Tiida x Fit x I30 x Focus. Qual o melhor hatch?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por Festeiro, 2 Out 2009.

  1. Festeiro

    Festeiro Usuário

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    Pessoal,

    Meus pais vão comprar agora um carro novo.
    As necessidades deles, que estão quase com 70 anos, são:
    - Segurança: airbags, abs etc
    - Câmbio automático
    - Conforto ao rodar, pois o asfalto do Rio está muito esburacado.
    - Consumo moderado. De preferência flex.
    - Bancos de couro
    - Preço até R$60.000, podendo passar um pouco se realmente valer a pena.
    - A intenção é ficar bastante tempo com o carro, 7 a 10 anos. Por isso acredito que o valor de revenda não seja tão importante.
    - Boa confiabilidade, durabilidade
    - Garantia, quanto maior melhor.
    - Seguro percentualmente baixo.

    Estamos tendendo para Tiida e Fit, ambos nos modelos mais top.
    Mas o Focus também parece interessante.
    O I30 é bem bonito, mas parece mais pra jovem. Aqueles pneus perfil baixo devem irritar muito em piso irregular, e desnecessário para quem raramente passa de 80 Km/h.
    A Livina tem alguma vantagem sobre o Tiida?
    Sedã não serve. Perua, talvez, se não for muito maior que o hacth.

    Estamos descartando C4, 307 e perua Mégane, pois acho carros franceses muito frágeis. Eles têm um Mégane hacth 2001, muito bem conservado, mas toda hora dá despesa e medo de pane na rua...
    Vimos a Kia Carens, um pouco acima da fixa de preço, mas minha mãe achou-a muito grande e o consumo é elevado.

    Estou certo nas minhas suposições?

    Comparando Fit com Tiida, qual é mais confortável, completo e seguro?

    Grato pelas opiniões
     
  2. G.U.S.T.A.V.O

    G.U.S.T.A.V.O Usuário Ativo

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    O tiida é melhor nos seguintes pontos, NMHO: Suspensao mais macia, motor mais forte e esperto, posicao de dirigir. O Fit destacaria o espaco interno e a modernidade do projeto. Quanto ao focus, sou suspeito, mas a maior desvantagem é o motor somente a gasolina para aqueles que moram nos Estados onde o alcool é bem mais vantajoso. A suspensao é referencia, portanto os buracos sao "atropelados" sem problemas, a posicao de dirigir é muito flexivel, pode ser baixa ou muito alta, motor forte, seguro baixo ( o tiida tambem), o consumo depende do pé e do percurso e os equipamentos do ghia sao imbativeis, comparando com os modelos top do fit e do tiida. O I30 descartaria para seus pais,muito esportivo. (y)
     
  3. danban

    danban Usuário Ativo

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    Acho que o i30 não tem nada a ver. Parece que eles pegaram o carro do neto emprestado.

    Meu irmão tem um Tiida. O carro é muito bom, mas sofre com a falta de peças.

    Eu iria no Fit.
     
    #3    
  4. scastrobr

    scastrobr Usuário

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    Bom dia ...

    A fama de carros franceses frageis eh antiga no Brasil , desde o Renault Dauphine onde a suspensão, projetada para as estradas européias, causou uma série de problemas nas precárias estradas brasileiras da época, e a fragilidade logo rendeu ao Dauphine uma má fama junto ao público brasileiro --- foi daí que surgiu o apelido "Leite Glória", baseado na publicidade da época do leite em pó instantâneo que tinha como slogan a frase "Desmancha sem bater".

    MAs vivemos outros tempos, veja o teste de 60000 km do Citroen C4 Pallas na quatro rodas , que esta terminando com louvor e com resistencia estrutural e mecanica extrema.

    Sobre suas opcoes , iria de Fit completo e automatico. Carro economico e silencioso , porem um pouco duro de suspensao , mas com um servico de altissima qualidade na assistencia tecnica.

    Boa Sorte e boa compra (y)
     
  5. Marcelo T

    Marcelo T Spirit Crusher

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    Fit. É mais economico e fácil de guiar de todos. Vai ser mais fácil de revender e vai desvalorizar menos que o resto. Manutenção e seguro são baratos.
     
  6. Festeiro

    Festeiro Usuário

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    Grato pelas opiniões, pessoal.

    Hoje pretendo levá-los pra ver Tiida, Fit e Focus. Vamos comparar espaço interno, acessórios e preços.

    A questão de peças do Tiida me preocupou. Será que a partir de agora, que ele parece estar vendendo bem mais, as peças não começarão a aparecer?

    Uma coisa que me incomoda no Fit é que o modelo top parece ter o aro maior, com pneu perfil mais baixo. Pelo conforto, preferia pneu de perfil alto mesmo. Será que tem como comprar o top com as rodas menores do outro?
     
  7. Logiin

    Logiin Usuário

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    O Tiida continua vendendo pouco. Em Setembro, foram vendidas 198 unidades contra 5.193 do Fit, que tem a vantagem de ser fabricado aqui.

    Eu ficaria com o Fit. É nacional e as concessionárias ainda passam alguma confiança. Faz um test drive nos dois para ver se há tanta diferença no conforto. O EX não vem com couro. Só o EXL, mas aí o preço fica bem acima dos 60k (68k na tabela).
     
    #7    
  8. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário Ativo

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    Fit na cabeça!!

    Abraço,

    Ricardo.
     
  9. Ferandj

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    Andei num New Fit LX Aut recentemente e achei ele muito duro, bate seco nos buracos... só pra aumentar seu leque de opçoes, mesmo sem serem flex eu iria ver o novo Cerato, que esta muito bonito e com preço bom (completao 57 mil) e o Kia Soul, q é estiloso... pelo menos a garantia é longa... não custa nada levar seus pais para conhecerem...
    Obs: li denovo seu post e vi q seda não esta "valendo".... apesar do cerato nao ser tao grande... entao sai o Cerato e deixa so o Soul....

    Se eu fosse comprar um carro hoje, o Cerato seria um grande candidato.
     
  10. Márcio

    Márcio Usuário

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    http://quatrorodas.abril.com.br/blog/paulo/div-megane-comprar-197738_p.shtml

    Não estou recomendando mégane, até porque a intenção é comprar um hatch, mas fala a respeito dos renault.
    Mégane: por que comprar?

    Estou negociando um Mégane Dynamic 1.6, mas duas coisas me preocupam: li na internet sobre problemas com peças e assistência técnica e tenho medo de uma desvalorização muito acima da média, uma vez que o carro muda ano que vem. – Mariana Ferraz


    .: Eu gosto da linha Mégane. Quando havia um na frota da revista, eu gostava de sair com ele. Assim como muitos carros, o Mégane tem umas pequenas falhas de acabamento que me incomodavam. Mas, no geral, seu acabamento é de boa qualidade. Fiquei surpreso com o fato de você ter lido reclamações em relação a peças e assistência técnica. Não costumo ouvir queixas dos Renault, de modo geral. E olha que tudo que é notícia (ruim, principalmente) sobre os carros sempre passa por aqui.
    Pelo contrário, a Renault tem um bom retrospecto em nossa edição Os Eleitos, em que os carros são avaliados pelos proprietários.
    Entretanto, no que diz respeito à desvalorização a situação não é tão favorável ao Mégane. Em condições normais de temperatura e pressão, sua desvalorização é acima da média dos rivais. E quando ele sair de linha, essa depreciação tende a ser maior.
    A gente ainda não sabe, com precisão, quando o novo Mégane vai estrear e nem o que vai acontecer com o atual, quando o substituto chegar. Mas seu temor procede.
    Se você gosta muito do carro e pretende ficar um bom tempo com ele – 3 ou 4 anos – acho que você pode fazer negócio. Aproveite esse problema da desvalorização para negociar um preço melhor. Se não gosta tanto assim, pense em uma alternativa.
     
  11. mamute-sc

    mamute-sc Usuário

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    Festeiro,
    posso estar dando bola fora, mas, esta semana estava conversando com um diretor de empresa, 70 anos, que comprou um Subaru Impreza pela segurança e conforto, não conheço o carro, mas vale dar uma olhada.
     
  12. danban

    danban Usuário Ativo

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    Esqueci de dizer que tenho uma Megane Grand Tour 2.0 aut. e estou satisfeito com o carro.

    Paguei 60K com couro e disqueteira. Acho que não tem comparação com Fit.
     
  13. rcamaral

    rcamaral Usuário Ativo

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    Recomendaria o Fit, única e exclusivamente pela confiabilidade. É fato que a Honda faz carros duráveis e tem um atendimento muito bom (e cobra caro por isso no preço de venda dos carros).
    Revenda e desvalorização são conceitos relativos, uma vez que carro não é investimento e vc pode comprar carros com o mesmo nível de equipamentos que o Fit com menos dinheiro e aplicar a diferença no tempo em que ficar com o carro, o que vai anular totalmente as "vantagens" de revenda boa e baixa desvalorização do Fit.
    Eu tenho um Novo Focus e é um excelente carro, com o qual estou satisfeitíssimo, acho q é uma boa opção por um bom preço.
    i30 eu descartaria pq a CAOA ainda não é confiável e ng sabe o q pode acontecer daqui a 7 anos com a Hyundai no Brasil sendo representada por esse grupo duvidoso. Além de ter um perfil muito jovem, mas aí depende dos seus pais, se eles tem espírito jovem, podem encarar.:D
    O Tiida me parece um ótimo carro, mas por vender tão pouco, fico receoso a respeito da disponibilidade de peças no futuro. O design dele tb não me agrada.

    Abraços
     
  14. Márcio

    Márcio Usuário

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    Fit é carro compacto, com conforto e acabamento de carro compacto, apenas tem seu preço superfaturado por ser honda, não chega perto dos sedãs, peruas e mono volumes médios.
    Assim como em diversos comparativos o city é considerando inferior aos seus concorrentes de preço (carros médios) o mesmo ocorrería com o fit se participasse do comparativo.
     
  15. Festeiro

    Festeiro Usuário

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    Hoje fomos numa concessionária Nissan e só tinha Livina e Sentra. Os Tiida tinham sido todos vendidos. Amanhã vamos tentar outra concessionária.

    Andamos no Fit EX, que é 1.5 e tem rodas aro 15 com pneus perfil mais baixo. Passamos no asfalto esburacado e achei o carro duro mesmo. O painel é lindo e completo. O modelo LX não serve, pois queremos ar digital e rádio original embutido no painel, para evitar furtos.

    Pedi pro vendedor comparar o Fit com o Tiida. "Ah, o Fit equivalente é bem mais caro, mas é Honda, né? É nacional e blá blá blá..."

    Vamos andar no Tiida. Se for bem mais confortável, mais espaço, mais completo, e mais barato... Aí vou deixar a Honda chupando o dedo... rsrs

    Vou tentar olhar o Focus e a perua Mégane, só por desencargo de consciência.
     
  16. G.U.S.T.A.V.O

    G.U.S.T.A.V.O Usuário Ativo

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    Como voce disse que queria "conforto ao rodar" fique longe do fit, pois já tive um e o carrinho pula que nem cabrito,mas é um automóvel muito bom, apenas é caracteristica do carro.Alem disso a posicao de dirigir é baixa e acredito que nao seja apropriada para um idoso. Ficaria entre Tiida e Focus, sendo um hatch a preferencia.(y)
     
  17. RFIG

    RFIG Usuário

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    Festeiro,

    Sem querer te desanimar, mas no início de setembro passei por todas as concessionárias Nissan do Rio tentando um test drive no Tiida. Em todas, sem exceção, a desculpa era a mesma que lhe deram: "O carro vende muito e não tem disponível para test drive".
    O máximo que consegui foi uma volta em um usado (2008) que estava a venda na concessionária da Barra / Recreio.
     
    #17    
  18. TomD

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    Não entendi você falar de segurança citando ABS e air-bags, porque o mínimo todos esses tem, se contar só os equipamentos.

    Se contar segurança mesmo só sobra o i30 completo, não tem outro equivalente nessa lista.
     
    #18    
  19. G.U.S.T.A.V.O

    G.U.S.T.A.V.O Usuário Ativo

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    Parece que tanto o sentra quanto o tiida vao sofrer um pequeno face lift para a linha 2010, talvez por isso as poucas vendas, esperando chegar a linha nova.
     
  20. danban

    danban Usuário Ativo

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    :ataque:É cada uma...
     

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