TDA2052 x LM3886 qual é melhor ??

Discussão em 'DIY' iniciada por Rafael S. M., 7 Jan 2010.

1. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal, estou querendo montar um amp para carro, algo como 4 canais de 40W mais ou menos.. bem, o fato é que durante muito tempo ouvi falar bem do 3886.. sobre sua qualidade de audio.. e que dá pra chegar até a 100W com ele.. pensei em utiliza-lo.. mas achei esse TDA2052.. que chega a 50W até mais.. segundo o datasheet, ele é "Hi-Fi".. mas será que a qualidade dele é boa ? alguem sabe me responder.. é que o LM custa 3 vazes mais que esse TDA !!

---edit------------------
    claro que ja montei a fonte chaveada pra gerar a tensão simetrica...

---edit 2----------------
    Achei um tal de LM3876.. que chega a 56W.. esse deve ser bom (qualidade sonora), pois deve ser algum "parente" do 3886

2. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Este tda2052 tem o mesmo esquema do tda2050 com alguns aperfeiçoamentos, já utilizeu muito ele (2050), é bonzinho, mas nada de hi-end, o hifi era uma designação antiga para aparelhos que conseguissem reproduzir toda a gama audível, mas não quer dizer que reproduza com qualidade o que é missão do hi-end este tda era muito usado em aparelhos 3x1 final anos 80, é bom, barato e fácil de montar, mas precisa de fonte simétrica assim como o LM, em projetos mais modernos é melhor o lm3886 ou o tda7293, mas veja a fonte que voce tem disponivel e os $$$$$ que pretende gastar.

3. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    então.. eu esbarrei mesmo foi no gasto do CI, o lm3886, aqui na minha cidade, custa R$22,00 .. o TDA2050 - R$2,50, o TDA2052 - R$6,80, o LM3876 - R$9,20

quanto a fonte, posso fazer qualquer uma.. ja que é so enrolar a quantidade certa de espiras no trafo.. então o problema mesmo é custo x qualidade do CI amplificador.. já que vou comprar quatro deles, e não 1 apenas..

4. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    tente o 7293, uns 12 pilas aqui em minha cidade, só cuidado com a corrente, as vezes ~calcular as espiras dá a tensão correta mas vai ter que ter muita corrente, e para uso automotivo fique um pouco longe dos máximos de tensão assim esquenta menos e voce pode abusar um pouco da im´pedancia, no limite de tensão pode haver corte por saturação no ci, todos eles tem alguns esquemas de cortes por sobrecarga.

5. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mas em termos de qualidade sonora, como é esse TDA7293 ?

6. diban

diban Usuário

31 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Montei um stereo com o 2050 a pontência achei boa, acho que igual um micro-system que tinha de 100rms total.

Para o carro acho que a dica do Angelo do 7293 deve ser melhor. Estou montando o 7294 ambos com 100wrms. Agora no final de semana termino e te falo oque achei em relação ao 2050.

Que fonte você esta montando? Eu montando uma de 750w e pretendo montar um amp transistorizado para o carro. Preciso aposentar meu booster...

abraços.

7. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mas então.. o que busco não é potencia em si.. mas qualidade .. no quesito potencia.. algo como 40 ~50W.. por isso minha duvida.. se o LM3886 não fosse tão caroo, ja tinha pegado ele.. mas busco soluções alternativas :lol:

Sobrea fonte.. to montando uma do elliot, conheçe ? tem uns 350W

8. diban

diban Usuário

31 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Conheço sim o pessoal fala bem deste projeto.

Como ficou a sua fonte? chegou aos 350w? Estou curioso de como ficou a placa montada, talvez sugeria até mesmo abrir um tópico com a sua fonte para trocarmos idéias.

A que estou montando utiliza 6 irfz48 com sg3525

abraços.

9. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Então.. é que na verdade, não terminei ela ainda.. ta montado em protoboard.. e to tendo uns problemas nela ainda.. como descrito no forum das fontes, aqui no DIY mesmo.. mas quado ficar pronta, e tudo ok, tiro fotos e talz :LOL:

10. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pelos relatos de comparação entre os cis o lm tem um som mais agressivo, já o tda7293 algo mais macio, o tda tem transistores dmos na saida o que dá um exelente aproveitamento de fonte, já o lm é um projeto bipolar.

É como comparar 2 aparelhos comerciais, tudo vai depender do casamento com o cdplayer e com o sistema de falantes.

Muito cuidado com a fonte, o filtro dela tem que ser perfeito os cis podem começar a oscilar com a frequencia da fonte e ficam aquecidos mais que o normal, isto gera distorção e em casos extremos a queima deles. os setores da placa tem que ser bem isolados em termos de RF.

11. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    .. 2 Lm, quem é o TDA ? :ataque:

comprei um TDA2050, é baratissimo mesmo, vo fazer um amp com ele (muito simples) e tesatr, ver see fica do meu gosto

12. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Falha minha ja editei corrigindo.

13. Rodrigo Braun

Rodrigo Braun Usuário

19 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    Ola

Montei um integrado com o TDA2040 (antecessor do 2050) e achei o som vindo do CI muito bom! Uma otima relacao custo beneficio. Se contar que ira utilizar ele no carro, entao eu nao vejo porque nao utilizar ele. Eh barato, bom e o circuito é simples. Porem voce tera trabalho com a fonte simetrica. Se nao em engano ele ja funciona perto do ideal com uma fonte simetrica de +18V e -18V e consumira ate 5A. Neste caso voce precisara de uma fonte chaveada bem fortinha. Entretanto o projeto tem tudo para ficar bem interessante. Se voce se interessou, ha projetos de fontes de computador para carro (car pc) as quais com leves alteracoes poderao ser utilizadas neste projeto e fornecer a tensao e corrente necessarios.

Boa sorte no projeto.

14. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    O 2040 eu achei com sonoridade melhor que o 2050, o limite deste ci pro carro seria 15+15v pois em 18v ele pode começar a clipar em 4ohms ai a qualidade vai pro brejo, o consumo maximo de corrente dele gira em torno de 1,5A com 18V então com 6A dá pra tocar os 4 canais, mas ainda acho que a potencia dele pode ficar a dever para alguns CIs automotivos modernos, mas em qualidade acho que ganha.

15. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mas o TDA2040 dai ja complica.. ele chega no maximo a 22W.. dai perco a vantagem de um amp separado, pois o proprio cd player dá 4 x 20W +- :preoc:.. já com o 2050, dá pra tirar quase 35W com simétrica de 20V.. e ainda esta seguro (abaixo do limite)

O TDA2052 tem só maior potencia que o 2050, ou qualidade tambem ? eis a questão...

e outro mistério..o LM3876 pareçe até uma cópia do lm3886, será que são "irmãos" e tem a mesma qualidade, só que um é mais fraquinho que o outro ?

16. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    De 20w pra 32w vc vai aumentar 1,5db no som, é muito pouco, se quer algo realemnte melhor parta pros lm ou tda 7293/7294 que é outro mundo.

17. Tempestade

Tempestade Usuário

7 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Buenas;
    Eu já montei alguns amplis com integrados...TDA2006,2009,2040,2050...
    E faço amplis transistorizados também...
    Eu não conheço o som do LM3886....mas;
    Se quer realmente qualidade,seria interessante um ampli transistorizado...eu particularmente acho que tem um som mais agradável...e o ampli transistorizado é bem mais robusto que um ampli com integrado...
    O que eu notei de diferença,logo que comecei mecher com os amplis transistorizados,foi que eles,quando bem feitos,tem um grave mais macio,os integrados tem um grave mais seco...mas depende muito do circuito também...
    O que impede um pouco do integrado ter um bom som,é que ele tem muitas proteções,por ele ter um pequeno tamanho,não pode dissipar muito,então são adicionadas proteções,e isso acaba por estragar um pouco a sonoridade.
    Um dica:
    O primeiro ampli transistorizado que montei,foi o Dx amplifier,ele funcionou perfeitamente bem,tem um som bom,é estável...usa transistores de fácil aquisição e baratos...
    TEm um site na net,onde lá tem explicações sobre ele,pci e esquemático.
    ........
    Um detalhe:
    Mutias das vezes,o que acaba por detonar a sonoridade do integrado,é o circuito fajuto que vem no datasheet...resistores de valor muito alto,capacitores de valor muito baixo...os resistores acabam por introduzir ruídos,enquento que os capacitores impedem a passagem dos subgraves...
    Recentemente eu modifiquei o circuito do TDA2006...o resultado foi que os graves aumentaram e muito...

18. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mas quando se diz.que CIs tem um grave mais seco.. no meu caso, especifico, claro, não vai ser tão util.. pois como vai ter um subwoofer separado, os falantes coaxial do carro, vão passar pelo crossover, fazendo um high pass em 100Hz, e o ampli que vai tocar o subwoofer, vai ser um transistorizado mesmo:D

PS. esse Dx amplifier, tem como fazer ele chegar a uns 250W ? colocando mais um par na saida, e aumentando a tensão.. será que dá ? :p
    Gostei do esquema dele, bem fácil, o do elliot pareçe ser bom tambem, um projeto dele, que chega até 500W

19. Tempestade

Tempestade Usuário

7 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Dá sim Rafael...eu testei ele até 200W e funcionou perfeitamente...
    Só vai ser necessário mudar o valor de um resistor,adicionar mais um par na saida,resistores de emissor e capacitores para maior capacidade de tensão,e tem um par de resistores( no estágio amplificador de tensão,no bootstrap)que vão ter que ser de 1W ou 2W...
    Esse ampli funfa muito bem.
    Detalhe:
    Para um ampli classe AB de 250W,vai ser necessário uma fonte de 500W...:p
    .....
    Eu parei de montar amplis com integrado deposi que montei o primeiro ampli transistorizado de potência...
    O integrado é legal por que é pratico e ocupa pouco espaço...mas a sonoridade fica a desejar.

20. Rafael S. M.

Rafael S. M. Usuário

25 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    o Dx é AB, ou B ?

Compartilhar esta Página