Tutorial: Instalando bloqueador telefônico no Netfone

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Elijah, 26 Set 2010.

  1. Elijah

    Elijah Usuário

    Desde:
    5 Mai 2009
    Mensagens:
    3
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte
    Olás, outro dia precisei instalar um bloqueador telefônico aqui em casa. Olhei no Mercado Livre e tem várias opções de bloqueador, todos funcionam que é uma beleza, mas a referência é apenas para instalação nessas linhas convencionais de telefone fixo, aquelas linhas de telefone em que o sinal chega da rua a partir de dois fiozinhos cinzas que entram num pluguezinho e aí é só encaixar a tomada do telefone. Perguntei aos vendedores como era feita a instalação desses bloqueadores num Netfone, eles apenas falavam que funcionava beleza no Netfone, mas nenhum explicava como instalar. :xingo2: Pesquisei na internet sobre o assunto e não encontrei em nenhum lugar como instalar um bloqueador desses num Netfone... como consegui instalar, vou mostrar como fazer isso aqui.
    O telefone Netfone da Net funciona a partir de um modem que é responsável pelo sinal de internet e pelo sinal do telefone.

    [​IMG]

    Na verdade o sinal Netfone é um canal Voip, isto é, funciona como um telefone fixo normal mas a conversação humana é feita baseada no Protocolo de Internet. Ou seja o modem é responsável pelo sinal do telefone, que é Voip e está associado à Internet. No Netcombo temos tv a cabo, internet e telefone. No caso do Netfone a internet e o telefone estão interligados, pois o sinal do telefone é Voip (voz sobre IP).
    O aparelho de telefone é então conectado ao modem da Net e passa a fazer e receber ligações como se fosse um telefone fixo convencional. Porém a ligação é feita com um unico cabo que liga o modem à base do telefone. Daí a dificuldade em se instalar o bloqueador, pois devemos cortar este cabo (que tem fios muito finos e delicados) e fazer a ligação do bloqueador.
    Cortar o cabo e ligar o bloqueador é facil, chato mesmo é lidar com os fios, que são muitos finos e se não tiver a mão boa, pode estragá-los facilmente.
    A seguir posto fotos da instalação que fiz aqui em casa ligando um bloqueador que comprei no Mercado Livre. O meu bloqueador bloqueia até ligação a cobrar no Netfone (hehehe), e não são todos os bloqueadores que conseguem fazer isso. Devo lembrar também que meu telefone é sem fio com bina integrada, mas a bina do telefone deixou de funcionar por causa do bloqueador... :aiai: Tive que colocar um identificador de chamadas antes do bloqueador para conseguir ver o número de quem está chamando. Aí vão as fotos:

    [​IMG]

    Como podem ver, devemos cortar o fio que liga o modem à base do aparelho de telefone; desencapar os fios; ligar os fios na entrada do bloqueador; ligar os fios na saída do bloqueador. Aí vai ficar assim: modem - bloqueador ligado nas duas partes fio cortado - base do telefone.
    Pelo que andei vendo no Mercado Livre, todos os bloqueadores que têm 4 fios (dois fios de entrada e dois fios de saída) como este da foto podem ser ligados num Netfone como está descrito aqui.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Em seguida coloquei durepóxi nas emendas para isolar e "estabilizar" os fios, que são bastante frágeis. Lembrando que em telefonia, qualquer fio frouxo dá chiadeira.
    Recomendo soldar as emendas, se for possível, para evitar ruídos nas ligações.

    [​IMG]

    LINHAS COM MODEM ADSL (SPEED, VELOX, etc)


    Eu já tive Velox (ADSL) com filtro e tudo aqui em casa, é o mesmo esquema do Speed. É só você cortar os fios e emendar como está descrito neste tutorial. Aí o plug RJ-11 onde você emendou os fios vermelhos você liga na saída do filtro ADSL; o plug RJ-11 que você emendou os fios pretos você liga na base do telefone.
    O cabo RJ-11 que você vê nas fotos do tutorial tem dois fios, mas tem uns cabos RJ-11 que tem quatro fios, (dois deles não servem pra nada, os outros dois devem ser usados para conectar o bloqueador). Se tiver quatro fios, você tem que identificar quais os dois fios que servem para fazer a ligação, do contrário não vai funcionar se você pegar um (ou dois) fios inúteis.

    O bloqueador fica DEPOIS do filtro adsl; não coloque o bloqueador ANTES do filtro adsl. O modem adsl (diferente do cable modem) não é responsável pelo sinal do telefone. O sinal do telefone vem direto da rua. O modem fica ligado ANTES do filtro adsl+bloqueador, com na imagem que segue:

    [​IMG]

    É mais fácil você trabalhar com um cabo RJ-11 com dois fiozinhos para ligar a base do telefone+bloquedor+filtro ADSL.

    Este é o filtro ADSL típico:
    [​IMG]
    Outro tipo de filtro ADSL:
    [​IMG]

    Dica: se o seu cabo RJ11 tem quatro fios, você deve escolher a cor dos dois fios centrais nos 4 sulcos (que você consegue ver no pluguezinho RJ11).
    Esse é plug RJ-11 ==>
    [​IMG]
    Dentro do plug RJ 11 você vai ver algo do tipo ==>
    [​IMG]
    Despreze o fio que estiver mais à esquerda e o fio que estiver mais à direita (deve usar os dois fios do meio). Aqui em casa é o fiozinho verde e o fiozinho vermelho, como você pode ver no esquema da foto acima.
    Portanto, se tiver quatro fios você vai ter que identificar qual a cor dos dois fios centrais que transmitem corrente para ligar o bloqueador. Feito isso é só você ligar os fios como no tutorial e ligar o telefone.

    Quem quiser, bate um mail pra elias150 @ yahoo.com.br que falo de qual vendedor no Mercado Livre comprei meu bloqueador, que considero excelente.

    "Jesus é a resposta. Glória ao teu amor, Senhor!"
     

Compartilhar esta Página