Ver Versão Completa : TV Toshiba 3488. Problemas ?
Pessoal,
Comprei a um mês (no início de abril) uma TV Toshiba 34 não plana (3488). Inicialmente gostei muito do equipamento principalmente pelo custo/benefício pois paguei R$ 2.120,00 em 3 x sem acréscimo. Porém percebi alguns pontos que não sei dizer se são defeitos ou características do aparelho.
1. Quando a TV está com o volume no mínimo, no mute ou mesmo com a TV desligada (em stand-by) há um pequeno chiado nos alto-falantes. É baixo, mas se estiver próximo da TV percebe-se.
2. Mesmo com o Close-Caption desligado em alguns DVDs (Monstros SA, por exemplo) são acionadas as legendas de close-caption. Para isto não acontecer, tive que colocar como ligado na configuração tipo C2 que é incompatível com as legendas CC da maioria dos programas de TV e dos DVDs.
3. O que eu acho o principal problema. Imagens escuras em um fundo claro, ficam com as bordas/contornos do lado direito "vazando" uma cor lilas. Para exemplificar: imagine uma tela toda branca, com um quadrado preto no centro da tela. As bordas do lado direito do quadrado preto "vazam ou borram" uma cor lilas/rosa (tipo fantasma). E isto acontece mesmo se eu tirar toda a cor (deixar em preto e branco). Já tentei todas os ajustes possíveis e não consegui resolver este problema que acontece tanto em TV Aberta/Cabo (Antena RF), Video Composto (VHS) ou Video Componente (DVD)
O que mais me incomoda é este último. Alguém imagina o que pode ser ? Na verdade estou com receio de levar a uma autorizada e a coisa piorar, pois o que já ouvi de histórias de assistências técnicas ... e a TV tem apenas 1 mês.
Será que o problemas de "vazar/borrar" a imagem com lilas/rosa não resolve com ajustes no service mode da TV (se é que este modelo possui este setup).
Se alguém tiver alguma idéia, agradeço.
[]'s
Cássio
Cássio,
Esse problema das bordas do quadrado preto num fundo branco é típico de ajuste de contraste e brilho. Verifique se alterando esses parâmetros o problema se resolve ou diminui.
Abraços,
Filipe Rangel.
Caro Cássio,
Também possuo esta TV que você mencionou, e posso te garantir que ela é muito boa mesmo, mas é uma pena que você esteja tendo estes problemas com a sua. Vou ver se consigo te ajudar.
1. Você tem certeza que o chiado vem do alto-falante mesmo com o mute acionado? As Tvs normalmente emitem um zumbido de escape da Alta-tensão, e isto é normal e não chega a incomodar numa distância normal. Não seria isso? Além disso, tente desligar todos os outros aparelhos deixando só a TV ligada, inclusive lâmpadas e aparelhos em outros cômodos da casa.
2. O problema do Close-caption vou checar. Nunca usei este recurso.
3. Quanto às manchas, só uma pergunta antes de mais nada, você não tem nada que emita campos magnéticos próximos à TV? Caixas acústicas, aparelhos eletrônicos ou coisa parecida?
Vamos manter contato e tentar esclarecer isso para evitar aventuras com as Assistências Técnicas.
Abraços
Felipe,
Ajustando o brilho e o contraste eu consigo "minimizar" os problemas das bordas porém fica inviável pois a imagem fica muito escura (numa escala de 0 a 100 este ajuste teria que ficar aprox. em 30 para o brilho e 40 para o contraste). Penso se não haveria algum outro ajuste interno ou via service mode para resolver este problema.
Eduardo,
O chiado realmente não me incomoda e parece com o que você falou sobre escape de alta-tensão. Eu só ouço se ficar do lado da TV e o ambiente estiver silencioso (a noite). Só coloquei esta dúvida pensando se seria um problema ou não.
Quanto o Close Caption, por padrão ele vem desligado. Quando fui ver como ficava a imagem do Monstros SA com a Video Componente (que aliás fica ótima, fora o problema das bordas) percebi as legendas de Close Caption. Só resolveu quando coloquei como na configuração C2 do Close Caption.
Quanto aos "vazamentos" de lilas/rosa nas cores escuras com cores claras ( que é o que realmente me incomoda) vou fazer os testes de desligar todos aparelhos e iluminação também e depois digo aqui. Ao lado da TV (1 metro aprox.) tenho caixas (JBL N26II) mas possuem blindagem magnética e não tenho a Central.
Por enquanto obrigado pela ajuda. Vou fazer mais alguns testes e coloco aqui. Meu medo são as assistências técnicas.
[]'s
Cássio
Cássio,
Você poderia partir para o Service Mode, mas para isso você deverá, além de saber como acessá-lo, o que significa cada variável. O ideal seria conseguir um Manual de Serviço para a sua TV, normalmente junto ao fabricante. Realizar os ajustes é trabalhoso, mas te garanto que o resultado é bom. Uma dica importante é anotar todos os valores atuais antes de sair alterando qualquer coisa. Assim fica mais fácil voltar ao estado inicial se cometer algum engano em alguma das variáveis.
Você possui algum DVD com padrões para calibragem de vídeo, como o Avia Guide, Vídeo Essentials ou Sound&Video HT Tune Up? Eles ajudam muito a encontrar o ponto ótimo de ajuste.
Verifique também a dica do Eduardo quanto a outros equipamentos interferindo na imagem. Principalmente se esse problema for maior nas bordas (geralmente no sentido de onde vem a fonte de campo magnético).
Abraços,
Filipe Rangel.
Felipe,
Tem idéia onde encontro estes DVDs de calibragem aqui no Brasil ? No cdpoint.com.br não encontrei. Parece que estará disponível o Video Essentials mas somente em 15/07 e poderá ser comprado somente a partir de 05/07.
Cássio
Cássio,
Pensei que o Video Essentials tinha saído de fabricação. Essa é alguma nova versão?
Comprei o meu Sound&Vision HT Tune Up na CDPoint. Procure lá por DVD - título - home theater.
Abraços,
Filipe Rangel.
Cássio,
comprei essa semana na www.cdpoint.com.br
AVIA GUIDE TO HOME THEATER/REFERENCE GUIDE
R$ 191,65 + R$ 4,95 (frete) = r$ 196,60
ainda não recebi
Cassio,
Fui verificar no site da CD Point e o único disponível é realmente o AVIA Guide, pelo preço que indicou o João Alfredo. Quando comprei o meu, optei por um título mais barato. Comprei o Sound&Vision Home Theater Tune Up, do mesmo fabricante do AVIA, também na CD Point por cerca de R$ 80,00. Pena que não esteja disponível, pois ele é o meu indicado pela boa relação custo/benefício.
Discutimos muito isso num tópico chamado "DVD para calibrar o sistema", no seguinte endereço:
http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=568
Abraços,
Filipe Rangel.
Parece que este video essential é um nova versão... ja tem até preço (por volta de 92,58) mas só pode ser comprado 10 dias antes do lançamento previsto para 15/07/03.
DIGITAL VIDEO ESSENTIALS / VISUAL ARTS
DIGITAL VIDEO ESSENTIALS / VISUAL ARTS
R$ 92,58 15/07/2003
link:
http://www.cdpoint.com.br/cfm/mostradetalhe.cfm?upc=64771507122&origem=B&tipoprod=2&pais=1
Mas a imagem não está disponível
Cássio
Cássio,
O ruído então está OK. Todo o televisor apresenta este ruído em maior ou menor intensidade, e quanto maior o tubo, mais perceptível ele é.
Vou checar o manual da TV sobre a questão do close-caption pois nunca usei este recurso, e para ser sincero, nem sei como ele funciona.
Quanto ao vazamento de cores nos contornos, a minha TV também faz isso, não é algo muito raro porém é mais fácil de notar em telas grandes. A que distância você fica do TV, quanto menor a distância, mais vísível ficam as falhas de imagem. Não me recordo bem qual a distância mais adequada para este tamanho de tubo, mas acho que é algo em torno de 2,5 m.
Tente realizar alguns ajustes no controle de nitidez, as vezes resolve.
Abraços
Eduardo,
O ruido acho que é normal. Só fico imaginando se, em stand-by, não estou consumindo mais energia que o normal (baseando que seja escape de alta-tensão).
O Close caption só percebi com o Monstros SA e um outro que não lembro qual, mas também não me incomoda, pois deixo como um padrão incompatível com o DVD e os programas de TV e tudo bem.
Agora o problema das bordas realmente me incomodam. Acho que está acentuado demais. Por exemplo: se estou assistindo o Jornal Nacional as narinas da Fátima Bernardes ficam parecendo que estão "sangrando", pois (não tenho outro jeito de falar) os buracos da narina :riso: são escuros e borram lilas na borda no nariz que é claro (não sei se me fiz entender :suspeito: ). No futebol o Santos parece que é tricolor: Preto, Lilas e Branco (exagerando...). Mas falando sério, realmente me incomoda este problema, até a patroa que tem um nível de exigência baixo nesta área, está percebendo...
Vou fazer mais alguns testes neste final de semana. Qualquer novidade coloco aqui ...
obs: Fico a aprox. 2 metros da tela da TV.
Cássio
Cássio,
Com a Tv em stand-by não há sinal de alta tensão no tubo, fique tranquilo. O consumo é extremamente baixo.
O problema das manchas parece ser mesmo ajuste de convergência. Esse serviço pode ser feito no local, por um técnico de médio conhecimento, e não é muito complicado.
Eduardo
Cássio,
Também possuo a mesma Tv, quanto ao problema do Close Caption aconteceu comigo com um desenho da disney, acho que era com a Bela Adormecida. quanto aos demais problemas ainda não percebi.
Sunao.
Pessoal,
Descobri como entrar no Modo de Serviço e Modo de Desenvolvimento da TV. Consegui melhorar o problema das bordas lilas reduzindo a incidência de vermelho na formação das imagens. Não resolvi o problema ao todo pois teria que diminuir muito o vermelho e a imagem fica um pouco fria. Há várias opções de ajustes neste formato (muitas não sei pra que serve) mas acho que deixei a imagem melhor. Vou esperar até julho e comprar o Video Essential na cdpoint.com.br para conseguir um melhor ajuste. Consegui deixar a imagem widescreen simulando aquele recurso Vertical Squeeze das TVs Sony. A resolução da imagem melhora muito com DVDs Widescreem neste formato.
Quanto ao problemas das bordas, acho que há algum "fenômeno" :eek: diferente no meu apartamento. Fique desconfiado de alguma interferência externa que a TV estivesse sofrendo e borrando de lilas as imagens escuras e fiz o seguinte teste: Girei a TV em 90 Graus (em cima da base da estante mesmo). As imagens escuras ainda continuavam borrando, mas (não sei se foi só impressão) diminuiram e, para minha surpresa, no canto superior direito tinha uma mancha esverdeada, percebida melhor quando deixava a tv em tela azul (Video1). Parece aquela interferência de quando se aproxima um telefone (ou algo magnético) próximo ao cinescópio de TVs e Monitores. E o mais estranho é que o canto que ficou esverdeado é o que saiu para fora da estante, não tendo nada sobre a TV. Conforme voltava a TV para a posição normal, a interferência esverdeada sumia. Fiz este teste com todo meus equipamentos desligados da tomada, que estão na estante, sobre a TV (distância de aprox. 20 cm). Realmente não sei o que acontece. Estou disconfiado de ser o fato de morar próximo ao Aeroporto (Conconhas). Da sacada do meu apto. tenho visão direta do Aeroporto e a TV fica ao lado da sacada. Vou fazer mais alguns testes e qualquer coisa digo aqui...
Cássio
Cássio,
Um teste que seria definitivo seria testar sua TV ligada em outro local, de preferência numa rede elétrica diferente da sua. Pena que pelo tamanho da TV um teste desses fica muito "trabalhoso".
Que bom que tenha conseguido acessar o Service Menu da sua TV. Quando fiz isso na minha (Sony), utilizando um DVD para calibração de imagem, tive excelentes resultados. Consegui resolver problemas de geometria e saturação nas cores.
Abraços,
Filipe Rangel.
Cássio,
Certa vez li alguma coisa sobre o campo magnético da terra causar interferência no campo magnético do tubo, e assim desviar o feixe de elétrons, responsável por atingir o fósforo da tela para formar a imagem, e causando borrões. Citava o artigo que este problema era mais crítico com TV´s de tela grande.
Notei que a minha TV também tem um pouco disso, e pode ser essa interferência a causadora do problema. O ideal é mesmo mudar a posição da TV e aguardar um pouco para estabilizar os campos magnéticos. Faça um teste e conte-nos o resultado.
Boa sorte.
Eduardo
Cassio
Poderia me informar como fez para entrar no service mode da toshiba, gostaria de saber pois possuo um toshiba 29" e seria interessante para mim conhecer este procedimento.
Acabei de receber o dvd AVIA Guide to Home Theater.
Esse final de semana vou tentar calibrar o HT e posto aqui os resultados.
Cássio, você está com sorte:( , pois acho que o meu problema é ainda pior que o seu. Ao invés do nariz da Fátima Bernardes sangrando, eu enxergo ela (e todo o resto), com tons esverdeados, à la Incrível Hulk:p . Só que tenho uma Philco 3211.
Já desisti de esperar pela Philco (que inclusive se propôs a devolver meu dinheiro, com uma leve "desvalorizaçãozinha" de quase R$ 500,00), e estou ajuizando uma ação este mês. É esperar prá ver...
[]s
Edson,
Para entrar no service mode faça o seguinte:
Com a TV ligada em qualquer canal, tecle MUTE no controle remoto. A indicação SOM DESLIGADO aparece na tela. Em seguida tecle novamente e mantenha pressionado a tecla MUTE do controle e ao mesmo tempo pressione e mantenha pressionado a tecla MENU do painel frontal do televisor (não a do controle) até aparecer no canto superior direito a indicação S1 e no canto superior esquerdo a opção de ajuste. Para passar as opcões utiliza no controle Canal + ou Canal - e para alterar o valor Vol + e Vol - (os valores são em Hexadecimal).
Importante: Antes de qualquer alteração, conforme dica do Felipe, anote todos os valores atuais, pois depois de tantas opções de ajustes você não sabe mais se a imagem está boa ou se estava melhor antes. Há também o modo Desenvolvimento mas preferi deixá-lo como está pois ele interfere em questões mais avançadas e do funcionamento da própria TV. Se pelo menos eu soubesse o que quer dizer cada opcão de ajuste ...
Cristiano,
Sinto por você, alias não foi você que teve problemas com uma 3211 lá no antigo e falecido Forum (linhas tortas, tv desliga sozinha, etc) ??
Felipe, Eduardo e demais,
Obrigado pela ajuda. Vou tentar levar a TV até a casa de minha mãe e testar lá. Depois posto aqui os resultados... Mas adianto que, através do Service Mode, consegui minimizar os efeitos das bordas lilas e as vezes até esqueço delas...
Valeu!
Cássio
Cássio, eu fui UM dos que teve problemas (parece que mais 2 ou 3 também tiveram).
Com a minha, tive problemas na geometria da imagem (centralização), na entrada de vídeo-componente, desligamento sozinha, e, por último, a saturação do verde (na imagem do tuner). O f... de tudo isto, é a frustração por saber que você está praticamente sozinho nisto, e que a Assistência Técnica nada mais está fazendo do que aprendendo com o teu equipamento:rolleyes: !!!
[]s
Cassio,
É muito bom quando começamos a esquecer da imagem e passamos a dar atenção ao conteúdo, né? Senti isso também. A geometria da minha TV me deixava sempre intrigado com a imagem e não me permitia aproveitar o que estava passando na tela.
Só não abandone a idéia de usar um DVD de calibração. A calibração feita no olho pode parecer boa mas não se compara com a feita com o auxílio de padrões de imagem desenvolvidos especificamente para isso.
Abraços,
Filipe Rangel.
Cassio
obrigado pela dica, e mais a titulo de conhecimento, pois quando tiver mais tempo gostaria de testar este recurso para uma melhora na imagem