PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre saída optica da TV ? 5.1 ou não?

bonavita.e
11-05-2009, 01:50
Prezados colegas,

Estou com uma dúvida que já pesquisei muito, mas obtive apenas resultados indefinidos e gostaria de saber se alguém aqui saberia me responder a seguinte questão:

Se em uma TV como por exemplo, a PANASONIC VIEGA TH42PY85LB, que possui uma saída de audio digital optica nas conexões traseiras... Caso eu conecte essa saída optica dela na entrada optica do HT o som do HT saíra em 5.1 ou existe alguma limitação nas saídas opticas das TVS que limitam a apenas stereo??? Isto é, essas saídas digitais opticas presentes em alguns modelos atuais permitem o envio do som 5.1 pelo cabo optico ou não?

Pois se a saída optica da TV apenas possibilitar o som stereo, não entendo porque alguns modelo a tem, visto que acabaria sendo mais ou menos a mesma coisa que as tradicionais saídas RCA analógicas tradicionais...

Alguém aqui sabe me responder isso ou até mesmo já fez esse tipo de teste?

Tenho essa grande dúvida, pois estou para adquirir um modelo da PANASONIC com esse tipo de saída digital em seu painel traseiro...

Desde já, obrigado a todos!

halvaro
11-05-2009, 08:51
Eu lembro que em algum topico alguem falou justamente isso, que apesar dessas saidas serem digitais elas seriam apenas stereo, mas não tenho certeza, se for assim mesmo realmente não faz muito sentido, mas geralmente a maioria nem usa essa saida :legal:

PangaDayWalker
11-05-2009, 09:31
Normalmente o caminho é ligar tudo no HT e do HT para a TV. Talvez seja por isso que esta saída é stereo. Não faz sentido voce fazer o caminho contrário. Sei lá, apenas chutando...

bonavita.e
11-05-2009, 16:51
É... Mais ainda assim acho estranho colocarem então a mesma no painel da TV, pois se não é multicanal, podiam deixar somente as rca stereo mesmo que não faria grande diferença, pois quem usa a conexão digital não é simplesmente pela qualidade de comunicação desta e sim principalmente para extrair o som 5.1...

Skaki
11-05-2009, 17:14
Liguei essa saída óptica no meu HT e este foi configurado para "Dolby ProLogic II" que emite o som da TV para as seis caixas mas isso depende do canal emissor. Por exemplo, quando eu assisto a MTV digital, sinto os graves da música no subwoofer. Em alguns canais, somente nas caixas frontais. O que eu ainda não testei é se algum filme em DTV consegue emitir o efeito 5.1.
Antes de comprar um modelo da Pana, procure ter certeza sobre todas as saídas de som da TV. No meu TV, estranhamente, a única opção é a saída óptica.
:legal:

nelo_bsb
12-05-2009, 16:06
Se em uma TV como por exemplo, a PANASONIC VIEGA TH42PY85LB, que possui uma saída de audio digital optica nas conexões traseiras... Caso eu conecte essa saída optica dela na entrada optica do HT o som do HT saíra em 5.1 ou existe alguma limitação nas saídas opticas das TVS que limitam a apenas stereo??? Isto é, essas saídas digitais opticas presentes em alguns modelos atuais permitem o envio do som 5.1 pelo cabo optico ou não?
Esta saída envia som em 5.1 sim, desde que a fonte esteja conectada ao HDMI da TV. Ela serve justamente para quem tem HT que não recebe o som pelo HDMI. Aí você liga o dispositivo à TV pelo HDMI e ela transmite o som 5.1 para o home através da saída optica.

Exemplos:

Ligar o PS3 à TV via HDMI
Ligar um decodificador (set-top-box) à TV via HDMI
Ligar o DVD player à TV via HDMI
Ligar a TV ao HT via optico.

Vantagens:

Se quiser pode assistir só pela TV sem ligar o home.
Pode deixar o home sempre na mesma entrada. Aí você escolhe só na TV a entrada apropriada.
Pode usar um HT que não tem entrada HDMI, ou poucas entradas digitais em uma série de aparelhos.

bonavita.e
12-05-2009, 19:01
nelo_bsb,

É justamente o que você explicou que eu quero fazer, mas tinha dúvidas sobre a funcionalidade ou não...

Eu quero de fato concentrar tudo na TV, ou seja, ligar PS3, SKY HDTV e outros ditero via HDMI na TV e usar a saída digital optica da TV para ligar no HT e deixar sempre o HT numa única fonte, mudando apenas pela TV.

Pelo que você me respondeu isso funciona sim. Você já testou isso na prática em uma PANASONIC VIEGA TH42PY85LB ou alguma outra semelhante com saída digital optica?

Valeu pela ajuda!

bonavita.e
14-05-2009, 12:51
Alguém mais aqui já fez esse teste de funcionamento, conforme o nelo_bsb relatou? Ou tem mais alguma informação a acrescentar?

Obrigado a todos pela ajuda!

VagnerDimensao
14-05-2009, 13:05
Olá . deixa te dizer essa tv ela reproduz atravez do cabo mas não faz sistema 5.1 ela na verdade é stereo , pelo que sei ...

halvaro
14-05-2009, 13:08
Alguém mais aqui já fez esse teste de funcionamento, conforme o nelo_bsb relatou? Ou tem mais alguma informação a acrescentar?

Obrigado a todos pela ajuda!

Eu tb imaginava que a serventia dessa saida fosse essa, mas justamente isso que eu vi num topico que não me lembro alguem tentar fazer e não conseguir, por que essa saída era só stereo, mas a TV não era Panasonic, acho que era Philips ou Sharp

marquesnit
14-05-2009, 13:54
Olá galera,

Possuo uma tv 37" da LG com conversor integrado e possuo exatamente a mesma dúvida! Creio eu que as saidas opticas dessas tvs sejam 5.1 sim, até pq imaginem só numa tv com conversor integrado, um filme em hd sendo transmitido em 5.1 eu não poderia desfrutar do msm!

Não vejo motivos para essas tvs com conversor integrado não transmitirem 5.1 pela optica!

Vou fazer o seguinte, hj meu dvd chega e pretendo com ele fazer a ligação da seguinte forma: dvd na tv pela hdmi e tv no ht pelo digital optico, se conseguir eu respondo a vcs.

PangaDayWalker
14-05-2009, 14:31
Veja se no manual existe alguma coisa. Se fosse 5.1 realmente, apenas ligar e deixar o receiver codificar resolveria o problema. Se não, ela é stereo.

Assim como nem todo HDMI em receiver passa audio.

Tem que ver como foi montado o projeto. Ter o conversor integrado não quer dizer nada.

Ele tem conversor para ver tv HD não audio HD. Mas como falei, veja o que tem no manual.

marquesnit
14-05-2009, 15:18
Dei uma olhada no manual e no mesmo diz que a entrada hdmi recebe audio e video ao mesmo tempo, também esta escrito algo como audio multicanal.
Agora a respeito da saida digital não diz nd se é estereo ou não.

Resta esperar o dvd chegar para fazer o teste né.

Posto assim que descobrir.

Skaki
14-05-2009, 18:07
Pessoal, vou aguardar os testes de vocês. Pelo que eu entendi, o objetivo é ligar todas as fontes por HDMI (passando áudio também) ao TV e este transmitiria o som 5.1 pela saída óptica do TV para o HT. Interessante se isso for possível. É como se o TV fosse uma tipo de "hub" para todas as fontes de vídeo e aúdio...
No aguardo. Boa sorte pra vcs. !

silviobsb
14-05-2009, 18:18
Foi eu que fiz a conexão numa Philips e deu certo. O que o nelo_bsb relatou é verdade, depende da conexão ser HDMI.

sepacheco
14-05-2009, 19:35
Tenho uma Philips 7803D e o que mandar via HDMI pra ela ela devolve via spdif pro receiver.

[]

Sandro

bonavita.e
14-05-2009, 22:26
marquesnit,

Muito obrigado pela ajuda! Vamos esperar então você postar aqui os resultados do seu teste!

marquesnit
15-05-2009, 07:07
Vamos aguardar só um pouquinho pelo meu teste, pois o meu dvd comprado nas americanas.com não chega:mad: Assim que ele chegar eu faço o teste e posto pra vcs! Mas já tenho algo a comemorar, já existem relatos de pessoas que tentaram e conseguiram.

marquesnit
15-05-2009, 18:26
Boas Notícias galera!

Como prometi fiz o teste e pra minha felicidade o ht reconheceu o audio 5.1 direto do dvd player!
A ligação ficou assim DVD na tv pelo HDMI e tv no ht pela saida optica, o som ficou perfeito!
Fica aí a dica, o modelo da tv é 37LG50D, acredito eu que em todas da LG deva funcionar.

Abraços

Skaki
17-05-2009, 12:13
Pessoal, fiz dois testes aqui no meu conjunto:

I) Primeiro teste:
Bluray player via HDMI para a TV, passando vídeo e aúdio (bitstream). Esse mesmo áudio em questão, sai da TV para o HT via saída óptica. Resultado: negativo. O som sai sim em todas as seis caixas mas não em efeito 5.1. O que aconteceu no meu caso, é que o HT recebeu o sinal óptico como se fosse estéreo e daí produziu uma simulação "surround" (Dolby Prologic II) para todas as caixas.

II) Segundo teste:
Bluray player via HDMI para a TV, passando somente vídeo.
O áudio (bitstream) é emitido pela saída óptica do BD-player e entrando
diretamente no HT. Resultado: positivo. Surround autêntico 5.1.

Testei nas mesmas cenas do filme contendo efeitos 5.1 e a diferença nos dois testes que fiz é gritante.

Bom pessoal, esses testes foram feitos no meu conjunto Panasonic e com link Viera ativado. É isso !

halvaro
17-05-2009, 12:20
Pessoal, fiz dois testes aqui no meu conjunto:

I) Primeiro teste:
Bluray player via HDMI para a TV, passando vídeo e aúdio (bitstream). Esse mesmo áudio em questão, sai da TV para o HT via saída óptica. Resultado: negativo. O som sai sim em todas as seis caixas mas não em efeito 5.1. O que aconteceu no meu caso, é que o HT recebeu o sinal óptico como se fosse estéreo e daí produziu uma simulação "surround" (Dolby Prologic II) para todas as caixas.

II) Segundo teste:
Bluray player via HDMI para a TV, passando somente vídeo.
O áudio (bitstream) é emitido pela saída óptica do BD-player e entrando
diretamente no HT. Resultado: positivo. Surround autêntico 5.1.

Testei nas mesmas cenas do filme contendo efeitos 5.1 e a diferença nos dois testes que fiz é gritante.

Bom pessoal, esses testes foram feitos no meu conjunto Panasonic e com link Viera ativado. É isso !

É o que eu imaginava, lembro que o topico que eu tinha visto e perdido, tb era de uma Panasonic, então com elas não funciona, logo não faz sentido ter essa saida digital na TV

bonavita.e
18-05-2009, 09:51
marquesnit e Skaki,

Muito obrigado pelos testes e resultados postados! :legal:

Pelo que vi, a funcionalidade da saída optica em 5.1 depende mesmo da marca e modelo da TV, visto que na LG funcionou e na Panasonic não...

Concordo em absoluto com o nosso colega halvaro, que indagou o fato das Tvs da Panasonic possuírem essa saída, mas não funcionar em 5.1, pois sendo assim era melhor que nem tivesse, pois não faz sentido algum colocar uma saída optica digital que não emite som 5.1 e apenas stereo.

Acho a linha Viera da panasonic excelente, mas essa sem dúvida é uma grande "bola fora" desse fabricante e uma falha mortal que precisa ser corrigida nos futuros modelos... Vou até entrar em contato com a Panasonic manifestando minha reclamação.

bonavita.e
27-05-2009, 16:08
Pessoal, estou para adquirir a TH42PY85LB e resolvi entrar em contato com o atendimento Viera da PANASONIC, para esclarecer de vez essa questão e os mesmos garantiram que funciona sim! Isto é, qualquer aparelho conectado diretamente a TV via HDMI, terá na saída optica da TV a retransmissão do som fiel, seja em 2.0 ou 5.1 se o mesmo assim estiver disponível...

Comentei a intenção de por exemplo, conectar o Blu-ray diretamente na TV via HDMI e ligar a saída optica digital da TV no meu HT e afirmaram que eu posso fazer isso e terei sim o som 5.1, pois a saída optica digital dessa TV transmite em 5.1 normalmente...

Questionei sobre o fato de ter lido o teste de alguns colegas relatando que isso não funciona para esse modelo e a PANASONIC me informou que essa informação não procede e o que ocorre é que em alguns caso o aparelho é que não está transmitindo o som em 5.1 para a TV via HDMI, geralmente por limitação do mesmo, que apenas transmite o video por HDMI... Mas foram enfáticos em afirmar que o que sai do aparelho por HDMI em 5.1 e entra assim na TV por HDMI, com certeza será transmitido em 5.1 pela saída optica digital...

Fica aí então o parecer oficial da PANASONIC a respeito dessa questão.

Skaki
27-05-2009, 18:48
Legal, bonavita.e !
Talvez me faltara fazer alguma configuração correta.
Vou desativar o Dolby Prologic II prá conferir.
t+

leo_casati
04-06-2009, 19:43
E ae alguem testou com as viera de 50 fulHD??

Valeu

Grand Funk R
05-06-2009, 11:48
Sobre a saida ótica das Plasmas, ainda não testei essa saída para ver se sai só som estéreo ou 5.1, mas acredito no colega que testou e descobriu que só sai som estéreo mesmo, portanto não ví necessidade de testar.

Então todos perguntam: qual a utilidade da tal saída ótica nessas TV?

Na minha humilde opinião a saída ótica não tem seu uso (ou facilidade de uso) apenas para som multicanal 5.1. Na realidade muito antes de contarmos com DVDs e receiver"s equipados com esta entrada/saída já haviam diversos aparelhos equipados com a mesma, por exemplo, nos CD Player"s mais sofisticados elas existem, inclusive para que os mesmos sejam usados apenas como transporte, sendo o som processado por DAC externo.

Ou então equipando alguns micro-system (eu mesmo tive um da AIWA que dispunha dessa saída). Era novidade na época, tanto que poucas pessoas sabiam para que servia:hilario:.

No caso dos micro-system, a utilidade óbvia desta saída era para fazermos gravações com melhor qualidade que as saídas RCA. Quem sabe nas TV essa saída foi colocada visando justamente isso: uma saída de som melhor que as RCA? :legal:

sepacheco
05-06-2009, 13:01
Só pra acrescentar, liguei minha 7803 na antena aqui em BSA e quando o programa da TV digital é 5.1 sai 5.1 no receiver

[]

Sandro

leosimas
08-06-2009, 08:35
No manual da Samsumg serie A650 ela informa que a ela só suporta entrada HDMI em estéreo. A saida digital saira sempre em estéreo para as entradas. A Saida será 5.1 se houver audio 5.1 transmitido via TV digital

franyy
10-06-2009, 01:29
Pessoal, estou para adquirir a TH42PY85LB e resolvi entrar em contato com o atendimento Viera da PANASONIC, para esclarecer de vez essa questão e os mesmos garantiram que funciona sim! Isto é, qualquer aparelho conectado diretamente a TV via HDMI, terá na saída optica da TV a retransmissão do som fiel, seja em 2.0 ou 5.1 se o mesmo assim estiver disponível...

Comentei a intenção de por exemplo, conectar o Blu-ray diretamente na TV via HDMI e ligar a saída optica digital da TV no meu HT e afirmaram que eu posso fazer isso e terei sim o som 5.1, pois a saída optica digital dessa TV transmite em 5.1 normalmente...

Questionei sobre o fato de ter lido o teste de alguns colegas relatando que isso não funciona para esse modelo e a PANASONIC me informou que essa informação não procede e o que ocorre é que em alguns caso o aparelho é que não está transmitindo o som em 5.1 para a TV via HDMI, geralmente por limitação do mesmo, que apenas transmite o video por HDMI... Mas foram enfáticos em afirmar que o que sai do aparelho por HDMI em 5.1 e entra assim na TV por HDMI, com certeza será transmitido em 5.1 pela saída optica digital...

Fica aí então o parecer oficial da PANASONIC a respeito dessa questão.
Olha, antes de comprar meu receiver com entradas HDMI, liguei meu DVD Philips 5990K, que tem a opção de pasar áudio pela HDMI, e a minha Pana PZ80 não passou áudio 5.1, não.... Tive que usar a saída de áudio coaxial do DVD.

SenaJR
11-06-2009, 02:37
Colaborando com o tópico...

Eu conecto todas as minhas fontes por HDMI (passando áudio também) a minha TV LCD 32LG50D e esta transmite o som 5.1 pela saída óptica para meu LG HT503SH sem problemas.
Uma das fontes a que me refiro é o WDTV. Quando assisto um filme com áudio em Dolby 5.1 a tv faz passthrough para o HT tranquilamente. Somente quando o aúdio é DTS, aí ocorre uma limitação do WDTV que não envia DTS pelo cabo hdmi. Neste caso tenho que ligar o cabo optico direto dele para o HT.
Com PS3 o esquema também funciona muito bem. :legal:

francomg
14-07-2009, 16:23
Galera, na minha opinião varia muito o tipo de som que esta sendo transmitido, se é Dolby, DTS, TrueSurround THX etc. Pois eu testei a minha Pana PZ80 recebendo audio e video pela HDMI do receiver da SKY HDTV e tbm do PC (usando Blu Ray) e passando o som da TV através do cabo óptico ligado ao HT e percebi o som sair 5.1 sim. Simples, a voz saiu na caixa frontal, e os efeitos sonoros nas caixas laterais e traseiras. Se o som fosse estéreo, a voz sairia em todas as caixas e não apenas em uma, certo??? Eu não liguei dolby prologic não, o som saiu digital multi canal e com uma qualidade fantástica. Depende de como o som esta sendo transmitido pela HDMI, no caso da SKy nem todos os filmes e programas passam som 5.1, alguns passam 2.0 tbm. Ja o PC tocando blu ray e passando a imagem e som pelo cabo HDMI para a TV, e a mesma mandando o som para o HT pela saída óptica, o som fica animal e totalmente dividido, ou seja não procede essa informação que a saída digital da Panasonic passa som estéreo apenas, até porque não faz o menor sentido essa saída passar som estéreo e isso a própria fabricante como alguns relataram aqui confirmou que o som é 5.1.

pauloimp
14-07-2009, 19:27
Bem quando a minha py85 chegar vou fazer um teste com meu mini system dolby digital ak600 e dupla xbox360 e SKYHDTV aí vamos ver no que dá pois estou curioso pra saber se funciona visto que no meu xbox não dá pra usar HDMI e optico ao mesmo tempo.

nelo_bsb
15-07-2009, 12:10
Acabei de confirmar aqui que na Sony Bravia o som é retransmitido pela saída optica conforme recebido pelo HDMI. Ou seja, em DTS ou DD 5.1 conforme o caso.

Fiz o seguinte: Liguei meu notebook (HP Pavilion) com saída HDMI na entrada HDMI lateral da TV LCD Sony Bravia KLV-46V410A com o firmware 2.05r (lançado mês passado). Aí liguei a TV no receiver Sony HT2300 pelo cabo optico (saída optica da TV na entrada optica do Home Theater).

Quando toquei no notebook um episódio em MKV com som Dolby Digital 5.1, apareceu no receiver "DOLBY DIGITAL 3/2/1", indicando que a televisão repassou o bitstream de som do HDMI para o optico exatamente como estava.

O mesmo vale para o som em DTS. Quando enviado som em DTS para a TV ele é repassado como está para o receiver.

zulay
16-07-2009, 00:33
e no meu caso que a fonte é Net(analógica) que só tem saida de audio comum no receptor?? hj está ligado do receptor para o home no modo aux, eu vou ter alguma vantagem se ligar da tv pro home via cabo optico ao invés do receptor-home quando tiver vendo filmes da net ou vai ficar a mesma coisa??

Thassio Ricardo
16-07-2009, 06:14
Teria diferença se fosse Net digital ou digitalizada,que tem som dolby digital(2.0 ou 5.1)em vários canais e estereo(PCM)em outros.
Na Net analogica o som é mono.

zulay
16-07-2009, 08:42
Teria diferença se fosse Net digital ou digitalizada,que tem som dolby digital(2.0 ou 5.1)em vários canais e estereo(PCM)em outros.
Na Net analogica o som é mono.

obrigado pela dica, então nem vou gastar com cabo agora, aqui na minha cidade ainda não chegou a net digital então tenho que me contentar com o que tenho mesmo. :legal:

porthosdog
23-11-2009, 15:16
Quando a saída óptica/coaxial de sua hdtv é somente estéreo, existe alguma maneira de reconverter o audio para dolby 5.1?

nelo_bsb
23-11-2009, 16:08
Quando a saída óptica/coaxial de sua hdtv é somente estéreo, existe alguma maneira de reconverter o audio para dolby 5.1?
Aí não. O melhor neste caso é ligar a fonte direto no receiver do Home Theater

CARLOS SILVA
25-01-2010, 06:59
nelo_bsb ou alguem que ja fez esse teste eu comprei uma sony Bravia KLV-52S510A e som dela enviado pela saida optica não sai 5.1 teste com fontes HDMI pelo blu ray e pelo Xbox e nenhuma das 2 eu consegui o som 5.1 sera q se eu atualizar firmware eu conseguirei?

PangaDayWalker
25-01-2010, 07:56
Provavelmente o som é DTS e nenhuma TV envia DTS 5.1

Apenas Dolby.

Besteira usar saida digital de TV.

Abs

nelo_bsb
25-01-2010, 08:55
Provavelmente o som é DTS e nenhuma TV envia DTS 5.1

Apenas Dolby.

Besteira usar saida digital de TV.

Abs
Errado. Minha TV Sony Bravia KLV410A envia sinal em DTS 5.1 Sim. E em dolby digital também. Eu prefiro ligar o notebook, o receptor digital, a NET (HD) e o Notebook nela e dela eu ligo no receiver pela saída optica. Direto ao assistir DVD e MKV pelo notebook o receiver (Sony SS2300) acusa receber som DTS 5.1.

Carlos, tente verificar se realmente o Bluray e o XBOX não estão enviando o som em PCM. Eles têm que enviar o som em bitstream pelo HDMI para aí então a TV repassar em 5.1 para o receiver pela saída optica digital dela.

Tudo bem que sua TV sony é série S e a minha é série V, mas eu acho que todas as sony bravia vão enviar o som pela saída optica em bitstream conforme recebem pelo HDMI. É justamente para isto que serve esta saída optica... para permitir o uso de receiver sem entradas HDMI.

PangaDayWalker
25-01-2010, 09:07
Até onde sei a saída da sua TV é Saída Digital Óptica (PCM). Ela recebe DD e DTS mas apenas repassa DD e PCM.

Pelo menos é o que está nas especificações dela.

E pelo que vi a TV dele é um modelo inferior a sua.

Ligue diretamente no receiver e faça um teste. Voce vai ver que vai funcionar.

Abs

nelo_bsb
25-01-2010, 09:12
é isto mesmo! Minha TV é 410A, e a do carlos aqui é 510A. No site da Sony só fala que a saída optica é PCM.

Só que se o sinal chegar à TV em LPCM 5.1 canais, o cabo optico só tem largura de banda para passar 2 canais. Por isto que o som tem que ir pra TV no HDMI em bitstream e não em LPCM ou PCM.

Quanto a mandar ou não o som em DTS, só os testes mesmo para comprovarem pois o manual e as especificações são omissas quanto a este formato.

Eu acho que o XBOX só envia sinal em PCM pelo HDMI... não tenho certeza. Neste caso talvez seja melhor ligar a saída optica dele direto no receiver. Mas não tenho mais XBOX então é só um acho mesmo.,...

PangaDayWalker
25-01-2010, 09:17
A optica tem banda igual ou até maior que HDMI. Problema é que o projeto é antigo e o transmissor de luz foi desenvolvido antes dos formatos como PCM e LPCM.

Isso é um tipo de trava do projeto. LPCM ou PCM 5.1 apenas por HDMI infelizmente. Não é o Xbox ou o PS3, e sim o projeto. Ele não foi feito para passar PCM 5.1 por optica ou coaxial. Isso fica a cargo da HDMI.

Voce pode até enviar LPCM para a TV mas ela irá apenas passar PCM 2.0 pela optica. Por causa do projeto.

Por isso falei, é melhor sempre usar as ligações diretas do Receiver. Ele foi feito para isso e irá trabalhar melhor com o sinal

Abs

fredy10
25-01-2010, 09:23
Bom, não sei qual o formato que o XBOX envia o audio para a TV, mas eu faço a ligação do meu XBOX via HDMI na TV e ligo via cabo optico no meu receiver Yamaha e o som é 5.1
Agora utilizando meu media player, existe um formato em que realmente ele tem problemas para enviar o som em 5.1 ao receiver. Vou verificar qual é o formato que ele dá problema e falo pra vocês

Fábio Lourenço
25-01-2010, 11:26
Estou tendo o mesmo problema aqui em casa.

Preciso ligar o áudio do meu PS3 e o do PC no HT, porém o mesmo só possui uma entrada optica digital. Possuo uma Pana PZ80, com 3 entradas HDMI e uma saída Óptica digital de áudio. O que eu pensei ? Ligo o PS3+PC via HDMI na TV e mando o áudio via cabo óptico para o HT.

O problema é que o som sempre sai estéreo, nunca 5.1. Ao ler o manual da PZ80, me deparei com a seguinte informação:

P.38: Ligação HDMI:

"Frequencias de amostragem de sinais de áudio aplicáveis (2ch L.PCM): 48Khz, 44.1Khz, 32Khz"

Já na página de especificações:

DIGITAL AUDIO OUT: PCM / Dolby Digital

Ou seja, a TV até transmite som 5.1 pela saída optica. Porém, ela não recebe som 5.1 nas entradas Hdmi. Então, eu faço uma pergunta:

Se ela só recebe som estéreo via HDMI, como diabos vou ter som 5.1 através da saída óptica ??? Pra mim não faz sentido algum...

Alguém aí tem alguma opinião de como posso fazer essa ligação ?

Abraços

Fábio

PangaDayWalker
25-01-2010, 12:04
Em nenhum momente foi falado que sua TV transmite 5.1 pela optica.
Não é por que ela tem optica que vai ser 5.1
Optica tb serve para transmitir Stereo sem compactacao no seu caso LPCM.
É apenas para isso que sua tv tem optica. Outra até passam Dolby 5.1 mas não DTS.

E até onde meu limitado conhecimento vai, nenhuma tv transmite DTS pela optica.

Portanto compre um switch optico 3x1 e seu problema vai ser resolvido.

Abs

Fábio Lourenço
25-01-2010, 12:08
Discordo.

Uma das mensagens deste tópico é de um usuário que disse que ligou na panasonic, e que afirmaram com certeza que a TV transmite 5.1

Além disso, no próprio manual, diz que a saída suporta Dolby Digital, o que sub entende-se que seja capaz de distribuir 5.1.

PangaDayWalker
25-01-2010, 12:34
Se a TV tiver Dolby ela irá mandar 5.1 se a TV receber 5.1 pela HDMI.

Se for DTS ficará sem som.

CARLOS SILVA
25-01-2010, 15:39
Pessoal meu receiver não tem entrada HDMI apenas optica e coaxial, por isso não tem como eu ligar direto nele pela HDMI. pelo optico normal funciona 5.1 mas eu queria ligar o Xbox e o bluray pela HDMi na TV e pela optica dela no receiver ja fiz tudo quanto configuração e não entra sinal DD o receiver so mostra PCM.

thiagobueno
15-03-2010, 18:50
Ola amigos!

Algum proprietário de TV SAMSUNG conseguiu fazer com que a saida ótica mandasse o som 5.1 pro ht? vi que um colega falou algo sobre o manul que só mandaria estereo, mas alguem ai tentou na prática??

Obrigado a todos :)

Michelito
15-03-2010, 21:32
E aí pessoal,
estive lendo este tópico todo e não vi uma resposta.
A Panasonic PY85 consegue transmitir em 5.1 ou apenas 2.0?
Abraços

cejadon
29-04-2010, 15:39
Ola amigos!

Algum proprietário de TV SAMSUNG conseguiu fazer com que a saida ótica mandasse o som 5.1 pro ht? vi que um colega falou algo sobre o manul que só mandaria estereo, mas alguem ai tentou na prática??

Obrigado a todos :)

Eu tenho uma Samsung LED 40 fiz o teste e som que entra pelos HDMI só sai estereo. Ainda não fiz o teste para verificar se com a transmissão em tv aberta em 5.1 sai pela saida optica em 5.1. DECEPCIONANTE!!!

ascalco
05-05-2010, 10:22
Pessoal, tenho um PS3 slim e um HTSS360, conectei os dois via cabo HDMI. Vocês sabem me dizer se o PS3 transmite som 5.1 via HDMI para o HT? Precisa configurar alguma coisa para isso?

Thassio Ricardo
05-05-2010, 10:28
O PS3 transmite som 5.1 pelas HDMI.
E você tem que setar para LPCM no menu de audio do PS3 para poder ouvir o som do Bluray em alta definição.
Se for DD e DTS comum, você tem que setar em bitstream

Lute
07-05-2010, 00:12
Eu tenho uma Samsung LED 40 fiz o teste e som que entra pelos HDMI só sai estereo. Ainda não fiz o teste para verificar se com a transmissão em tv aberta em 5.1 sai pela saida optica em 5.1. DECEPCIONANTE!!!

Tenho uma LM40B650 e é exatamente isso...

Só é transmitido 5.1 pela saída optica se vc estiver utilizando o Media Player ou TV digital, e claro, a origem precisa enviar em 5.1.. não adianta ligar na globo e imaginar que vai sair som em 5.1.. somente alguns programas são transmitidos com áudio digital, e ainda tem que escolher a trilha correta (geralmente é o tal do "indefinido").... também assisto vários filmes via DLNA em DD sem problemas...

Mas qualquer outra fonte ligada na TV, mesmo que por HDMI, vai sair em estéreo... o máximo que vai dar pra fazer é um Pro Logic 2...

Abraços

mr_viscarde
19-05-2010, 12:19
Não sei quanto a esta TV, mas eu possuo uma TH-42PZ80LB e esta TV, de acordo com o manual, não suporta som 5.1 entrando pelas portas HDMI. Fiz o teste na prática e realmente não funcionou. Liguei meu PS3 pela HDMI e configurei pra enviar som 5.1 pelo cabo HDMI em bitstream. Liguei um cabo de fibra da TV ao meu receiver (um Panassonic 560) e realmente o som que chegou ao home vinha em dois canais. Não vou me lembrar a página do manual da TV na qual se encontra a informação, mas está la.

alexandreamv
12-07-2010, 03:29
Eu tenho 2 TV's LG, uma 3250D e outra 47LH50YD.

Em ambas, quando ligo o laptop via HDMI e passo algum filme com som 5.1, ele é transmitido em 5.1 para o HT, sendo que a TV está ligado ao HT via cabo optico.

Só não consigo fazer o mesmo com o decoder Pace da NET, Mas com o laptop funciona que é uma beleza :legal:

mpower25
12-07-2010, 08:25

epa perae. eu tenho uma Samsung 40" LCD e no manual diz que se vc ligar um sistema de som via HDMI, o som sai estéreo. Mas se vc ligar na saída digital óptica, o som sai surround 5.1.
Não testei. É o que diz o manual.

peras
30-08-2010, 16:05
Fala galera, deixa eu explicar nos detalhes, antes eu usava o cabo optico direto no home e coaxial digital pro xbox.
Beleza, tudo funcionava uma maravilha, inclusive Uncharted 2 em DTS. Mas outro dia tive a oportunidade de comprar um tv nova, comprei uma sansung com saida optica, dizia no manual q é compativel a formatos pro logic , dts e dts +. Comprei e fui fazer o teste, tirei os cabos de antes e liguei só os hdmi e usei a saida da tv optica ligada no home direto.
No Xbox fico aparecendo dual logic e no ps3 nem funcionar funciono o som. Tentei configurar manualmente no ps3 e não obtive sucesso. Consegui somente 2.1 canais.
Fiquei muito decepcionado com o consoles, mas agora to achando q é coisa da propria Tv.
Alguem sabe oq realmente acontece, pq lendo aqui, não consegui entender bem ao certo.

aguardo

obs: Vo voltar tudo como era antes na tv antiga: Usar coaxial digital e Optica.
Home Logitech z5500

peras
31-08-2010, 08:27
Galera, tenho uma notícia não muito boa. No manual tem uma OBS importante, na integra:

" Quanto o receiver ( home teather) estiver ajustado em ligado, você poderá ouvir a reprodução de som pelo conector óptico da TV. Quando a Tv estiver recebendo um sinal DTV, ela irá enviar sim 5.1 CH ao amplificador ou DVD home teather. Quando a fonte é um componente digital como um receptor DVD player/ Blue-ray player/Cabo satélite e estiver conectada á TV via HDMI, somente será ouvido som de 2 canais do receptor do home teather. Caso deseje ouvir áudio 5.1 CH, conecte o conector digital audio out do receptor DVD player/ Blue-ray/ Cabo satélite diretamente a um Amplificador ou Home Teather, e não a TV."

Então galera, resolve em nada nosso problema, achei até uma falta de coerencia por parte da empresa em obrigar o consumidor a ser enganado, pq duvido se alguma funcionário da revenda sabe desse detalhe, todos que veem saida optica acham q ela é capaz de fazer tudo.

wilow86
31-08-2010, 22:07
estou com um problema, porem no meu caso quero passar do note filmes para a tv com audio 5.1.
porem meu note nao possui saida optica.
estive pesquisando e vi a Placa de Som Creative USB Sound Blaster X - Fi Surround 5.1 - SB1090 (http://compare.buscape.com.br/redirect_prod?id=162&prod_id=63984021&emp_id=72420&pos=0&az=94889a319d96727490c99c6ca994c61a&cn=1301313569&nc=vd2018918823820100802133105&pg=1)
alguem ja utilizou essa placa e pode me ajudar se ela pode resolver o meu problema?

Obrigado

rockton
02-09-2010, 11:33
PCM 5.1: 5.1: suporta áudio de 24-bit em até 6 canais de áudio independentes em 96 kHz, sem compressão. A taxa de amostragem é de 6 Mbit/s para Blu-Ray.

Manual da TV LG 50PS80DB:

Saídas de Áudio

Use esta função para distribuir os sinais sonoros
de sua TV para outro aparelho.
1. Selecione Saida Digital de Audio. As
opções desta função são as seguintes:
Automatico e PCM.

Ou seja, recebendo áudio 5.1 via HDMI ela repassa PCM 5.1 para o HT via cabo óticp

luisgrab
02-09-2010, 15:26
PCM 5.1: 5.1: suporta áudio de 24-bit em até 6 canais de áudio independentes em 96 kHz, sem compressão. A taxa de amostragem é de 6 Mbit/s para Blu-Ray.

Manual da TV LG 50PS80DB:

Saídas de Áudio

Use esta função para distribuir os sinais sonoros
de sua TV para outro aparelho.
1. Selecione Saida Digital de Audio. As
opções desta função são as seguintes:
Automatico e PCM.

Ou seja, recebendo áudio 5.1 via HDMI ela repassa PCM 5.1 para o HT via cabo óticp

Opa, amigo, você saberia me dizer se a TV LG 32LD460 também repassa o sinal 5.1 para o HT via cabo óptico?
Eu fico meio perdido naquele manual.. não achei nada específico para essa TV.

Luife
30-09-2010, 18:33
Olaq foristas, encontrei este topico de duvidas e quero tirar uma: vi desde o inicio as perguntas e respostas de vcs, a minha duvida é o seguinte:
Tenho uma Pana 42 S11 com conversor integrado saida otica, um HT Sony 6.1 SW 885, DVD Sony 708 HP e fiz as conexões da seguinte forma: DVD com cabo otico e cabo HDMI para o HT - TV com cabo otico para o HT, no painel do HT quando é filme ou musical ele aparece descrito o tipo de audio que consta no filme ou musical (5.1 portugues - 5.1 ingles - DTS 5.1) já na TV só aparece PCM 48 e o som é igual a um filme ou musical 5.1 (vozes na caixa central e frontal - musica, barulho etc nas outras caixas e com efeitos nas caixas traseiras) Onde moro temos Band e Globo - o audio (só tem 1) da Band é uniforme para todas as caixas em estereo, já o da Globo faz separação (opção de 3 audios) vozes nas caixas central e frontal e quando entra musica ou ruidos nas caixas trazeiras, isso é simulação de 5.1 ou é real?

vvfonseca
02-12-2010, 20:24
Infelizmente na LG LE5300 42 não funcionou. Liguei o receptor NET por HDMI na TV e tentei passar o som para o HT, por cabo óptico da TV para o HT, e não ficou em 5.1. Para ter certeza de que o som estava em 5.1, eu coloquei o receptor NET direto para o HT via Coaxial, e ficou em 5.1. Ou seja, mesmo a fonte que vai por HDMI para a TV ser 5.1, o sinal que a LG passou para o HT não era.

Muita sacanagem, pois a esta TV tem USB para conectar o HD externo, só que não tenho como assistir nada do HD no HT em 5.1.

Espero ter ajudado, pois pelo visto depende do modelo/marca da TV.

EDITED:

A saída óptica reproduziu 5.1 quando conectei o HD externo pela USB da TV! Meu problema maior foi solucionado!

Não entendo muito, mas parece que tem algo a ver com o tipo de entrada HDMI da TV, pass-through ou repeat, algo assim... Ou seja, as entradas HDMI da TV, pelo menos as da LG LE5300, não servem como ponte de áudio, mas quando o sinal eh da TV, antena ou USB, é reproduzido.

maxifernandes
24-02-2011, 01:06
amigo eu nao comprei ainda o cabo optico por falta de tempo mas conectei por um audio simples mas ele nos blu ray nao emite o som em todas as caixas apenas em 1 dela o audio nao sai na frontal direita...
mas quando coloco um dvd comum ela funciona sera q tem a ver com o cabo?
vlw

panizoboy
24-02-2011, 04:33
Infelizmente na LG LE5300 42 não funcionou. Liguei o receptor NET por HDMI na TV e tentei passar o som para o HT, por cabo óptico da TV para o HT, e não ficou em 5.1. Para ter certeza de que o som estava em 5.1, eu coloquei o receptor NET direto para o HT via Coaxial, e ficou em 5.1. Ou seja, mesmo a fonte que vai por HDMI para a TV ser 5.1, o sinal que a LG passou para o HT não era.

Muita sacanagem, pois a esta TV tem USB para conectar o HD externo, só que não tenho como assistir nada do HD no HT em 5.1.

EDITED:

A saída óptica reproduziu 5.1 quando conectei o HD externo pela USB da TV! Meu problema maior foi solucionado!

Não entendo muito, mas parece que tem algo a ver com o tipo de entrada HDMI da TV, pass-through ou repeat, algo assim... Ou seja, as entradas HDMI da TV, pelo menos as da LG LE5300, não servem como ponte de áudio, mas quando o sinal eh da TV, antena ou USB, é reproduzido.

Opa amigo eu tenho este TV e com o net HD max ficou sim em 5.1!!! Tenta mudar a configuração da TV pois em PCM eu acho que fica em 2.0 deixa em automatico a configuração na TV pois aqui em casa reconheçe o DTS assim

dooidinho
25-02-2011, 10:07
No meu caso é diferente. Tenho apenas a tv ligada no HT. porem parece que a unica maneira de eu escultar 5.1 é so com emulação do HT. Ja foram dois domingos q eu assisti o jogo aparecia 5.1 na transmição mas no Ht so 2.0

LG550pk

Eduardo_Azeredo
10-03-2011, 17:55
Comprei recentemente uma Samsung UN46C5000 que também não passa o som 5.1 do Blu-Ray (Samsung C6900) para o Receiver Sony pela TV.

Olhando a especificação no site da Samsung, olha o que ele diz:

Audio
- Dolby Digital Plus, Dolby Pulse
- DTS 2.0 + Saída digital
- Saída de som 10 Watts x 2 (RMS)
- Coluna (Down Firing)
- Áudio (Woofer) disponível

Buscando informações, olha a definição que encontrei sobre Dolby Digital Plus:
"O Dolby Digital Plus têm como características o suporte a HDMI 1.3 e suporte a funcionalidades presentes nos discos de Blu-ray, como por exemplo o BonusView, suporta ainda som surround 7.1, entre muitas outras potencialidades relacionadas com o som de alta qualidade."

Já o Dolby Pulse lê o codec HE-AAC, padrão de áudio ta TV Digital Brasileira. Acredito que converta o sinal para AC3, como li em alguns reviews.

Não achei nada sobre DTS 2.0 + Saída Digital

Porém, com isso tudo, não consegui fazer o que todos querem: Conectar tudo (Blu-Ray e Notebook) na TV via HDMI e conectar a TV no Receiver via Cabo Ótico (SPDIF) e o som sair 5.1 no Receiver.

Ainda não fiz os seguintes testes:
1 - Rodar um filme DD 5.1 direto pela USB e ver como sai o som no receiver via cabo ótico.
2 - Rodar um filme DTS 5.1 direto pela USB e ver como sai o som no receiver via cabo ótico.
3 - Ver um som 5.1 pela TV Digital e ver como sai o som no receiver via cabo ótico. (tem que esperar o prédio colocar antena UHF!!)

Eu juro que não entendo porque os fabricantes complicam isso. Se é por causa de Royalties, que aumente o preço do produto. Dúvido muito que seja uma limitação técnica. E se for, que criem uma nova solução! Se um receiver consegue fazer isso, por que uma TV também não consegue!?

Eduardo Cordeiro
10-03-2011, 21:05
Tambêm estou com este problema, o PS3 não manda som simultâneamente pela HDMI e pela saída óptica, e a minha tv não faz Passtrough.

Agora toda vez que eu for usar o PS3 vou ter que ligar o Receiver para ter o som DD e DTS 5.1.

Raptor2k9
17-05-2011, 13:24
Galera, algumas TVs não fazem o pass through... Fato ridículo mesmo...

A boa (ou má) notícia, é que as TVs da Sony fazem sim o Pass through quando o audio é Dolby Digital 5.1...Apenas não faz quando o audio for DTS..

A má noticia fica para quem não tem a TV Sony, ou ela tenha quebrado como a minha...

dakurz
15-06-2011, 00:06
Então, to muito chateado com isso, comprei tv 50, blu-ray e receiver, tudo Sammy tenho mais o Xbox e sky.
Não existe um tipo de hub pra isso? O som permanecer origina?
Pior foi q liguei direto o BL no receiver, mas aí não reconhece o 5.1dts... Se passar do BL pra tv e depois pro receiver, reconhece!!!
Sei q é sem lógica o hub... Mas... Arrrgggg
O rec. é o c350
O BL é c5500
A tv 50 plasma full HD c550 algo assim, essa não lembro certo..

menezeed
16-06-2011, 11:07
Gostaria de saber se alguem já fez ou poderia fazer o teste ligar USB com filme na TV e da TV ligar um optico no receiver e ver se sai som 5.1.

Agradeço.

djdracula
08-08-2011, 09:21
TV: LG 47SL90QD
Receiver: LG HT806ST
Dolby Digital (AC-3) 5.1: Sim
DTS 5.1: Não

Teste realizado:

WDTV Live -----[HDMI]-----> TV
TV -----[Optico]-----> Receiver HT

Ao executar um video com áudio Dolby (AC-3), tudo ok em 5.1.
Quando tentei rodar um video com áudio DTS, ficava sem áudio algum.
Se eu conectar o WDTV direto ao receiver através do cabo optico, tanto o Dolby quanto o DTS funcionam normalmente.

ffsephiros
20-10-2011, 14:52
Tow tentando fazer isso, passar do notebook HP G42-371 para a TV Pana P50G10, e da TV para o HT pela ótica, essa TV faz passthrough do som.

OBS: Se não me engano assistia pela SD nela e passava o som pela ótica para o HT, e funcionava.

sek1n
23-10-2011, 01:16
Vou comprar uma TV com saída digital optica (Samsung D5500, aceito sugestões), gostaria de saber se ligando a TV no optico do HT terei som 5.1 da Via Embratel HD, PS3 e Notebook ? Esses estarão ligados por HDMI na TV. Meu HT é um Samsung C655W.

Linconln
23-10-2011, 03:37
Samsung não funciona, nem LG, só as Sony...

fredy10
23-10-2011, 12:11
Realmente a Sony faz isso. A minha que já tem uns 3 anos funciona perfeitamente.

Agora as outras eu não conheço.

gabrasil
11-03-2012, 23:45
É bom ver que não estou sozinho nessa dívida da saída de áudio. Pelo que pude perceber, somente as Sony tem um tratamento decente para o repasse de áudio poe saída óptica mesmo. Estou pensando em comprar uma Sony Bravia KDL-46CX525. Alguém já vez o teste nesse modelo?

Andre Pessoa
19-03-2012, 02:21
É bom ver que não estou sozinho nessa dívida da saída de áudio. Pelo que pude perceber, somente as Sony tem um tratamento decente para o repasse de áudio poe saída óptica mesmo. Estou pensando em comprar uma Sony Bravia KDL-46CX525. Alguém já vez o teste nesse modelo?
Se o seu home theater ou receiver for recente, você provavelmente não precisará usar a saída óptica de áudio, pois esse modelo da Sony suporta Audio Return Channel (ARC), ou seja, ele pode mandar o áudio multi-canal diretamente pelo cabo HDMI.

xbroliveira
26-05-2012, 21:22
Realmente a Sony faz isso. A minha que já tem uns 3 anos funciona perfeitamente.

Agora as outras eu não conheço.

Tenho uma klv-32s510a e já tentei de tudo e não consegui, fiz o teste com ps3. Meu som só reconhece DD 5.1 e mesmo assim, configurando manualmente o ps3 nas opções de audio,
não funfa. Alguém sabe se a ex725 funciona?

yurieu
26-05-2012, 21:30
nao tem como na samsung, de jeito nenhum. hdmi tv otico HT nao rola.

disseram que sony faz SÓ com dolby;
vi uma Plasma LG que fazia com dolby também, com direito a aparecer dolby no painel de audio do windows.

xbroliveira
26-05-2012, 22:17
nao tem como na samsung, de jeito nenhum. hdmi tv otico HT nao rola.

disseram que sony faz SÓ com dolby;
vi uma Plasma LG que fazia com dolby também, com direito a aparecer dolby no painel de audio do windows.

Mas a minha é Sony e não funfou...
:(

yurieu
26-05-2012, 23:27
Mas a minha é Sony e não funfou...
:(
digo porque tem gente que fala que tem. na real praticamente não há. esqueçam passar audio de hdmi pra ótico via TV. hdmi áudio foi feito pra receiver

pra vcs terem certeza, usem o windows. liguem ele via hdmi nas suas tvs e façam como aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=PArlbgn8h6A

digam o que aparece no de voces.

xbroliveira
27-05-2012, 16:53
Acho que agora posso afirmar que não são todas as Sony que funcionam...
a minha é o modelo klv-32s510a, e no manual dela a especificação da entrada hdmi diz que aceita audio pcm em dois canais e indica os vários tipos (hertz) e mais nada. Na saída digital a especificação é apenas o pcm. Conforme a confirmação do usuário nelo de que o modelo dele funciona, fui no site da Sony e verifiquei no manual que a tv dele no hdmi aceita além das mesmas características da minha no que diz respeito ao audio pcm, também dolby digital... E na saída optica, pcm/dolby digital.
Aproveitei e olhei os manuais das tvs mais recentes, e todas tem dolby digital no hdmi e na saída, e como os manuais servem pra vários modelos (ele informam), pelo menos nas ultimas tvs funciona, menos na minha... :(
Bem, acho que estou certo...

Thassio Ricardo
27-05-2012, 18:01
A partir dos modelos da linha 2010 todas as TVs Sony aceitam o envio do sinal Dolby Digital para optica e pelo retorno de áudio (ARC).
Minha TV tem tal recurso, só não uso por todo o gerenciamento de vídeo ficar a cargo do receiver, ligando somente a Net diretamente na TV.

Um abraço
Thassio

Camargo21
24-07-2012, 21:49
Confirmo que a LG PZ950 tambem envia conteudo multicanal pela optica ou ARC para o receiver.

rfl_
25-07-2012, 10:45
Bom dia, estava vendo este tópico e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a seguinte situação:
Quero que o som da minha TV e do PS3 saiam no HT, mas não estou encontrando um meio para fazer isso, atualmente o PS3 esta conectado na TV via cabo HDMI, a tv da NET esta conectado a minha TV via cabo RCA, e o DVD do HT também está conectado via cabo HDMI, para o som da TV sair no HT tive que conectar a ponta amarelo do cabo RCA do aparelho da NET na TV e as pontas vermelha e branca no HT, o PS3 esta mandando a imagem para a TV via HDMI e o som para o HT via cabo multicomponente, mas tenho que ficar trocando os cabos da TV e do PS3 no HT, meu HT não possui entrada HDMI nem Ótica (já havia pensado nisso, até comprei o cabo de fibra ótica sem saber se tinha), alguém faz ideia de como fazer o som da TV e do PS3 sair no HT sem precisar ficar trocando os cabos?

Segue modelo dos aparelhos:
TV - Sony Bravia KDL-40EX525
HT - Philips HTS3510
Aparelho NET digital, cabo RCA

Agradeço se alguem puder ajudar.

Camargo21
25-07-2012, 11:36
Bom dia, estava vendo este tópico e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a seguinte situação:
Quero que o som da minha TV e do PS3 saiam no HT, mas não estou encontrando um meio para fazer isso, atualmente o PS3 esta conectado na TV via cabo HDMI, a tv da NET esta conectado a minha TV via cabo RCA, e o DVD do HT também está conectado via cabo HDMI, para o som da TV sair no HT tive que conectar a ponta amarelo do cabo RCA do aparelho da NET na TV e as pontas vermelha e branca no HT, o PS3 esta mandando a imagem para a TV via HDMI e o som para o HT via cabo multicomponente, mas tenho que ficar trocando os cabos da TV e do PS3 no HT, meu HT não possui entrada HDMI nem Ótica (já havia pensado nisso, até comprei o cabo de fibra ótica sem saber se tinha), alguém faz ideia de como fazer o som da TV e do PS3 sair no HT sem precisar ficar trocando os cabos?

Segue modelo dos aparelhos:
TV - Sony Bravia KDL-40EX525
HT - Philips HTS3510
Aparelho NET digital, cabo RCA

Agradeço se alguem puder ajudar.

provavelmente este Philips deve ter somente entrada audio digital coaxial [RCA], porém nem o PS3 e nem sua TV possuem este tipo de conexao, o que acaba lmitando voce a usar a entrada AUXiliar de audio stereo [vermelho e branco] do HT.

o que voce pode tentar fazer é enviar tudo para a TV e da TV, ele tiver saida stereo, enviar o audio para o HT, se nao tiver, uma solucao seria comprar um conversor de audio digital optico-coaxial com o qual voce conecta um cabo optico no PS3 [por ex] e uma cabo coaxial do conversor para a entrada do HT, assim voce ja consegue enviar audio multicanal para o HT a partir do PS3 e ate da TV se ela tiver saida de audio digital e enviar em multicanal.

rfl_
26-07-2012, 09:38
provavelmente este Philips deve ter somente entrada audio digital coaxial [RCA], porém nem o PS3 e nem sua TV possuem este tipo de conexao, o que acaba lmitando voce a usar a entrada AUXiliar de audio stereo [vermelho e branco] do HT.

Ele não tem nenhuma entrada digital, a única entrada que ele tem é a aux, que é o cabo vermelho e o branco.

o que voce pode tentar fazer é enviar tudo para a TV e da TV, ele tiver saida stereo, enviar o audio para o HT, se nao tiver, uma solucao seria comprar um conversor de audio digital optico-coaxial com o qual voce conecta um cabo optico no PS3 [por ex] e uma cabo coaxial do conversor para a entrada do HT, assim voce ja consegue enviar audio multicanal para o HT a partir do PS3 e ate da TV se ela tiver saida de audio digital e enviar em multicanal.

as únicas saída de áudio que a TV tem são a saída pro cabo optico e a saida do fone, e o HT não tem entrada coaxial.

Camargo21
26-07-2012, 11:11
Ele não tem nenhuma entrada digital, a única entrada que ele tem é a aux, que é o cabo vermelho e o branco.

as únicas saída de áudio que a TV tem são a saída pro cabo optico e a saida do fone, e o HT não tem entrada coaxial.

bom, entao voce nao tem como enviar audio multicanal nativo para as caixas, somente simulando um 5.1 se o HT tiver esta opcao. E no seu caso nao ha o que fazer, o modelo é limitado a uma entrada AUXiliar para 1 equipamento, talvez comprando um adaptador com mais entradas auxiliares voce nao preciará ficar trocando de cabo toda hora e nao vejo outra solucao no seu caso, se a tv ao menos tivesse uma saia de audio stereo, voce conseguiria enviar o audio de todas as fontes por meio dela.

Trancer_man
29-07-2012, 16:43
bom, entao voce nao tem como enviar audio multicanal nativo para as caixas, somente simulando um 5.1 se o HT tiver esta opcao. E no seu caso nao ha o que fazer, o modelo é limitado a uma entrada AUXiliar para 1 equipamento, talvez comprando um adaptador com mais entradas auxiliares voce nao preciará ficar trocando de cabo toda hora e nao vejo outra solucao no seu caso, se a tv ao menos tivesse uma saia de audio stereo, voce conseguiria enviar o audio de todas as fontes por meio dela.

mas ele disse q tem a saída do fone q é P2 então p ser estéreo. é só colocar um adaptador p2x 2rca e se o equipamento emular o 5.1.

Camargo21
29-07-2012, 17:48
mas ele disse q tem a saída do fone q é P2 então p ser estéreo. é só colocar um adaptador p2x 2rca e se o equipamento emular o 5.1.

usando conversores ele pode ate mesmo comprar um conversor audio optico para converter para RCA, a questao é que normalmente equipamento sem entrada de audio digital, nao tem recurso de pro-logic para simular 5.1. alem de que estes conversores as vezes sao tao caros, que vale mais a pena trocar de HT

fmr225
29-07-2012, 19:14
Estou pensando em adquirir o Home Theater Samsung HT-D5100K, porém este possui apenas uma saída HDMI.
84944
Quero ligar nele um Xbox 360 e uma TV Panasonic Viera L42E30B.

Depois de pesquisar bastante no manual, descobri que a TV possui uma saída HDMI ARC, desta forma eu poderia conectar meu Xbox nela e ter som 5.1 jogado da TV para o Home Theater... ou não?

Mais adiante no manual li sobre a saída de audio, eis o que achei:
84945

pra mim isso queria dizer que ia dar certo, porém, mais adiante:

84946

Minha conclusão é de que a TV até transmite audio 5.1, porém não pelo HDMI... mas sim pela saída "Digital Audio Out".
O problema é que ela não recebe audio 5.1 pelo HDMI também, com isso a operação toda fica furada...

Com base nesta informação que copiei do manual, acima, alguém pode me dizer se realmente procede essa minha suposição a respeito da conectividade e compatibilidade do Audio através da TV?

Camargo21
29-07-2012, 19:53
O problema de voce enviar audio multicanal para o seu HT via TV, nao esta na conexao, isto poderá ser feito por meio da conexao optica como via HDMI pelo recurso de ARC [neste caso, DESDE que o seu HT suporte ARC tb, se for somente a TV, os equipamentos nao conseguirao se comunicar e voce nao conseguirá enviar o retorno do audio para o HT].

O seu HT tem uma saida HDMI [nao entrada], entao por HDMI, somente utilizando o ARC.

O problema é saber se esta Panasonic envia audio multicanal de fonte externa, normalmente as tvs enviam 5.1 quando o conteudo é processado no player interno da TV, mas se este audio vier por exemplo do Xbox via HDMI para a TV, provavelmente ela enviará a trilha em 2 canais para o HT, seja por meio da HDMI ARC, seja por meio da conexao audio digital optica

Trancer_man
29-07-2012, 20:49
Estou pensando em adquirir o Home Theater Samsung HT-D5100K, porém este possui apenas uma saída HDMI.
84944
Quero ligar nele um Xbox 360 e uma TV Panasonic Viera L42E30B.

Depois de pesquisar bastante no manual, descobri que a TV possui uma saída HDMI ARC, desta forma eu poderia conectar meu Xbox nela e ter som 5.1 jogado da TV para o Home Theater... ou não?

Mais adiante no manual li sobre a saída de audio, eis o que achei:
84945

pra mim isso queria dizer que ia dar certo, porém, mais adiante:

84946

Minha conclusão é de que a TV até transmite audio 5.1, porém não pelo HDMI... mas sim pela saída "Digital Audio Out".
O problema é que ela não recebe audio 5.1 pelo HDMI também, com isso a operação toda fica furada...

Com base nesta informação que copiei do manual, acima, alguém pode me dizer se realmente procede essa minha suposição a respeito da conectividade e compatibilidade do Audio através da TV?

olá!!!

eu acredito q no clube desta tv tenha a solução.

mas o básico é os 2 equipamentos terem o ARC e estarem ativos, mas ainda tem a questão do o áudio entrar em estéreo e não sair em 5.1 q por tento acredito q alguém q tenha este modelo com um HT.

jhfurquim
21-02-2013, 20:06
Aí não. O melhor neste caso é ligar a fonte direto no receiver do Home Theater

nesse caso, o som sairá nas 06 caixas ???

---------- Mensagem adicionada às 21:06 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:57 ----------

EDITED:

Colega, saberia me dizer se o 5.1 vai para o home também através da retorno do HDMI (a tal tecnologia ARC )

brunoarape
04-03-2013, 22:00
Sim, o 5.1 vai para o home através do ARC. Mas só se o seu HT e TV tiverem essa funcao. Se nao, terás que usar um ótico.

Zeus1975
04-03-2013, 22:38
Tenho uma TV LG 42LM7600 com 4 entradas HDMI sendo que uma é ARC e possui saída óptica.
No caso de algum Home Theater que eu queira comprar não tiver entrada HDMI e eu ligar o PS3 ou X-Box e a SKY HD na TV LG pelo HDMI e o home na TV pelo HDMI ARC, o som sairá perfeitamente ? Em todos os formatos suportados como DTS. Dolby True HD, DD e 5.1 etc?

Obrigado

brunoarape
05-03-2013, 05:52
Oi Zeus1975. Sua pergunta ficou um pouco confusa. Pq primeiro vc diz que o ht nao tem hdmi e depois falou que tem. Então supondo que o seu HT tenha hdmi e que seja ARC ele suportará tais formatos sim. Se o seu HT nao tiver Arc, vc terá que usar um cabo optico ligando sua tv ao Ht. Mas nesse caso eu acho que ele nao terá o Dolby true hd nem o DTS hd master, mas os demais com certeza.

Zeus1975
05-03-2013, 09:19
Oi Zeus1975. Sua pergunta ficou um pouco confusa. Pq primeiro vc diz que o ht nao tem hdmi e depois falou que tem. Então supondo que o seu HT tenha hdmi e que seja ARC ele suportará tais formatos sim. Se o seu HT nao tiver Arc, vc terá que usar um cabo optico ligando sua tv ao Ht. Mas nesse caso eu acho que ele nao terá o Dolby true hd nem o DTS hd master, mas os demais com certeza.

Bom dia Bruno.. Eu queria dizer que o HT não tem entrada Hdmi, mas tem saída Hdmi ARC. Obrigado.

leandropsz
13-03-2013, 17:00
Boa tarde!

A única TV que passou pela minha mão e que enviava sinal 5.1 pelo HDMI ARC era a da sony kld-ex405(modelo antigo), ela pifou e estou sem televisão porque não encontro nenhuma TV no mercado que receba sinal 5.1 do ps3 pela HDMI normal e envia pela HDMI ARC para o homertheater, ou até mesmo pelo óptico. Infelizmente todas as TVs estão vindo com HDMI bloqueados para 5.1 e óptico apenas DTS 2.0(não sei porque inferno tem ótico 2.0, era melhor não ter).

Estou desesperado a mais de 25 dias sem TV porque não sei qual comprar, a minha ultima decepção foi uma da panasonic TC-L42E5BG de 42' que bloqueava o sinal 5.1, mesmo ligando o ps3 direto no homer, isso mesmo direto. Fui obrigado a devolver ela para a loja.

Se alguém puder me ajudar com uma Tv para eu comprara eu serei eternamente grato.

yurieu
13-03-2013, 17:51
Boa tarde!

A única TV que passou pela minha mão e que enviava sinal 5.1 pelo HDMI ARC era a da sony kld-ex405(modelo antigo), ela pifou e estou sem televisão porque não encontro nenhuma TV no mercado que receba sinal 5.1 do ps3 pela HDMI normal e envia pela HDMI ARC para o homertheater, ou até mesmo pelo óptico. Infelizmente todas as TVs estão vindo com HDMI bloqueados para 5.1 e óptico apenas DTS 2.0(não sei porque inferno tem ótico 2.0, era melhor não ter).

Estou desesperado a mais de 25 dias sem TV porque não sei qual comprar, a minha ultima decepção foi uma da panasonic TC-L42E5BG de 42' que bloqueava o sinal 5.1, mesmo ligando o ps3 direto no homer, isso mesmo direto. Fui obrigado a devolver ela para a loja.

Se alguém puder me ajudar com uma Tv para eu comprara eu serei eternamente grato.
Hm, achava que todas as LGs recentes e Sony tinham isso.

A minha Philips fez Dolby nesse esquema numa boa, via cabo ótico. deve fazer com ARC também, mas é chato demais configurar pois ela entende o receiver como Home theater e não pega o vídeo.

leandropsz
14-03-2013, 11:47
Hm, achava que todas as LGs recentes e Sony tinham isso.

A minha Philips fez Dolby nesse esquema numa boa, via cabo ótico. deve fazer com ARC também, mas é chato demais configurar pois ela entende o receiver como Home theater e não pega o vídeo.

Você tem razão. Amigo, agora a M**** já está feita, eu comprei a sony 40ex655, vamos ver no que dá. Não aguento mais ficar sem TV. Quando ela chegar eu faço os testes e posto aqui. Abraço.

Fepunk
14-03-2013, 11:58
Você tem razão. Amigo, agora a M**** já está feita, eu comprei a sony 40ex655, vamos ver no que dá. Não aguento mais ficar sem TV. Quando ela chegar eu faço os testes e posto aqui. Abraço.

Amigo, espero que vc seja feliz q sua TV consiga enviar 5.1 via optico ou ARC de fontes externas. Mas pra relato, tenho uma LG LM6400 e ela faz o passby de 5.1 de todas as fontes externas, HDMIs, USBs, mas apenas de DD e DTS.
A minha TV nao suporta audios HDs, MAS, POREM vamos imaginar que ela suportasse, eu consegueria via ARC fazer o passby pro HT?? ou o HDMI ARC tem limitação ? pq andei lendo que ele funciona como se fosse uma conexão SPDIF...

pedrusco
14-03-2013, 12:59
Olá amigos também tinha essa dúvida, pesquisei em alguns foruns americanos e obtive algumas respostas:

- Uma das explicações para essa limitação seria que legislaçao de direitos autorais e proteçao anti-pirataria diz que a TV não atuar apenas retransmissor de conteudo de outros dispositivos ligados nela, portanto a grande maioria das tvs, APENAS envia som 5.1 pela saída optica de aúdio quando o mesmo se origina da própria TV, como aúdio do Netflix e filmes que estão no USB.
- Outra explicação seria que pelo fato das TVs apenas reproduzirem som estéreo, a mesma já converte o audio de suas entradas HDMI, o que não me parece fazer muito sentido prático.
- Alguns modelos em particular fazem o pass through do audio 5.1 pela saida optica de audio, mas varia de modelo para modelo e pelo que observei, a grande maioria das tvs Sony o fazem.
- Mesmo as Tvs que enviam o aúdio corretamente parecem estar limitadas ao Dolby 5.1.
- Li relatos de alguma atualização de firmware para alguns modelos de TV LG e mudanças no menu de serviço que possibilitam o pass through do som.
- Procurei saber se com o aúdio enviado pela HDMI Arc, haveria alguma limitação também, mas não obtive respostas conclusivas, portanto seria legal se alguém que tivesse uma TV e HT com HDMI arc pudesse testar e postar aqui.

Estou apenas repassando relatos que li em alguns foruns e quem podem ser de interesse de todos.

Abraços

yurieu
14-03-2013, 13:18
Olá amigos também tinha essa dúvida, pesquisei em alguns foruns americanos e obtive algumas respostas:

- Uma das explicações para essa limitação seria que legislaçao de direitos autorais e proteçao anti-pirataria diz que a TV não atuar apenas retransmissor de conteudo de outros dispositivos ligados nela, portanto a grande maioria das tvs, APENAS envia som 5.1 pela saída optica de aúdio quando o mesmo se origina da própria TV, como aúdio do Netflix e filmes que estão no USB.
- Outra explicação seria que pelo fato das TVs apenas reproduzirem som estéreo, a mesma já converte o audio de suas entradas HDMI, o que não me parece fazer muito sentido prático.
- Alguns modelos em particular fazem o pass through do audio 5.1 pela saida optica de audio, mas varia de modelo para modelo e pelo que observei, a grande maioria das tvs Sony o fazem.
- Mesmo as Tvs que enviam o aúdio corretamente parecem estar limitadas ao Dolby 5.1.
- Li relatos de alguma atualização de firmware para alguns modelos de TV LG e mudanças no menu de serviço que possibilitam o pass through do som.
- Procurei saber se com o aúdio enviado pela HDMI Arc, haveria alguma limitação também, mas não obtive respostas conclusivas, portanto seria legal se alguém que tivesse uma TV e HT com HDMI arc pudesse testar e postar aqui.

Estou apenas repassando relatos que li em alguns foruns e quem podem ser de interesse de todos.

Abraços
1. é, DHCP e afins.
2.isso, o decodificador da fonte lê o EDID da TV que só tem estéreo e só o envia assim.
3.Minha philips faz, já vi uma plasma LG 2009 fazer isso.
4.Dolby é bem estabelecido... ainda mais como áudio oficial da HDTV.
5. já fiz EDID Override e a fonte informou todos os sinais digitais possíveis, mas não funcionou o áudio.
6.Tenho que testar, mas acho que via ótico e ARC dão no mesmo.

Fepunk
14-03-2013, 13:19

Abraços

Amigo, minha resposta acima da sua já lhe responde isso. Como minha TV nao suporta e acho q nenhuma suporta audio HD não tem como testar, mas DD e DTS ela repassa sim via ARC. Eu apenas quero saber se o ARC eh limitado igual uma conexão SPDIF ou não.

pedrusco
15-03-2013, 14:46
Amigo, minha resposta acima da sua já lhe responde isso. Como minha TV nao suporta e acho q nenhuma suporta audio HD não tem como testar, mas DD e DTS ela repassa sim via ARC. Eu apenas quero saber se o ARC eh limitado igual uma conexão SPDIF ou não.

Eu li a sua resposta, mas não entendi muito bem. Sua TV não suporta audio HD (Dolby True HD e DTS HD) e portanto você não tem com testar isso, mas no fim do post você pergunta se o arc tem as mesmas limitações do SPDIF, que costuma enviar apenas audio estéreo. O que de fato você consegue com a sua tv? seria então fazer o passthrough de dolby 5.1 e dts 5.1? Se for isso, já acho ótimo, pois já supriria completamente as minhas necessidades.

yurieu
15-03-2013, 15:20
Eu li a sua resposta, mas não entendi muito bem. Sua TV não suporta audio HD (Dolby True HD e DTS HD) e portanto você não tem com testar isso, mas no fim do post você pergunta se o arc tem as mesmas limitações do SPDIF, que costuma enviar apenas audio estéreo. O que de fato você consegue com a sua tv? seria então fazer o passthrough de dolby 5.1 e dts 5.1? Se for isso, já acho ótimo, pois já supriria completamente as minhas necessidades.
Áudio HD só pelo HDMI e DisplayPort.
ótico, coaxial, ARC só dts e dolby 5.1(ou até mesmo 6.1)

pedrusco
15-03-2013, 16:28
Áudio HD só pelo HDMI e DisplayPort.
ótico, coaxial, ARC só dts e dolby 5.1(ou até mesmo 6.1)

Isso é ótimo! Qual é o seu modelo de TV?

Fepunk
15-03-2013, 16:36
@yurieu, obrigado por confirmar.
@pedrusco, o SPDIF nao costuma mandar apenas stereo nao. De fato via ARC consigo mandar DD 5.1 e DTS 5.1, menos audio HD conforme o yurieu confirmou. Tambem já acho otimo conseguir DTS via ARC, que já um baita som. Audio HD pra mim apenas direto do BDPlayer, já que meu HT nao tem HDMI IN :(

ps: minha TV eh uma LG LM6400.

pedrusco
16-03-2013, 14:03
@yurieu, obrigado por confirmar.
@pedrusco, o SPDIF nao costuma mandar apenas stereo nao. De fato via ARC consigo mandar DD 5.1 e DTS 5.1, menos audio HD conforme o yurieu confirmou. Tambem já acho otimo conseguir DTS via ARC, que já um baita som. Audio HD pra mim apenas direto do BDPlayer, já que meu HT nao tem HDMI IN :(

ps: minha TV eh uma LG LM6400.

Na verdade o SPDIF costuma mandar audio somente estéreo quando a fonte do som é externa a TV, por exemplo o decoder da net ou sky ou entao um blu-ray. Já quando o som se origina da TV, como atarves do pend rive ou netflix, o SPDIF manda som 5.1 normalmente. Você consegue mandar 5.1 pelo SPDIF mesmo sendo som do blu-ray e tv por assinatura entao?

Fepunk
16-03-2013, 14:14
Na verdade o SPDIF costuma mandar audio somente estéreo quando a fonte do som é externa a TV, por exemplo o decoder da net ou sky ou entao um blu-ray. Já quando o som se origina da TV, como atarves do pend rive ou netflix, o SPDIF manda som 5.1 normalmente. Você consegue mandar 5.1 pelo SPDIF mesmo sendo som do blu-ray e tv por assinatura entao?

Vou testar pelo meu HTPC ligado via HDMI na TV e vou ligar o SPDIF da TV pro HT, assim que tiver um resultado posto se vai fazer o pass de 5.1 DD ou DTS. Agora a esposa tá vendo serie hehehehe......

yurieu
16-03-2013, 16:47
Isso é ótimo! Qual é o seu modelo de TV?
minha tv é uma philips 5007 de 42! funciona hdmi do pc tanto ótico como ARC, mas só DD 5.1. ela só buga pois tenho um receiver então ela descarta o vídeo, mas isso se resolve trocando a entrada hdmi.

Fepunk
18-03-2013, 20:56

Respondendo sua pergunta, sim, consegui mandar 5.1 pelo cabo optico TV > HT vindo dos HDMIs, tanto da minha NETHD, quanto do meu HTPC, aparece Dolby Digital ou DTS no display do HT, POREM, estou tendo um problema gravissimo, sempre quando faço o bitstream do audio eu tenho "audio drops", o audio de tempos em tempos dá uma pausa de 1 seg e volta. Exatamente de fonte externa da TV quando envia 5.1, da qualquer fonte interna nao tem esse problema, agora nao sei se sao os cabos ou a TV tem esse problema mesmo :/

pedrusco
19-03-2013, 12:44
Respondendo sua pergunta, sim, consegui mandar 5.1 pelo cabo optico TV > HT vindo dos HDMIs, tanto da minha NETHD, quanto do meu HTPC, aparece Dolby Digital ou DTS no display do HT, POREM, estou tendo um problema gravissimo, sempre quando faço o bitstream do audio eu tenho "audio drops", o audio de tempos em tempos dá uma pausa de 1 seg e volta. Exatamente de fonte externa da TV quando envia 5.1, da qualquer fonte interna nao tem esse problema, agora nao sei se sao os cabos ou a TV tem esse problema mesmo :/

O fato de enviar som 5.1 pela saída óptica é ótimo, mas realmente essa falha no som é preocupante. Pode até ser do cabo, mas acho dificil, ja que para fontes internas funciona normal. De repente seria o caso de entrar em contato com a assistencia técnica.
Obrigado pelo relato.

Camargo21
19-03-2013, 20:29

O fato de enviar som 5.1 pela saída óptica é ótimo, mas realmente essa falha no som é preocupante. Pode até ser do cabo, mas acho dificil, ja que para fontes internas funciona normal. De repente seria o caso de entrar em contato com a assistencia técnica.
Obrigado pelo relato.

somente para constar, o reenvio do audio multicanal de fonte externa depende unicamente do modelo da TV. Minhas antigas LG e Samsung recebiam trilha 5.1 e reenviavam para o HT seja via ARC, seja SPDIF, ja a Panasonic nao faz isto, trilha multicanal, somente se processar o conteudo via player interno da TV, caso contrario, so chega em 2 canais

Netflix via TV, reenvia 5.1, mas vai perder a trilha DD plus porque o audio é convertido DD 5.1 [pois como ja comentaram, nem o ARC e nem o SPDIF suportam trilha HD], portanto, Netflix, para quem tem um HT razoavel, vale a pena receber o conteudo por meio de um BD player conectado ao AVR via HDMI

toninsc
19-03-2013, 21:49
gente, tipo meu notebook tem saida hdmi e um SPDIF, contudo, a SPDIF é uma entrada tipo fone de ouvido... q cabo eu uso para ligar no HT? teria q ser um cabo com entrada 3.5mm par ao notebook e na outra ponta uma optica pra entar no HT, correto? mas onde encontro esse cabo? só consegui encontar o cabo com entrada quadradinha padrão em ht´s...

toninsc
19-03-2013, 22:10
ai galera achei no ebay, tanto adaptadores, quanto cabos...

pedrusco
20-03-2013, 19:01
somente para constar, o reenvio do audio multicanal de fonte externa depende unicamente do modelo da TV. Minhas antigas LG e Samsung recebiam trilha 5.1 e reenviavam para o HT seja via ARC, seja SPDIF, ja a Panasonic nao faz isto, trilha multicanal, somente se processar o conteudo via player interno da TV, caso contrario, so chega em 2 canais

Netflix via TV, reenvia 5.1, mas vai perder a trilha DD plus porque o audio é convertido DD 5.1 [pois como ja comentaram, nem o ARC e nem o SPDIF suportam trilha HD], portanto, Netflix, para quem tem um HT razoavel, vale a pena receber o conteudo por meio de um BD player conectado ao AVR via HDMI

Desculpe a ignorancia, mas o que seria o Dolby Digital Plus? Seria uma qualidade inetrmediaria entre o DOlby DIgital 5.1 e o Dolby True HD?

Camargo21
20-03-2013, 19:11
Desculpe a ignorancia, mas o que seria o Dolby Digital Plus? Seria uma qualidade inetrmediaria entre o DOlby DIgital 5.1 e o Dolby True HD?

sim, daria para dizer que ela esta entre a DD 5.1 e a DD TrueHD, da mesma forma que existe a DTS HR que nao é uma MA [master audio], é trilha HD, porém com perdas

mpower25
23-03-2013, 09:49
No manual da porcaria da minha Samsung D530 fala claramente que o áudio da saída digital é stereo mesmo que a fonte de entrada seja HDMI 5.1. Isso que dá ficar fazendo economia.
Só por causa dessa graça vou ter que gastar num HT top sendo que um de entrada até R$ 1000 me satisfaria plenamente.

yurieu
23-03-2013, 11:52
No manual da porcaria da minha Samsung D530 fala claramente que o áudio da saída digital é stereo mesmo que a fonte de entrada seja HDMI 5.1. Isso que dá ficar fazendo economia.
Só por causa dessa graça vou ter que gastar num HT top sendo que um de entrada até R$ 1000 me satisfaria plenamente.
Não é culpa da economia, meu velho... a culpa é da samsung... eu nunca mais compro nada deles.

PuntoBlu
24-03-2013, 13:27
Não é culpa da economia, meu velho... a culpa é da samsung... eu nunca mais compro nada deles.

Nas séries 8 ainda é assim.
Audio 5.1 pela saída óptica só se estiver assistindo audio multicanal via ar (DTV) :P

leandropsz
05-04-2013, 19:51
Voltei pra dar o veredito da TV. O HDMI da 40ex655 envia 5.1 para o arc que envia para o home. Está tudo funcionando perfeitamente. Abraços.

r.pinto
04-06-2013, 15:09
Boa tarde,

Tenho o mesmo problema apontado pelo Fepunk. Fiz a seguinte configuração XBOX ou NETHD>HDMI>TV>HDMI ARC>HT. E sempre que o áudio é Dolby Digital 5.1 acontece o "audio drops", ocorre uma falha no som por menos de 1 segundo.

Tenho uma LG LM6700, alguém consegue áudio 5.1 por meio de HDMI ARC sem estas falhas? Já tentei trocar os cabos e as configurações, mas nada resolve.

Obrigado,

Rafael Pinto

mchirayama
16-07-2013, 10:31
Bom dia,

Tenho uma Sony HX755 e liguei a saída optica num LG HT503SH.

Tentei o Netflix da TV, blu ray ligado numa entrada HDMI da TV, e o som sai estéreo, nada de 5.1.

Existe alguma configuração a ser feita ou é limitação do hardware mesmo?

Grato.

Camargo21
16-07-2013, 12:08
Bom dia,

Tenho uma Sony HX755 e liguei a saída optica num LG HT503SH.

Tentei o Netflix da TV, blu ray ligado numa entrada HDMI da TV, e o som sai estéreo, nada de 5.1.

Existe alguma configuração a ser feita ou é limitação do hardware mesmo?

Grato.

podem ser 2 situações:

1)Voce precisa entrar no menu de configuração de audio da TV e alterar para uma opção multicanal, pode estar como: "automatico", "dolby Digital 5.1", "DTS 5.1", etc. A opção de fabrica geralmente vem em PCM, e com esta opção a TV envia o audio 2 canais para o HT

2)A sua Sony nao reenvia audio multicanal vindo de fonte externa, somente de transmissao de canais HD ou reproduzindo o conteudo por meio do payer interno da TV

Eu acredito que seja o 1o caso, mas no manual voce pode confirmar esta questão dos "passthru", a minha panasonic nao faz, entao eu tenho que conectar todas as fontes diretamente no HT

mchirayama
16-07-2013, 14:49
podem ser 2 situações:

1)Voce precisa entrar no menu de configuração de audio da TV e alterar para uma opção multicanal, pode estar como: "automatico", "dolby Digital 5.1", "DTS 5.1", etc. A opção de fabrica geralmente vem em PCM, e com esta opção a TV envia o audio 2 canais para o HT

2)A sua Sony nao reenvia audio multicanal vindo de fonte externa, somente de transmissao de canais HD ou reproduzindo o conteudo por meio do payer interno da TV

Eu acredito que seja o 1o caso, mas no manual voce pode confirmar esta questão dos "passthru", a minha panasonic nao faz, entao eu tenho que conectar todas as fontes diretamente no HT

Boa tarde,

Vou verificar essas configurações. Que me lembro quando estava verificando os menus da TV, era uma opção sobre auto falantes externos.

Muito obrigado pela dica.

marcelo.zappa
26-02-2014, 05:13
Prezados, possuo uma TV Panasonic LED/LCD TC-L47E5BG e precisei colocar um cabo óptico na saída dela para o receiver mas não consigo setar o audio em 5.1. Pelo manual eu não consigo entender bem como fazê-lo, seja por ser muito mal elaborado, seja por omissão de informações:mal:.

Por exemplo: no manual diz que para ajustar a transmissão de audio em Auto (DD, DTS) ou PCM eu devo ir para o menu "Audio" e procurar "Seleção de Spdif". Só que simplesmente no menu da TV não aparece essa opção!:nao:

Alguém tem uma ideia de como eu posso setar a saída dessa TV para multicanal 5.1?

Obrigado,

Marcelo

Camargo21
26-02-2014, 08:11
Prezados, possuo uma TV Panasonic LED/LCD TC-L47E5BG e precisei colocar um cabo óptico na saída dela para o receiver mas não consigo setar o audio em 5.1. Pelo manual eu não consigo entender bem como fazê-lo, seja por ser muito mal elaborado, seja por omissão de informações:mal:.

Por exemplo: no manual diz que para ajustar a transmissão de audio em Auto (DD, DTS) ou PCM eu devo ir para o menu "Audio" e procurar "Seleção de Spdif". Só que simplesmente no menu da TV não aparece essa opção!:nao:

Alguém tem uma ideia de como eu posso setar a saída dessa TV para multicanal 5.1?

Obrigado,

Marcelo

Marcelo, eu nao tenho este modelo, mas toda TV a panasonic que eu tive, nao enviava trilha multicanal de fonte externa, então se voce tiver algum player conectado a tv tentando fazer um pass-thru do audio, a tv reenvia em estéreo

Para enviar em multicanal, somente se for conteudo de canal digital com opção de audio 5.1 [nem todos possuem esta opcao, a maioria do conteudo é estereo], ou por meio do player interno da TV [USB], no mais, a principio, a tv ate pode receber em multicanal, mas vai reenviar o audio para o receiver em 2 canais

Eduardocrm
26-02-2014, 09:52
Em duas TVs Sony que possuo, so envia 5.1 pela saida otica se setar nas opções de audio dela a saida do alto-falantes como SISTEMA DE AUDIO. Se deixar somente saida TV, ele envia também pel saída ótica, mas, não é 5.1.

LuckPass
26-02-2014, 10:23

Obrigado,

Marcelo

A opção deve aparecer somente nas fontes compatíveis especificadas no manual, ou seja, TV digital, Video via USB/SD e DLNA.
A tv não suporta DTS segundo o manual.

marcelo.zappa
26-02-2014, 10:37
A opção deve aparecer somente nas fontes compatíveis especificadas no manual, ou seja, TV digital, Video via USB/SD e DLNA.
A tv não suporta DTS segundo o manual.

Marcelo, eu nao tenho este modelo, mas toda TV a panasonic que eu tive, nao enviava trilha multicanal de fonte externa, então se voce tiver algum player conectado a tv tentando fazer um pass-thru do audio, a tv reenvia em estéreo

Para enviar em multicanal, somente se for conteudo de canal digital com opção de audio 5.1 [nem todos possuem esta opcao, a maioria do conteudo é estereo], ou por meio do player interno da TV [USB], no mais, a principio, a tv ate pode receber em multicanal, mas vai reenviar o audio para o receiver em 2 canais

Eu não sei se isso pode ajudar para verificar a possibilidade/viabilidade de 5.1, mas esse processo de HDMI > TV > Óptico out > Receiver é para assistir filmes pela AppleTV.

Abraço,

Marcelo

- - - Atualizado - - -

Em duas TVs Sony que possuo, so envia 5.1 pela saida otica se setar nas opções de audio dela a saida do alto-falantes como SISTEMA DE AUDIO. Se deixar somente saida TV, ele envia também pel saída ótica, mas, não é 5.1.

Vou verificar o sistema de alto-falante...

marcelo.zappa
26-02-2014, 14:31
Complementando, a AppleTV só tem saída HDMI em DD 5.1, não tem DTS.

Camargo21
26-02-2014, 17:18
Complementando, a AppleTV só tem saída HDMI em DD 5.1, não tem DTS.

Exatamente Marcelo, a conexao que voce esta fazendo esta correta, o AppleTV envia via HDMI em multicanal, a TV recebe mas nao reenvia em 5.1, somente em estereo.

Se o seu receiver tem entrada HDMI, a melhor opcao seria voce conectar o AppleTV diretamente no receiver, assim o AVR manda a imagen para sua TV e reproduz o audio em multicanal

marcelo.zappa
26-02-2014, 17:46
Caro Camargo21, essas dicas que vocês me mandaram são em decorrência de um downgrade, um retrocesso que aconteceu por aqui há dois dias: as entradas HDMI dançaram!. Tive que jogar o BD e a AppleTV para a TV e espetar 02 ópticos no Receiver.

A ATV eu acesso de 02 formas: via DAC > integrado para ouvir músicas flac em stereo e, antes, para assistir filmes em 5.1, via receiver. Com esse problema relatado acima, e para ver filmes, joguei a HDMI para a TV e um óptico out da TV para o receiver. Daí meus questionamentos sobre a possibilidade de ter 5.1 óptico vindo da TV para o Receiver.

Estou de volta, pelo menos por enquanto ao velho DTS (BD), sem HD!
E vendo filmes da ATV em stereo via TV, sem ser em 5.1 como antes. Fica DTS Neo 6, mas aí é simulação.

Abraço,

Marcelo

Camargo21
26-02-2014, 17:56
ok, entendido, e infelizmente muitos modelos da panasonic nao reenviam o audio multicanal vindo de fonte externa

marcelo.zappa
26-02-2014, 18:17
Pois é, mas que o manual é ruim pra chuchu é!!!