PDA

Ver Versão Completa : Chave geral cai quando ligo o cabo da NET no decodificador

sergioi
26-04-2009, 20:18
Está acontecendo uma coisa muito estranha aqui em casa:

Instalei a NET em meu HT, logo de primeira caiu a chave. Depois de várias quedas, tirei o aterramento de todo o meu sistema e funciou.

Hoje fazendo mais testes descobri, quando tudo está aterrado (Uso um Filtro de Linha APC), assim que ligo o cabo da NET no decodificador(ligado ou desligado da tomada) cai a chave geral. Agora vem a pergunta, como pode isso se o decodificador nem tem aterramento?

Não entendo nada de eletricidade, alguém poderia me dar uma luz? Será que o aparelho tem defeito? O meu decoder é dos novos da Philips que tem controles na frente e saídas de aúdio SPDIF e vídeo Composto. Apesar de não enteder nada de elétrica, que cargas d'agua o cabo da NET tem a ver com o Aterramento?? :confused: Tenho outros 2 decoder ligados sem nenhum problema, porém com decoders da RCA.

Grato por qualquer ajuda.

Miro Teixeira
26-04-2009, 20:49
Vou arriscar:

O decoder não possui aterramento, mas o cabo da Net chega na sua casa aterrado. O problema pode estar no seu aterramento, já que vc disse que sem o aterramento funciona. A possível causa é que o aterramento da Net entra em curto com o seu aterramento, aí desliga tudo. Mas é só suposição minha, é melhor chamar um técnico:legal:

marcoantonio
26-04-2009, 20:53
Vou arriscar:

A possível causa é que o aterramento da Net entra em curto com o seu aterramento, aí desliga tudo. Mas é só suposição minha, é melhor chamar um técnico:legal:

Também acho que é extamente isso. Elimina o terra dos equipamentos e acho que dará certo. Está havendo um loop de terra ocasionado pelo terra do cabo da net.

trosk
26-04-2009, 22:09
eu acho melhor deixar boa parte dos aparelhos desligados e chamar um técnico.

pode até mesmo estar ocorrendo um curto como o mirobteixeira mencionou (não é a mesma coisa que loop de terra).

sergioi
26-04-2009, 23:43
Bom, provavelmente a NET não resolverá meu problema pela "ótimas" experiências que tenho com ela.

Alguém aqui recomenda um bom eletricista? Sou de São Paulo capital e eu não conheço nenhum bom suficiente para este serviço.

Grato,

PHFogaca
27-04-2009, 00:19
Olá Sergioi...

Também tenho esse mesmo problema com a NET...Porém meu conversor é RCA. A diferença é que qdo apenas ele está ligado ao HT, funciona normalmente. Porém, qdo conecto os sinais de áudio e vídeo (RCA e HDMI) provenientes do computador, o DR desarma instantaneamente. Já entrei em contato com a central de atendimento da NET e eles me informam que a instalação não apresenta problemas. Já vieram dois técnicos da NET aqui e não conseguiram nem sequer dar uma opinião sobre o problema.

Estou buscando soluções técnicas com outros profissionais da área.

Veremos...

[]s!

sergioi
27-04-2009, 08:55
Olá Sergioi...

Também tenho esse mesmo problema com a NET...Porém meu conversor é RCA. A diferença é que qdo apenas ele está ligado ao HT, funciona normalmente. Porém, qdo conecto os sinais de áudio e vídeo (RCA e HDMI) provenientes do computador, o DR desarma instantaneamente. Já entrei em contato com a central de atendimento da NET e eles me informam que a instalação não apresenta problemas. Já vieram dois técnicos da NET aqui e não conseguiram nem sequer dar uma opinião sobre o problema.

Estou buscando soluções técnicas com outros profissionais da área.

Veremos...

[]s!

Nossa, vejo que não sou somente eu mesmo... Vou até fazer o teste, pois também tenho um HTPC que está ligado via HDMI.

Eu já ia testar com um decoderda RCA que tenho também, mas pelo jeito, acho eu que é problema de algum "curto".

Estou em busca de profissionais que possam me ajudar, caso alguém tenha algum contato à recomendar eu agradeço.

Karlson
27-04-2009, 10:36
Sergioi

Este é o que chamamos de "defasagem de alimentação" e como você não tem conhecimento técnico de instalação elétrica, recomendo com urgência o serviço de um bom eletricista para corrigir este problema que é bem simples de solucionar.
Um bom manual grátis esta neste link: http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/pdf/_manualdeinstalacaoeletricaresidencial.arquivopdf. pdf

Mas há outra solução se o problema é apenas entre o cabeamento da Net e os seus equipamentos de vídeo e áudio.
Compre e instale um Módulo Isolador Estabilizado, que compõem de um transformador isolador com circuito de estabilização de tensão. Há vários no mercado, apenas escolha o que suporta à demanda dos seu aparelhos. Conecte os aparelhos de vídeo que estão causando o problema no Estabilizador.

Veja o site da BMI é um bom aparelho o único problema é que ele tem uma ventoinha ruidosa para os padrões audiófilo, solucionei o problema trocando de ventoinha e adicionado um circuito de termo-controle de PC que controla a velocidade da ventoinha em função da temperatura. Mas pode instalá-lo distante da sua sala de audição, apenas estendendo s cabos da alimentação até os seus aparelhos.
http://www.bmi.com.br/

http://www.bmi.com.br/produtos_modulos_de_isolacao.php
Faq como dimensionar o Estabilizador.
http://www.bmi.com.br/duvidas_frequentes_estabilizador.php

Agora aos colegas que somente o excelente satisfaz.:riso:
Indico o APC AV.
http://www.apc.com/products/apcav/index.cfm

[]s.
Karlson

sergioi
27-04-2009, 11:41
Sergioi

Este é o que chamamos de "defasagem de alimentação" e como você não tem conhecimento técnico de instalação elétrica, recomendo com urgência o serviço de um bom eletricista para corrigir este problema que é bem simples de solucionar.
Um bom manual grátis esta neste link: http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/pdf/_manualdeinstalacaoeletricaresidencial.arquivopdf. pdf

Mas há outra solução se o problema é apenas entre o cabeamento da Net e os seus equipamentos de vídeo e áudio.
Compre e instale um Módulo Isolador Estabilizado, que compõem de um transformador isolador com circuito de estabilização de tensão. Há vários no mercado, apenas escolha o que suporta à demanda dos seu aparelhos. Conecte os aparelhos de vídeo que estão causando o problema no Estabilizador.

Veja o site da BMI é um bom aparelho o único problema é que ele tem uma ventoinha ruidosa para os padrões audiófilo, solucionei o problema trocando de ventoinha e adicionado um circuito de termo-controle de PC que controla a velocidade da ventoinha em função da temperatura. Mas pode instalá-lo distante da sua sala de audição, apenas estendendo s cabos da alimentação até os seus aparelhos.
http://www.bmi.com.br/

http://www.bmi.com.br/produtos_modulos_de_isolacao.php
Faq como dimensionar o Estabilizador.
http://www.bmi.com.br/duvidas_frequentes_estabilizador.php

Agora aos colegas que somente o excelente satisfaz.:riso:
Indico o APC AV.
http://www.apc.com/products/apcav/index.cfm

[]s.
Karlson

Muito grato pelas explicações, é vou testar, se realmente for somente o HTPC, vou colocar ele em um modulo isolador deste somente nele.

sergioi
29-04-2009, 16:22
Fiz mais alguns testes, realmente é algum problema de aterramento, somente quando tenho ligados ou minha Plasma e/ou meu HTPC que são os únicos equipamentos com o pino de terra.

Agora vem a pergunta, este loop do terra é normal? Se negativo onde pode estar o problema neste caso?

Cheguei a pensar em comprar um equipamento isolador, mas meu prédio é novo com todas as tomadas aterradas, acredito que isso não deveria acontecer. Alguém teria uma opnião/sugestão? Quais maiores riscos que corro se deixar sem o terra no HTPC e Televisão?

Grato a todos pela ajuda.

Karlson
29-04-2009, 16:55
Sergio se você tem certeza de serem apenas as ligações do seu Plasma e HTPC com as fases invertida. OK. Tem certeza?

Se sim agora vem a parte eletrizante.:D

Você precisa de um multímetro ou uma lâmpada (veja o manual em pdf de um post anterior) outra opção um eletricista, seria o melhor.

Procedimento:
1.Vá até uma tomada que não esteja com problema de alimentação aos seus equipamentos e meça a partir do pino central as tensões e anote.

2.Realize o procedimento nas tomadas com o problema.

3.Desligue a chave geral e altere o cabeamento da tomadas com a fiação invertidas para que fiquem idênticas as sem o problema.

Atenção: tome todos os cuidados! :aiai:

Tem um a aparelho barato que pode checar as fases da sua instalação.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=92648916_5007.jpg&v=P
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92648916-testador-de-tomadas-110v-fase-neutro-terra-rede-multimetro-_JM

Ou melhor tem um multimetro que poderá ser muito útil é automático e ao custo de um cd importado.

http://www.policompre.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=310

http://www.policompre.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_310_DM-333-350x350.jpg

Têm outro mais barato na página mas não é automático. Custo de R$ 45,00 são aparelhos da LG.

Palavra final: Boa sorte e muito cuidado com a sua segurança!

Karlson

marcoantonio
30-04-2009, 10:48
Sérgio,

Entre em contato com o Knirsch, tenho certeza que ele poderá te dar ótimos conselhos.

http://www.byknirsch.com.br/faleconosco.shtml

_rau_
30-04-2009, 11:02
Provavelmente o que tá acontecendo é uma fuga elevada à terra, esse é o modo que o DR desarma. O cabo da net possui aterramento e os filtros internos da fonte do decoder possuem capacitores referenciados em cima da linha de aterramento. Se há um vazemento de corrente elevado para a Terra, o DR irá desarmar com certeza. Esse limiar não deve passar muito de 15mA, já que um DR com sensibilidade de 30mA pode disparar a partir de 50% da sua corrente de fuga nominal, 30mA.

Esse povo de suporte é desqualificado mesmo! Basta um bom multimetro pra medir esse corrente de fuga ai...

Procure ver se a fuga ocorre quando vc liga só a TV ou seu HTPC em um aterramento, pq esses podem estar apresentando fuga tb. A somatoria de todas as fugas podem fazer o DR desarmar. As vezes um simples troca de capacitores "Y" resolve o problema.

PHFogaca
02-05-2009, 00:42
Fiz mais alguns testes, realmente é algum problema de aterramento, somente quando tenho ligados ou minha Plasma e/ou meu HTPC que são os únicos equipamentos com o pino de terra.

Agora vem a pergunta, este loop do terra é normal? Se negativo onde pode estar o problema neste caso?

Cheguei a pensar em comprar um equipamento isolador, mas meu prédio é novo com todas as tomadas aterradas, acredito que isso não deveria acontecer. Alguém teria uma opnião/sugestão? Quais maiores riscos que corro se deixar sem o terra no HTPC e Televisão?

Grato a todos pela ajuda.

Fala Sergio...

Então, estive lendo algumas respostas postadas por aqui e achei bem interessantes...até já encomendei um multiteste para fazer algumas verificações na minha instalação...
Por coincidencia, meu ap também é novo e tem a instalação elétrica já com o terceiro pino (terra) em todas as tomadas...tudo aterrado!

Estive consultando um pessoal amigo meu que trabalha com instalações elétricas indústriais a respeito do assunto...eles me disseram que pode ser fuga de corrente na fonte do PC...:aiai: Mas o que não consigo "processar" é que, quando conecto os sinais do PC (audio e vídeo) ao meu Receiver, com o cabo coaxial da NET desligado, tudo funciona perfeitamente !!! Bastou conectar o cabo da NET no decoder ou no modem (tenho virtua aqui) que o DR desarma na hora !!

Com certeza estou tendo uma fuga de corrente..mas o que a instalação no prédio da NET poderia causar ao meu sistema de aterramento para esse valor de corrente chegar a desarmar a proteção ???

Utilizo filtros de linha da SMS tanto para o PC quanto para os componentes do HT...receiver, DVD, Play, TV LCD etc...

Continuo aceitando sugestões....

Obrigado a todos !

[]s

sergioi
02-05-2009, 10:04
Fala Sergio...

Então, estive lendo algumas respostas postadas por aqui e achei bem interessantes...até já encomendei um multiteste para fazer algumas verificações na minha instalação...
Por coincidencia, meu ap também é novo e tem a instalação elétrica já com o terceiro pino (terra) em todas as tomadas...tudo aterrado!

Estive consultando um pessoal amigo meu que trabalha com instalações elétricas indústriais a respeito do assunto...eles me disseram que pode ser fuga de corrente na fonte do PC...:aiai: Mas o que não consigo "processar" é que, quando conecto os sinais do PC (audio e vídeo) ao meu Receiver, com o cabo coaxial da NET desligado, tudo funciona perfeitamente !!! Bastou conectar o cabo da NET no decoder ou no modem (tenho virtua aqui) que o DR desarma na hora !!

Com certeza estou tendo uma fuga de corrente..mas o que a instalação no prédio da NET poderia causar ao meu sistema de aterramento para esse valor de corrente chegar a desarmar a proteção ???

Utilizo filtros de linha da SMS tanto para o PC quanto para os componentes do HT...receiver, DVD, Play, TV LCD etc...

Obrigado a todos !

[]s

Poxa realmente muito estranho PHFogaca.

Seu sistema tem mais algum equipamento aterrado? Pois tenho o Computador e a TV aterrados, no meu caso mesmo com o computador desligado da tomada e a TV ligada também cai a chave quando ligo o cabo da NET.

Karlson
02-05-2009, 10:47
Pessoal leiam estes tópicos poderão esclarecer as suas dúvidas....

ou não...

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=962875&postcount=596
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=68212&page=2

Bom Feriado.

[]s,

Karlson

PHFogaca
02-05-2009, 20:42
Pessoal leiam estes tópicos poderão esclarecer as suas dúvidas....

ou não...

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=962875&postcount=596
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=68212&page=2

Bom Feriado.

[]s,

Karlson

Obrigado Karlson pelas indicações...

Porém, após ler todo o tópico, vi que não existe uma "unanimidade" com relação a possível solução do problema...

Mas, de qualquer forma, no próximo final de semana vou procurar fazer todos os testes citados no tópico, e ver, se em algum deles, obtenho sucesso na solução do problema citado...

Bom feriadão!

[]s!

_rau_
02-05-2009, 21:11
Fala Sergio...

Obrigado a todos !

[]s

Como eu falei, o cabo da net é aterrado, toda malha ao redor do cabo é aterrada e logo aterra a carcaça do receptor onde capacitores estão referenciados nesse terra e é provavelmente onde está a fuga. Provavelmente quem tá com fuga é o receptor da NET através do aterramento da NET. Como o receptor só é aterrado por meio da malha do cabo, logo assim q vc o conecta, há fuga à terra. Daí concluímos que o causador do problema é o receptor da NET! Ou então o aterramento das suas tomadas está ruim ou inexistente, fio desconectado, dai quando vc liga o cabo do receptor da NET, que está ligado ao seu computador tb por meio de outros cabos de video, o aterramento do PC passará a ser o mesmo da NET. Todo cabo de audio e video está atado na carcaça do equipamento, que é aterrada, nesse caso o receptor estaria fazendo o papel de caminho ao fio terra.

Pra mim a hipótese de que o problema é com fuga de corrente à terra pelo receptor da NET é a mais plausível! Se vc liga se PC numa tomada sabidamente aterrada e tudo fica normal, o problema é no receptor da NET é ponto final!

PHFogaca
02-05-2009, 23:10
Poxa realmente muito estranho PHFogaca.

Seu sistema tem mais algum equipamento aterrado? Pois tenho o Computador e a TV aterrados, no meu caso mesmo com o computador desligado da tomada e a TV ligada também cai a chave quando ligo o cabo da NET.

Fala Sergio,

Como havia citado em um dos posts anteriores, tanto para o PC, quanto para os componentes do home, utilizo filtros de linha SMS que estão devidamente aterrados as tomadas. Porém, os componentes do HT não tem pino terra, exceto a TV ( mas o mesmo não está conectado ao terra).

Já no PC, todos os componentes tem pino terra...Apenas a fonte (que tem PFC ativo) não passa pelo estabilizador, o restante, impressora, modem, monitor, multimidia, todos "passam" pelo estabilizador e depois no filtro de linha.

Hoje, utilizo meu sistema sem "interliga-lo" como planejei...O interessante é que, o cabo da NET (uma "extensão" do mesmo que vai ao decoder) está conectado ao modem no PC e funciona normalmente, não desarma o DR.

Apenas qdo tento interligar os dois conjuntos com o cabo conectado ao decoder é que tenho essa grande chateação.

No próximo final de semana estarei em casa e vou fazer alguns testes...estou viajando a trabalho e não tive "tempo" de verdade para verificar todas as possibilidades...

Bom feriado !

[]s !

PHFogaca
02-05-2009, 23:27
Como eu falei, o cabo da net é aterrado, toda malha ao redor do cabo é aterrada e logo aterra a carcaça do receptor onde capacitores estão referenciados nesse terra e é provavelmente onde está a fuga. Provavelmente quem tá com fuga é o receptor da NET através do aterramento da NET. Como o receptor só é aterrado por meio da malha do cabo, logo assim q vc o conecta, há fuga à terra. Daí concluímos que o causador do problema é o receptor da NET! Ou então o aterramento das suas tomadas está ruim ou inexistente, fio desconectado, dai quando vc liga o cabo do receptor da NET, que está ligado ao seu computador tb por meio de outros cabos de video, o aterramento do PC passará a ser o mesmo da NET. Todo cabo de audio e video está atado na carcaça do equipamento, que é aterrada, nesse caso o receptor estaria fazendo o papel de caminho ao fio terra.

Pra mim a hipótese de que o problema é com fuga de corrente à terra pelo receptor da NET é a mais plausível! Se vc liga se PC numa tomada sabidamente aterrada e tudo fica normal, o problema é no receptor da NET é ponto final!

Boa noite Rau,

Essa na minha opinião, é a mais provável, ou talvez, a única causa do meu problema. Já que como citei antes, sem o cabo da NET tudo vai "de vento em popa" (inclusive com a outra "ponta" do cabo da NET conectada ao modem do PC).

Mas, o pessoal de NET já mandou duas "equipes" de técnicos para solucionar o problema e nehum deles sequer sugeriu algo...Só alegam que, se a TV, Virtua e Tel funcionam, o resto não é problema deles!!!:briga:

Por isso resolvi sair em busca de ajuda para resover o problema sozinho.

Então, estou buscando uma saída para "bloquear" essa fuga de corrente do decoder deles e utilizar todo meu sistema como gostaria.

O PC e o HT estão ligados a tomadas distintas, porém, teóricamente, ligadas ao mesmo terra. Utilizar um filtro com suporte ao cabo coaxial no HT resolveria algo ? Ou procurar por um trafo isolador para o cabo da NET (li isso num outro tópico aqui do forum...no caso, resolveu o problema).

Veremos....por enquanto, muito obrigado !

[]s!

_rau_
03-05-2009, 11:23
Olha, eu não sei como que funciona a fonte de alimentação do receptor da NET, mas provavelmente há capacitores referenciados no aterramento. São geralmente pequenos capacitores de cor azul tipo Y. Provavelmente a fuga tá acontecendo neles. Geralment fica um entre Fase-Terra e outro entre Neutro-Terra. O ideal seria abrir o receptor e ver se na su fonte há esses capacitores e elimina-los pra motivo de teste. Se resolver, é só trocar por outros. Mas qualquer componente interno que faça referenciameto dos condutores do circuito (Fase-Neutro) em cima do aterramento, pode apresentr fugas.

O meu receptor sky apresenta uma fuga para a terra de 0.5mA em média. Um DR instalado na caixa geral geralmente tem sensibilidade de 30mA ou seja, o limiar de disparo máximo dele é de 30mA, não podendo haver fuga acima desse valor. Mas por norma, o DR pode disparar desde metade da sua sensibilidade máxima, mas na pratica isso fica em torno de 75-100% da sensibilidade nominal. Via de regra, pra um DR de 30mA, a instalação não deveria apresentar uma fuga acima de 15mA.

Um PC típico apresenta fuga de mais ou menos 1,2mA, chuveiros comuns depende da resitividade da água e sua construção interna, a geladeira aqui em casa tem fuga de 0,12mA e por ai vai. A somatória das fugas da casa não deve ser maior que 15mA pq aí o DR pode desarmar por qualquer coisa. Então, desligue tudo na sua casa e ligue só o receptor da NET. Veja se o DR cai. Se não cair é pq a somatória de correntes de fuga da sua casa está alta. A solução é tirar alguns circuitos do DR ou dividir em mais de um DR.

Pra medir essas fugas você precisa ter um multimetro com escala miliamperimetrica em corrente alternada. No mercado livre vende um da IMPAC por um preço muito bom, não é 100% preciso com certas cargas, como eletronicas, mas da uma boa referencia. Colocando o multimetro numa escala de 20mA por exemplo e desconectado o fio terra, podendo fazer a medição nesse condutor. No caso do receptor da net, retire o cabo coaxial, encoste uma das pontas de prova do multimetro na rosca do conector do receptor e a outra na rosca do cabo, se a medição for alta, achada a causa, fuga à terra provavelmente pela fonte do receptor.

Você já experimentou retirar o cabo e tocar no receptor com os pés descalços? Se tiver havendo uma fuga, vc vai sentir um pequeno choque. Cuidado! Toque com as "costas" da mão em um conector traseiro do receptor.

marcoantonio
03-05-2009, 12:02
Ontem conversei com o Jorge Knirschi sobre este assunto. Ele me deu diversas explicações a respeito da fuga de energia e no final disse que é muito provável que o problema seja no decodificador.

Você não teria outro decodificador para fazer o teste?

Karlson
03-05-2009, 14:07
Colegas Rau e Paulo.

A “análise” é bem simples. Mas a “tele-distância” é quase impossível termos uma conclusão.

1.Para haver uma corrente de fuga ou não, tem de haver uma diferença de potencial entre os cabos “terras” do decodificador e o cabo “terra” do edifício. (Uma tensão AC com potencial suficiente para dispara o DR)

2.Há necessidade de medir no local, qual é esta tensão, pois há vários métodos de minimizar os problemas.

3.O mais prático e seguro é a isolação com um transformador.

4.Espero que o Paulo antes de utilizar o multímetro leia o manual.

5.Multímetro automático é melhor de se utilizar mesmo para técnico experiente.

6.Cuidado com a sua segurança e os seu aparelhos.

E no Brasil as vezes se comete um erro de tradução entre GND(Ground ou Massa) e Earth (Terra).

Vejam os link.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_(eletricidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_%28eletricidade))

http://www.inovacaoengenharia.com.br/conteudo/aterramento_eletrico.htm

Bom feriado a todos.
Karlson

PHFogaca
03-05-2009, 15:05
Boa tarde senhores...

Novamente agradeço pela atenção dispensada a esse incoveniente problema...

Vamos lá:

Rau - interessante esse teste de desligar outros equipamentos...não tinha pensado por esse lado...como já comprei o multimetro (um Minipa mod. 2053 [http://www.mundomax.com.br/_multimetros/multimetro_digital_et_2053_minipa] há tempos estava precisando de um novo e de boa qualidade) assim que voltar pra casa vou "tomar" as medidas das tensões entre o cabo da NET e o aterramento do prédio...

Marco - Foi a minha primeira idéia...solicitei a NET o envio de um segundo conversor para teste, mas a atendente disse que caso eu realmente quisesse outro conversor esse "serviço" seria cobrado....só não mandei ela e toda a NET pra aquele lugar pq daí quem perde a razão é você!!

e para finalizar, Karlson,

Como citei acima, assim que voltar pro Brasil, vou medir tudo o que for possível na minha instalação pra ver o que está gerando esse desarme...Já to mais ansioso pra solucinar o problema (ou pelo menos tentar) qdo chegar em casa, do que matar a saudade da família...(ainda bem que minha mulher não lê o forum!!! :bD)...Já a alguns anos eu comprei meu primeiro multiteste...na época nem existiam ainda os digitais...era tudo via fundo de escala e ponteirão!!! Na minha adolescência adorava montar circuitinhos de transmissores de FM, VU's com leds, pequenos amplificadores de áudio, sequenciadores de iluminação etc...e para testar tudo isso o multimetro era indispensável...Acho que com esse modelo que comprei agora vai ser bem mais fácil pq além de digital, ele tem auto-range....Veremos!

Valeu pelas dicas!

[]s!

_rau_
03-05-2009, 15:16
Karlson,

diferença de potencial entre duas malhas de aterramento distintas não faz DR desarmar. O fio terra nem mesmo passa pelo DR! O DR mede o balanceamento entre Fase-Neutro, a soma vetorial das correntes que vem do Fase ao Neutro, tem que ser idealmente 0, na pratica fica em alguns mA em qualquer instalação que possui equipamentos com capacitância à Terra. Mesmo havendo corrente entre duas malhas de terra distindas, o DR não desarmaria. Desarma apenas com fuga do Fase ou Neutro, à Terra, seja qual caminho à Terra for dado, pelo próprio condutor de proteção (fio terra), pelo corpo de uma pessoa através de uma eletrocução ou um fio desemcapado tocando em algum local condutor.

PHfogaca,

Não é medida de tensão que vc deve fazer e sim de corrente - Amperes. Com um multimetro isso só é possivel de fazer seccinando o condutor terra do aparelho, e colocar o multimetro como "ponte" nesse fio. Esse multimetro q vc comprou mede corrente AC desde 400 microamperes, o que é muito bom. Coloque na escola 40mA e meça a fuga pelo fio terra do cabo do receptor utilizando o método que eu expliquei.

Karlson
03-05-2009, 16:35
Paulo.

Ok ! Como vocês tem experiência com equipamento eletro-eletrônico então será facil solucionar os problemas .
Pois o colega Sergio, que iniciou este tópico relatou que não tem conhecimento de eletricidade.
Boa sorte!

Rau.
“Como escrevi em outro “post” há várias maneiras de solucionar estes problemas, Mas teríamos de estar “ in loco”...

[]s
Karlson

_rau_
03-05-2009, 19:19
Concordo que só uma análise "in loco" e por quem sabe por onde começar daria a solução ao problema, mas aqui no forum podemos traçar um caminho de onde procurar o problema.

PHFogaca
03-05-2009, 23:53
PHfogaca,

Não é medida de tensão que vc deve fazer e sim de corrente - Amperes. Com um multimetro isso só é possivel de fazer seccinando o condutor terra do aparelho, e colocar o multimetro como "ponte" nesse fio. Esse multimetro q vc comprou mede corrente AC desde 400 microamperes, o que é muito bom. Coloque na escola 40mA e meça a fuga pelo fio terra do cabo do receptor utilizando o método que eu expliquei.[/quote]

Boa noite senhores,

Já está tudo anotado....quando chegar vou realizar as medidas (espero que a loja não enrole na hora de enviar o multimetro...já paguei envio via sedex pra não ter surpresas!)

Rau, estive pensando a respeito do teste que você sugeriu, de desligar outros equipamentos e ligar somente o decoder da NET para ver se o DR desarma...de qualquer forma, vou fazer o teste e "tomar" os valores das grandezas em questão...mas acredito que não vai desarmar não...Pq hoje ele está conectado ao HT e funciona normalmente...

Tenho o filtro de linha onde ligo todos os componentes do HT que está aterrado a tomada, mas nenhum dos equipamentos (inclusive o decoder) tem pino terra nas suas respectivas tomadas...O decoder está conectado ao receiver via Video Componente (na saída S-Video) e o áudio via P2.

Como não existe uma ligação fisica ao terra, não tem por onde, nem como, uma eventual corrente fluir para o terra e desarmar o DR.

Agora, quando conecto o cabo de áudio que vem da placa do PC, esse sim (PC), tem uma ligação física ao terra, através da tomada da fonte do mesmo, "crio" esse caminho para essa bendita fuga da corrente para o terra...Acho que deve ser por aí...

Vou parar de especular e tentar passar todas as informações possíveis a vocês, a partir do próximo sábado, dia 9/5, já que não dá pra estarem "in loco"...:bD

Boa semana a todos !

[]s

_rau_
04-05-2009, 00:04
Ah, entendi, então não é quando vc liga o cabo coaxial da NET, o que vem da rua e sim quando liga o decoder no PC? O culpado é o receptor da net, sem dúvida! Vc está aterrado por meio do cabo de audio.

Eu to confundindo o teu post com o primeiro, do sérgio.

To pensando aqui com meus botões, era pro DR desarmar com o cabo coaxial da net ligado, já que ele é aterrado, mas das duas uma, ou seu cabo não está aterrado ou a impedância desse aterramento está tão alta que não permite uma fuga alta por ele.

PHFogaca
04-05-2009, 23:12
Fala Rau, boa noite!

É exatamente isso...Agora acho que ficou mais claro o meu problema...

Só tenho o desarme do DR quando interligo o sistema ( Pc >>> HT )...

Acredito que no modem ADSL (Virtua), que também recebe o sinal da NET, não há nenhuma conexão física para o terra, pois ele está conectado ao PC pelo cabo de rede e funciona normalmente sem desarmar o DR.

Final de semana vou averiguar qual das duas possibilidades citadas por você é a mais provável...

Obrigado !

[]s !!!

PHFogaca
11-05-2009, 00:06
:feliz:
Boa noite senhores!

Acabei me enrolando por aqui....

Seguinte,

Realizei todas as medidas sugeridas no nosso "bate-papo"...

A corrente entre o cabo da NET (malha) e o decoder era de 221uA, e entre o cabo da NET (vivo) e decoder de 0,01uA (Tudo em AC).

Constatei tb que o cabo da NET estava sim aterrado...medindo continuidade entre a malha e o terra da instalação.

Solução do problema:

Resolvi fazer uma coisa que já deveria ter feito a tempos..."destrinchar" a instalação do apartamento...

E para minha surpresa, logo que retirei a proteção da caixa de disjuntores, vi a "oreiada" do eleticista....

Meu DR é um GE quadripolar de 63A de corrente nominal e 0,03A (desarme). Como meu fornecimento de energia é bifásico, o indivíduo que fez a instalação elétrica do prédio, passou o cabo TERRA pelo pólo do DR que seria referente a fase T (num sistema trifásico).

Daí ficou fácil...foi só retirar o cabo TERRA do DR, ligar numa barrinha dentro do quadro, reconectar as ramificações que vão para as tomadas e comemorar!!!

Problema resolvido, sistema conectado e funcionando!!!

Novamente, muito obrigado pela atenção desprendida ao problema citado...Foi de grande valia...:aplauso:

Espero que nosso amigo Sergio tenha a mesma sorte...

Grande abraço a todos!

Uma ótima semana!:hilario:

sergioi
11-05-2009, 01:21
Boa noite senhores!

Seguinte,

A corrente entre o cabo da NET (malha) e o decoder era de 221uA, e entre o cabo da NET (vivo) e decoder de 0,01uA (Tudo em AC).

Constatei tb que o cabo da NET estava sim aterrado...medindo continuidade entre a malha e o terra da instalação.

Solução do problema:

Resolvi fazer uma coisa que já deveria ter feito a tempos..."destrinchar" a instalação do apartamento...

E para minha surpresa, logo que retirei a proteção da caixa de disjuntores, vi a "oreiada" do eleticista....

Meu DR é um GE quadripolar de 63A de corrente nominal e 0,03A (desarme). Como meu fornecimento de energia é bifásico, o indivíduo que fez a instalação elétrica do prédio, passou o cabo TERRA pelo pólo do DR que seria referente a fase T (num sistema trifásico).

Daí ficou fácil...foi só retirar o cabo TERRA do DR, ligar numa barrinha dentro do quadro, reconectar as ramificações que vão para as tomadas e comemorar!!!

Novamente, muito obrigado pela atenção desprendida ao problema citado...Foi de grande valia...:aplauso:

Grande abraço a todos!

Bom, fico contente que você resolvel o seu problema. Eu como leigo no assunto gostaria de saber se o meu também está com estes problemas.

Olhando meu DR (Steck 40a - 0,03a desarme) entra nele 3 cabos (1 Azul e 2 Pretos). Destes eu ví que o terra está ligado diretamente neste Azul. Não sei se expliquei bem ,mas se puder ajudar eu agradeço se precisar de mais informações é só perguntar.

Abraços,

_rau_
11-05-2009, 21:29
Boa noite senhores!

Seguinte,

Solução do problema:

Grande abraço a todos!

Eita, é cada ***** que a gente vê...

No DR só deve entrar fases e neutro e mesmo assim o neutro tem o lado correto no DR, geralmente o conector mais proximo da chave liga-desliga dele. Quando ao DR ser Tetrapolar não tem problema, pode usar uma, duas ou três fases, desde que pelo menos uma das fases passe pelo pino em que o botão de teste do DR usa para realizar o teste de funcionamento. Na frente do DR costuma vir o esquemazinho desenhado.

Enfim, ainda to tentando entender aqui do porquê só dá problema com o receptor da NET, mas tudo bem, o problema foi resolvido! Nada como ver o problema pessoalmente, de longe seria impossivel prever essa cagada aí! Sempre se assume que tudo foi instalado minimamente correto.

Pota uma foto pra nós aí!

Bom, fico contente que você resolvel o seu problema. Eu como leigo no assunto gostaria de saber se o meu também está com estes problemas.

Olhando meu DR (Steck 40a - 0,03a desarme) entra nele 3 cabos (1 Azul e 2 Pretos). Destes eu ví que o terra está ligado diretamente neste Azul. Não sei se expliquei bem ,mas se puder ajudar eu agradeço se precisar de mais informações é só perguntar.

Abraços,

O Azul provavelmente é o neutro e os dois pretos, duas fases. Esse é o código de cor para fase e neutro.

O condutor terra (verde ou verde/amarelo) ta ligado no azul apos passar no DR ou antes do condutor azul passar no DR. Pelo que vc me diz parece que seu esquema de aterramento é um TN-C-S, neutro e condutor de proteção são a mesma coisa até a caixa de disjuntores, dai em diante parte em seus condutores separados. Não é uma topologia de aterramento ideal, o ideal seria TN-S.

Posta fotos aí, se puder, do quadro inteiro.

PHFogaca
13-05-2009, 16:30
Boa tarde senhores,

Então Rau, eu também não consegui chegar a uma conclusão sobre o pq do desarme ocorrer somente quando conectava o PC ao HT. Mas, fiquei tão satisfeito por ter conseguido integrar todo o meu sistema, que até desencanei de pensar nisso.

Com relação ao DR, agora sim está tudo no lugar. Apenas o cabo terra estava erroneamente conectado. Tanto as duas fases, como o neutro, estavam conectados no seu devido lugar.

Vou ver se tiro uma foto, mas agora já está tudo ok.

E Sérgio, eu li seu post e fiquei na dúvida também, se o seu terra está ligado junto com o neutro antes do DR.

Abraço !

Até !

PHFogaca
13-05-2009, 22:25
:-/:-/
Boa noite senhores...

Pra minha imensa decepção, constatei hoje, fazendo alguns testes mais "fortes" aqui, que o problema não está totalmente solucionado.

O inicial, e motivo deste tópico, sim, o DR não desarma mais. Isso 100% ok. Mas, pude constatar, que num volume médio para cima, existe um forte ruído de fundo no áudio que vem do PC.

Minha primeira providência foi desconectar o cabo do decoder...O ruído desaparece por completo!!! Eita NET que só me da dores de cabeça!

Alguém sugere algo??

Seguem as fotos da minha caixa de disjuntores (já corrigida) em anexo.

Abraço a todos!

_rau_
14-05-2009, 17:31
Vejo alguns errinhos aí e vou enumera-los:

1 - No DR, pelo menos uma fase deve passar pelo conector mais perto do botão liga-desliga, se isso não for feito, o botão de teste não vai funcionar. Esse teste deve ser executado pelo menos à cada 6 meses. A foto ficou pequena e não dá pra ver direito, mas geralmente as fases passam perto do botão, não sei se isso é padronizado. Joga uma dessas fases pro parafuso vago. Na frente do DR tem o esquema certo de como ligar. É ****, é tão dificil o eletricista ver isso? Vem ali escrito: "Seu burro, é assim que liga!" e o cara ainda liga errado! Parece que de pirraça! :P Ao alterar a posição, veja q a saida tem que ser alterada tb, lógico!

2 - Todos os neutros tão ligados no mesmo parafuso do DR. Funcionalmente não tem tanto problema, mas na organização ficou feio. Da mesma forma que tem um barramento para o aterramento, deveria ter um para o neutro. O eletricista enrroscou um bando de fio e socou na saida do DR, sabe la se ficou com um bom contato elétrico. Era só aparafusar um outro barramento do lado esquerdo da caixa, igual foi feito com o de terra.

3 - A taxa de ocupação dos eletrodutos está superior a 40% previsto por norma. Esse é mais dificil de corrigir, pq ai teria que quebrar parede e colocar conduites mais grossos ou em maior numero.

4 - Pela foto não da pra ver se a capacidade de corrente do DR e disjuntores estão condizentes com a fiação, então quanto a isso fico devendo.

Do que deu pra ver, dos males, os menores.

Será o ruido um looping de aterramento? Provavelmente!

É totalmente condenável a presença de duas malhas de aterramento, principalmente em equipamentos interconectados. Pode estar havendo circulação de corrente entre essas duas malhas, isso não pode existir.

Solução? Equipotencialização das malhas. O ideal é que ambas malhas fossem interligadas por baixo, mas como o aterramento é da NET e provavelmente na rua, impossivel de se fazer isso! O que vc deve fazer é interligar a malha do cabo da net, através de um conector de emenda, no aterramento geral. Isso deve ser feito o mais proximo das haste de terra local, possivel. Se os cabos e fios de entrada passam tudo numa mesma caixa de passagem, fica facil.

PHFogaca
19-05-2009, 00:42
Boa noite senhores,

Tudo bem ?

Então Rau, eu também achei meio "porco" a ligação dos cabos do neutro ao DR. Mas, levando em consideração que até o terra passava pelo DR, isso ficou irrisório.

Essa barrinha de terra eu fiz agora, não existia. Depois que eu retirei o terra do DR, instalei a barrinha na caixa de disjuntores. Num ficou uma maravilha, mas foi o que eu consegui arrumar.

Vou aproveitar e relocar uma fase tb no DR, para ficar dentro do padrão de utilização do mesmo.

Quanto a ocupação dos eletrodutos, não há opções...Só se eu destruir todas as parades do ap para redistribuir os cabos em novos eletrodutos...Essa não há o que fazer...

Quanto a bitola dos cabos, acredito que seja "aceitável"...Preciso fazer alguns cálculos mais precisos, mas de cabeça, está dentro do "padrão" adotado pela maioria das construtoras...Tipo, tudo no limite do mínimo previsto em normas...

Agora, quanto ao aterramento do cabo da NET, ele não passa pela caixa de disjuntores (Cabo NET). Ele vem pelas caixas de telefonia do ap, que tem uma folga muito boa e permite que o cabo seja levado aos comodos do apartamento. Então, se eu aterrar o cabo da NET ao cabo terra da tomada que está próxima ao decoder (o que não seria o ideal) já melhoraria esse ruído ? (Diminuiria essa realimentação?).

No aguardo...

Até!

[]s!

_rau_
19-05-2009, 18:20
Olha essa equalização de potenciais deveria ocorrer longe do equipamento, mas pra motivos de teste creio que vc pode fazer no local que vc falou, mas creio não ser o ideal.

Voltando à caixa de disjuntores, eu acredito que o eletricista se confundiu com um "T" que tem no diagrama impresso na frente do DR, esse diagrama mostra por onde deve passar pelo menos uma fase e essa é justamente tá o "T", o eletricista no mínimo deduziu que esse T era de "terra". Na verdade o de vem de Teste. É a fase utilizada pelo DR para testes através do seu botão.

O barramento de aterramento ficou até bom!

PHFogaca
19-05-2009, 22:41
Boas !

Certo Rau...

E se eu tentar obter aquele tal "transformador isolador" com a NET para isolar esse aterramento do cabo que vem da rua. Será que isso resolveria o problema?

Porque vai ser meio difícil de eu ter acesso a entrada geral dos cabos do condomínio...E se conseguir, o pessoal da administração não tem conhecimento nenhum de elétrica...Se eu me meter a modificar coisas por ali, por mais que faça tudo certo, qualquer eventual problema posterior que ocorra na parte elétrica do condominio, vai acabar sobrando pra mim alguma "acusação"...Acho melhor evitar maiores dores de cabeça futuras !

Gostaria de encontrar uma solução bem regional para o problema...da porta de casa para dentro...assim não terei problema algum depois...Entedeu minha preucupação?

Atualmente estou mais fora do que dentro de casa, então estou com todo o tempo necessário para chegar a uma solução definitva do problema..e claro, contando com a preciosa colaboração de vocês !

No aguardo...

Abração!

_rau_
21-05-2009, 11:58
Não vejo lógica de um transformador isolador aqui se o condutor de aterramento do receptor da NET está no próprio cabo de video que vem da rua, a malha que envolve o cabo por dentro é o aterramento, junto com o conector na ponta desse cabo que está em contato com a malha. Agora não sei se existe um conector com o qual vc poderia isolar esse aterramento, mas seria possivel afastando a malha do conector, mas seja lá a forma que vc isole essa malha, acredito que a imunidade eletromagnética do cabeamento vai cair, poderá receber interferências externas tanto na imagem quanto no som da net.

Pensando aqui com meus botões, eu acho que os males em interligar ambas malhas localmente é menos problemático do que manter as malhas totalmente independentes. Afinal, ambos são aterramento de proteção ou seja, não há corrente significativa em nenhum desses condutores internos, ligar então a malha da net com a sua localmente apenas equipotencializa ambas. Tente fazer assim pra ver se resolve o seu problema ou ameniza.

Se você conseguir um centelhador pra interligar ambos fio terra nele e passar o cabo da NET, acho que é melhor ainda, o centelhador vai ajudar a proteger contra sobretensões e pode ser instalado perto do receptor. O fio terra vai na carcaça do centelhador.

PHFogaca
30-05-2009, 00:37
Boa noite senhores !

Então Rau,

Antes de fazer a ligação fisica do terra local da instalação a malha do cabo da NET, utilizei o multímetro e pude perceber que existe continuidade entre ambos...

Porém, resolvi fazer a ligação assim mesmo...

Resolveu...em partes...como sempre!

O problema do ruído no sinal de aúdio praticamente sumiu....até ocorreu um fato curioso : quando eu selecionava o áudio do PC no receiver, com o PC desligado, eu escutava uma rádio....não sei dizer ao certo qual rádio, mas nitidamente era uma estação de rádio...

Porém, com o terra ligado a malha do cabo da NET, meu virtua começou a dar umas "gargaladas"..principalmente quando uso aplicativos como Skype...caiu bastante a qualidade do sinal...

Já no sinal da TV, que sai do decoder, ficou totalmente deteriorado...Puro quadriculados...sem condições nenhuma...

Bastou desligar o terra da malha do cabo da NET que tudo voltou ao normal...inclusive os ruídos...

Resumindo, problema ainda persiste...

Alguma outra sugestão???

Abraço a todos !

Bom fds!

_rau_
03-06-2009, 11:40
Como que foi que você mediu essa continuidade? Você desconectou todos seus equipamentos das tomadas? Se seu receptor estiver ligado com algum cabo RCA ou de rede com um outro equipamento que esteja aterrado na tomada, na sua malha de aterramento, realmente esse aterramento vai dar continuidade com o aterramento da NET e eu deveria ter pensado nisso antes. Provavelmente é aí que mora o problema, creio que a solução seria o contrário, tentar isolar essas duas malhas, mas isso abre portas pra alguns outros problemas...

No site do Jorge Knirsch tem um artigo de 5 partes sobre aterramento para equipamentos de audio e video e esse, segundo ele, deve seguir o esquema TT ou seja, hastes isoladas só pra esses equipamentos. O problema em se adotar um aterramento TT e por exemplo você ter um equipamento como um PC ligado no equipamento de vídeo, é que o seu PC por estar em outra malha, tb poderá ter problemas, principalmente queimas devido a raios e outras interferências, seria criado uma espécie de loop entre essas duas malhas e como elas estaria em potenciais diferentes, durante um raio nas proximidades poderia haver essas queimas. Além disso esse aterramento isolado não serve para proteção contra choques por falha interna no equipamento, mas como você tem um DR, então esse problema aqui não conta. Você precisaria apenas de um DPS entre Neutro e Aterramento, pra completar. Leia o artigo do Knirsch, lá comenta sobre essas interferências de estações de rádio tb e como evita-las.

Eu creio que quando você intencionalmente jumpeou esses dois aterramentos, a coisa fez foi piorar já que provavelmente não é o local ideal a se fazer isso. Talvez tb a continuidade entre os dois aterramentos antes de você liga-los intencionalmente tenha uma resistência mais alta e os problemas relatados são menores do que com a ligação intencional.

Esse assunto de aterramentos é muito complexo, tem diveras questões e detalhes a serem analisados e medidos. É um assunto que confunde as idéias mesmo, principalmente quando não se tem bastante experiência e estudo no ramo. Existem livros inteiros dedicados só ao assunto aterramento...

Enfim, por agora, tente isolar o aterramento local e deixar só o da NET, pra ver se o problema some. Qualquer equipamento seu que esteja aterrado na tomada, tente isolar o pino de aterramento ou desligar o fio terra da tomada e deixe só o da net mesmo.

AntonioJR
11-01-2011, 00:07
Olá Senhores,

comprei o PANAMAX 5300 no Paraguai, loja Pineer internacional.

O problema é que aqui em Brasilia a rede é 220, então qndo eu liguei o PANAMAX no estabilizador ainda desligado ele simplismente explodiu! :choro:

- como comprei o aparelho no Paraguai e não teria mesmo a garantia, resolvi abrir o aparelho, verifiquei que tinha torrado um dos varistores e um fusivel que vem soldado na plaquinha.

- Hoje cedo, desmontei somente a plaquinha que estava torrado o varistor e o fusivel levei em uma eletronica e na mesma hora o tecnico trocou esses dois componentes por outros da mesma especificação.

- até o momento pensei que tinha sido meu estabilizador que estaria com problemas... resolvi levar hoje no Apartamento de um amigo e qndo liguei novamente o PANAMAX no estabilizador ainda desligado a chave geral da energia do apartamento caiu.

O que pode ser? como que mesmo o estabilizador estando desligado ele passa energia ao ponto de cair a chave?

Por favor, me ajudem. :choro:

sergioi
11-01-2011, 01:11
Eu ainda tenho este problema, também não sou técnico então não descobri até hoje.

Cheguei a conclusão que tem algo a ver com o fio terra. No meu caso é quando ligo o aparelho da net em algum estabilizador ou filtro de linha com o fio terra (O mais estranho, o aparelho da NET não tem o tericeiro pino de terra. Conclusão, a NET fica numa tomada a parte sem terra nem nada.

Sorte que deu para salvar seu Panamax, seria muita dó perder uma aparelho desses.

Desculpe-me se num ajudei muito.

AntonioJR
11-01-2011, 09:30
Eu ainda tenho este problema, também não sou técnico então não descobri até hoje.

Cheguei a conclusão que tem algo a ver com o fio terra. No meu caso é quando ligo o aparelho da net em algum estabilizador ou filtro de linha com o fio terra (O mais estranho, o aparelho da NET não tem o tericeiro pino de terra. Conclusão, a NET fica numa tomada a parte sem terra nem nada.

Sorte que deu para salvar seu Panamax, seria muita dó perder uma aparelho desses.

Pois é... mas porq que será que explodiu o panamax lá em casa? e ainda com o estabilizador desligado? poxa, no AP do meu amigo a chave caiu lá em casa não tem essa proteção e o aparelho explode. será que é o terra mesmo?

Vlw pela atençao amigo.

aornellas
16-01-2011, 15:00
o Panamax é 110V

porque vc foi liga-lo em 220?

alem disso, se gastou dinheiro em um condicionador, porque utilizar com uma porcaria de estabilizador??? É para transformar a tensão? Compra um autotrafo do Knirsch.

AntonioJR
16-01-2011, 17:46
o Panamax é 110V

porque vc foi liga-lo em 220?

alem disso, se gastou dinheiro em um condicionador, porque utilizar com uma porcaria de estabilizador??? É para transformar a tensão? Compra um autotrafo do Knirsch.

pois é meu jovem...
não liguei o panamax no 220.

"gastei dinheiro" (U$410 ou R$738,00) em um equipamento que é considerado "top" no que faz.

É que não sou expert em audio/video, muito menos em euquipamentos eletricos, ao ponto de dizer que um estabilizador é uma "porcaria".
Depois de ler muito, fui verificar que um autotrafo é mais eficiente, mas mesmo assim deveria funcionar com o estabilizador.

Muitissimo obrigado pelo seu post, tu "me ajudou bastante" em relação ao meu problema. :legal:

_rau_
18-01-2011, 11:39

Ao entender o funcionamento de um Dispositivo DR ou Interruptor DR sabe-se que o que causa o seu desligamento é um desbalanceamento entre a energia que entra e a energia que retorna do circuito. Basicamente falando se o seu aparelho da NET consome 0,5A, exatamente 0,5A tem que retornar pelo DR, se por algum motivo isso não ocorre, o DR vai desarmar. O DR pode desarmar por exemplo por uma fuga ou curto-circuito entre neutro e terra dentro do aparelho, ou uma fuga interna do fio fase pro fio terra, basta 15 à 30 miliamperes para o DR desarmar.

O receptor da NET não tem fio terra, mas o cabo coaxial da Net tem e ele é atado direto na carcaça do receptor pelo conector do cabo coaxial.

O Panamax explodiu pq provavelmente a tomada em que foi ligada o estabilizador estava polarizada incorretamente, isso faz com que qualquer auto-transformador jogue 220V no neutro de saída contra qualquer fio terra. Como o Panamax possui varistors entre neutro-terra, 220V foi direto num varistor de 130 ou 150V e explodiu. Esse curto-circuito entre neutro-terra é o suficiente pra desarma qualquer DR. Mesmo com estabilizador desligado, se a tomada tiver polarizada incorretamente, vai jogar energia pra um dos pinos da tomada de saída.

Façam o teste, ligue o estabilizador com fase e neutro nas posições invertidas na tomada da parede e meçam o que era para ser o neutro na sua saida, contra um fio terra ativo, e verão 220V entre neutro e terra, logo o Panamax não ia suportar mesmo isso daí por causa dos seus varistores entre neutro-terra.

AntonioJR
18-01-2011, 19:14
Ao entender o funcionamento de um Dispositivo DR ou Interruptor DR sabe-se que o que causa o seu desligamento é um desbalanceamento entre a energia que entra e a energia que retorna do circuito. Basicamente falando se o seu aparelho da NET consome 0,5A, exatamente 0,5A tem que retornar pelo DR, se por algum motivo isso não ocorre, o DR vai desarmar. O DR pode desarmar por exemplo por uma fuga ou curto-circuito entre neutro e terra dentro do aparelho, ou uma fuga interna do fio fase pro fio terra, basta 15 à 30 miliamperes para o DR desarmar.

O receptor da NET não tem fio terra, mas o cabo coaxial da Net tem e ele é atado direto na carcaça do receptor pelo conector do cabo coaxial.

O Panamax explodiu pq provavelmente a tomada em que foi ligada o estabilizador estava polarizada incorretamente, isso faz com que qualquer auto-transformador jogue 220V no neutro de saída contra qualquer fio terra. Como o Panamax possui varistors entre neutro-terra, 220V foi direto num varistor de 130 ou 150V e explodiu. Esse curto-circuito entre neutro-terra é o suficiente pra desarma qualquer DR. Mesmo com estabilizador desligado, se a tomada tiver polarizada incorretamente, vai jogar energia pra um dos pinos da tomada de saída.

Façam o teste, ligue o estabilizador com fase e neutro nas posições invertidas na tomada da parede e meçam o que era para ser o neutro na sua saida, contra um fio terra ativo, e verão 220V entre neutro e terra, logo o Panamax não ia suportar mesmo isso daí por causa dos seus varistores entre neutro-terra.

Muito obrigado Rau.
vlw pela atenção. isso que é uma resposta digna de professor.
Então Rau. porq que está desarmando aqui em casa mesmo com o estabilizador desligado?

_rau_
18-01-2011, 20:02
Sua casa provavelmente possui um Dispositivo DR e o filtro Panamax está apresentando provavelmente um curto-circuito entre neutro-terra. Isola o fio terra do Panamax e desligue de qualquer conexão externa, principalmente o cabo coaxial da NET e veja se resolve.

A chave liga-desliga do estabilizador desliga apenas um fio, o fio fase, se a tomada da parede tiver "polarizada" corretamente, com fase e neutro nos pinos corretos. Sendo assim, se houve um curto-circuito entre neutro e aterramento após a "chave geral", que provavelmente é na verdade um Dispositivo DR, vai desamar mesmo, pq essa condição é perigosa e detectada por qualquer DR.