TRANSISTORES ORIGINAIS - BANCO DE DADOS

Discussão em 'DIY' iniciada por MárcioRibeiro, 20 Dez 2008.

1. MárcioRibeiro

MárcioRibeiro Pesquisador

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Oi pessoal, abri este tópico com a intenção de coletar e divulgar informações sobre transistores de potência originais. Quem é técnico sabe do inferno que é conseguir transistores de potência seguramente originais nas lojas de componentes eletrônicos. Alguns sites divulgam informações sobre detalhes no encapsulamento ou nos terminas que nos permitem distinguir os originais dos falsos. Eu tenho usado um método de medição das capacitâncias entre base e coletor e base e emissor do transitor suspeito, usando-se a ponta de prova vermelha na base para o caso dos NPN´s e o contrário para o caso dos PNP´s. Estes são testes estáticos com os transistores fora do circuito, é claro.
    Normalmente os transistores originais possuem pastilhas de silício bem maiores que os falsificados, consequentemente as capacitâncias envolvidas são também maiores. Assim se um transistor apresenta valores de capacitância bem menores do que a minha referência eu já desconfio.
    Os valores abaixo foram obtidos com medições usando um capacímetro digital da Minipa MC152A, que custa um pouco mais de 100 reais, mas tem me poupado muita chateação. Os valores são a média de no mínimo 3 transistores originais iguais para cada tipo:

BASE-EMISSOR BASE-COLETOR

Motorola
    MJL21193 7 nF 2,1 nF
    MJL21194 6,8 nF 2,5 nF
    Toshiba
    2sa1943 6,1 nF 3,1 nF
    2sc5200 13.5 nF 13 nF
    Sanken
    2sc2922 10.5 nF 6.2 nF
    2sa1216 9 nF 3.5 nF

Se alguém se dispuser a acrescentar mais informações será de grande valia.

Abs a todos.

VAMOS BOICOTAR A PICARETAGEM DOS FALSIFICADOS

Márcio

2. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

30 Nov 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    2sa1943 6,1 nF 3,1 nF
    2sc5200 13.5 nF 13 nF

Esse 2sa1943 já virou mosca branca, nem na Farnell você acha uma marca decente dele.

3. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18

Estive na Suiça em 2007 e comprei 20 de cada numa empresa da Alemanha e tudo indica que eram falsificados. Nem o primeiro mundo esta isento desta praga.
    Estes que coloquei os dados são da Toshiba e são originais. Não acho que sejam moscas brancas, mas tem muito falsificado por aí.
    Em breve postarei sobre os MJ15003 e MJ15004 da Motorola.

4. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Legal! :aplauso:

Por acaso teria as capacitancias do 2N3055? Eu tenho 2 falços e dois aparentemente verdadeiros e posso medir a capacitancia. Depois posto o resultado.

Hoje em dia se duvidar já tem até BC548 falsificado.:td:

(y)

5. soaresrey

soaresrey Usuário Ativo

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    minha Maezinha :rever1:trabalha no ramo de componentes eletrônicos a mais de 20 anos e ela diz que é quase impossivel diferenciar os falsificados dos originais, somente mesmo pelo fornecedor e embalagens, pois cada vez mais as remarcações estão sofisticadas. Principalmente os semicondudores dificeis de se encontrar.

6. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Tenho especialização em fabricação de semicondutores e este teste que propus mostra uma boa correlação para se distinguir um transistor falso de um original, a não ser que o falsificador seja português e vá colocar um MJ15003 no encapsulamento de um 2N3055:D. Normalmente as falsificações são feitas usando-se pastilhas de transistores que toleram menores potências e são mais baratos. Realmente concordo com a sua maezinha no que diz respeito a tentar distinguir os falsos pela inspeção visual, tem falsificação com aparência quase idêntica aos originais.

7. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Infelizmente não possuo um 2N3055. Se eu conseguir um original postarei com prazer.

8. M.André

M.André Usuário

1 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Marcio,

No caso dos Toshiba 2SA1943 e 2SC5200, por exemplo, quais são as capacitâncias que você tem encontrado nos falsificados? É um pouco menor que os originais, ainda na casa do nF ou bem menor, na casa dos pF?

Abraços.

9. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    M. André,

tenho uns 1943/5200 Toshibas "suspeitos" cujas capacitâncias b-c estão na casa dos 700 pF e b-e na casa de no máximo 2nF.

Abs.

Márcio

M.André e beniciosilva agradeceram.
  10. M.André

M.André Usuário

1 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Marcio,

Obrigado.(y)

Abraços.

11. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
  12. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Eu medi a capacitancia dos 2n3055 toshiba, pelo que eu sei a toshiba nunca fez a serie 2N confere? Mas só de olhar são falços, a serigrafia sai com o dedo.

TR 3055 1:
    B - C 0,5 nF
    B - E 0,73 nF

TR 3055 2:
    B - C 0,4 nF
    B - E 0,81 nF

(y)

13. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Legal,

se alguém tiver algum original para postar os dados será ótimo.

Abs.

Márcio

14. Stone Free

Stone Free Usuário

11 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ótimo tópico, gente.
    Bem, pessoal, estes aqui são meus canecos:

[​IMG][​IMG][​IMG]

Já sei, tudo FAKE!!! :D

Só me digam, como posto os diferenciais E-B ou E-C com meu capacímetro (MICEL 3000), pois os valores variam, quero dizer, meu capacímetro tem dois polos, (+ e -), onde conecto cada um deles nos coletores e emissores?

Quero ajudar, ainda que saiba que esses 3055 são mais FAKE que notas de 3 Reais...:concordo:

Abraços a todos.

Gustavo

15. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Putz, veja, a serigrafia foi carimbada em diferentes posições nos seus canecos :lol:, não sei se é impressão ou colocaram a base virada, os originais que vi ate agora essa parte aredondadinha da base ficava para cima.:td:

Coloque a ponta vermelha na base e a preta no coletor, e anote a capacitância.
    Depois novamente a vermelha na base e a preta no emissor agora, anote a capacitância.

Visto por traz:

(y)

16. Stone Free

Stone Free Usuário

11 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    vintagero,

Obrigado pela dica. De fato, minha dúvida era qual ponta do capacímetro (+ ou -) deveria ser conectada à base.
    O engraçado é que comprei esses transistores como sendo "originais" em uma loja bastante conhecida na Santa Efigênia, em SP. Muito embora a serigrafia seja resistente à ação "dos dedos":lol: e a construção seja robusta (notem a espessura dos terminais e da base), a disposição do "carimbo" realmente varia de um transistor para outro. O detalhe que voce apontou sobre a base montada ao contrário também não deixa dúvidas sobre a "origem" do componente:D.

Mesmo assim, aí vão os resultados das medições (em nF):

Transistor 1
    B-E: 0,76
    B-C: 0,47

Transistor 2
    B-E: 1,63
    B-C: 0,44

Transistor 3
    B-E: 0,90
    B-C: 0,46

Transistor 4
    B-E: 0,74
    B-C: 0,44

Não sei o que significam esses valores e qual a sua representatividade para a avaliação do componente, pois não sabia que capacitância servisse de parâmetro para avaliação de transistores, uma vez que nunca vi esses dados nos datasheets. Mesmo assim, espero ter contribuído. Aguardo o "veredito final":) sobre meus canecos, e fica a curiosidade sobre os valores B-E, B-C de um suposto caneco Toshiba 2N3055 original(y)

Abraços a todos.

Gustavo

17. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Hehe, os meus também comprei como originais, e a base e os terminais dos meus são mais finos que esses seus. :td:

Experimente passar algum produto forte, algum solvente nessa serigrafia, vai sair na hora!! Os originais é dificil retirar a serigrafia.

Pode ver que esses valores que encontraste são proximos a aqueles que eu encontrei nos meus também.

É, agora falta arrumar um transistor original para comparar os valores. Bom seria pegar um da RCA daqueles bem antigos para ver a capacitancia, mas é dificil de achar.

Tenho uns 2n3773 que estão para chegar, vou medir esses também, não deve ter muita diferença do 2n3055, ele tem mais potência só.

(y)

18. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Oi pessoal,

legal que tem mais gente interessada no assunto, mas gostaria de lembrar que para que este tópico seja realmente útil, o que interessa é que os dados disponibilizados sejam sobre transistores originais para que tenhamos parâmetros confiáveis para comparação.

Abs.

Márcio

19. Pante

Pante Caju, Peru, Edu... sem acento!

28 Jan 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Ótimo tópico, ótimo método.

Tenho alguns MJ15003/4 já montados, mas acessíveis, mais um 2N3055 bem antigo também montado mas acessível e mais 1 TIP35C. Vou medir todos assim que sobrar um tempinho e posto os resultados aqui.

Parabéns pela iniciativa do tópico.:aplauso: A sua dica é um ovo de colombo contra essa falsificação generalizada de transístores de potência, já que pode ser posta em prática no balcão da loja. (y)

MárcioRibeiro agradeceu.
  20. MárcioRibeiro

12 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18

É isso aí! Se cada um que tiver transistores originais puder dispor de um tempinho para medi-los e postar os resultados aqui teremos referências valiosas para todos.

Abs.

Márcio

Compartilhar esta Página