Umidificador e Climatizador, Qual o melhor ?

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por almirf, 10 Ago 2009.

1. almirf

almirf Usuário

19 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos

nao quero comprar ar condicionado e quero um climatizador ou umidificador
    o que recomendam ?

Grato
    Almir

2. sepacheco

sepacheco Usuário

3 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cai na mesma da sua.. comprei um Philco ... na verdade comprei um ventilador de 500 reais.. não vale o custo !

Você compra um Bom ventilador de coluna por 200 reais e um umidificador ultrasonico por 250, é BEM mais negócio.

Todos eles não passam de um ventilador axial e uma manta que puxa agua de um reservatório e deixa perto do fluxo, é um pouco melhor que um ventilador, mas sinceramente não vale o dinheiro investido.

[]

sandro

3. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    olha existe uma pequena confusão com climatização e umidificação

existe um sistema de climatização chamada evaporativa ,que trabalha com humidade relativa do ar ,retirando calor do ar externo insuflado mecanicamente por um ventilador/exaustor que induz esse mesmo ar a certa velocidade por ranhuras de um trocador de calor evaporativo ou seja agua ao evaporar retira calor do ar ,ao mesmo tempo mantendo o ar interno com uma umidade relativa em torno de 70 a 75 %

como tudo tem prós e contras aí vai:

prós: economia significativa de energia em torno de dez vezes menos em relação a um condicionador de janela ou mesmo o split.

manutenção de custo baixo,simplicidade da parte mecanica ,sendo encontrados todos os componentes com facilidade (para uma eventual manutenção corretiva)

contras: quebrar paredes pois ele é parecido com um condicionador de janela.se o ambiente a ser climatizado tiver uma area grande, o sistema evaporativo também será grande pois ,na verdade o calculo para a capacidade de conforto é em m/3/h(metros cúbicos/hora) e ele trabalha com volume de ar externo insuflado.Quando o ar externo está quente e com umidade relativa acima dos 60 % o rendimento dele cai ....

ruido de medio para alto (apesar de todos os modelos terem controle de velocidade ,quanto maior o sistema maior será o ruido,mas com um bom controle de velocidade ,tanto a velocidade do vento como o ruido são minimizados )

basicamente é isso isso depois poste o resultado de sua consulta ou dúvidas

um abraço jairo

se vc quizer saber mais entre no sites

www.catermo.com.br e www.ecobrisa.com.br

4. rivael-ap

rivael-ap Usuário

27 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Concordo com o sepacheco, não vale o custo, Compre um ventilador comum e um umidificador ultra-sônico. Mas seria melhor se vc fizesse um inviestimento um pouco maior e comprasse um aparelho de ar condicionado, de preferência split.

5. Júlio Silva

Júlio Silva Usuário

20 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Depende de onde vai utilizar.
    Se for em casa, as vezes um climatizador possa atender as suas necessidades, e consumo de eletricidade de um climatizador é 20 vezes menor do que um ar condicionado.
    Agora para um escritório cheio de máquinas e computadores, o melhor mesmo é um ar condicionado.
    Eu tenho um climatizador em casa, o único defeito dele, é que ele faz mais barulho que um ventilador normal, isso se deve pelo fato do mesmo ter que sugar o ar molhado de uma manta. Mas funciona deixa o ar mais úmido e frio.

6. murillorg

murillorg Usuário

18 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  7. cassiomirand

cassiomirand Usuário

24 Out 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Comprei o da Philco tbm ,mas parece um ventilador "melhorado" Coloquei até a caixa de gel congelada e a sensaçao de frescor nao mudou em nada.Estou decepcionado com os climatizadores, pois até o da Consul tem colegas que compraram e nao aprovaram inclusive já estão é com defeito.:D

8. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Eu tive 2 climatizadores Consul Breeze. Verbo no passado porque ambos apresentaram um defeito grave depois de cerca de um ano de uso: vazamento de água.

Até apresentar o problema do vazamento, este climatizador foi muito bem aproveitado. Eu o usava em casa, numa sala de 10 m2, com pé direito alto e com janela fechada para o calor do verão não entrar. O funcionamento era silencioso, pois a velocidade mínima era suficiente para manter o ambiente agradável. Enquanto funcionou, foi uma solução muito melhor do que ventiladores de qualquer tipo.

O outro Consul Breeze está com meu filho, que informou que há pouco tempo o aparelho dele também começou a apresentar vazamento de água.

Particularmente, apesar do preço caro, acho que se um climatizador for de boa qualidade, vale a pena o preço. Pena que eu comprei este Consul confiando na marca e me decepcionei. Atualmente estou a procura de outra marca de climatizador no mercado.

Importante: as marcas de climatizadores campeãs de reclamação no site www.reclameaqui.com.br são, pela ordem de mais reclamadas: Komeco, Consul e Nell. As demais marcas ou não constam no ReclameAqui ou tem índice baixissimo de reclamações.

O que eu procuro atualmente num climatizador, independente de marca e até o momento não encontrei:

- qualidade dos materiais empregados (hoje vi um aparelho, da marca Fort, cujos rodízios não rodavam!)
    - facilidade de abastecimento de água (a Komeco tem um modelo que é abastecido de água por uma janelinha atrás do aparelho, mas o medidor de nível está na frente do aparelho)
    - facilidade de limpeza do filtro de ar e da tela de tecido. No Consul Breeze, o filtro de ar é facilmente removível. Para remover a tela de tecido, deve-se abrir o aparelho com parafusos e retirar a tela, que está presa com velcro numa moldura plástica. O problema é que uma vez retirada esta tela de tecido, nunca mais se encontra o "jeitinho" correto de prendê-la com o velcro de maneira que não ocorra vazamento de água posteriormente.

9. cris nunes

cris nunes Usuário

16 Nov 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Também tenho pesquisado bastante antes de adquirir um climatizador, mais tenho a indicação de uma pessoa conhecida que comprou o climatizador Nell para utilizar em seu consultório e ficou bastante satisfeita. Estou insegura por ter visto na internet algumas reclamações.

10. fcmartins

fcmartins Usuário

4 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aqui na cidade de São Paulo funciona bem, não gosto de ar-condicionado, tenho o Breeze da Consul e não tenho do que reclamar.

O mais importante na aquisição é saber a umidade relativa do ar no local onde será utilizado. Os próprios fabricantes não recomendam o uso no Norte e no litoral.

Para saber a umidade do ar, eu uso o site do Canal do Tempo. Não adianta ligar o umidificador se a umidade estiver acima de 75%, nesses casos ele funciona só como ventilador.

11. gustavom

gustavom Usuário

24 Jun 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  12. fcmartins

fcmartins Usuário

4 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não gasta muita água não, o reservatório do Breeze tem 7 litros de capacidade, eu completo uma 2 vezes por semana.

No momento, a temperatura em SP está 30°C, com umidade de 45%. Estou ligado com ele na velocidade média há umas 2 horas e acho que não gastou nem meio litro.

13. wernerkai

wernerkai Usuário

26 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  14. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Obrigado pela dica, wernerkai! (y)

Eu ainda tenho o meu Consul Breeze, que está fora de uso devido ao vazamento de água. A dois meses atrás eu comprei um outro modelo da Consul, mas não gostei dele pois o resfriamento do ambiente é inferior ao do Breeze e não tem o ionizador.

No fim de semana vou tentar colocar em prática tua idéia para o conserto do Breeze. Depois eu posto aqui o resultado. Se der certo, pelo menos não joguei dinheiro fora comprando o novo modelo da Consul, pois posso usar como aquecedor no inverno.

15. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Valeu mesmo! Coloquei em prática a tua solução e funcionou! Meu Consul Breeze agora funciona sem vazamentos. Eu só não retirei a mangueira de retorno da água da calha, está sem vazamento apenas devido aos furos na bandeja inferior, que recolhe o excesso de água.

16. Tiolazo

Tiolazo Usuário

28 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    comprei um Consul Breeze ja faz mais de 1 ano, e não passa de um ventilador de luxo. porem faz 10x mais barulho no minimo.

sai um vnto mais fresquinho, porem ele depende de uma porta/janela aberta perto de sua parte traseira senão fica igual ou pior um ventilador.

no meu antig quarto era uma janela grande de blindex com 2 basculantes 1 cada lado, e uma porta de madeira, com ele fechado não dava pra usar, mas com a porta aberta ja melhorava.

17. halvaro

halvaro Usuário

27 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pra variar, como em quase tudo, nos foruns tem a turma que nunca ta satisfeito com nada e mete o pau.

Tenho amigo que tem o modelo da Consul e gostam bastante, e tb já vi em funcionamento o modelo da Philco e achei excelente, nada a comparar com um simples ventilador, acho que pelo preço cobrado por esse climatizadores, são um excelente custo/ben até pelo baixo consumo.
    Quer melhor, compra um AC e arca com o custo da energia (y)

18. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Exatamente (y)

Eu tenho 2 climatizadores Consul Breeze, A não ser por um problema de vazamento de água, que foi solucionado graças às solução gentilmente postada aqui pelo wernerkai, o aparelho cumpre o que promete.

Para temperaturas externas de até 35º C, este climatizador Consul é bom. Acho que o pessoal que reclama dos climatizadores não percebe uma coisa: para temperaturas entre 30º C a 35º C, não adianta deixar as janelas abertas, pois assim o calorão da rua toma conta da sala ou quarto, e aí não tem jeito mesmo, só com ar-condicionado pra resolver. Se a janela for mantida fechada. Aí, sim, o climatizador funciona muito melhor do que um ventilador, pois o ar que sai dele é resfriado pela água. Neste caso, o meu climatizador Consul modelo grande mantém uma temperatura ambiente entre 26º C a 31 ºC, o que não seria conseguido com um ventilador.

Porém, é claro que não se pode comparar um climatizador com um ar-condiconado. Este é outro erro que o pessoal comete: compra uma coisa achando que é outra...

Um aviso: atualmente a Consul vende também um modelo de climatizador, que eles chamam de "compacto". Não comprem! Eu comprei um e ele é muito inferior ao Consul Breeze, a climatização é muito deficiente. Mesmo para uso no modo aquecimento ele não é bom, pois quando ligado em aquecimento, a ventilação fica bloqueada na velocidade média, que é muito barulhenta e não se pode reduzir a ventilação!

19. luciomello

luciomello Usuário

17 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    ...Mas, com uma dúvida. Como ficam estas gotículas de água jogadas em um ambiente com um home-theater e seus vários equipamentos eletrônicos?

Estaria eu contribuindo para a ferrugem tomar conta dos meus equipamentos?

Fortes [ ]'s

Lucio.

20. mrlopes

mrlopes Usuário

3 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tenho um breeze também. Faz dois anos que comprei.

A ideia de humidificar o ambiente é boa em lugares muito secos, pois algumas pessoal até sangram o nariz pelo ressecamento.

O grande erro é comprar um aparelho desses para um lugar super quente e esperar que ele vai refrigerar o ambiente. Eu tenho um termômetro/higrômetro no quarto e quando ligo meu breeze ha humidade muda em meno de uma hora, mas a temperatura não oscila nem um grau.

Enchendo ele de água e gelo a sensação térmica na frente dele realmente é perceptível, mas com temperaturas acima de 33º (aqui chega a fazer bem mais que isso a noite) pode esquecer que ele não resolve muita coisa.

Quando vou durmir eu uso ele a um metro de distância do corpo e cheio de gelo, mas quando o arzinho mais frio que sai dele está refrescando o torax as pernas jé estão sentindo calor de novo e por ai vai. Sentado e com ele fixo no tórax dá para ficar vivo dentro do ambiente, mas ai também já deixou de ser saudável a muito tempo.

O que eu quero dizer com isso é que o aparelho não substitui de forma alguma o ar condicionado em lugares quentes, mas pode ser usado em conjunto com ele, uma vez que resolve bem a questão da humidade. Pretendo instalar um ar condicionado em breve e não vou desfazer do meu climatizador.

Aparelhos eletrônicos: tenho usado o climatizador apontado para mim e, consequentemente, para o computador por logos períodos durante esses dois anos e não percebi nenhuma oxidação. E olha que meu computador nunca está com o gabinete fechado... é sempre com as placas expostas.

Outra coisa: eu vi propagandas de uns aparelhos novos que liberam uma espécie de jato húmido no ar igual os inaladores ultrasônicos (para quem já usou ou conhece) é quase uma forma de aspersão (isso deve dar um diferença perceptível na sensação térmica, para o frio).

Acredito que esses aparelhos sim podem deixar gotígulas mais perceptíveis, porque os mais antigos, como o breeze que eu tenho, simplesmente forçam o ar a passar por uma manta de tecido humedecido, e ai a humidificação acontece quase em nível molecular, mas também fica mais lenta e a sensação de resfriamento na pele diminue.

Espero que esse texto enorme seja de alguma forma útil para alguém.

Compartilhar esta Página