VIDA ÚTIL DE UM DVD PLAYER

Discussão em 'DVD, HD-DVD, LD Players e Players Híbridos' iniciada por augusto cesar, 14 Jun 2005.

1. augusto cesar

augusto cesar Desligado

22 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caros colégas,

Será que alguém estaria habilitado a informar qual é a vida útil média de um DVD player ?

O uso de DVD's RW pode comprometer a vida ultil de um player ou isto é "enrolation" para desestimular a pirataria?

Minha pergunta tem como objetivo prever qual é o tempo que me restaria para usufruir do Panasonic RP62 que acabei de adquirir e cujo ano de fabricação é 2002 e made in Japan e adquirido se não me engano em 2003! Este player aparenta excelente estado de conservação se considerada a seu aspecto externo e a sua origem!

Minha preocupação se deve ao fato de que já li relato aqui no forum de um coléga afirmando que o seu player "morreu" com dois anos de utlização!Isto seria uma lástima, pois ainda pretendo conectar este RP62 em PS em uma HDTV ready Wide Screem e foi pensando nisto que o comprei, mas preciso de ao menos uns 06 meses para isto!

Sei que esta vida útil estará condicionada a diversas variáveis, mas minha pergunta seria sobre a expectativa de duração de um player que rode em média uns 30 filmes por mês!

Outra questão seria referente a qual ou quais os componente(s) de um player está mais sujeito a desgaste e se pode ser substituido com facilidade! Suponho que seja o leitor optico !

O que vocês acham ? Se tenho um RP62 que e seu leitor optico chega ao final de seu ciclo e eu após pesar os prós e contras do custo desta substituição e constatando sua viabilidade decido pela troca apesar do custo elevado deste haveria com esta substituição alguma perda na qualidade da imagem do player ou eu continuaria a ter o mesmo desempenho? Seriam as assistências técnicas da Panasonic no Brasil capacitadas a fazer esta substituição com eficiência para que as características do player sejam preservadas?

Acredito que players com a reputação destes Panasonics e outros já citados aqui no forum, valha a pena investir se não ouver esta perda de desempenho e se com isto se conseguir usufruir de seu execelente desempenho por mais alguns anos!
    Grato por qualquer informação!

Abraço

2. voni

voni Membro

24 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Augusto,

acho que vc pode ficar despreocupado com relação ao seu RP62, pois, ele é japa... muito diferente do meu RV32BR de Brasil que com 18 meses de uso foi pro saco... as vezes a "mardita" mensagem HO7 aparece e as vezes não, ou seja, fica difícil saber se vc vai conseguir ver um filme inteiro, porém, hoje tenho outro player e não tenho mais este problema.

Voni.

3. augusto cesar

augusto cesar Desligado

22 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Voni,

Acredito também que por ser um player made in japan, este RP62 tenha uma durabilidade maior que outros fabricados para mercados cujos fabricantes tratam com descaso infelismente, como a nossa velha América Latina, mas ainda assim eu gostaria de saber qual é a expectativa de durabilidade de um player e de seus principais componentes!

A segunda quastão que gostaria de ver exclarecida, é se os DVD's RW aceleram ou não o desgaste do leitor optico !

Abração e grato por sua colaboração! (y)

4. sdassis

sdassis Usuário

13 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Acho que você está se preocupando a toa, mesmo quem teve o falecimento precoce de seu player não pode generalizar, foi um caso raro.

O meu player já é bem veinho compradado com o seu, comprei ele no final de 1999 e ele está aqui vivinho da silva, é lógico que não roda nenhuma dessas mídias alternativas que tem por aí, mas com mídias originais ele ainda está amandando bem.

É um sony s530d! Portanto seu RP62 deve ainda ter um bom tempo de vida para lhe proporcionar muita diversão.

Agora que mídias alternativas danificam o leitor do player, já li relatos dizendo que sim e outros dizendo que não. Mas como o meu não lê mesmo, nunca testei e no seu caso em que o player lê, seria pridente evitar.

5. augusto cesar

augusto cesar Desligado

22 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bom saber que um player adquirido em 1999 ainda funciona regularmente, isto responde a minha dúvida e mostra que aqueles casos envolvendo players que morreram com dois anos, é exceção!

Quanto ao uso de DVD's RW danificar ou não o leitor optico, eu vou buscar maiores informações aqui mesmo no forum sobre esta polêmica!

Abraço

6. sdassis

sdassis Usuário

13 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  7. fbraghetto

fbraghetto Moderador HTForum

19 Nov 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Eu ja usei mais de 1000 DVDs fácil fácil em alguns anos... uso ele todo dia e nunca deu nada :D

8. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    38
    Normalmente a vida útil de um cd ou dvd player é de 10 anos....

Depois disso tem os desgastes do canhao[azimute],do proprio feixe de leiser

e mecanismo da bandeija.Ja ví ,cdplayer ainda em condiçoes no lixo nos u s a .

video -cassete nem conto.....ainda pronto pra funcionar....

Ricardo.

9. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    38
    F bragheto,

tira esse troço de b i w aí de baixo.Com essa etiqueta aí eu nao volto mais pra voce nao.

Descaracteriza suas posiçoes.....

RICARDO.

10. carlos_camardella

carlos_camardella Usuário

29 Dez 2004
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    0
    O que está escrito na página do Timi é a mais pura verdade. CDs e DVDs piratas PODEM estragar o aparelho sim, mas CDs e DVDs gravados na sua casa, com mídia de boa qualidade e em baixa velocidade não vão causar estragos, a menos que seu gravador esteja bichado. CDs e DVDs ruins, sejam piratas, sejam originais, forçam demais as 3 bobinas de foco e alinhamento do conjunto ótico, que ficam tentando acertar o foco todo o tempo da reprodução, quando em discos bons esse trabalho é minorado.

No que tange ao tempo de vida, o diodo laser é um semicondutor que por excitação elétrica gera luz, no caso do laser é luz coerente, de um único comprimento de onda (ou freqüência), e este tipo de diodo se desgasta mais que um diodo do tipo LED.

As primeiras gerações de CD players tinham uma vida média de 1000 horas, já a partir da 3a geração apareceram diodos com mais de 3000 horas, e os melhores são de 7000 horas. Já na primeira geração de DVD players havia diodos de 2000 e 7000 horas, os primeiros são os usados nos DVDs "tropicalizados" (pela Gradiente e outras marcas conhecidas) bem como aquelas marcas obscuras que volta e meia aparecem nas Casas Bahia e Ponto Frio (tipo um Crown, SVA, etc.).

Em resumo, pra saber se seu DVD vai durar, ou você descobre qual é a unidade ótica usada ou então se garante e compra um da Pioneer, Marantz, Denon, que só usam unidades de primeira, ou um Sony, Philips, Toshiba, etc. que não sejam Made in Malasia, Taiwan, por aí. Mas os que vêm pra cá, principalmente os achatadinhos, sei não, é tudo fabricado pela LG e Sansung, bem barratinho. Se é pra não gastar muito eu iria direto para os da Pioneer.

Abraços,
    C.A.

11. eWalker

eWalker Vice-Presidente

24 Ago 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Augusto, qto ao uso deste seu RP62, pode ficar tranquilo, se eu usei 4 DVDs por mês na média foi muito. Resumo: se ele tem 150 horas de uso é muito! sobram aprox. 6850 horas pra vc usar!! :D

12. mglimabh

mglimabh Usuário Ativo

5 Jun 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    O meu dvd pioneer 414 comprado em 1999 ainda funciona perfeitamente. Depois dele tive o 363K e agora com o 578A. So troquei porque gravo muito dvd-r e rw e o 414 tinha problema com alguns, o que é bastante normal, em vista que na epoca ainda nem tinha dvd gravavel em casa e a propria pioneer diz nao dar suporte a dvdr...

Mas ele funciona muito bem ate hoje, e por incrivel que pareça, tem a imagem melhor do que os outros 2 mais novos... Em videocomposto é assim... Nunca testei o 414 em component...

13. augusto cesar

augusto cesar Desligado

22 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

E aí eWalker ! (y)

É que nunca fiquei com um player por mais de 06 meses e também nunca me preocupei com este detalhe da vida útil. Agora que consegui este RP62 é que eu fui levantar esta bola, porquê desejo que el dure muito tempo mesmo!

Só devo sair dele quando puder adquirir um dos futuros players HD, e isto só Deus é quem sabe quando será! Ainda assim, se ele estiver em perfeitas condições até lá, eu vou pensar muito antes de me desfazer do moleque!

Realmente é visível que o seu ex RP62 foi mesmo pouco utilizado! :D

Abração

Augusto

Compartilhar esta Página