Viagem de carro de São Paulo-SP a Florianópolis-SC: quem já fez?

Discussão em 'Turismo e Viagens' iniciada por Manauense, 18 Jan 2009.

1. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Estou pretendendo viajar de carro de SP (capital) a SC (Floripa) e gostaria de saber qual o melhor caminho e, também, se é muito complicado.

A economia (ida e volta) com passagens seria de mais de R$ 2.000,00.

2. G00D

G00D Usuário

23 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Depende, depende. São muitas variáveis.

Primeiro: vai passear ou trabalhar?
    Segundo: vai com que carro?
    Terceiro: vai usar qual combustível?
    Quarto: o carro tem seguro?
    Quinto: manutenção está em dia?
    Sexto: vai dirigir sozinho?

Eu fui de São Sebastião (litoral norte de SP) para Registro (litoral Sul de SP passando por Riviera e pela entrada de Santos/Guarujá, Cubatão, etc etc.) e na BR116 houve melhora. A estrada está bem melhor do que era (longe de ser maravilha, mas tá muito melhor) e não sei se já estão cobrando pedágio (quando fui as cabines estavam em fase de construção).

Então responda as variáveis e vou tentar ajudar! :)

3. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    A cerca de 4 anos atrás eu saí do ABC e fui para floripa: Regis (br116) e depois peguei a br101.

Não sei a atual situação, ainda mais com as chuvas (devem ter detonado as estradas) mas tinha uns trechos sem pista dupla (principalmente perto do paraná) que eu achei perigoso.

Aconselho dar pelo menos uma parada e descansar, mesmo se for revezar a direção, pois é bem cansativo.

4. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    168
    Troféus:
    63
    Vai umas 7 a 8 horas de viagem. A BR-116 era uma das rodovias mais importantes e ao mesmo tempo mais maltratadas no Brasil. Mas agora está bem melhor. Basta seguir na BR-116 até Curitiba e depois seguir via Joinville para a BR-101. A parada em Curitiba para almoçar é estratégica. (y)

5. soaresrey

soaresrey Usuário Ativo

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    e se quiser parar em Joinville para conhecer a cidade será muito interessante!
    Nas vezes que fui para floripa comia sempre em joinville!
    o restante o Dennis já disse!(y)

6. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    e se for a turismo, passe no Balneário de Camburiú (e praias próximas, como Bombinhas, circuito inter praias, etc. Se tiver crianças é legal ir no Beto Carreiro (não tenho crianças, mas quem foi falou que é diversão garantida para os pimpolhos).

7. changpo

changpo Usuário

27 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu ja fiz essa viagem 3 vezes, levei entre 8/10 horas em carro 1.0. Na época, a Regis na parte de SP principalmente a região que se passa na grande SP estava horrivel, transito, buracos, depois melhora e vai bem, quando chegar em Registro, logo depois vem a serra, ali é mão dupla e milhares, milhares e milhares de caminhões, muiiito + muiito cuidado, essa é a parte aonde + acontece acidentes, por ela que se chama Rodovia da Morte + depois da serra, ainda tem um trecho mão dupla e depois vira mão unica de novo em Curitiba e depois a Br 101 vai mão unica até Florianopolis de boa, pista boa, + devido aos estragos da chuva que aconteceu em Santa Catarina, a rodovia sofreu e muito, sendo fechada varias vezes, ai ja não sei como esta atualmente. Atualmente a parte de SP a Regis com a privatização dizem que melhorou bastante sim, e parece que ja esta sendo cobrado o pedágio algo em torno de R$1.10 acho eu. Se for viajar a noite muito cuidado e atenção e preferivel revezar com + alguem ai fica de boa!!! A (y)

8. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Primeiro: vai passear ou trabalhar?
    Segundo: vai com que carro?
    Terceiro: vai usar qual combustível?
    Quarto: o carro tem seguro?
    Quinto: manutenção está em dia?
    Sexto: vai dirigir sozinho?

Irei a passeio, carro alugado (Localiza), provavelmente um Fiat Idea 1.4 e minha esposa e filhos estarão comigo. Eu tenho receio exatamente da Regis Bitencourt ("Rodovia da Morte").

9. pmarcal

pmarcal tlhIngan jIH

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Pelo jeito você está indo a passeio.

Apesar da distância não ser muito longa, a viagem é cansativa. Mesmo que o tempo esteja bom, é praticamente impossível você não pegar chuva no caminho.
    Eu já fiz essa viagem uma dezena de vezes e, se fosse a passeio faria com calma, e passearia mais.

Sairia bem cedo (madrugada) no primeiro dia e passaria no PETAR (Caverna do Diabo). Depois seguiria até Curitiba e ficaria uma noite em hotel pra jantar no Bairro da Santa felicidade.
    No segundo dia seguiria pra Floripa, dando uma passadinha por Porto Belo pra conhecer o Museu da Família Schurmann.

Se você ainda não locou o carro, semana passada eu fui pra serra Gaúcha e peguei um carro com a MOVIDA. Mais barato e com uma frota melhor que a da Localiza. Quem fez a reserva pra mim foi o pessoal do Renato_CWB.

Agora se você vai fazer a viagem direto, o caminho é o que o Dennis explicou. Mas se você não for almoçar em Curitiba, uns 30 km antes tem um anel viário que passa por fora da cidade e te deixa depois de S. José dos Pinhais.

10. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Eu irei a passeio mesmo, mas, apesar de isso acontecer somente por volta de 26 de dezembro de 2009, quero obter todas as informações antes.

Moro em Manaus-AM e gasto MUITO dinheiro com passagens aéreas (eu, esposa e 2 filhos com mais de 12 anos). Apenas para que se tenha uma noção dos gastos, o menor preço de passagem (IDA) de Manaus-AM para São Paulo-SP é de R$ 685,00 (x 4). De São Paulo a Floripa são R$ 290,00 (x 8, ida e volta).

Se eu for de carro de SP a Floripa irei economizar mais de R$ 2.300,00 com passagens.

Eu já viajei de Porto Alegre a Gramado, saindo do aeroporto, de carro e, depois, de Gramado a Floripa, também de carro.

Agora em janeiro fui de Floripa até Joinville de carro. Conheço bem a região de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Brusque e Blumenau.

11. pmarcal

pmarcal tlhIngan jIH

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Então fica mais fácil.
    Manda uma MP pro Renato_CWB, quem sabe ele consegue preços melhores.
    Abraço.

12. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Depois de conferir os vídeos constantes dos links abaixo eu fiquei com MUITO medo de viajar de carro de SP a SC.

Eis os vídeos:

[http://br.youtube.com/watch?v=0CMHrAHbI84]

[http://74.125.113.132/search?q=cach...aulo a curitiba&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=14&gl=br]

[http://br.youtube.com/watch?v=jarxxwIuYJo&feature=related]

Será que após a privatização dessa rodovia melhorou a situação? Caso não tenha havido melhora, para não correr risco de acidentes com a minha família, viajarei de carro de Curitiba-PR a Florianópolis-SC.

13. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

30 Ago 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Olha, o pior dessa viagem é justamente a descida da serra depois de Curitiba... evite a descida com tempo ruim...
    Eu tenho um azar do kacete ali.. sempre pego chuva e movimento infernal (já fiz POA-São Paulo e POA-Jaú/SP umas 10 vezes)...

14. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Dennis:

Você viajou recentemente pela Régis Bittencourt?

15. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Está bem melhor em que, especificamente?

16. jgonc

jgonc Usuário

27 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    eu prefiro gastar os 2300,00 a mais do que por a minha familia em risco numa estrada desconhecida e perigosa.

17. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    É exatamente nisso que estou pensando. Os riscos de dirigir numa rodovia ruim.

18. JaymeNunes

JaymeNunes Usuário

25 Out 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Manauense,

fiz este trajeto no começo deste mês e realmente a estrada está bem melhor, quase totalmente duplicada, não há aquelas crateras de arrebentar rodas e pneus mas ainda é uma estrada antiga com um tráfego pesado de caminhões e portanto, demanda cautela.

Eu vou quase anualmente de Sampa pra Floripa e minha opção, se não quiser para em nenhuma cidade pelo caminho, é:

- sempre prefiro sair de SP por volta das 6h00, deste modo ganhando quase 1 h só por evitar o tráfego da manhã em São Paulo, paro na metade do caminho pra Ctba (200-220 km) onde há 2 ou 3 bons postos de serviços, tomo o café da manhã e aproveito pra completar o tanque. Chego em Ctba por volta das 10h30 e contorno a cidade por fora direto pelo anel viário pegando a BR101 em SJ dos Pinhais. Paro para almoço no Posto Rudnick, próximo a Joinville, reabasteço e dai direto pra Floripa, chegando por volta de 15h00.

Apenas não recomendo a viagem entre Sampa e Ctba sob chuva já que ainda existe uma máfia de guincheiros na altura de Barra do Turvo que costuma jogar óleo diesel na pista. Em minha viagem de ida (sob chuva) em um trecho de 5 km, havia 5 acidentes devido a derrapagens, por sorte nenhum com gravidade mas, dos cinco, quatro iam precisar dos serviços de guincho.

sds, Jayme

19. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Muito obrigado pelas informações.

Compartilhar esta Página