Toca-Discos - Cápsulas

Discussão em 'Áudio Estéreo Analógico' iniciada por LuizK, 24 Fev 2004.

1. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pessoal,
    Tenho algumas dúvidas a respeito de toca-discos:
    1) Desde o tempo em que acompanho áudio, ao serem perguntados sobre uma cápsula recomendada para o modelo X, todos dizem: "Procure a cápsula original do aparelho". Por que então existiam (em) tantos modelos?
    2) Qual o momento de trocar a cápsula? Quais as conseqüências sonoras de uma cápsula com problemas ou que deve ser trocada?
    3) Ao regular a pressão da agulha deve-se seguir o que diz o fabricante da cápsula ou do fabricante da agulha?
    4) Tenho dois toca-discos praticamente idênticos, belt-drive: TD2900 da Polyvox com cápsula Audio Technica e T-XXX (não é o 515) da Gradiente com cápsula Gradiente. Eles permitem ajuste de VTA?
    AGradeço a quem puder me responder.

2. Winston

Winston Tube Man

5 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Luiz,

Definitivamente a melhor cápsula para o seu TD NÃO É a cápsula original. Normalmente a cápsula original é uma solução de compromisso. Se puder partir para uma melhor, que case bem com o conjunto braço/TD, vá em frente!

A cápsula pode durar indefinidamente, o que deve ser trocada é a agulha , que se desgasta com o uso.

Para regular o tracking force deve-se seguir as especificações da cápsula.

Acredito que os dois toca-discos não tenham ajuste de VTA. Se você precisar subir o braço (VTA negativo), pode utilizar uns espaçadores entre a cápsula e o Shell. Agora, se precisar descer (VTA positivo), aí não tem gambiarra que resolva, a não ser utilizar um tapete mais fino (que no caso anterior também se aplica), mas corre o risco de perder definição e introduzir ruidos e distorções no som captado. Grande abraço,

Winston

3. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro Winston,

Obrigado pelo retorno. A pergunta sobre os efeitos que uma cápsula com problemas poderia ter é porque no Gradiente, troquei a agulha, fiz as regulagens e os agudos continuam com som de taquara rachada (irritantes mesmo). Já o Polyvox que era meu mesmo, sempre teve som razoável, mas os agudos são algo sibilantes. Por isso pensei em trocar a cápsula. Haveria alguma com ótimo custo/benefício para esses toca-discos? Le-son, por exemplo? Eles tem aqueles braços retos, chamados na época de low-low mass.

4. Winston

Winston Tube Man

5 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    caro Luiz,

Existem muitos motivos para a existência desta sibilância. Dentre elas a mais provável é o VTA muito alto. Tente utilizar um tapete mais alto para baixar o VTA. Tente alinhar novamente a cápsula. Para isso utilize um gabarito de precisão (protractor). Outro motivo é o tocadiscos não estar nivelado. Com isso as regulagens ficariam imprecisas, principalmente o antiskating (que por coincidência gera distorção...). lembre-se que o peso do braço para a AT-71 deve ser no máximo 2 gramas, sendo este o peso ideal. mas para acertar o peso, primeiro deve-se nivelar o TD e depois. com o antiskating zerado, zerar o peso do braço e depois aplicar a pressão correta. Se depois de tudo isso continuar sibilante, temos as seguintes opções: Lps ruins, pré de phono ruim ou toca-discos ruim. Mas isso é uma visão muito simplista, pois na reproduçào de um LP, até o tapete do prato pode causar distroção , se for inadequado. Grande abraço,

Winston

5. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro Winston,

Passei algum tempo re-regulando o toca-discos Polyvox. Não encontrei as arruelinhas (ainda) para tentar mudar o VTA do braço. Mas acho que está satisfatório para a categoria dele. O outro, Gradiente, que "comprei" (talvez seja melhor dizer "ganhei") é que continua com o som ruim. Por isso gostaria de tentar trocar a cápsula deste, seria uma experiência. Teria alguma coisa que pudesse me trazer ganhos e custasse até R$ 100? Tendo sucesso poderia aplicar no Polyvox sem problemas, já que até o " shell" é igual nos dois toca-discos.

Grato,

6. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Ninguém tem sugestão/já utilizou outra cápsula em toca-discos como estes?

7. marcosm

marcosm Usuário

2 Nov 2002
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Luis,

Eu realmente não entendo muito de toca disco, para mim é um mundo novo, mas que eu estou realmente curtindo. Levei para o meu técnico, que gosta de toca disco e tem uns thorens, para ajustá-lo. Já que o preço não é muito caro, voce poderia experimentar a capsula da leson, a axxis 2-x, que com a agulha, custa R$ 47,00, na timbiras, da odison.

Abraços,

Marcos

8. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro Marcos,

Para mim, o mundo dos toca-discos não é novo, mas na época eu escutava sem muitas pretensões num 3 X 1, cujo toca-discos tinha cápsula cerâmica. Não tinha nenhuma regulagem, nem era Hi-Fi. Embora não totalmente satisfeito com o som dos CDs, somente fui redescobrir minha coleção de LPs quando ouvi um LP tocado num Rega. Por isso tenho muitas dúvidas a respeito de regulagens, cápsulas etc.
    Acho que vou seguir sua sugestão, já que realmente não é muito caro e acho que eu encontro aqui em Campinas.

Obrigado e um abraço,

Luiz

9. Winston

Winston Tube Man

5 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Luiz,

Uma tentativa de verificar se vale a pena trocar a cápsula do Gradiente, é colocar a cápsula que está instalada no Polivox nele, para ver se a qualidade de som melhora. Se melhorar, parta pra outra. Se não (continuar ruim), pode ser que o toca discos não valha a pena. Abraços,

Winston

10. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    É verdade, Winston.
    Vou fazer esse teste primeiro. É até bem fácil, só trocar o shell inteiro.

Abraço,

Luiz

11. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Amigos,

Depois de muito tempo pude experimentar a cápsula Audio Technica no TT-515 da Gradiente e ficou muito melhor, assim como coloquei a cápsula Gradiente GC-11 no TD2900 da Polyvox e obtive o mesmo som magro e de lata. Imaginava que a GC11 tivesse pelo menos o mesmo desempenho que a AT, já que os dois toca--discos são praticamente idênticos por fora e custavam a mesma coisa na época. Talvez o Gradiente custasse até mais.
    Mas voltando ao ponto, o que faz o som do TT-515 ruim é a cápsula. Pretendo trocá-la já com a ambição de consguir um som ainda melhor que o da Audio TEchnica. Enviei um e-mail à CATODI perguntando sobre Axxis da Leson e recebi como resposta:

A cápsula AXXIS II da LESON é uma boa cápsula, só que se vc quer uma cápsula com uma qualidade excelente vc vai ter que usar as importadas vou te dar alguns exemplos:
    STANTON 520 SK R$160,00 c/2 agulhas
    STANTON 680 EL R$200,00 c/1 agulha
    STANTON 890 EL R$250,00 c/1 agulha

ORTOFON OM PRO R$180,00 c/1 agulha
    ORTOFON OM DJ R$220,00 c/1agulha
    KIT ORTOFON OM PRO R$225,00 c/2agulhas
    KIT ORTOFON OM DJ R$285,00 c/2agulhas

SHURE M 25-C R$145,00 c/1agulha
    SHURE M 35-S R$190,00 c/ 1agulha
    SHURE M 35-C R$150,00 c/1agulha

LESON AXXIS II R$49,00 c/1agulha

Agurado comentários e sugestões.

Grato,

Luiz

12. jbmattos

jbmattos Usuário

1 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Luiz, da relação que você colocou, eu ficaria com a Stanton 680.

Agora, tente dar uma olhada na Shure M-44. Acho que é bem indicada para o seu caso.

Abraços,

joão batista.

13. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro João Batista,

O que intrigou quando vi as cápsulas da Shure no site deles, inclusive a que vc sugeriu, é que parecem indicadas para DJs (scratching etc.) e o que se lê é que essas cápsulas privilegiam a trilhagem em vez da qualidade sonora. VC já a utilizou?

14. jbmattos

jbmattos Usuário

1 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro Luiz,

Eu tenho e uso esporadicamente tanto a Shure M-44 como a Stanton 680. A M-44 eu tenho desde 1979!

No seu lugar, eu compraria a Stanton 680. Se a grana estivesse curta, compraria a M-44.

Realmente, o ponto forte da M-44 é a trilhagem. Excelente. Mas a qualidade sonora dela não é ruim não. Pelo contrário. Ela é inferior a Stanton 680, que tem um som mais detalhado nos agudos, mas é superior às Audio Technica e Leson.

O que me levou a te sujerir que examine esta capsula é que ela é facílima de se ajustar em qualquer braço, tem um som bem compatível com a qualidade de seus TD e são relativamente baratas, sem serem ruins. Como elas tem um sinal de saída meio alto, tocam bem com qualquer pré.

Abraços,

joão batista.

P.S.: Antes que me matem, eu falei das Capsulas Audio Technica baratas, feitas para equipamentos simples. As Audio Tecnhicas padrão audiófilo são excelentes. Mas custam bem mais do que o mencionado neste tópico.

Abraços,

joão batista.

15. LuizK

LuizK Usuário

11 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro João,

Legal que vc tenha usado e gostado dessas cápsulas. Pelo menos são acessíveis (embora custem mais que os meus toca-discos).
    Sobre a Áudio Technica, ela equipa um dos meus toca-discos. E mesmo sendo "popular", é muito melhor do que a GC-11 Gradiente do outro toca-discos, que tem som de lata.
    Por isso acho que vale a pena eu tentar uma melhor (no lugar da GC-11, que acho quase impossível não ser superada).

um abraço,

Luiz

16. LUIS - RS

LUIS - RS Campeão de TUDO

15 Mar 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    João Batista,

Estive lendo atentamente este tópico, pois estou pensando em fazer uma experiência (troca) com a cápsula do meu Pioneer PL518. Atualmente a cápsula que está equipando é uma Empire 2000E/III, acho que a agulha está "se indo". Como só a agulha custa US$ 57,00 nos EUA, acho que dá para conseguir um conjunto cápsula+agulha por um preço + interessante por aqui. Sobre estas duas (Stanton 680 e Shure M44), pelo que entendi você recomenda a Stanton para audição de qualidade, é isso? Inclusive, o pré de phono LRPires que comprei do Audiorama me agradou pela qualidade, mas achei o nível de volume de saída meio baixo. Por esta razão, também seria a mais indicada? Qual seria a vantagem da M44 sobre ela, se é que existe?

Muito obrigado e bem-vindo de volta!

Abração

Luis

17. haberbeck_brandao

haberbeck_brandao Usuário

20 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Olá João e Luis, boa tarde.

Aproveitando o gancho, gostaria de perguntar ao João se existe uma diferença
    muito grande entre a Stanton 680 (ou outro modelo de sua faixa de desempenho) e a 500AL que comprei na Ferr's em Santos e que me custou na época (1994) quase 100 reais. Pelos dados que tenho do fabricante ela não é para uso por DJs.

Um abraço para vcs

Brandão

18. haberbeck_brandao

20 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    João,

Acabei esquecendo de lhe dizer que no dia de nossa "expedição" à Rua dos
    Andradas" poderemos ir na Loja especializada em Td's na Rua Barão de Itapetininga que revende a linha Stanton, Shure e Ortofon de agulhas e cápsulas, entre outras.

Um abraço

Brandão

19. LUIS - RS

LUIS - RS Campeão de TUDO

15 Mar 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Beleza Brandão!
    Tô nessa também! Esta rua é alguam travessa da Andradas ou próxima a ela?

Abração

Luis

20. haberbeck_brandao

20 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Oi Luis,

Esta loja fica a uns 1.500m da Santa Ifigênia/Rua dos Andradas
    Dá para ir a pé sem maiores problemas