TROCANDO O HD DO PS3 - PASSO A PASSO

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Betobsb, 27 Jun 2010.

1. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Pessoal, resolvi criar este tópico para reunir tudo que vi aqui e em outros lugares, sobre a troca de HD do PS3.

O processo é simples e fácil, mas requer alguns cuidados. Basicamente terá 3 partes a serem executadas:
    1 - Realizar back-up dos dados do HD que vc está querendo trocar
    2 - Trocar o HD do PS3
    3 - Restaurar os arquivos do qual vc fez o back-up, no novo HD

Do material necessário:
    1 - Um HD para notebook 2'5 SATA de 5400 RPM (pode ser SATA II, troquei o meu por um SATA II de 500 GB, sem problemas). Os de 7200 RPM tb podem ser usado, porém ter que ser avaliado a questão do aquecimento, já que o PS3 não tem a melhor refrigeração do mundo. Qto ao SATA I ou II, é difícil encontrar o SATA I disponível para compra e qdo acha é de tamanho pequeno, vi de até 120 GB. Caso compre um SATA II, não é necessário "jumpear".

2 - Um pen-drive, ou um HD externo ou qualquer outro dispositivo similar que comporte a quantidade de arquivos do seu HD velho, para fazer o backu-up. Recomendo um HD externo.

3- Uma chave tipo phillips, de tamanho adequado

Então vamos lá:

1 - Para ir adiantando, vá preparando seu HD externo para poder receber os dados do seu PS3
    Primeiro vc terá que formatá-lo em FAT32, que é o sistema que o PS3 usa o HD, se vc utiliza windows XP ou superior, vc não conseguirá formatá-lo em FAT32 direto do computador, vc terá que utilizar um programinha específico para isso, segue sugestão de alguns programas:

http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=fat32&go.x=57&go.y=12

Lembre-se que qdo vc formatar seu HD externo em FAT32, vc perderá todos os arquivos contidos nele, portanto, guarde esses dados em outro local e depois que vc concluir a troca do HD do PS3, retransfira novamente os dados para ele.

2 - No PS3:
    Atualize a versão da firmware, não é obrigatório, mas é recomendado.

Vá em CONFIGURAÇÕES, ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA E CONFIRME

Caso não esteja atualizado, ele indicará a versão a ser atualizada.

3 - Para garantir seus troféus, salve-os na PSN:
    Em PSN, COLEÇÃO DE TROFÉUS, APERTE TRIÂNGULO E DEPOIS X, SE NÃO ESTIVER CONECTADO A PSN, INICIE A SESSÃO, este procedimento deverá ser feito para cada conta que vc tiver registrada no console.
    O PS3 irá conectar com a PSN e salvará seus troféus lá.

4 - Fazendo back-up do HD a ser trocado:
    Vá em CONFIGURAÇÕES, CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA, UTILITÁRIO DE BACK-UP, FAZER BACK-UP, CONFIRMAR, selecione o dispositivo no qual vc irá fazê-lo (o que vc formatou em FAT32). Se vc não sincronizou seus troféus com a PSN, irá aparecer na tela as contas q não estão sincronizadas e se vc deseja continuar sem a sincronização de todas as contas.

O tempo que levará para fazer o back-up é proporcional ao número de arquivos que vc tem para guardar, portanto, se vc tem arquivos que não utilizará mais, delete-os antes de iniciar o back-up, isso reduzirá o tempo (que pode não ser pequeno).

5- No HD externo conectado a um computador, vamos inserir a versão da Firmware nele.
    Neste passo é importantíssimo que vc crie as pastas exatamente com os nomes a seguir:
    Crie uma pasta no HD externo com o nome PS3 (caixa alta), dentro desta pasta crie uma sub-pasta com o nome UPDATE (tb em caixa alta), grave a atualização dentro desta última sub-pasta. Deverá estar nomeado (automaticamente depois de terminado o download) PS3UPDAT.PUP. Se não estiver renomeie-o.
    Qdo vc for criar as pastas, já haverá a pasta do backup, não mexa nela e crie as pastas como descrito acima.
    Segue link para ajudá-los (outras versões terão que ser procuradas na internet)

http://us.playstation.com/support/systemupdates/ps3/index.htm

http://www.superdownloads.com.br/download/38/atualizacao-de-firmware-ps3/

6 - Depois de feito o back-up e instalado a Firmware no dispositivo externo, vamos retirar o HD do PS3.
    O proceso é simples e tem vários videos no YouTube mostrando como se faz, alguns itens devem ser oservados:
    • A tampa de acesso ao HD, sai facilmente com os dedos, tome cuidado se usar qualquer objeto para removê-la.
    • Use uma chave de tamanho adequado para os parafusos do suporte (o azul e os internos), se vc espanar o parafuso, ficará mais difícil removê-lo.
    • Há relatos de pessoas q espanaram o parafuso, tendo que trocar o suporte, portanto faça-o com calma, é mais jeito do que força.
    Segue link para ajudar na troca:

Fat:

Slim:

Super Slim:

7 - Agora vamos formatar o novo HD, já instalado no PS3 e fazer a restauração do back-up, a partir de agora, basicamente vc deverá seguir as msg qua aparecerão na tela da TV
    Ligue o PS3 com o dispositivo (HD externo) já conectado a ele, aparecerá a msg:

continua...

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  2. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Depois de conectado o controle e pressionado o botão PS aparecerá a msg:

Veja que se vc estiver fazendo tudo corretamente, as duas entradas USB de seu PS3 estarão ocupadas

8 - Aperte agora o botão SELECT e START juntos:

Aperte novamente os botões SELECT e START juntos e mantenham eles pressionados por 5 segundos:

A formatação deverá ser iniciada.

- Qdo solicitar, desconecte o controle do cabo e aperte PS:

9 - Após a formatação, inicializará a instalação e atualização do sistema. É só aceitar e continuar fazendo o que é pedido na tela da TV, não há mistérios

10 - Ele pedirá para reconectar novamente o controle usando o cabo

continua...

3. galaci

galaci Usuário

25 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Legal o Tutorial,

Quando troquei o meu HD um único parafuso não queria sair de jeito nenhum e acabou espanando, tive que cortar ele com a Dremel. Mas é sorte, tem gente que não teve problema nenhum.

O jeito é, como dito acima, ir com bastante cuidado.

4. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    continuando o passo 10

Aparecerá a tela:

11- A partir daqui é só fazer a cofiguração do sistema conforme vai pedindo:
    LÍNGUA, FUSO HORÁRIO, DATA E HORA, NOME DO UTILIZADOR

12 - Em NOME DO UTILIZADOR, digite a que vc utilizava no HD antigo

13- Defina a conexão com a internet

14 - Agora sim vamos restaurar seu arquivos do HD velho
    • Vá em CONFIGURAÇÕES,CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA, UTILITÁRIO DE BACKUP, RESTAURAR, clique sim para iniciar e selecione o dispositivo no qual vc guardou seus dados

15 - O processo de restauração demora tanto qto o back-up, após terminado vc poderá verificar o qto tem de espaço livre no seu novo HD, que acabou de instalar.

Pronto agora que vc conferiu, já dá pra colocar um montão de coisas que vc quiser no seu novo HD (y)

#algumas notas que são importantes pra quem está trocando o HD#

-Não deu certo? Não se desespere, afinal o HD antigo ainda está com vc, se de tudo nada der certo e antes que vc fique com vontade de chutar o HD novo e o PS3, basta retirar o novo e colocar o antigo que vai estar tudinho lá, sem precisar mexer em mais nada.
    -Antes de chutar, verifique todos os passos da troca, os erros mais comum são: a utilização de firmware errado e nomear as pastas de forma incorreta.
    -Após a formatação e instalação da firmware, o PS3 irá iniciar sozinho, não se desespere achando que ele queimou.
    -Qdo for reutilizar seu HD externo, não esqueça de formatá-lo em NTFS, direto do seu computador, a não ser que vc vá fazer mais transferências de arquivos gdes para o PS3, nesse caso, mantenha o FAT32. Para demais arquivos (pequenos) dê preferência para um pen-drive
    -Os jogos da PSN são copiados normalmente, no entanto, para utilizá-los, vc terá que ativar o sistema na conta em que foi baixado o jogo e para isso, vc precisará saber o nome de login e a senha:

-Uma vez ativado o console numa conta, todos os jogos atrelados a ela estarão disponíveis para uso.
    -Se vc tiver jogos atrelados a outra conta, vc terá que ativar o console naquela conta também.
    -Para jogos compartilhados o procedimento é o mesmo, porém, se houve mudança da senha da conta e vc não souber qual é, vc terá q comprar a licença do jogo novamente, mesmo ele estando no HD do console.

-Teste tudo que vc tem no seu PS3, arquivos de jogos, savegames, troféus e mensagens, não é para ter perdido nada desses intens
    Bom galera, é isso aí, espero ter contribuído :)

Abraços

----------------------------------------------------------------------------------------------
    MELHORE A PERFORMANCE DO SEU HD, ANTES DE TROCÁ-LO

Antes de vc trocar seu HD, tem algumas coisas simples que vc pode fazer para aumentar o espaço no seu atual HD.
    É claro que com o tempo e uso do console, esse espaço que vc liberar, pode ser facilmente preenchido novamente. Tenha em mente, que qto mais próximo do uso total do espaço do HD, menor é seu desempenho.

- Primeiro elimine todos os dados de jogos que vc não possui mais ou que vc não joga mais.
    Na XMB do PS3 vá em: Jogo -> Utilitário de Dados de Jogos -> selecione os jogos dos quais vc não brinca mais e delete-os.

No procedimento acima, vc poderá liberar uma boa quantidade de espaço do HD, já que é neste item que fica gravado as informações do jogo qdo inserimos um novo BD ou baixamos pela PSN. Lembre-se que uma vez que vc o fizer, vc apagará o jogo, se for baixado da PSN e se for o caso de BD (mídia física), qdo vc inseri-lo novamente, é como se vc estivesse colocando o jogo pela primeira vez no console e toda aquela etapa de instalação do jogo terá de ser refeita.

- Segundo: elimine os saves dos jogos que vc deletou.
    Na XMB do PS3 vá em : Jogo -> Utilitário de dados guardados -> selecione os itens dos jogos e delete-os.

Qdo vc executa os dois procedimentos acima, vc apagará qualquer resquício do jogo, portanto, faça-o com cuidado.
    Há alguns jogos em que o save não é gravado num único slot sobrescrevendo o anterior, geralmente qdo vc vai salvar esse tipo de jogo ele pergunta se vc quer sobrescrever ou criar um novo slot. Se não for aquela fase fodástica que vc quer jogar novamente, de preferência por sobrescrever.

- Vídeos, fotos e músicas podem ocupar bastante espaço, se vc não utiliza o PS3 para executá-los, delete-os.
    Se vc tem um Notebook ou PC, vc poderá executar esses arquivos através do PS3, sem usar nada de sua memória, para isso vc precisará criar uma rede entre o computador e o PS3. É necessário o uso de um roteador. Segue link de um tuto sobre o assunto:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/90174-PS3-Media-Server-O-Melhor-Media-Server-para-PS3

5. Guilherme Gomes

Guilherme Gomes Usuário Ativo

31 Mar 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
  6. migraineboy

migraineboy Usuário

31 Dez 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Show de bola!! Vai ajudar muita gente aqui, inclusive eu futuramente.

7. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Vale a pena mencionar que saves de jogos com proteção contra cópia não são copiados para o backup, me parece que isso é resolvido com o backup "console com console" mas ninguém fez ainda para testar.

8. newton.kamikaze

newton.kamikaze Usuário

3 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O brigado pelo tutorial...

9. harckan

harckan Usuário

26 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa, acho que o HTForum precisa ter esse tipo de tutorial, acho que todos poderiam ajudar, pois no futuro, quando precisarmos, teremos um apoio para o processo.

Agora eu pergunto, não teria que ter nenhum tipo de preocupação quanto ao consumo maior de hd´s maiores? penso isso pois a fonte de aparelhos com o hd de 320GB e maiores têm a fonte diferente dos que vem com hd de 120 ou 160GB, será que isso não causará nenhum problema?

Valeu

10. fljp

fljp Usuário Ativo

20 Jan 2009
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    O consumo não é diretamente ligado com o tamanho do HD. Eu tenho um hoje de 500GB no meu micro que consome menos e esquenta MUITO menos que um de 250GB anterior.
    Uma dúvida: talvez seja possível copiar diretamente a imagem de um HD inteiro para um maior usando um programa como o Ghost. Assim, não seria necessário fazer todos esses passos, somente montar os dois HD´s em um micro e fazer a cópia.

11. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Coloquei no meu um de 500GB, e a única vez que o cooler trabalhou acelerado foi qdo estava com o HD antigo, ainda não percebi nada de diferente com o novo HD. Como citei anteriormente, acho q as rotações intereferm muito mais que o tamanho do HD.

Galera, fico lisonjeado com os agradecimentos, mas quem quiser clicar no "obrigado" no canto esquerdo em baixo nas minhas msg, eu direi "obrigado". Rssss....

12. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    fljp,
    nunca utilizei programas do tipo q vc citou, se funcionar ótimo, seria legal alguém testar e postar aqui se funcionou ou não. Só me resta uma dúvida: a firmware é instalada na bios do PS3, será que fazendo esse processo eu conseguiria isto?

13. fljp

fljp Usuário Ativo

20 Jan 2009
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Isso se chama "clonar" o HD, ele copia todos os dados do HD menor para o maior, inclusive estrutura de diretórios e arquivos ocultos e de sistema. Na teoria, funciona.
    Da pra fazer isso num PC, por exemplo, sem precisar reinstalar nada. É só clonar e trocar os HDs e pronto. Acho que no PS3 seria a mesma coisa.
    O problema é que eu não tenho pra testar aqui...

14. deltagames

deltagames Usuário

4 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estou querendo trocar o HDD do meu PS3 (de 120GB para 500GB). Já estou familiarizado com o processo de troca. Tenho a firmware 3.41 e sei que com essa firmware não é possível/recomendável a troca. Posso atualizar para a firmware 3.55 (ja tenho o arquivo .PUP). Mas minha dúvida é: com essa firmware 3.55 funciona perfeitamente a troca?
    Um abraço a todos. ​

15. xXOvermanXx

xXOvermanXx ...ARREGOU!!!

17 Set 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  16. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Delta,
    teoricamente não haveria problemas, mas não posso afirmar que não haverá. Qual seria o problema da versão 3.41?

17. deltagames

deltagames Usuário

4 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Li em alguns fóruns que a versão 3.41 não possibilita o upgrade de HDD. Mas, nunca tentei.
    Ademais, ja descobri que com a firmware 3.55 é possível a troca de HD.

18. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Blz!

Troque o HD e seja feliz. No meu, tenho mais de 12000 arquivos MP3, vários vídeos caseiros, alguns filmes e clipes e ainda tem um bocado de espaço, sem contar as demos da PSN e savegames

19. marcelolt

marcelolt Usuário

11 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fiz a troca de hd há alguns dias atrás, já com o firmware 3.56. Troquei o de 40gb por um de 500gb. Foi tudo tranquilo e sem problemas.
    Só uma coisa que me intrigou... o ps3 formata o hd e reconhece 465gb. Até aí tudo bem, é até normal. Porém depois dessa formatação constava como espaço livre 415gb +/-. E ainda não tinha feito o restore. Como foram "gastos" esses 50gb?

20. Betobsb

Betobsb Usuário

14 Jun 2010
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Isso aconteceu no meu PS3, dá para verificar nas últimas imagens que postei no tutorial. Não tenho certeza do que pode ocorrer, mas uma das hipóteses pode ser o sistema FAT32 que aloca em "espaços" maiores que o NTFS. Talves alguem entendido em informática poderia dar uma resposta detalhada para nós.

Compartilhar esta Página