Umidificador e Climatizador, Qual o melhor ?

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por almirf, 10 Ago 2009.

  1. almirf

    almirf Usuário

    246 0 16

    Desde 19 Out 2005
    RIO DE JANEIRO
    Amigos

    nao quero comprar ar condicionado e quero um climatizador ou umidificador
    o que recomendam ?

    Grato
    Almir
     
  2. sepacheco

    sepacheco Usuário

    1.816 0 0

    Desde 3 Abr 2006
    Brasília-DF
    Cai na mesma da sua.. comprei um Philco ... na verdade comprei um ventilador de 500 reais.. não vale o custo !

    Você compra um Bom ventilador de coluna por 200 reais e um umidificador ultrasonico por 250, é BEM mais negócio.

    Todos eles não passam de um ventilador axial e uma manta que puxa agua de um reservatório e deixa perto do fluxo, é um pouco melhor que um ventilador, mas sinceramente não vale o dinheiro investido.

    []

    sandro
     
  3. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo

    4.549 512 83

    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    olha existe uma pequena confusão com climatização e umidificação

    existe um sistema de climatização chamada evaporativa ,que trabalha com humidade relativa do ar ,retirando calor do ar externo insuflado mecanicamente por um ventilador/exaustor que induz esse mesmo ar a certa velocidade por ranhuras de um trocador de calor evaporativo ou seja agua ao evaporar retira calor do ar ,ao mesmo tempo mantendo o ar interno com uma umidade relativa em torno de 70 a 75 %

    como tudo tem prós e contras aí vai:

    prós: economia significativa de energia em torno de dez vezes menos em relação a um condicionador de janela ou mesmo o split.

    manutenção de custo baixo,simplicidade da parte mecanica ,sendo encontrados todos os componentes com facilidade (para uma eventual manutenção corretiva)

    contras: quebrar paredes pois ele é parecido com um condicionador de janela.se o ambiente a ser climatizado tiver uma area grande, o sistema evaporativo também será grande pois ,na verdade o calculo para a capacidade de conforto é em m/3/h(metros cúbicos/hora) e ele trabalha com volume de ar externo insuflado.Quando o ar externo está quente e com umidade relativa acima dos 60 % o rendimento dele cai ....

    ruido de medio para alto (apesar de todos os modelos terem controle de velocidade ,quanto maior o sistema maior será o ruido,mas com um bom controle de velocidade ,tanto a velocidade do vento como o ruido são minimizados )

    basicamente é isso isso depois poste o resultado de sua consulta ou dúvidas

    um abraço jairo

    se vc quizer saber mais entre no sites

    www.catermo.com.br e www.ecobrisa.com.br
     
  4. rivael-ap

    rivael-ap Usuário

    55 0 6

    Desde 27 Mar 2009
    Goiânia/Goiás/Brasil
    Concordo com o sepacheco, não vale o custo, Compre um ventilador comum e um umidificador ultra-sônico. Mas seria melhor se vc fizesse um inviestimento um pouco maior e comprasse um aparelho de ar condicionado, de preferência split.
     
  5. Júlio Silva

    Júlio Silva Usuário

    27 0 0

    Desde 20 Ago 2008
    BH/MG/Brasil
    Depende de onde vai utilizar.
    Se for em casa, as vezes um climatizador possa atender as suas necessidades, e consumo de eletricidade de um climatizador é 20 vezes menor do que um ar condicionado.
    Agora para um escritório cheio de máquinas e computadores, o melhor mesmo é um ar condicionado.
    Eu tenho um climatizador em casa, o único defeito dele, é que ele faz mais barulho que um ventilador normal, isso se deve pelo fato do mesmo ter que sugar o ar molhado de uma manta. Mas funciona deixa o ar mais úmido e frio.
     
  6. murillorg

    murillorg Usuário

    46 0 0

    Desde 18 Dez 2008
    goiania
  7. cassiomirand

    cassiomirand Usuário

    1 0 0

    Desde 24 Out 2009
    BRASIL
    Comprei o da Philco tbm ,mas parece um ventilador "melhorado" Coloquei até a caixa de gel congelada e a sensaçao de frescor nao mudou em nada.Estou decepcionado com os climatizadores, pois até o da Consul tem colegas que compraram e nao aprovaram inclusive já estão é com defeito.:D
     
  8. bearshare

    bearshare Usuário Ativo

    1.200 10 38

    Desde 24 Out 2005
    Porto Alegre, RS
    Eu tive 2 climatizadores Consul Breeze. Verbo no passado porque ambos apresentaram um defeito grave depois de cerca de um ano de uso: vazamento de água.

    Até apresentar o problema do vazamento, este climatizador foi muito bem aproveitado. Eu o usava em casa, numa sala de 10 m2, com pé direito alto e com janela fechada para o calor do verão não entrar. O funcionamento era silencioso, pois a velocidade mínima era suficiente para manter o ambiente agradável. Enquanto funcionou, foi uma solução muito melhor do que ventiladores de qualquer tipo.

    O outro Consul Breeze está com meu filho, que informou que há pouco tempo o aparelho dele também começou a apresentar vazamento de água.

    Particularmente, apesar do preço caro, acho que se um climatizador for de boa qualidade, vale a pena o preço. Pena que eu comprei este Consul confiando na marca e me decepcionei. Atualmente estou a procura de outra marca de climatizador no mercado.

    Importante: as marcas de climatizadores campeãs de reclamação no site www.reclameaqui.com.br são, pela ordem de mais reclamadas: Komeco, Consul e Nell. As demais marcas ou não constam no ReclameAqui ou tem índice baixissimo de reclamações.

    O que eu procuro atualmente num climatizador, independente de marca e até o momento não encontrei:

    - qualidade dos materiais empregados (hoje vi um aparelho, da marca Fort, cujos rodízios não rodavam!)
    - facilidade de abastecimento de água (a Komeco tem um modelo que é abastecido de água por uma janelinha atrás do aparelho, mas o medidor de nível está na frente do aparelho)
    - facilidade de limpeza do filtro de ar e da tela de tecido. No Consul Breeze, o filtro de ar é facilmente removível. Para remover a tela de tecido, deve-se abrir o aparelho com parafusos e retirar a tela, que está presa com velcro numa moldura plástica. O problema é que uma vez retirada esta tela de tecido, nunca mais se encontra o "jeitinho" correto de prendê-la com o velcro de maneira que não ocorra vazamento de água posteriormente.
     
  9. cris nunes

    cris nunes Usuário

    1 0 0

    Desde 16 Nov 2009
    Jacareí/SP/Brasil
    Também tenho pesquisado bastante antes de adquirir um climatizador, mais tenho a indicação de uma pessoa conhecida que comprou o climatizador Nell para utilizar em seu consultório e ficou bastante satisfeita. Estou insegura por ter visto na internet algumas reclamações.
     
  10. fcmartins

    fcmartins Usuário

    212 4 18

    Desde 4 Fev 2008
    São Paulo - SP
    Aqui na cidade de São Paulo funciona bem, não gosto de ar-condicionado, tenho o Breeze da Consul e não tenho do que reclamar.

    O mais importante na aquisição é saber a umidade relativa do ar no local onde será utilizado. Os próprios fabricantes não recomendam o uso no Norte e no litoral.

    Para saber a umidade do ar, eu uso o site do Canal do Tempo. Não adianta ligar o umidificador se a umidade estiver acima de 75%, nesses casos ele funciona só como ventilador.
     
  11. gustavom

    gustavom Usuário

    97 0 6

    Desde 24 Jun 2009
    brasilia/df/brasil
  12. fcmartins

    fcmartins Usuário

    212 4 18

    Desde 4 Fev 2008
    São Paulo - SP
    Não gasta muita água não, o reservatório do Breeze tem 7 litros de capacidade, eu completo uma 2 vezes por semana.

    No momento, a temperatura em SP está 30°C, com umidade de 45%. Estou ligado com ele na velocidade média há umas 2 horas e acho que não gastou nem meio litro.
     
  13. wernerkai

    wernerkai Usuário

    1 0 0

    Desde 26 Dez 2009
    Bauru/SP/Brasil
  14. bearshare

    bearshare Usuário Ativo

    1.200 10 38

    Desde 24 Out 2005
    Porto Alegre, RS
    Obrigado pela dica, wernerkai! (y)

    Eu ainda tenho o meu Consul Breeze, que está fora de uso devido ao vazamento de água. A dois meses atrás eu comprei um outro modelo da Consul, mas não gostei dele pois o resfriamento do ambiente é inferior ao do Breeze e não tem o ionizador.

    No fim de semana vou tentar colocar em prática tua idéia para o conserto do Breeze. Depois eu posto aqui o resultado. Se der certo, pelo menos não joguei dinheiro fora comprando o novo modelo da Consul, pois posso usar como aquecedor no inverno.
     
  15. bearshare

    bearshare Usuário Ativo

    1.200 10 38

    Desde 24 Out 2005
    Porto Alegre, RS
    Valeu mesmo! Coloquei em prática a tua solução e funcionou! Meu Consul Breeze agora funciona sem vazamentos. Eu só não retirei a mangueira de retorno da água da calha, está sem vazamento apenas devido aos furos na bandeja inferior, que recolhe o excesso de água.
     
  16. Tiolazo

    Tiolazo Usuário

    93 0 0

    Desde 28 Jul 2009
    Monte Sião - MG
    comprei um Consul Breeze ja faz mais de 1 ano, e não passa de um ventilador de luxo. porem faz 10x mais barulho no minimo.

    sai um vnto mais fresquinho, porem ele depende de uma porta/janela aberta perto de sua parte traseira senão fica igual ou pior um ventilador.

    no meu antig quarto era uma janela grande de blindex com 2 basculantes 1 cada lado, e uma porta de madeira, com ele fechado não dava pra usar, mas com a porta aberta ja melhorava.
     
  17. halvaro

    halvaro Usuário Muito Ativo

    5.515 467 63

    Desde 27 Jun 2006
    são josé dos pinhais/pr/br
    Pra variar, como em quase tudo, nos foruns tem a turma que nunca ta satisfeito com nada e mete o pau.

    Tenho amigo que tem o modelo da Consul e gostam bastante, e tb já vi em funcionamento o modelo da Philco e achei excelente, nada a comparar com um simples ventilador, acho que pelo preço cobrado por esse climatizadores, são um excelente custo/ben até pelo baixo consumo.
    Quer melhor, compra um AC e arca com o custo da energia (y)
     
  18. bearshare

    bearshare Usuário Ativo

    1.200 10 38

    Desde 24 Out 2005
    Porto Alegre, RS
    Exatamente (y)

    Eu tenho 2 climatizadores Consul Breeze, A não ser por um problema de vazamento de água, que foi solucionado graças às solução gentilmente postada aqui pelo wernerkai, o aparelho cumpre o que promete.

    Para temperaturas externas de até 35º C, este climatizador Consul é bom. Acho que o pessoal que reclama dos climatizadores não percebe uma coisa: para temperaturas entre 30º C a 35º C, não adianta deixar as janelas abertas, pois assim o calorão da rua toma conta da sala ou quarto, e aí não tem jeito mesmo, só com ar-condicionado pra resolver. Se a janela for mantida fechada. Aí, sim, o climatizador funciona muito melhor do que um ventilador, pois o ar que sai dele é resfriado pela água. Neste caso, o meu climatizador Consul modelo grande mantém uma temperatura ambiente entre 26º C a 31 ºC, o que não seria conseguido com um ventilador.

    Porém, é claro que não se pode comparar um climatizador com um ar-condiconado. Este é outro erro que o pessoal comete: compra uma coisa achando que é outra...

    Um aviso: atualmente a Consul vende também um modelo de climatizador, que eles chamam de "compacto". Não comprem! Eu comprei um e ele é muito inferior ao Consul Breeze, a climatização é muito deficiente. Mesmo para uso no modo aquecimento ele não é bom, pois quando ligado em aquecimento, a ventilação fica bloqueada na velocidade média, que é muito barulhenta e não se pode reduzir a ventilação!
     
  19. luciomello

    luciomello Usuário

    286 0 16

    Desde 17 Dez 2008
    Rio de Janeiro / RJ / BRZ
    ...Mas, com uma dúvida. Como ficam estas gotículas de água jogadas em um ambiente com um home-theater e seus vários equipamentos eletrônicos?

    Estaria eu contribuindo para a ferrugem tomar conta dos meus equipamentos?

    Fortes [ ]'s

    Lucio.
     
  20. mrlopes

    mrlopes Usuário

    10 0 0

    Desde 3 Fev 2010
    Januária/MG
    Eu tenho um breeze também. Faz dois anos que comprei.

    A ideia de humidificar o ambiente é boa em lugares muito secos, pois algumas pessoal até sangram o nariz pelo ressecamento.

    O grande erro é comprar um aparelho desses para um lugar super quente e esperar que ele vai refrigerar o ambiente. Eu tenho um termômetro/higrômetro no quarto e quando ligo meu breeze ha humidade muda em meno de uma hora, mas a temperatura não oscila nem um grau.

    Enchendo ele de água e gelo a sensação térmica na frente dele realmente é perceptível, mas com temperaturas acima de 33º (aqui chega a fazer bem mais que isso a noite) pode esquecer que ele não resolve muita coisa.

    Quando vou durmir eu uso ele a um metro de distância do corpo e cheio de gelo, mas quando o arzinho mais frio que sai dele está refrescando o torax as pernas jé estão sentindo calor de novo e por ai vai. Sentado e com ele fixo no tórax dá para ficar vivo dentro do ambiente, mas ai também já deixou de ser saudável a muito tempo.

    O que eu quero dizer com isso é que o aparelho não substitui de forma alguma o ar condicionado em lugares quentes, mas pode ser usado em conjunto com ele, uma vez que resolve bem a questão da humidade. Pretendo instalar um ar condicionado em breve e não vou desfazer do meu climatizador.

    Aparelhos eletrônicos: tenho usado o climatizador apontado para mim e, consequentemente, para o computador por logos períodos durante esses dois anos e não percebi nenhuma oxidação. E olha que meu computador nunca está com o gabinete fechado... é sempre com as placas expostas.

    Outra coisa: eu vi propagandas de uns aparelhos novos que liberam uma espécie de jato húmido no ar igual os inaladores ultrasônicos (para quem já usou ou conhece) é quase uma forma de aspersão (isso deve dar um diferença perceptível na sensação térmica, para o frio).

    Acredito que esses aparelhos sim podem deixar gotígulas mais perceptíveis, porque os mais antigos, como o breeze que eu tenho, simplesmente forçam o ar a passar por uma manta de tecido humedecido, e ai a humidificação acontece quase em nível molecular, mas também fica mais lenta e a sensação de resfriamento na pele diminue.

    Espero que esse texto enorme seja de alguma forma útil para alguém.