproduzindo normal e gravando num nível aceitável.

De qualquer forma agradeço aos colegas.

8. Fábio Pedroso

Fábio Pedroso Usuário

9 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O correto, como já foi dito, é o ajuste baseado em uma fita padrão e leitura em osciloscópio. Mas existe uma "método caseiro" que pode funcionar no seu caso. Se você tem mais de um deck, tome um como referência (o que tenha mais fitas gravadas e que esteja com bom funcionamento) e se possível grave nele em uma boa fita (cromo, por ex) um sinal de 10KHz (nos dois canais e com modulação em torno de 40% ou menos medida no VU) que pode vir de um gerador de audio ou computador. Em seguida reproduza essa fita no C-484 (caso seu amplificador tenha chave mono-stereo coloque em mono) e ajuste o parafuso de azimuth para a maior saída possível.

OBS: A reprodução de uma fita fora do azimuth correto causa uma diferença de fase entre os canais que alem da redução da resposta de agudos tambem causa cancelamento de altas frequencias quando misturamos os dois canais (chave em mono).

9. Fábio Pedroso

Fábio Pedroso Usuário

9 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

10. Galpic

Galpic Usuário

16 Dez 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Não no DRAGON, onde basta colocar em play e o azimuth automático entra em funcionamento.

11. fjir8

fjir8 Usuário

5 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    olá amigos, agora estou com outro problema com esse deck, a mola da porta se soltou e não consigo colocar de volta, será que alguém saberia como encaixar de volta? Obrigado.

12. caiobirraque

caiobirraque Usuário

7 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Amigo, não adianta ficar mexendo por tentativas. Jamais chegará ao ajuste ideal. Se interessar, conheço técnico que trabalhou em autorizada Gradiente na década dos anos 80 e sabe calibrar, ajustar e consertar esse deck e qualquer outro da linha dessa época. Vc terá apenas que envia-lo para são josé do rio preto/sp junto com alguma de suas fitas cassete. Seu e-mail é aitecnico@gmail.com. Tente entrar em contato. Eu tenho um C 484 que foi revisado e calibrado por ele. O cara é muito bom. Na sua região não existe técnico competente para mexer nesse deck. A boa aparencia da cabeça não significa que ela esteja boa. Tem q olhar com uma lente. Mesmo assim os espaços entre o gap podem estar entupidos com resíduos de fitas cassete velhas e de má qualidade utilizadas. Lembre-se que não existe mais essa cabeça para reposição.

Compartilhar esta Página